• Nenhum resultado encontrado

Destaques Institucionais

No documento Apresentação do Reitor (páginas 63-78)

7 A Uniso em Números

8. Destaques Institucionais

JANEIRO

Alunos desenvolveram projetos em escolas públicas

Cerca de cem alunos dos cursos de Licenciatura da Uniso desenvolvem projetos em parceria com as escolas de educação básica da rede pública de Sorocaba, dentro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagogia (RP), mantidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério de Educação.

Os programas promovem a inserção dos estudantes no contexto das escolas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas, como jogos, brincadeiras e contação de histórias, sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. O objetivo é valorizar o magistério e apoiar a formação dos estudantes, futuros docentes.

No caso do PIBID, participaram 72 alunos dos cursos de Artes, História e Pedagogia, que foram acompanhados por quatro professores coordenadores da Uniso e nove professores supervisores da rede estadual de Sorocaba.

O Programa de Residência Pedagógica contou com 24 alunos bolsistas de Pedagogia, que foram acompanhados por três professores das escolas públicas parceiras e um professor coordenador da Uniso.

Os alunos participantes nos programas receberam a bolsa auxílio no valor de R$ 400 mensais, depositados pela Capes, com duração de 18 meses. Os programas são desenvolvidos desde 2012 na Uniso.

Alunos atenderam pacientes com doenças crônicas

Os alunos do curso de Educação Física – Bacharelado fizeram estágio em uma academia de musculação instalada na Unidade Básica de Saúde (UBS) em Brigadeiro Tobias, na cidade de Sorocaba, atendendo a pacientes em tratamentos de saúde, como: soropositivos, diabéticos, hipertensos e depressivos.

Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), que conta com a parceria da Uniso. Atualmente, o projeto atende 20 pacientes.

FEVEREIRO

Uniso ofereceu curso livre de pilotagem de drones

A Uniso ofereceu o curso livre de pilotagem segura de drones, com participação aberta à comunidade. Com 20 horas de duração, o curso contemplou aulas práticas e teóricas, nos dias 23, 30 e 31 de março, na Cidade Universitária. O curso foi ministrado pelo professor convidado Coronel Aviador Jorge Humberto Vargas, oficial da FAB com larga experiência com os Veículos Aéreos não Tripulados (VANTs).

A utilização de drones foi regulamentada no Brasil em 2017 e vem ganhando muitos adeptos. Apesar de acessível, o drone está longe de ser um brinquedo. Rapidamente se tornou uma ferramenta de trabalho bastante utilizada e deverá revolucionar várias áreas do mercado. Para operação do equipamento, porém, há uma série de procedimentos técnicos e exigências legais que serão apresentados no curso.

Uniso ofereceu curso preparatório para o Ensino Médio

O projeto preparatório gratuito “Construindo o Futuro” recebeu inscrições de estudantes do terceiro ano do ensino médio.

Com duração de dois meses, o curso ofereceu aulas de Língua Portuguesa e de Matemática, ministradas no câmpus Trujillo.

no ato da matrícula. A arrecadação contribuiu com o Projeto Biblioteca de Sonhos, do curso de Pedagogia, que organiza espaços de leitura em escolas públicas de Sorocaba e região.

Lançado em 2016, o objetivo do projeto é aprimorar os conhecimentos dos estudantes para ingresso no Ensino Superior ou mercado de trabalho.

Projetos sociais de cursos construíram moradias

Os cursos de Engenharia Civil e Relações Públicas, com o apoio do curso de Arquitetura e Urbanismo, desenvolveram projetos de moradias para duas famílias de Sorocaba.

Dentro do projeto RP em Ação, que a cada ano promove uma ação social, o curso de Relações Públicas construiu uma casa para uma família de três pessoas: um adolescente de 12 anos, o pai e a mãe deficiente que sofreu um acidente em 2014. Eles viviam há 14 anos em uma área de risco, no bairro Ipiranga.

O projeto começou com a articulação dos alunos e professores junto à Secretaria da Habitação, da Prefeitura de Sorocaba, para conseguir um terreno para a família, por meio de leis que permitem a doação de acordo com as condições financeiras. A partir disso, deu-se o início da construção, integrando o pai desempregado na equipe de empreiteiros, com o aprendizado de um novo ofício e a reinserção no mercado de trabalho.

