• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 5 – Conclusões e Desenvolvimentos Futuros

5.2 Desenvolvimentos Futuros

A implementação de um processo BIM numa empresa do setor da construção é algo demorado, sendo necessário vários meses de estudos e de trabalho para que se possa considerar que este processo se encontra implementado de forma eficiente, verificando-se retorno de todo o investimento feito inicialmente.

Para além do tempo que foi disponibilizado para execução deste trabalho, a implementação deste processo na empresa Gabriel Couto tratou-se de uma situação pioneira, sendo necessário ultrapassar vários estágios de maturação até que todo o processo de implementação esteja concluído. A realização deste estágio serviu essencialmente para despertar o interesse na empresa na implementação desta abordagem, visualizando as suas mais valias e reverter as suas limitações. Porém, ainda serão necessários vários meses de trabalho, mais centrados, na consolidação de conhecimentos e procedimentos estudados nesta dissertação, mais concretamente, os que se referem ao BIM 4D e 5D. Para além disso é necessário fortalecer os conhecimentos nas restantes vertentes do BIM, visto que as vantagens apenas são verificadas quando o processo BIM é aplicado a todo o ciclo de vida do projeto. Os trabalhos futuros

também deverão passar pelo desenvolvimento de conhecimentos mais aprofundados na extração de quantidades, na elaboração de planos de trabalho reais, isto é, planos eficientes tendo em conta os recursos reais disponibilizados pela empresa e melhorar a forma de extrair as quantidades do Vico, para que o orçamento criado seja o mais real possível. Além de melhorar e otimizar todos os processos anteriormente referidos, é extremamente importante trabalhar e desenvolver processos relacionados com o fluxo de trabalho interdepartamental, para que a implementação desta metodologia nas empresas deste setor seja feita de forma mais rápida e fácil.

Adicionalmente, será importante elaborar um documento que explique qual a melhor forma de implementar o BIM na empresa, que poderá servir como base a outras empresas que pretendem dar os primeiros passos nesta metodologia.

REFERÊNCIAS

Antunes, J., 2013. "Interoperacionalidade em Sistemas de Informação". Universidade do Minho. Tese de Mestrado.

Azhar, S., 2011. "Building Information Modeling (BIM): Trends, Benefits, Risks, and

Challenges for the AEC Industry". Leadership and Management in Engineering.

Barbosa, A., 2014. "A Metodologia BIM 4D e BIM 5D aplicada a um caso prático Construção de uma ETAR na Argélia". Instituto Superior de Engenharia do Porto. Tese de Mestrado.

Bernardes, M., 2001. "Desenvolvimento de um modelo de planejamento e controle da produção para micro e pequenas empresas de construção". Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tese de Doutoramento.

Brito, D. & Ferreira, E., 2015. "Avaliação de estratégias para representação e análise do planejamento e controle de obras utilizando modelos BIM 4D". Ambiente Construído.

Charette, R. & Marshall, H., 1999. "UNIFORMAT II Elemental Classification for Building

Specifications, Cost Estimating, and Cost Analysis".

Costa, J. & Serra, S., 2014. "Comparação De Processos De Levantamento De Quantitativos: Tradicional E BIM". XV Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído.

Eastman, C. et al., 2008. "BIM Handbook", John Wiley & Sons, Inc., Hoboken, New Jersey.

Ferreira, B., 2015. "Desenvolvimento de metodologias BIM de apoio aos trabalhos construtivos de medição e orçamentação". Universidade do Porto. Tese de Mestrado.

Gouveia, J., 2015. "Planeamento da execução de uma obra e a sua relevância no mercado". Universidade da Madeira. Tese de Mestrado.

Jr, N. et al., 2007. "Interoperability in the Construction Industry". McGraw_Hill Construction.

Lino, J., Azenha, M. & Lourenço, P., 2012." Integração da Metodologia BIM na Engenharia de Estruturas". Encontro Nacional Betão Estrutural -BE2012.

Masotti, L., 2014. "Análise da implementação e do impacto do BIM no Brasil". Universidade Federal de Santa Catarina. Tese de Licenciatura.

Migilinskas, D. et al., 2013. "The benefits, obstacles and problems of practical BIM

implementation". SciVerse ScienceDirect.

Monteiro, A. & Martins, J., 2011a. "Building Information Modeling - Funcionalidades e Aplicação". 2º Fórum Internacional de Gestão da Construção – GESCON 2011.

Monteiro, A. & Martins, J., 2011b. "Linha de Balanço- Uma nova aboragem ao planeamento e controlo de actividades de construção".

Morais, M., Granja, A. & Ruschel, R., 2015. "Restrições orçamentais e entrega de valor: Sinergias entre BIM e custeio-meta". Gestão e Tecnologia de Projetos.

ndBIM Virtual Building, 2015. "Uma metodologia avançada de planeamento potenciada pelo BIM". [Acedido a 23 de Setembro de 2016].

Omniclass, 2012. "A Strategy for Classifying the Built Environment Table 22 – Work Results".

Out-Low.com, "Building Information Modelling". [Acedido a 25 de Agosto de 2016].

Patacas, J. & Cachadinha, N., 2012. "Metodologia para suporte da colaboração na indústria AEC baseada em BIM e em interoperabilidade". Congresso Construção 2012.

Poças, A., 2015. "Planeamento e controlo de projetos de construção com recurso ao BIM". Universidade do Minho. Tese de Mestrado.

Rokooei, S., 2015. "Building Information Modeling in Project Management: Necessities,

Challenges and Outcomes". Procedia - Social and Behavioral Sciences.

Sá, J., 2014. "Modelação de Estruturas em BIM – Aplicação à Extração Automática de Quantidades". Universidade do Porto. Tese de Mestrado.

Sabol, L., 2008. "Challenges in Cost Estimating with Building Information Modeling". BIM- cost estimating.

Salgado, P., 2015. "Planeamento e controlo de projetos em ambiente colaborativo com recurso a ferramentas BIM". Universidade do Minho. Tese de Mestrado.

Sampaio, N., 2014. "Metodologia de controlo da qualidade de modelos BIM para análises 4D e 5D". Universidade do Minho. Tese de Mestrado.

Santos, A., Antunes, C. & Balbinot, G., 2014. "Levantamento De Quantitativos De Obras: Comparação Entre O Método Tradicional E Experimentos Em Tecnologia BIM". Iberoamerican Journal of Industrial Engineering.

Simões, D., 2013. "Manutenção de edifícios apoiada no modelo BIM". Técnico Lisboa. Tese de Mestrado.

Sousa, H. & Monteiro, A., 2011. "Linha de Balanço - Uma Nova Abordagem ao Planeamento e Controlo na Construção". 2o Fórum Internacional de Gestão da Construção – GESCON 2011: Sistemas de Informação na Construção.

Taborda, P. & Cachadinha, N., 2012. "BIM nas obras públicas em Portugal: Condicionantes para uma implementação com sucesso". Congresso Construção 2012.