• Nenhum resultado encontrado

Desenvolvimento Baseado em Equipe com Grupos de

3. Clique em Exibir Histórico para exibir o histórico do grupo de implantação.

4. Opcionalmente, clique em Detalhes para exibir detalhes sobre os objetos no grupo de implantação. 5. Clique em OK para fechar a janela Histórico do Grupo de Implantação.

Validando o Repositório de Destino

Valide os objetos no repositório de destino depois que você copiou um grupo de implantação para confirmar se os objetos ou objetos dependentes são válidos. Você também pode usar o comando Validar do pmrep ou o Repository Manager para validar os objetos.

Você pode exibir os resultado da validação no log da implantação. No Repository Manager, o log da implantação aparece na janela Saída.

Nota: A validação de objetos no repositório de destino pode ser demorada.

Revertendo uma Implantação

Você pode reverter uma implantação para limpar as versões implantadas do repositório ou da pasta de destino. Ao reverter uma implantação, você reverte todos os objetos de um grupo de implantação que você implantou em uma data e hora específicas. Não é possível reverter parte de uma implantação ou reverter de um repositório sem versão.

Para iniciar uma reversão, é necessário reverter a versão mais recente de cada objeto. O Serviço de Repositório garante que a hora do check-in dos objetos de repositório seja igual à hora da implantação. Se a hora do check-in for diferente, o objeto de repositório não será o mesmo objeto da implantação, e a reversão irá falhar. A reversão também falhará se o processo de reversão fizer com que você crie nomes de objeto duplicados. Isso poderá ocorrer se você renomear um objeto implantado, criar um novo objeto com o mesmo nome e tentar reverter a implantação original.

Para reverter uma implantação:

1. No Repository Manager, conecte-se ao repositório de destino em que você implantou os objetos. 2. Clique em Ferramentas > Implantação > Histórico.

3. Selecione um grupo de implantação no navegador do histórico do grupo de implantação e clique em Exibir Histórico.

4. Selecione uma implantação para reverter. 5. Clique em Reversão.

O Serviço de Repositório verifica as versões do objeto na implantação, em relação aos objetos no repositório ou na pasta de destino, e a reversão é bem-sucedida ou falha. Os resultados da reversão aparecem no final do processamento. Se a reversão falhar, o Serviço de Repositório notificará você sobre o objeto que causou a falha.

Criando e Editando Grupos de Implantação

É possível criar os seguintes tipos de grupos de implantação:

¨ Estático. Você preenche um grupo de implantação estática selecionando manualmente objetos. Crie um grupo de implantação estática se você não espera que o conjunto de objetos de implantação seja

alterado. Por exemplo, você pode agrupar objetos para implantação em uma determinada data e implantar todos os objetos de uma só vez.

¨ Dinâmico. Use o conjunto de resultados de uma consulta de objeto para preencher o grupo de implantação. Crie um grupo de implantação dinâmica se você espera que o conjunto de objetos de implantação seja alterado com frequência. Por exemplo, você pode usar um grupo de implantação dinâmica se você desenvolver diversos objetos para serem implantados em diferentes horários. É possível executar a consulta do grupo de implantação dinâmica diversas vezes e adicionar novos objetos ao grupo cada vez que executar a consulta.

É possível editar um grupo de implantação para convertê-lo em outro tipo de grupo de implantação. É possível exibir os objetos do grupo de implantação antes de copiar um grupo de implantação.

Criando um Grupo de Implantação

Você usa o Editor do Grupo de Implantação para criar e editar grupos de implantação. Para criar um grupo de implantação:

1. No Repository Manager, clique em Ferramentas > Implantação > Grupos para exibir os grupos de implantação no navegador do grupo de implantação.

2. Clique em Novo para configurar o grupo de implantação no Editor do Grupo de Implantação. 3. Insira um nome para o grupo de implantação.

4. Selecione se deve ser criado um grupo de implantação estática ou dinâmica.

5. Se você estiver criando um grupo de implantação dinâmica, clique em Consultas para selecionar uma consulta no Navegador de Consulta e clique em Fechar para retornar ao Editor do Grupo de

Implantação.

