• Nenhum resultado encontrado

Meio Ambiente

No documento Apresentação do Reitor (páginas 43-45)

Programa Educação e Gerenciamento Ambiental

Núcleo de Estudos Ambientais (NEAS) - a existência e

funcionamento do NEAS são fundamentais para a catalização de projetos e parcerias que rendem a realização de inúmeros projetos e atividades.

Projeto “levantamento de Fauna e Flora do Câmpus

Cidade Universitária” – Este estudo busca catalogar e identificar as espécies da fauna e da flora existentes no

câmpus, além de realizar um estudo comparativo com levantamento anterior, realizado em 1999. Os resultados servem de base para o entendimento do meio ambiente local e oferece suporte à realização de aulas práticas e visitas monitoradas nas áreas naturais do câmpus.

Atividades de Educação Ambiental – Teve por objetivo incentivar o plantio de árvores de forma adequada,

enfatizando os benefícios para a qualidade de vida da população e para a preservação do meio ambiente. Foram distribuídas 1.000 mudas das seguintes espécies: Ipê-branco, Ipê-roxo, Araçá-amarelo, Pau-formiga e Cedro- rosa. Também foram apresentadas informações sobre animais peçonhentos, formas de controle, proteção e cuidados em eventual acidente.

Projeto Agência de Bacias – O objetivo é estruturar a Agência de Bacias para realização de efetivo

gerenciamento dos recursos hídricos na região do Sorocaba e Médio Tietê que abriga 1.300.000 habitantes.

• Projeto Construindo o Futuro - O objetivo do projeto é aprimorar os conhecimentos dos estudantes para ingresso

no Ensino Superior ou mercado de trabalho. O público-alvo são os estudantes que estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio, ou ainda para aqueles que tenham concluído no ano anterior. Com duração de dois meses, o curso possui aulas de Língua Portuguesa e de Matemática. No ano de 2019 cerca de 160 alunos concluíram o curso.

• Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Docente)

O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas

estão inseridas.

O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino.

Os projetos devem promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os discentes serão acompanhados por um professor da escola e

por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.

Foram atendidas as escolas públicas estaduais e municipais de Sorocaba: : E.E. Ezequiel Machado do Nascimento, EE. Beathris Caixeiro Del Cistia, EE. Roberto Paschoalick, EE. Dulce Esmeralda Basile Ferreira, EE. João Machado de Araújo, EM Flávio de Souza Nogueira, E.M. Leonor Pinto Tomaz e EM. Getúlio Vargas. Total de 85 beneficiados.

O projeto beneficiou 72 estudantes da graduação da Uniso, 9 professores supervisores da rede estadual e municipal de Sorocaba, 3 coordenadores de área e uma coordenadora institucional. O PIBID Arte atendeu 570 estudantes, História 390 discentes e Pedagogia 180 alunos das redes estadual e municipal do ensino básico. As escolas parceiras do Pibid são: E.E. Ezequiel Machado do Nascimento, EE. Beathris Caixeiro Del Cistia, EE. Roberto Paschoalick, EE. Dulce Esmeralda Basile Ferreira, EE. João Machado de Araújo, EM Flávio de Souza Nogueira, E.M. Leonor Pinto Tomaz e EM. Getúlio Vargas.

Foto: V

ivian Marques/Assecoms

Saúde

• Programa de Assistência Farmacêutica (Setor Público) - As visitas técnicas foram realizadas na

Policlínica Municipal de Sorocaba. Durante o período de rodízio, os alunos ficavam temporariamente no Serviço de Assistência Municipal Especializada (SAME), com o objetivo de auxiliar no gerenciamento e qualidade dos serviços de saúde e boas práticas de dispensação de medicamentos, em unidade de dispensação do SUS municipal, principalmente no atendimento aos pacientes diabéticos, e orientação sobre farmacoterapia. Colaboraram com a equipe multiprofissional nos aspectos humanitários do exercício profissional. Total de 858 beneficiados.

• Assistência Farmacêutica em Farmácia Hospitalar - Atividade de extensão desenvolvida durante o

Estágio Supervisionado em Assistência Farmacêutica no setor hospitalar público, para contribuição na gestão e serviços da farmácia hospitalar, promovendo auxílio na dispensação dos medicamentos, produzindo material de educação em saúde e treinamentos técnico da equipe multidisciplinar. Tem como objetivos: colaborar nos serviços de abastecimento e controle e dispensação de medicamentos e correlatos; contribuir na melhoria dos serviços elaborando documentos técnicos para os setores da Farmácia Central, Farmácias Satélites (do Pronto Socorro e do Centro Cirúrgico) e Farmácia Ambulatorial de Medicamentos Oncológicos. Total de 810 beneficiados.