O projeto arquitetônico foi elaborado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, por meio do Núcleo de Assistência Técnica (Natus). Outra família do Jardim São

Paulo também foi contemplada com uma nova moradia pelo curso de Engenharia Civil, que finalizou a etapa de fundação. Como parte do “Projeto Civil em Ação”, sob coordenação do professor Paulo Salmazo, a iniciativa surgiu após uma roda de conversa sobre a situação da família, que mora em um barraco e não possui condições básicas para habitação.

No local, moram oito pessoas, entre elas dois deficientes auditivos, duas crianças de cinco e seis anos, uma adolescente de 13 anos e a mãe das crianças.

Em ambos os projetos, os professores e alunos atuaram voluntariamente na construção e no processo de arrecadação de recursos financeiros, materiais de construção e mão de obra, contando com o apoio de várias empresas. Além do aprendizado da teoria na prática, ações como essas possibilitam aos alunos o exercício de cidadania.

Uniso inaugurou Clínica Odontológica

A Uniso inaugurou no dia 21 de fevereiro sua Clínica Odontológica em um novo prédio na Cidade Universitária, o Apoio 4, que conta com uma estrutura de 2.800 metros quadrados. A cerimônia foi realizada com a presença da Reitoria, professores e alunos, além de autoridades do município.

O espaço possui duas clínicas com 63 consultórios, cinco laboratórios, um deles para manequim odontológico, dois para manipulação de prótese e gesso e dois espaços multiuso, além de oito áreas com radiografias digitais e tomografia computadorizada, salas para aula, estudo, triagem e espera, entre outros ambientes que receberam equipamentos de ponta e instrumentos de última geração.

A Clínica começou a funcionar no mês de fevereiro de 2019, com a triagem em Periodontia para o tratamento de problemas de dor, sangramento e inchaço na gengiva. Os atendimentos começaram em março, para o público interno: alunos, professores e funcionários da Uniso, Colégio Dom e Fundação Dom Aguirre. A próxima etapa é estender os serviços à comunidade, visando atender aqueles que não têm condições de arcar com os custos.

Foto: V

ivian Marques/Assecoms

A Clínica funciona no formato serviço-escola, voltada às atividades práticas dos alunos do curso de Odontologia, que são acompanhados por professores

especialistas. Conforme comentou o Coordenador do Curso, professor Carlos Alberto Muzilli, responsável pelo Projeto Clínica Odontológica, além de favorecer a comunidade, a clínica possibilitará a prática dos alunos nas diversas áreas, com acesso a tecnologias de ponta, capacitando-os para atuar em consultórios, convênios, empresas e serviços públicos.

O Prédio de Apoio 4 também abriga outros laboratórios de pesquisa, como o Laboratório de Processamento de

Imagens e Sinais (Lapisus), o Laboratório de Física Nuclear Aplicada (Lafinau) e o Laboratório de Biofilmes e Bacteriófagos (Phagelab). Com mais esse espaço, a Uniso amplia a assistência à comunidade de Sorocaba e região.

MARÇO

Ciências Contábeis ofereceu curso sobre declaração de IR

O curso de Ciências Contábeis recebeu inscrições para a capacitação gratuita sobre Declaração de Imposto de Renda Pessoa da Pessoa Física – DIRPF 2019, oferecida nos dias 23 de março e 6 de abril, no período da manhã, no Laboratório de Informática – Apoio 1/Sala 7, da Cidade Universitária. A participação foi aberta a alunos da área, funcionários da Uniso e público em geral. Os professores responsáveis foram Carlos Hingst Corrá e Fernando Nunes Lima.

O objetivo foi oferecer ao aluno de Ciências Contábeis a prática em uma das atividades da profissão e levar o conhecimento aos interessados no assunto. A capacitação também preparou os alunos para o atendimento gratuito que foi oferecido em abril para a comunidade.

ABRIL

Uniso sediou a 1ª edição do Paper Experience

No dia 23 de abril foi realizada a 1ª edição do Paper Experience em Sorocaba, que contou com workshops e painéis sobre o mundo dos papéis especiais da empresa Fedrigoni. O evento aconteceu no Auditório do Bloco F da Cidade Universitária.

A realização foi da Fedrigoni, com a correalização da Zoom Foccus e da Associação dos Profissionais de Propaganda de Sorocaba (APP), organização da Oficin4, apoio da Uniso e da Paratodos.