6. Como opção, insira um comentário para o grupo de implantação. 7. Clique em OK.

Depois de criar um grupo de implantação, ele será exibido no nó de Grupos de Implantação no Navegador do Repository Manager.

Depois de criar um grupo de implantação estática, você pode adicionar objetos a ele.

T

ÓPICOS

R

ELACIONADOS

:

¨ “Adicionando ou Removendo Objetos em Grupos de Implantação Estática” na página 81 ¨ “Usando Consultas em Grupos de Implantação Dinâmica” na página 82

Editando um Grupo de Implantação

Você edita um grupo de implantação para converter um grupo de implantação estática em um grupo de implantação dinâmica ou vice-versa ou para associar uma consulta diferente a um grupo de implantação dinâmica.

Para editar um grupo de implantação:

1. No Repository Manager, clique em Ferramentas > Implantação > Grupos.

2. No Navegador de Grupo de Implantação, selecione o grupo de implantação e clique em Editar. 3. No Editor do Grupo de Implantação, configure o grupo de implantação estática ou dinâmica. 4. Clique em OK.

Exibindo os Objetos em um Grupo de Implantação

Antes de implantar um grupo de implantação estática ou dinâmica, você pode visualizar os objetos que serão implantados.

Para exibir os objetos em um grupo de implantação:

1. No Repository Manager, clique em Ferramentas > Implantação > Grupos.

2. No Navegador de Grupo de Implantação, selecione o grupo de implantação e clique em Exibir Grupo. Para um grupo de implantação estática, os objetos de grupo de implantação aparecem na janela Conteúdo do Grupo de Implantação. Para um grupo de implantação dinâmica, os objetos de grupo de implantação aparecem na janela Resultados da Pesquisa.

T

ÓPICOS

R

ELACIONADOS

:

¨ “Executando uma Consulta” na página 75

CA P Í T U L O

1 0

Copiando Pastas e Grupos de

Implantação

Este capítulo inclui os seguintes tópicos:

¨ Visão Geral de Copiando Pastas e Grupos de Implantação, 85 ¨ Usando os Assistentes de Cópia, 86

¨ Copiando ou Substituindo uma Pasta, 89 ¨ Copiando um Grupo de Implantação, 95

¨ Solucionando Problemas de Cópia de Pastas ou de Grupos de Implantação, 102

Visão Geral de Copiando Pastas e Grupos de

Implantação

Use o Repository Manager para copiar vários objetos de um repositório para outro. Você pode completar as seguintes operações de cópia:

¨ Copiar uma pasta. É possível copiar uma pasta e todo seu conteúdo para dentro de um repositório ou de um repositório de origem para um repositório de destino.

¨ Substituir uma pasta. É possível copiar uma pasta e todo o seu conteúdo de um repositório de origem e substituir uma pasta existente no repositório de destino. O conteúdo da pasta substituída é sobrescrito. ¨ Copiar um grupo de implantação. É possível copiar os objetos de um grupo de implantação dinâmica ou

estático para várias pastas de destino no repositório de destino. Para repositórios com versão, a operação de implantação cria novas versões de objetos existentes nas pastas de destino. Para repositórios sem versão, se os objetos do grupo de implantação existirem no repositório de destino, a operação de implantação excluirá objetos existentes e criará novos objetos.

Se quiser arquivar ou compartilhar metadados ou implantar metadados na produção, use a função de copiar pasta para copiar uma pasta inteira. Se quiser atualizar os metadados de uma pasta em produção, substitua a pasta.

Por exemplo, você tem uma pasta chamada Vendas no repositório de desenvolvimento. Quando estiver pronta para produção, copie a pasta Vendas para o repositório de produção. Depois de uma semana em produção, você deseja fazer pequenas alterações. Edite a pasta Vendas no repositório de desenvolvimento e teste as alterações. Quando a pasta estiver pronta para produção, você pode copiar a pasta para o

repositório de produção, resultando em duas cópias da pasta em produção, ou você pode substituir a pasta Vendas existente pela nova. Ao substituir a pasta, você pode atualizar o repositório de produção sem criar várias cópias da pasta.

