• Nenhum resultado encontrado

Desenvolvimento dos instrumentos no formato de histórias infantis

5. MÉTODO

5.2 Material

5.2.3 Desenvolvimento dos instrumentos no formato de histórias infantis

Para a realização desta pesquisa, foram selecionados oito conceitos a partir do Teste de Conceitos Básicos de Boehm 3 – Pré-escolar (BOEHM, 2001a). A fim de selecioná-los, esse teste foi aplicado integralmente a crianças com idades entre três anos e cinco anos e 11 meses, as quais responderam às questões relativas a sua faixa etária. Todas as crianças participantes frequentavam uma escola pública de educação infantil da região metropolitana de Vitória – ES. Dezenove crianças participaram dessa etapa da pesquisa, divididas da seguinte forma:

- Grupo I: cinco crianças com idades entre três anos e três anos e cinco meses, sendo três meninas e dois meninos.

- Grupo II: sete crianças com idades entre quatro anos e quatro anos e sete meses, sendo seis meninas e um menino.

- Grupo III: sete crianças com idades entre cinco anos e dois meses e cinco anos e 11 meses, sendo três meninas e quatro meninos.

Das cinco crianças do Grupo I, apenas três responderam a todas as questões destinadas a sua faixa etária, de modo que as respostas das outras duas crianças não puderam ser computadas. Uma das crianças excluídas respondeu apenas às questões de instrução (acertando as respostas referentes aos objetos e ao conceito “maior”, mas errando as questões de instrução que apresentam os conceitos “em cima” e “dentro”) e ao primeiro item do teste, referente ao conceito “alto” (que posteriormente teve a sua tradução modificada para "em cima"), indicando a resposta errada. A outra criança excluída respondeu às questões de instrução (errando aquelas correspondentes aos conceitos “dentro” e “maior”) e respondeu até o item 35, de um total de 52 itens destinados à sua faixa etária. Esta última criança errou 17 das 35 respostas: dos conceitos avaliados duas vezes, a criança errou duas vezes as questões referentes aos conceitos “outro”, “subir” (posteriormente traduzido como "para cima"), “fora” e “todos” e errou uma única vez os conceitos “alto”, “para baixo”, “mais alto” e “cheio”. Dentre os conceitos que foram avaliados uma única vez, devido à interrupção na aplicação do teste por solicitação da própria criança, foram apresentadas respostas incorretas aos conceitos “menor”, “diferente”, “ao redor”, “mais alta” e “muitas”.

Considerando-se as crianças incluídas em cada grupo, foram somadas as respostas corretas para cada conceito e foram calculadas as porcentagens de acertos. Por meio dessas porcentagens, os conceitos foram classificados em fáceis (nível 1 - aqueles que obtiveram entre 100% e 67% de acertos), médios (nível 2 – entre 66% e 34% de acertos) e difíceis (nível 3 – com 33% a 0% de respostas corretas).

Após a aplicação dos testes, observou-se que as crianças do Grupo I apresentaram mais dificuldades, visto que, dos conceitos avaliados, oito encontravam-se no nível 3 ("vazio", "outro", "todos", "menor", "atravessar", "ambos", "ao redor" e "igual"), 12 no nível 2 ("para baixo", "debaixo", "mais alto", "sem", "ao lado", "subir", "fora", "diferente", "mais comprido", "na frente", "muitos" e "maior") e seis no nível 1 ("alto", "cheio", "mais perto", "terminado", "mais alto" e "mais"). No que se refere às respostas das crianças do Grupo II, dois conceitos foram

classificados no nível 3, sete no nível 2 e 17 no nível 1 (os quais serão apresentados adiante). Para as crianças do Grupo III, três conceitos foram incluídos no nível 3 ("ambos", "ao redor" e "inferior"), dois conceitos no nível 2 ("mais curto” e "entre") e 21 conceitos no nível 1 ("mais perto", "terminado", "menor", "atravessar", "diferente", "mais comprido", "na frente", "mais alto", "muitos", "igual", "mais", "maior", "antes", "mais longe", "mais baixo", "último", "juntos", "alguns, não muitos", "meio", "primeiro" e "menos").