Flex lançou Desafio Inovação na Uniso

A empresa Flex, em parceria com a Uniso e outras instituições, promoveu o Desafio Inovação 2019, que visou incentivar o desenvolvimento de projetos nas áreas de Tecnologia, Inclusão e Sustentabilidade, bem como a criação de produtos que atendessem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O Desafio de Inovação foi aberto a todos os alunos e professores da Graduação e da Pós-Graduação. As apresentações aconteceram nos dias 10 e 17 de abril, na Cidade Universitária.

Premiação: Os melhores projetos foram premiados pela Flex em duas categorias, Inovação Pura e Inovação Aplicada, com valores em dinheiro, cursos e uma semana de imersão nos laboratórios e fábricas da empresa.

A Uniso premiou a melhor proposta elaborada por suas equipes com a concessão uma bolsa de estudos integral na Pós-Graduação Lato Sensu, no caso de proposta elaborada por um integrante ou até três bolsas de estudo de 50% para projeto com até três integrantes.

Foto:

Mestranda foi premiada em evento científico

A aluna Kessi Marie de Moura Crescencio, do Mestrado em Ciências Farmacêuticas, conquistou o primeiro lugar na II Semana de Integração em Manejo e Tecnologias de Recursos Renováveis - Simater 2019, realizada em março, na UFSCar - Sorocaba, com a participação de graduandos, pós-graduandos e profissionais da área.

Ela foi premiada na categoria banner, pelo trabalho “Comparação entre técnicas de extração do Ulvan e caracterização físico-química dos polissacarídeos obtidos”, apresentado na temática “Ecossistemas Aquáticos e Recursos Hídricos”. Além do certificado, recebeu uma caneca personalizada e o livro “Guia das Plantas do Cerrado”.

O trabalho dela faz parte da dissertação de mestrado “Extração e Caracterização do ULVAN: uma plataforma para preparação de sistemas biomiméticos particulados para permeação intestinal de ácido hialurônico e sulfato de condroitina de origem vegetal (Ulva lactuca).”

O objetivo deste trabalho foi extrair, caracterizar e comparar o Ulvan, componente presente nas algas verdes, utilizando dois procedimentos. Pesquisas como essa podem ajudar a solucionar os problemas ambientais causados pelas próprias algas.

Além deste trabalho, o grupo de pesquisa do Laboratório de Biomateriais e Nanotecnologia da Uniso (LaBNUS)

também apresentou mais dois projetos: “Avaliação das propriedades mecânicas e antimicrobianas do extrato vegetal padronizado de Calendula Officinalis L. em membrana de celulose bacteriana” e “Extração e caracterização físico-química de polissacarídeos presentes na casca da uva (Cultivar BRS Lorena)”.

A partir desta premiação, pesquisadores entraram em contato com o professor orientador Marco Vinícius Chaud para conhecer mais o trabalho e em busca de parcerias.

Kessi é formada no curso de Engenharia Química da Uniso, foi aluna TOP em nove semestres da Graduação e já recebeu prêmios e menção de reconhecimento de órgãos de classe profissional, como da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS). No ano passado, a aluna foi contemplada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) com bolsa para o desenvolvimento do projeto.

Uniso recebeu congratulações pela luta contra o câncer

A Uniso recebeu votos de congratulações da Câmara Municipal de Sorocaba pelo envolvimento no trabalho de conscientização e na luta contra o câncer em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Câncer.

De autoria do vereador Francisco França da Silva, a homenagem foi concedida à Uniso pelo apoio ao evento esportivo Multidesafio ASIPECA, que aconteceu na Cidade Universitária, realizado pela Associação de Socorro Imediato a Pessoas com Câncer (ASIPECA) e organizado pela empresa Profissionais de Eventos Esportivos (PROEESP). A renda arrecadada foi revertida para o trabalho desenvolvido pela instituição, que presta atendimento a pacientes com câncer, de Sorocaba e região.

O evento aconteceu dentro do Outono Saúde Uniso, em duas etapas, nos dias 14 de abril e 15 de setembro. A iniciativa de trazer a atividade para a Uniso foi do professor Vagner Reolon Marcelino, coordenador do curso de Educação Física.