• Assistência Farmacêutica na Farmácia Comunitária “Vital Brazil” – FCVB. Criada em novembro de

2002, tem por objetivo principal atender à população por meio do fornecimento de medicamentos, seguidos de orientações o uso correto e informações sobre a saúde

em geral. No ano de 2019 foram realizados cerca de 15.000 atendimentos. A FCVB conta apenas com uma farmacêutica, uma estagiária e duas bolsistas Probex, além da colaboração de alunos voluntários. Aproximadamente 30 mil pacientes estão cadastrados, 3.500 especialidades farmacêuticas, que compõe um estoque em torno de 40.000 unidades de medicamentos. Todos os medicamentos doados pela farmácia são provenientes

de doações de alunos e da comunidade em geral. Na dispensação de medicamentos, os alunos aprenderam a fazer a análise técnica das prescrições, o que lhes permiti correlacionar medicamentos prescritos, características

Projeto “Viveiro educador” – Tem o objetivo de estabelecer o contato das pessoas com a natureza, enfatizando

a importância da preservação e conservação de espécies nativas e os cuidados relativos à produção e manutenção das mesmas, fomentando ações individuais e coletivas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente (urbano e natural). Total de 200 beneficiados.

Estruturação do Museu de Zoologia” - Esta coleção é usada pelos 110 alunos do curso de Ciências Biológicas

para exposições externas, como a exposição “Bio na Rua”, realizada dentro e fora da Universidade e que foi visitada por 500 pessoas.

Doação de mudas à comunidade – Em 2019, foram distribuídas para escolas e munícipes aproximadamente

2.500 mudas produzidas no viveiro do Neas.

Representação em Conselhos ligados ao meio ambiente - Representação da Uniso, nos seguintes conselhos:

Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente de Sorocaba, Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Sorocaba e Médio Tietê, Conselho Gestor da Floresta Nacional de Ipanema, Conselho Deliberativo da Fundação Agências de Bacias dos Rios Sorocaba e Médio Tietê, Conselho Municipal de Regulação e Controle Social do Município de Sorocaba, Fundo de Apoio ao Maio Ambiente da Prefeitura de Sorocaba e Comissão Técnico-científica do Jardim Botânico de Sorocaba “Irmãos Villas-Bôas”.

clínicas do paciente e tratamentos propostos, promovendo assim o seu uso racional. A orientação sobre o uso dos medicamentos tem por objetivo principal melhorar compreensão e a adesão ao tratamento. Na sala de atenção farmacêutica, também chamada de consultório farmacêutico, foram realizados 1152 atendimentos, com aferição de pressão, glicemia capilar, pesagem, aferição da altura, cálculo do índice de massa corporal e medida da circunferência abdominal, avaliação de fatores de risco para o desenvolvimento doenças cardiovasculares. As atividades de educação em saúde abordaram 20 temas propostos pelos próprios alunos e voltados para as necessidades dos usuários da Farmácia Comunitária, sendo que os escolhidos foram: Saúde dos rins; Vacinação; Doação de sangue; Hipertensão arterial; Plantas medicinais e chás; Anti-inflamatórios; Dengue; SAMU; Dieta para Problemas Intestinais; Interação Medicamentosa; Riscos de Automedicação; Sarampo; Descarte de Medicamento; Prática de Atividade Física; Parasitoses; Hanseníase; Cuidados Durante o Verão; Novembro Azul; Como Tomar Corretamente o Medicamento; Câncer de Pele. Total de 16.152 beneficiados.

• Orientação farmacêutica sobre dispensação de medicamentos e correlatos para usuários da Farmácia Ambulatorial de Medicamentos Antineoplásicos e Moléstias Infectocontagiosas do Conjunto Hospitalar de Sorocaba - Projeto para continuidade na colaboração aos pacientes e acompanhantes usuários da farmácia de

dispensação de medicamentos antineoplásicos e correlatos do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, que oferece atendimentos e orientações específicas sobre a farmacoterapia, esclarecimento das dúvidas quanto ao uso correto dos medicamentos, bem como o armazenamento seguro durante todo o tratamento. Muitas vezes os medicamentos se apresentam em embalagens e formas diferentes, gerando dúvidas durante a administração; a orientação na fila de espera permite melhoria na assistência, pois, de forma informal, propicia a coleta das dúvidas mais frequentes e permite a orientação necessária, já que muitos usuários da farmácia não sabem ler os termos técnicos de bulas e prescrições. Houve também a atualização da equipe multidisciplinar em relação às informações técnicas dos medicamentos dispensados. Total de 15.000 beneficiados.

• Mutirão do BOS para a Diabetes - Evento multiprofissional realizado pelo Hospital do BOS (Banco

de Olhos de Sorocaba), com colaboração de várias instituições para esforço conjunto em atendimentos de pacientes na linha de risco para a Diabetes Mellitus, hipertensos ou não, usuários ou não de medicamentos. Total de 1.100 beneficiados.

No documento Apresentação do Reitor (páginas 43-45)

Documentos relacionados