Se o repositório estiver habilitado para controle de versões, você também poderá copiar os objetos em um grupo de implantação de um repositório para outro. Ao copiar um grupo de implantação, você pode copiar objetos em uma única operação de cópia de várias pastas do repositório de origem para várias pastas do repositório de destino. Também é possível especificar objetos individuais a serem copiados, em vez de o conteúdo inteiro de uma pasta.

Também é possível usar diferentes operações de cópia em conjunto. Você poderá usar as funções copiar pasta e copiar grupo de implantação juntas no ambiente do repositório em diferentes estágios do processo de desenvolvimento.

Por exemplo, você tem repositórios de desenvolvimento e de produção. Quando você concluir o

desenvolvimento inicial dos metadados em uma nova pasta e estiver pronto para implantar os objetos na produção, copie a pasta e todos os seus objetos no repositório de produção.

Conforme o desenvolvimento avança, faça alterações em uma sessão na pasta. Você não precisa copiar todos os metadados da pasta para a produção, portanto adicione a sessão a um grupo de implantação. Quando você copia o grupo de implantação, o Assistente para Copiar Grupo de Implantação cria uma nova versão da sessão na pasta de destino.

Copiando ou Substituindo Fluxos de Trabalho, Sessões e Tarefas

em Execução

Quando você copia ou substitui uma pasta ou um grupo de implantação, o Serviço de Repositório primeiro copia a pasta ou o grupo de implantação para tabelas temporárias no banco de dados do repositório de destino. Durante essa fase da implantação, você terá acesso somente leitura ao repositório de destino se estiver copiando, mas não substituindo, uma pasta ou se estiver copiando um grupo de implantação. Fluxos de trabalho, sessões e tarefas em execução no repositório de destino continuam em execução. É possível observá-los em execução no Workflow Monitor após o início da operação de implantação.

Nota: Se você estiver substituindo uma pasta, não será possível exibir a pasta no repositório de destino após

o início da operação de implantação. Além disso, todos os fluxos de trabalho, sessões e tarefas em execução são imediatamente bloqueados na pasta de destino e permanecerão bloqueados durante a operação de implantação. Fluxos de trabalho, sessões e tarefas em execução em outras pastas no repositório de destino continuam em execução.

Depois que o Serviço de Repositório copiar todos os objetos da pasta ou do grupo de implantação para tabelas temporárias, ele moverá os dados das tabelas temporárias para o repositório de destino. Durante essa fase da implantação, você não tem mais acesso somente leitura ao repositório de destino e todos os fluxos de trabalho, sessões e tarefas em execução serão bloqueados. Quando um Serviço de Integração tentar acessar o repositório para executar um fluxo de trabalho, sessão ou tarefa enquanto um repositório estiver bloqueado, o Serviço de Repositório negará o acesso e retornará a mensagem a seguir:

Access to the repository is blocked since a folder/object deployment is in progress. The current operation will be suspended until the deployment is completed.

A mensagem de erro aparece no Console da Administração, log do fluxo de trabalho ou log da sessão, dependendo da operação que o Serviço de Integração tiver tentado executar. Por exemplo, se o Serviço de Integração tenta buscar informação sobre sessão a fim de executar uma sessão em um fluxo de trabalho, a mensagem aparece no log do fluxo de trabalho.

O Serviço de Integração permanecerá pausado até o repositório concluir a implantação. Ele não pode buscar objetos nesse repositório durante esse período de tempo.

Quando o repositório permitir acesso novamente, ele exibirá a mensagem a seguir: The folder/object deployment has completed. The current operation will resume.

O Serviço de Integração busca o objeto de repositório e conclui o fluxo de trabalho, sessão ou tarefa.

Usando os Assistentes de Cópia

O Repository Manager fornece um assistente para copiar e substituir pastas e copiar grupos de implantação. As etapas do assistente variam, dependendo da operação e do conteúdo da pasta ou do grupo de

implantação que você deseja copiar ou do tipo de repositório de destino.