MAIO

RP em Ação promoveu evento para moradores de rua

A edição SOS do “RP em Ação”, projeto tradicional no curso de Relações Públicas, foi realizada no dia 31 de maio e, desta vez, buscou amparar moradores de rua em situação de risco por meio da parceria com o SOS - Serviço de Obras Sociais de Sorocaba, com a realização de um jantar e de uma intervenção cultural organizado pelos estudantes do segundo período do Curso.

Para arrecadar fundos, os estudantes comercializaram camisetas e contaram com doações de alimentos, além de trabalho voluntário.

Atuando com entidades e organizações de assistência social, por meio de ações desenvolvidas desde o ano de 2007, o projeto solidário promove melhorias em grupos específicos da sociedade com a utilização de práticas estratégicas de comunicação e das atividades peculiares do profissional de relações públicas.

O professor responsável, Fábio Henrique Mascarenhas, afirma que “a ação incentiva o viés comunitário da Uniso e do Curso, além de possibilitar ao estudante a prática profissional utilizando-se de técnicas de elaboração de projetos, o uso de estratégias de comunicação e captação de recursos para o desenvolvimento do projeto”.

Sobre a SOS: A SOS é uma entidade que visa melhorar a condição de vida das pessoas que se encontram em áreas de risco, trabalhando em conjunto com o poder público. Em Sorocaba, o Serviço está localizado na rua Rubens Antônio Nazaré Santos, n. 110, Vila Rica.

Texto: RP em Ação, com edição da Assecoms-Uniso Comércio Exterior arrecadou mais de 2 mil fraldas

O curso de Comércio Exterior arrecadou 2.277 fraldas geriátricas, que foram doadas, nos dias 14 e 22 de maio, à Santa Casa de Sorocaba, dentro de uma campanha de solidariedade realizada pelos alunos com o apoio dos professores.

Uniso inaugurou STHEMDA Innovation Agency

Como parte dos recentes investimentos, foi inaugurado mais um laboratório, o STHEMDA Innovation Agency, a Agência de Inovação da Uniso, no dia 17 de maio, no térreo do Bloco F da Cidade Universitária.

Como um Coworking, trata-se de um ambiente para fomentar o desenvolvimento de projetos inovadores. A Agência tem, entre suas ações, o programa “Hands On”.

Com essa inauguração, a Uniso fortalece sua estrutura voltada à inovação. No dia 10 de maio, também foi

inaugurado o STHEMDA Lab, no Prédio Administrativo. Enquanto o Agency dá suporte para a criação dos projetos, o Lab é ligado à inovação prática, voltado ao desenvolvimento de produtos.

Madrigal Uniso se apresentou com a Orquestra de Sorocaba

Nos dias 16 e 19 de maio, o Madrigal Uniso fez duas apresentações com a Orquestra Sinfônica de Sorocaba, na Fundec. Com regência do maestro Eduardo Oestergren, o programa contemplou Requiém, de Gabriel Fauré, e Hallelujah, de George Frederic Handel.

Foto:

JUNHO

Uniso realizou o 3º Encontro de Clássicos

Depois do sucesso das primeiras edições, no dia 02 de junho foi realizado o 3º Encontro de Clássicos na Uniso, um evento aberto a toda a comunidade, em especial aos colecionadores e apaixonados por carros e motos anti gas, e que contou com bandas, food trucks e outras atrações para toda a família, na Cidade Universitária.

A entrada foi gratuita e solicitou-se aos parti cipantes a doação de 1kg de alimento não perecível no dia do evento, para entrega a uma insti tuição benefi cente.

Uniso Ciência publicou a terceira revista bilíngue

A terceira edição da revista Uniso Ciência chega aos leitores em um momento festi vo para a comunidade universitária, que celebra os 25 anos da Universidade de Sorocaba, com vários

eventos comemorati vos ao longo de 2019.

A Uniso nasceu no dia 15 de setembro de 1994, data em que o MEC publicou a portaria aprovando sua implantação. Esse grande projeto é fruto de um trabalho pioneiro na área de Educação, iniciado na década de 1950, quando a Faculdade de Filosofi a Ciências e Letras lançou os primeiros cursos de graduação na cidade, instalados onde hoje está o câmpus Trujillo. Por isso, esta edição da Uniso Ciência traz imagens desse espaço tão simbólico para nossa história.

