• Nenhum resultado encontrado

4.2 VERIFICAÇÃO AUTOMÁTICA POR REGRAS DOS REQUISITOS

4.2.4 Artigo 7º – Tipo de extintor e distância máxima a percorrer até os extintores

4.2.4.1 Desenvolvimento da verificação

Em relação à exigência de distância máxima a ser percorrida até os extintores, não foi possível desenvolver uma regra para checar diretamente estas distâncias, já que o SMC não possui um modelo de regra que verifique o caminhamento até componentes do modelo que não sejam espaços.

O que o software oferece é uma regra pré-definida, que é a SOL 161, usada para analisar, entre outras coisas, a distância entre espaços. É possível analisar inclusive a distância percorrida, evitando obstáculos e passando por portas, de um espaço para outro. Porém, as adaptações feitas no modelo para checar o caminhamento máximo até os extintores utilizando este modelo de regra seria muito trabalhoso e com pouca praticidade, e por este motivo não foi usada esta regra para a checagem deste requisito.

Em contrapartida, foi pensada em uma solução para a verificação deste requisito através da modelagem no projeto de vigas que representam a rota percorrida até um extintor portátil. E então, verifica se a soma dos comprimentos das vigas de cada percurso de caminhamento é menor que o limite máximo de distância a ser percorrida. Neste caso, estas rotas deverão ser modeladas durante a elaboração do projeto de sistema de extintores.

Cabe destacar que estas vigas devem estar presentes apenas na disciplina de proteção e prevenção contra incêndio, ou no PPCI do imóvel, deixando claro que elas não representam elementos que estarão fisicamente presentes na edificação.

No entanto, não foi possível analisar através de regras de checagem se os comprimentos totais das rotas de caminhamento (feitas com as vigas) são menores que o máximo permitido. O motivo disto é que o SMC não possui um modelo de regras que cheque a soma de comprimentos de componentes. Há uma regra que permite avaliar os comprimentos das vigas individualmente, mas não a soma destes componentes, inviabilizando a análise deste requisito através de regras automáticas.

No entanto, foi pensada em uma solução menos automatizada, porém efetiva, utilizando o mesmo software de checagem. Esta solução consiste no uso da funcionalidade “Information Takeoff”, que tem o sentido de “Extração de informações”. Esta funcionalidade permite extrair informações de elementos agrupados por características. Nesta aplicação, foi extraído o comprimento das vigas, agrupadas de forma que cada grupo de vigas representasse uma rota de caminhamento até um extintor portátil.

A Figura 16 a seguir mostra as definições para esta aplicação, feitas na janela de “Information Takeoff Definition”, que quer dizer “Definições da extração de informações”.

Figura 16 – Definições da extração de informações para verificação da distância máxima de caminhamento até extintores portáteis.

Fonte: Elaborado pelo autor através do software SMC.

Na janela exposta na Figura 16, são definidos os componentes que se deseja extrair as informações. Essa seleção de componentes é feita através da funcionalidade de filtragem de componentes. Para esta aplicação, o filtro seleciona componentes do tipo “Beam”, que significa “Viga”, que tenham atribuídos “Viga caminhamento extintor 1” ou “Viga caminhamento 2” como valor da propriedade “Name”, ou “Nome” no idioma português.

Nesta pesquisa, foram utilizadas as propriedades descritas no parágrafo anterior para indicar, no modelo, a qual rota de caminhamento cada viga pertencia. Mas outras propriedades podem ser utilizadas, de acordo com a preferência do usuário. O importante é que isto esteja de acordo no modelo do projeto e na configuração de extração de informações do software de checagem.

Desta forma, uma das diretrizes de modelagem desta verificação para este caso é que as vigas sejam modeladas com o nome “Viga caminhamento extintor 1” ou “Viga caminhamento extintor 2”, dependendo se ela faz parte da rota de caminhamento até o “Extintor 1” ou até o “Extintor 2”.

Além disso, caso não se souber com exatidão qual o ponto mais afastado em relação a um extintor, devem ser modeladas diferentes rotas de caminhamento até um mesmo extintor. Mas caso já ter sido descoberto o ponto mais distante de um extintor na edificação

através de análise visual, pode-se criar apenas a rota de caminhamento entre este ponto e o respectivo extintor de incêndio.

Antes da rodagem da extração de quantitativos, devem ser obrigatoriamente adicionadas as colunas “Name”, que significa “Nome”, e “Length”, que quer dizer “Comprimento”. As Figura 17 e Figura 18 a seguir mostram o procedimento de inserção destas colunas, realizado através da opção “New Column”, que significa “Nova Coluna”.

Figura 17 – Inserção da coluna “Name” na extração de quantitativo para verificação da distância de máxima caminhamento até extintores portáteis.

Figura 18 – Inserção da coluna “Length” na extração de quantitativo para verificação da distância máxima de caminhamento até extintores portáteis.

Fonte: Elaborado pelo autor através do software SMC.

Na Figura 17, pode se observar que está selecionada a opção “Grouping”, que significa “Agrupamento”. Está opção faz com que os itens que tiverem valor igual na propriedade “Nome” sejam agrupados. Desta forma, todas as vigas de uma mesma rota de caminhamento serão agrupadas na mesma linha, permitindo a verificação dos comprimentos somados destas vigas.

Na Figura 18, observa-se que no campo “Function”, que significa “Função”, está selecionado o valor “Sum”, que quer dizer “Soma”. Desta maneira, serão somados os comprimentos de todos os elementos agrupados.

Então, o comprimento total de cada percurso de caminhamento até um extintor pode ser visualizado, e conferido se é menor que o máximo permitido para cada risco de incêndio, que é 15m para imóveis de risco leve e 30m para imóveis de risco médio ou elevado.

Os critérios para definição do risco de incêndio do imóvel estão descritos na Instrução Normativa 003 (Carga de incêndio). Para auxiliar esta definição, pode ser utilizada no Solibri a classificação “Risco de Incêndio”, explicada na seção 4.2.1.2.

Vale destacar também que, para esta pesquisa, os percursos de caminhamento foram modelados com vigas, mas também podem ser usados outros tipos de componentes. Porém, só

podem ser utilizados componentes que tenham o comprimento como uma propriedade disponível, como por exemplo, tubulações de água.

A única diretriz de modelagem para esta verificação está descrita a seguir:

a) Modelar as rotas de caminhamento até todos os extintores utilizando vigas. Todas as vigas de uma mesma rota devem possuir o mesmo nome, identificado a qual rota a viga pertence.