Uma vez que, no Boehm 3 – Pré-escolar, são apresentados diferentes conceitos para crianças de cada faixa etária, não seria razoável, nesta pesquisa, incluir crianças de todas as faixas etárias abrangidas pelo teste. Optou-se, por esse motivo, por trabalhar com as crianças com idades entre quatro anos e quatro anos e 11 meses (no caso de crianças com paralisia cerebral foram incluídas aquelas entre quatro anos e 14 anos e 11 meses). Essa escolha se deveu, por um lado, ao fato de que duas das cinco crianças do Grupo I não quiseram responder ao teste completo, o que poderia voltar a ocorrer durante a pesquisa; por outro lado, as crianças do Grupo III apresentaram muitos conceitos no nível 1 (conceitos fáceis), mostrando ter maior domínio dos conceitos avaliados. A Tabela 5 apresenta os resultados das crianças do Grupo II. É importante ressaltar que cada conceito foi avaliado duas vezes; por serem computadas as respostas de sete crianças, espera-se um total de no máximo 14 acertos.

Tabela 5 – Respostas das crianças do Grupo II e classificação quanto ao nível de dificuldade. Questão F % Dificuldade Mais Perto 14 100 1 Terminado 14 100 1 Mais 14 100 1 Mais alto 14 100 1 Mais baixo 14 100 1 Muitos 13 92,86 1 Igual 13 92,86 1 Maior 12 85,71 1 Mais longe 12 85,71 1 Na frente 12 85,71 1 Mais comprido 11 78,57 1 Primeiro 11 78,57 1 Menor 11 78,57 1 Atravessar 11 78,57 1 Diferente 10 71,43 1

Alguns não muitos 10 71,43 1

Meio 10 71,43 1 Menos 9 64,29 2 Ao redor 9 64,29 2 Antes 9 64,29 2 Juntos 9 64,29 2 Entre 8 57,14 2 Último 6 42,86 2 Mais curto 5 35,71 2 Inferior 4 28,57 3 Ambos 3 21,43 3

F = frequência absoluta de acertos.

Diante das respostas dessas crianças, optou-se por escolher dois conceitos do nível 3 de dificuldade, dois conceitos do nível 1 e quatro conceitos do nível 2, por ser este um nível intermediário. Antes da seleção dos conceitos incluídos nesta pesquisa, foram excluídos alguns conceitos, abaixo discriminados:

- Foi excluído o conceito “maior”; no teste em inglês o conceito “biggest” é avaliado nos itens de instrução, enquanto que “largest” é avaliado durante o teste; na língua portuguesa, ambos os conceitos são traduzidos como “maior”.

- Foram excluídos os conceitos “mais perto” (nearest), “mais comprido” (longest), “mais alto” (tallest), “mais longe” (farthest), “mais baixo” (lowest) e “mais curto” (shortest), uma vez que “mais” (most) é também um conceito relacional avaliado pelo teste.

- Foram excluídos os conceitos “terminado” (finished) e “atravessar” (across) porque, no contexto em que são avaliados, tais palavras se encontram na forma verbal e não na forma substantiva.

- Foi excluído o conceito “meio”, visto que ele é avaliado no teste de maneira muito semelhante ao conceito “entre”.

Com exceção dos conceitos do nível 3 (por existirem apenas duas opções), a escolha dos demais conceitos foi feita com base na sua pertinência ao contexto das histórias elaboradas. O Quadro 5 apresenta os conceitos selecionados para esta pesquisa.

Conceito Nível de Dificuldade Muitos 1 - Fácil Na frente 1 - Fácil Último 2 - Médio Ao redor 2 - Médio Menos 2 - Médio Entre 2 - Médio Ambos 3 - Difícil Inferior 3 - Difícil

Quadro 5 – Conceitos selecionados para a pesquisa, classificados segundo o nível de dificuldade.

Para o desenvolvimento dos instrumentos em formato de histórias, foram incluídos esses oito conceitos selecionados. As histórias desenvolvidas para esta pesquisa narravam situações cotidianas vividas por alguns personagens. Durante a aplicação, a criança era solicitada a auxiliar os personagens na resolução de alguns problemas. Para isso, a criança deveria indicar, dentre quatro opções de desenhos, aquele que melhor representasse o conceito em questão. Cada situação vivenciada pelo personagem englobava um ou mais conceitos, que foram avaliados separadamente, um em cada página.

Embora apresentadas separadamente, as questões formuladas davam sequência a uma mesma história, de modo que todos os conceitos se encontravam envolvidos no contexto narrado. Buscou-se, na elaboração das histórias, descrever todas as situações em uma ordem lógica de acontecimentos e apresentar desenhos simples e coloridos, facilitando a visualização da criança e a fácil identificação das figuras envolvidas nas questões de múltipla escolha.

