• Nenhum resultado encontrado

Desmontagem dos componentes individuais

No documento Manual técnico IK T / IK T IK T / IK T (páginas 31-35)

3. Conjunto frigorífico e congelador de integrar, com 3 zonas

3.8 Desmontagem dos componentes individuais

3.8.1

Componentes na área do painel de comando

(IK 458.1-4T, IK 458.2-4T e IK 458-2-4T)

Retirar o painel de comando

Para ter acesso aos componentes instalados no painel de comando, é necessário proceder como se segue:

- Desaparafusar os 5 parafusos que fixam a tampa no painel e tirá-la puxando primeiro a parte de baixo.

- É recomendável carregar nos botões de contacto da porta para dentro e girá-los para os reter. Assim torna-se mais fácil tirar o painel.

- Desaparafusar os 2 parafusos que fixam o painel de comando na caixa, virá-lo para baixo e tirá-lo. É preciso ter cuidado ao montar o painel de comando e a caixa, uma vez que é importante que a vedação seja colocada correctamente entre estas peças.

A. Lâmpada do controlo do funciona- mento

B. Indicador de alarme C. Termómetro electrónico

D. Indicador de congelação rápida (S) E. Botão - interruptor principal

F. Botão - termostato do congelador e congelação rápida S (super)

G. Botão - termostato do compartimento frigorífico

A placa electrónica

Se for necessário tirar a placa do termostato electrónico, deve-se tirar primeiro o termostato do congelador que impede que a placa possa ser removida. A seguir, desaparafusar os dois parafusos que seguram o dispositivo de fixação à frente no painel de comando.

Nos contactos da placa pode-se medir a alimentação correcta de tensão em alguns pontos.

Alguns dos contactos são utilizados como ligações (função de placa de bornes, contactos 5, 6, 7, 8) para outros componentes do circuito.

Se o aparelho estiver desligado e as ligações estiverem cortadas, pode-se medir as resistências de aquecimento da sonda de temperatura.

Com uma temperatura ambiente de 18 °C, o valor da resistência deve ser aprox. 1878 ohms. Através de refrigeração este valor tem que ser diminuído.

Retirar os termostatos

No interior da caixa, o sensor tem que ser desengatado. Na câmara frigorífica é suficiente tirar a placa para a fixação do sensor.

Na câmara congeladora deve-se tirar primeiro a protecção do vaporizador; endireitar e esticar a extremidade do tubo capilar. Os tubos capilares dos dois termostatos estão inseridos num tubo incorporado em poliuretano.

3.8.2

Componentes da zona frigorífica

Para ter acesso às lâmpadas, é necessário desaparafusar o parafuso que segura a tampa no dispositivo de fixação.

Para ter acesso ao actuador térmico, é necessário desaparafusar os dois parafusos que seguram o dispositivo de fixação das lâmpadas na parte superior da caixa interior.

3.8.3

Componentes da zona de 0 °C

O termostato de aba encontra-se numa caixa transparente na parede traseira do interior.

Para poder tirar o termostato de aba é necessário desengatar cuidadosamente o sensor e o tubo capilar que estão fixados na parte superior do interior. Tirar os parafusos de fixação do sensor.

O novo termostato é fornecido completamente com protecção. Esta protecção não deve ser desmontada para não prejudicar a função.

3.8.4

Componentes da parte esquerda do congelador

Na protecção do vaporizador, situada do lado direito em cima, encontra-se um buraco fechado com um tampão. Atrás deste tampão está o eixo do temporizador de descongelação. Ao girar este eixo, o temporizador pode ser colocado em posição de descongelação ou de não-descongelação.

Para ter acesso a estes componentes, é necessário remover o dispositivo de protecção na parede posterior, procedendo como se segue:

- Tirar as guias esquerdas do cesto.

Assim consegue-se ter acesso aos seguintes elementos: - Actuador térmico

- Temporizador

(não no IK 458-4-4T, ver página 16) - Ventilador

- Sensor do termostato - Vaporizador de baterias - Resistência de aquecimento -

vaporizador

- Resistência de aquecimento da calha de água

Os diferentes componentes eléctricos do compartimento estão ligados a uma placa de bornes no

interior da caixa do temporizador.

Para ter acesso à resistência de aquecimento do escoamento de água, é necessário remover o vaporizador e puxar o escoamento de água para fora. Ao voltar a montar, é preciso montar exactamente o escoamento de água e fixá-lo com fita adesiva metalizada.

Ventilador

O ventilador está alojado em amortecedores e fixado na parede traseira. Os dois amortecedores têm que voltar a ser colocados correctamente no seu lugar.

A asa tem que estar nivelada ao eixo. Se a asa estiver metida muito para dentro, são provocadas correntes de ar desfavoráveis.

Resistência de descongelação - vaporizador de baterias

Desaparafusar os parafusos que fixam o vaporizador na parede traseira do congelador.

Se for necessário puxar o vaporizador de baterias para a frente, deve-se empurrar o tubo de aspiração empurrando a partir do lado traseiro.

A resistência de aquecimento está colocada nas gargantas das asinhas das baterias.

Nota: Para substituir alguns componentes, é necessário tirá-los através das aberturas da parede traseira do interior. Após a substituição, é importante selar bem as aberturas (mastique de refrigeração).

3.8.5

Componentes da câmara do compressor

Para ter acesso à câmara do compressor, é necessário remover a grade de ventilação do lado frontal, fixada na caixa com seis parafusos com cabeça de fendas em cruz.

Quatro parafusos estão colocados verticalmente. A estes parafusos tem-se acesso através das aberturas na grade. Os outros dois parafusos fixam a grade nos lados.

No interior encontram-se os dois compressores, o condensador operacional do compressor do congelador, o recipiente de recolha de água de descongelação e o ventilador de arrefecimento dos compressores e do condensador.

No IK 458-4-4T, o ventilador de arrefecimento não existe.

Atenção: Por favor tenha um cuidado especial com a placa de bornes instalada no compressor do

congelador, uma vez que está sob tensão.

No documento Manual técnico IK T / IK T IK T / IK T (páginas 31-35)

Documentos relacionados