Nessa trajetória, sempre pautada por padrões de excelência, a Uniso tornou- se referência em Educação e é, hoje, uma das melhores universidades do país, e a única da região avaliada com a nota máxima do MEC. Com notória contribuição da área de Pesquisa na conquista dessa classifi cação, seguimos

consolidando nossa produção, que tem como base os quatro Programas de Pós-Graduação, dos quais são extraídos os temas publicados pela Uniso Ciência: Educação, o primeiro Programa implantado, em 1996; Comunicação e Cultura, em 2006; Ciências Farmacêuti cas, em 2008; e Processos Tecnológicos e Ambientais, em 2013 — neste últi mo Programa, ti vemos a aprovação do Doutorado, em abril, completando-se, assim, a oferta do Mestrado e do Doutorado em todas as áreas. Como se vê, o desenvolvimento da pesquisa tem andado lado a lado com o crescimento da Universidade.

AGOSTO

Evento na Uniso insti ga a refl exão

Ir embora para casa e conti nuar pensando no que havia acabado de ouvir. Certamente, isso aconteceu com a maioria das pessoas que parti ciparam, no dia 29 de agosto, do TEDx Árvore Grande, na Universidade de Sorocaba (Uniso). Muitas dessas ideias conti nuaram repercuti ndo e provocando refl exões, já que essa era uma das principais propostas do evento, realizado no consagrado formato dos TED talks.

Logo na abertura, o Reitor da Uniso, professor Rogério Augusto Profeta, deu sinais do que o TEDx Árvore Grande reservava aos seus parti cipantes. “Noite bastante especial,

com pelo menos seis grandes temas, todos eles muito insti gantes, muito provocati vos. Ao melhor esti lo dos TEDx, nós estamos aqui para sair com perguntas e não com respostas”, afi rmou o Reitor.

Na sequência, seis TED talks promoveram refl exões aprofundadas sobre temas atuais e de grande relevância. Renata Lima abordou “Nanoinovações: vale a pena acreditar no que não se vê?”; Alessandra

Foto:

Arquivo

França falou sobre “É possível ganhar dinheiro concebendo crédito de maneira justa no Brasil?”; e Luiz Martinelli explanou sobre “Você é o que você come? O que a ciência mostra sobre o que estamos consumindo”.

Após o intervalo, foi a vez de Carolina Nalon falar sobre “Como praticar a empatia em uma sociedade desigual?”. Na sequência, Yuri “Fly” Uchiyama explanou sobre “Além dos games: e-Sports, profissões e empreendedorismo”. E, por fim, Miriam Carlos Silva abordou o tema “Criatividade: coisa deste mundo?”.

O professor Thiago Marques, que esteve à frente da organização do evento, agradeceu a participação e envolvimento de todos no projeto, com desejo de boas perspectivas para o futuro. “Para a formação de uma árvore, é necessário que uma semente seja plantada e, então, germine. Dessa mesma forma, eu espero que o TEDx Árvore Grande seja um embrião para a ramificação de grandes ideias.”

Uniso concorreu a prêmios em congresso

Foi realizado, entre os dias 2 e 7 de setembro, o 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2019), na cidade de Belém/PA. E a Universidade de Sorocaba (Uniso) recebeu indicações em todas as categorias do Prêmio Luiz Beltrão. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 6 de setembro, dentro das atividades do congresso.

Todas as indicações da Uniso referem-se ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura – Mestrado e Doutorado. O departamento, seus profissionais e projetos foram escolhidos por meio de votação popular realizada em abril.

O Conselho Curador da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e premiados da categoria Maturidade Acadêmica em edições passadas elegem os vencedores. Confira as indicações da Uniso:

Instituição Paradigmática: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Uniso.

Grupo Inovador: Narrativas Midiáticas (NAMI), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Uniso, liderado pelas professoras Monica Martinez, Míriam Cristina Carlos Silva e Tarcyanie Cajueiro Santos.

Maturidade Acadêmica: Míriam Cristina Carlos Silva, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Uniso.

Liderança Emergente: João Paulo Lopes Meira Hergesel, mestre em Comunicação e Cultura pela Uniso. O Prêmio Luiz Beltrão de Ciências de Comunicação foi criado como forma de reconhecimento a pesquisadores e grupos de pesquisa que se destaquem no meio acadêmico. O troféu é concedido a quem

No documento Apresentação do Reitor (páginas 63-78)

Documentos relacionados