Nesta pesquisa, optou-se por elaborar duas histórias porque foram utilizados dois testes de conceitos no formato tradicional. Os desenhos referentes à história

Feliz Aniversário foram desenvolvidos em tamanho proporcional ao Boehm 3 – Pré-

escolar (BOEHM, 2001a); já o tamanho dos desenhos da história A Casa dos Bichos era proporcional àquele apresentado na BBCS - 3:R (BRACKEN, 2006b).

No início da história A Casa dos Bichos, foram incluídas as questões de instrução da BBCS - 3:R, que envolvem conceitos de objetos (“sapato”, “cabelo”, “chão” e “bola”); nesse caso, foram respeitadas as formas de apresentação destas questões, qual seja: nas duas primeiras, a criança é solicitada a apontar para o seu próprio cabelo e sapato, na terceira questão a criança deve apontar para o chão da sala de avaliação e, somente na quarta questão, a criança deve apontar para um dentre os quatro desenhos apresentados no livro de estímulos do teste.

Para o desenvolvimento das questões de instrução da história Feliz Aniversário, optou-se por não utilizar aquelas apresentadas no Boehm 3 – Pré- escolar, visto que, na opinião da autora deste trabalho, tais questões não são adequadas para instruir a criança quanto à melhor forma de responder ao teste. Conforme descrito no item 5.2.1 deste projeto, a primeira questão de instrução do Boehm 3 – Pré-escolar solicita que a criança aponte para quatro diferentes desenhos em uma mesma folha; além disso, as três questões restantes incluem conceitos relacionais (“em cima”, “dentro” e “maior”), semelhantes àqueles avaliados pelo teste em si. Embora Boehm (2001a) argumente que todas as crianças de sua amostra dominam tais conceitos aos três anos de idade, não é possível afirmar que o mesmo ocorra com as crianças brasileiras ou com aquelas com deficiência, sujeitos desta pesquisa.

Nesse aspecto, durante a avaliação para a escolha dos conceitos utilizados nesta pesquisa, as cinco crianças com três anos de idade (Grupo I) não acertaram todas as questões de instrução apresentadas pelo Boehm 3 – Pré-escolar: uma errou a questão que apresenta o conceito “em cima”, três erraram o conceito

“dentro” e três, o conceito “maior”; uma dessas crianças também errou a primeira questão do teste de instrução, correspondente ao desenho da xícara. Dentre as sete crianças do Grupo II, uma errou a questão referente ao conceito “maior”. Apenas uma criança do Grupo III errou a primeira questão de instrução, referente ao desenho da “xícara”, o que pode indicar que não havia ainda compreendido a maneira de responder ao teste ou que não reconheceu o desenho desse objeto especificamente.

Por esse motivo, na história Feliz Aniversário, optou-se por utilizar os desenhos da primeira questão de instrução do Boehm 3 – Pré-escolar, solicitando- se, porém, que a criança apontasse somente para o desenho da bola. Além disso, foram incluídas outras três questões de instrução do Teste de Conceitos Básicos de Boehm 3 (BOEHM, 2001b), desenvolvido para ser administrado em grupos de crianças, da pré-escola à segunda série do ensino fundamental. Tais questões se referem a conceitos de objetos ("caminhão", "copo" e "calça"). Neste caso, os desenhos foram ampliados para que fossem apresentados em tamanho compatível ao das figuras do teste pré-escolar.

Para o desenvolvimento das situações e dos desenhos do instrumento em formato de livro de histórias, buscou-se manter o domínio conceitual no qual o conceito é avaliado nas questões correspondentes (aquelas apresentadas nos testes em formato tradicional), respeitando-se também o número de alternativas e o modo como estas são dispostas espacialmente. Neste aspecto, todos os desenhos da BBCS - 3:R (BRACKEN, 2006b) são dispostos em quadrantes, enquanto que os desenhos do Boehm 3 – Pré-escolar (BOEHM, 2001a) são expostos em diferentes posições. O APÊNDICE A apresenta o texto das histórias utilizadas, nesta pesquisa, para a avaliação dos conceitos básicos selecionados, o APÊNDICE B apresenta exemplos de ilustrações da história Feliz Aniversário e, o APÊNDICE C, exemplos de ilustrações da história A Casa dos Bichos.

5.2.4 Adaptação dos testes em formato tradicional para a utilização nesta