• Nenhum resultado encontrado

A caixa de diálogo Adicionar Extensões de Metadados se abre. 5. Insira as informações da extensão de metadados.

A seguinte tabela lista as opções disponíveis na caixa de diálogo Adicionar Extensão de Metadados:

Campo Descrição

Nome da Extensão

Nome da extensão de metadados. Esses nomes devem ser exclusivos para cada tipo de objeto de um domínio.

Os nomes de extensão de metadados não podem conter nenhum caractere especial, exceto sublinhado, e não podem começar com um número.

Tipo de Objeto Tipo de objeto de repositório ao qual a extensão de metadados está associada. Pode ser uma definição de origem, uma definição de destino, uma transformação, um mapeamento, um mapplet, uma sessão, um fluxo de trabalho, um worklet ou todos esses objetos.

Associe as extensões de metadados aos tipos específicos de transformações. Por exemplo, se você criar uma extensão de metadados para transformações de Expressão, ela estará disponível para transformações de Expressão.

Tipo de Banco de Dados

Tipo do banco de dados. Esse tipo é necessário para os objetos de definição de origem e de destino. Você pode selecionar um único tipo de banco de dados ou todos os tipos de banco de dados. Necessário para objetos de definição de origem e de destino.

Tipo de Dados Tipo de Dados: numérico (inteiro), string ou booliano. Valor Padrão Um valor padrão opcional.

Para uma extensão de metadados numéricos, o valor deve ser um inteiro entre -2.147.483.647 e 2.147.483.647.

Para uma extensão de metadados booliana, escolha true ou false.

Para uma extensão de metadados string, você pode inserir um valor padrão com mais de uma linha, até 2.147.483.647 bytes.

Comprimento Máximo

Comprimento máximo das extensões de metadados string. Necessário para objetos string.

Cliente Visível Especifica se a extensão de metadados é visível no PowerCenter.

Cliente Editável Especifica se o valor da extensão de metadados é editável no PowerCenter. Se você selecionar esta opção, o Repository Manager concederá também a permissão Cliente Visível.

Compartilhar Leitura

Especifica se a extensão de metadados é visível em domínios do fornecedor.

Compartilhar Gravação

Especifica se o valor da extensão de metadados é editável em domínios do fornecedor. Se você ativar a permissão Compartilhar Gravação, o Repository Manager concederá também a permissão Compartilhar Leitura.

Particular Especifica se a extensão de metadados é particular do domínio em que foi criada. O Repository Manager ativa esta opção quando os fornecedores de aplicativos de terceiros criam extensões de metadados definidas pelo fornecedor.

Descrição Descrição opcional da extensão de metadados. 6. Clique em Criar.

Editando Extensões de Metadados Reutilizáveis

É possível editar extensões de metadados reutilizáveis e definidas pelo usuário para objetos de repositório usando o Repository Manager. Ao editar uma extensão de metadados reutilizável, você altera as

propriedades da extensão de metadados. Para alterar o valor de uma extensão de metadados, edite o objeto de repositório usando o Designer ou o Workflow Manager.

Nota: Não é possível editar extensões de metadados definidas pelo usuário.

Para editar uma extensão de metadados reutilizável, selecione a extensão apropriada na caixa de diálogo Extensões de Metadados e clique em Editar.

Você pode modificar os campos a seguir: ¨ Valor Padrão

¨ Permissões ¨ Descrição

Excluindo Extensões de Metadados Reutilizáveis

É possível excluir extensões de metadados reutilizáveis e definidas pelo usuário para objetos de repositório usando o Repository Manager. Ao excluir uma extensão de metadados reutilizável para um objeto de

repositório, remova a extensão de metadados e seus valores das propriedades de todos os objetos desse tipo.

Nota: Não é possível excluir extensões de metadados definidas pelo usuário.

Para excluir uma extensão de metadados reutilizável, selecione a extensão adequada na caixa de diálogo Extensões de Metadados e clique em Excluir.

