• Nenhum resultado encontrado

3 PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE EM GESTÃO EDUCACIONAL NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE

3.3 Desenho do Programa de Capacitação em Gestão Educacional

Como apresentado no capítulo 1, a Secretaria de Educação de Juiz de Fora oferece uma capacitação inicial para os gestores escolares, formado por um curso de 40 horas de caráter obrigatório, ministrado no início do ano subsequente à eleição para diretor, que ocorre a cada três anos. A partir de 2011, a capacitação passou a contar, também, com uma etapa não obrigatória, com carga horária mais extensa, 120 horas, com o objetivo de propiciar uma formação mais ampla para os gestores escolares.

Desse modo, o desenho do programa de capacitação, ora apresentado, abarca a formação já existente na rede, que seria complementada com dois outros planos de capacitação: um curso de formação conceitual em gestão estratégica e participativa na educação; e seminários de acompanhamento e melhores práticas em gestão educacional.

Com base no referencial teórico entende-se que esse programa se classifica dentro da modalidade de treinamento gerencial, visto que está voltado para o desenvolvimento da função de gestor; e como treinamento em nível comportamental, uma vez que objetiva a mudança de cultura e de comportamento na rede.

A Figura 2 ilustra a estrutura proposta para o Programa de Capacitação em Gestão Educacional, na rede pública municipal de ensino de Juiz de Fora.

Capacitação existente - - - Proposta de ampliação

Figura 2 – Desenho do Programa de Capacitação em Gestão Educacional

Fonte: Elaborado pela autora

3.3.1 O Curso de Formação Conceitual em Gestão Estratégica e Participativa na Educação

A proposta deste curso consiste em quatro módulos de formação conceitual, distribuídos ao longo dos três anos de gestão dos diretores escolares, com carga horária de 25 horas cada, que tratarão dos seguintes temas:

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL (PCGE) Curso de aperfeiçoamento para gestores de educação pública (120 horas) Curso de introdução ao

tema da gestão escolar (40 horas) Seminários de acompanhamento e melhores práticas em gestão educacional (32 horas) Curso de formação conceitual em gestão estratégica e participativa na educação (100 horas)

(i) Gestão estratégica e participativa na educação; (ii) Gestão de pessoas e cultura de participação; (iii) Autonomia escolar e responsabilização;

(iv) Planejamento educacional na visão da gestão estratégica e participativa. A proposta do curso prevê um formato presencial, com apresentações expositivas e práticas em grupo, que poderão incluir estudos de caso. Entende-se que esse seria o formato ideal para esse tipo de formação. No Quadro 3 são apresentados os possíveis conteúdos programáticos dos quatro módulos.

Quadro 3 – Proposta de conteúdo programático dos módulos do curso de formação

conceitual em gestão estratégica e participativa na educação

Módulos Conteúdos Programáticos

Gestão estratégica e participativa na educação

Mudanças de paradigmas na gestão educacional; A gestão educacional em nível micro – escola e em nível macro – redes de ensino;

Gestão Estratégica e participativa; Visão sistêmica;

Pensamento estratégico. Gestão de pessoas e cultura de

participação

Cultura Organizacional; Clima Organizacional; Gestão de Mudanças; Estilos de liderança;

Liderança nas organizações contemporâneas; Relações interpessoais;

Continuação

Módulos Conteúdos Programáticos

Autonomia escolar e responsabilização Mudanças na gestão educacional brasileira na década de 1990;

Descentralização e autonomia;

As políticas de avaliação em larga escala e a responsabilização da escola;

Autonomia escolar como meio para obtenção de melhores resultados de desempenho educacional. Planejamento educacional na visão da

gestão estratégica e participativa

Origem do planejamento estratégico e participativo;

Conceito e dinâmica do Planejamento Estratégico;

Planejamento participativo;

O planejamento como instrumento de gestão; Abordagem sistêmica e planejamento;

Descrição de cenários;

Elaboração de planos estratégicos.

Fonte: Elaborado pela autora

Sugere-se que sejam conferidos certificados de participação, somente para os gestores que obtiverem 75% de frequência nos módulos. Entende-se que só poderão participar do módulo 2 os gestores que concluírem o módulo 1, e assim por diante, uma vez que os módulos foram idealizados de forma sequencial.

3.3.2 Seminários de Acompanhamento e Melhores Práticas em Gestão Educacional

Considerando os resultados da pesquisa de campo, os quais evidenciam a necessidade de espaço para troca de experiências na rede, esta proposta contempla a realização de quatro seminários distribuídos ao longo dos três anos de gestão dos diretores escolares.

Propõe-se uma carga horária de 8 horas de duração para cada seminário, com sugestão de apresentação de dois casos de melhores práticas, de acordo com os temas abordados nos módulos do curso de formação conceitual. Assim, o primeiro seminário estaria relacionado ao tema do módulo 1, o segundo do módulo 2, o terceiro ao módulo 3 e, finalmente, o quarto ao módulo 4.

Para efeito dos seminários, poderão ser consideradas melhores práticas as ações que as escolas já executam e que estejam relacionadas à temática do módulo cursado, ou então projetos a serem implementados a partir do que foi tratado e apreendido em cada módulo.

Como metodologia, além da apresentação dos casos, os seminários poderão contar com discussões em grupos, visando a integração, a troca de experiências entre os participantes, e apresentação de ideias que possam contribuir para a melhoria das práticas relatadas e discutidas.

Para os participantes que obtiverem 75% de frequência, serão emitidos certificados de participação.

Com intuito de incentivar a participação dos gestores na apresentação de melhores práticas, além de um certificado de reconhecimento por parte da SE/JF, idealiza-se a criação de um espaço no site da Secretaria de Educação para sua divulgação, que se constituiria em um banco de melhores práticas, o qual poderia ser consultado, a qualquer momento, pelos gestores escolares e pela comunidade em geral.