CA P Í T U L O

1 5

Usando Exibições do Metadata

Exchange (MX)

Este capítulo inclui os seguintes tópicos: ¨ Exibindo os Metadados de Repositório, 143 ¨ Exibição da Definição do Banco de Dados, 146 ¨ Exibições de Origem, 146

¨ Exibições de Destino, 154

¨ Exibições de Mapeamentos e de Mapplets, 159 ¨ Exibições da Extensão dos Metadados, 170 ¨ Exibições de Transformações, 172

¨ Exibições de Tarefas e de Worklets de Fluxo de trabalho, 176 ¨ Exibições de Segurança, 195

¨ Exibições de Implantação, 196 ¨ Exibição de Repositório, 198

¨ Exibições do Serviço de Integração, 199 ¨ Exibições de Gerenciamento de Alterações, 200 ¨ Exibição de Pasta, 202

Exibindo os Metadados de Repositório

O Metadata Exchange (MX) do PowerCenter oferece um conjunto de exibições relacionais que permitem fácil acesso do SQL ao repositório de metadados do PowerCenter. O Repository Manager gera essas exibições quando você cria ou atualiza um repositório.

Aviso: As tabelas de repositório do PowerCenter têm uma arquitetura aberta. Embora as tabelas de

repositório possam ser exibidas, é altamente recomendável por parte da Informatica que não seja realizada nenhuma alteração nas tabelas ou nos dados dentro das mesmas. A Informatica não é responsável por dados corrompidos causados pela alteração pelo cliente das tabelas de repositório ou de dados dentro dessas tabelas. Portanto, não acesse diretamente as tabelas de repositório reais. Em vez disso, use o MX para acessar o repositório.

Categorias de Exibição do MX

As exibições do MX fornecem informações para ajudar você a analisar os metadados armazenados no repositório. A tabela a seguir lista as exibições do MX disponíveis, por categoria:

Categoria Descrição

Banco de dados Fornece uma lista de definições de banco de dados no repositório. Origens Fornece uma lista de definições de origem, por pasta.

Destinos Fornece uma lista de definições de destino, por pasta.

Mapeamentos e Mapplets Fornece uma lista de origens, destinos e transformações usados em mapeamentos e mapplets, por pasta.

Extensões de Metadados Fornece detalhes das extensões de metadados definidas para os objetos. Transformações Fornece detalhes de instâncias de transformação, por pasta.

Fluxos de Trabalho, Worklets e Tarefas

Fornece detalhes estáticos e em tempo de execução para fluxos de trabalho e worklets, por pasta.

Segurança Fornece informações do usuário.

Implantação Fornece detalhes da implantação, como grupos e objetos de implantação que foram implantados de um repositório para outro.

Repositório Fornece detalhes do repositório, como nome e informações de conexão. Serviço de Integração Fornece detalhes como nome do servidor e nome de host.

Gerenciamento de Alterações

Fornece o histórico de versão do objeto e os detalhes do rótulo.

Pastas Fornece detalhes como nome e descrição da pasta.

Por exemplo, se uma tabela de origem for alterada e for necessário importar novamente a definição de origem para o repositório, você poderá usar a exibição REP_SRC_MAPPING para ver quantos mapeamentos incluem essa origem. Da mesma forma, se desejar exibir as dependências de origem e de destino de um mapeamento, você poderá usar REP_TBL_MAPPING.

Quase todas as exibições suportam o acesso às informações de comentário. É possível adicionar comentários a qualquer objeto no PowerCenter por meio do Designer e do Workflow Manager. Você pode acessar comentários sobre tabelas individuais, relacionamentos de tabelas, campos de dados e

transformações de dados.

Use essas exibições para criar relatórios usando ferramentas de relatório de terceiros, como o Crystal Reports.

O MX facilita a integração dos metadados de suporte a decisões entre o repositório do PowerCenter e as ferramentas populares do Sistema de Suporte a Decisões (DSS), as ferramentas de modelagem de dados e todos os outros recursos de metadados. O MX permite a busca detalhada até o nível de metadados operacionais e a exposição das informações necessárias para o suporte a decisões. O MX também ajuda você a fazer solicitações precisas de informações que são extraídas de modelos de dados, mapeamentos e dados de transformação. Para os profissionais de IS, a arquitetura do MX fornece os seguintes benefícios: ¨ Melhora a capacidade de manutenção e gerenciamento do depósito.

¨ Reduz o tempo e os recursos necessários para suportar as solicitações do usuário final. ¨ Expande a capacidade de fornecer recursos de informações de maneira controlada.

Nota: O Designer inclui opções para salvar dados do MX.