• Nenhum resultado encontrado

Seção 5 Procedimentos do BODTrak™ II

5.5 Conclua as etapas de todos os procedimentos

5.5.1 Determinação de resultados

Após o término do período de teste selecionado (5, 7 ou 10 dias), END é exibido no mostrador. O procedimento realizado estabelece a determinação dos resultados. Os resultados são determinados com base no procedimento selecionado: Simplificado, GGA Hach ou Hach Standard Method.

5.5.1.1 Resultados simplificados de amostras

Os resultados do procedimento Simplificado são mostrados na exibição do BODTrak II. Pressione a tecla de seleção de canal aplicável para mostrar os resultados.

Nota: Se a amostra foi pré-diluída, aplique um fator de diluição à leitura de instrumento(seção 5.7.1 na página 36).

5.5.1.2 Resultados GGA Hach (ácido de glicose/glutamínico).

Os resultados da amostra de sementes e da amostra GGA são necessários para os resultados do procedimento GGA Hach.

1. Pressione a tecla de seleção de canal do recipiente de amostra de sementes. Os resultados são mostrados.

2. Pressione a tecla de seleção de canal do recipiente de amostra GGA disseminado. Os resultados são mostrados.

3. Calcule os resultados:

mg/L de DBO = resultado de amostra GGA disseminado - resultado de amostra de semente

5.5.1.3 Resultados do Hach Standard Method

1. Pressione a tecla de seleção de canal do recipiente de amostra do Hach Standard Method. Os resultados são mostrados.

Nota: Trate a amostra de semente da mesma maneira que todas as outras amostras. Nota: Se a amostra foi pré-diluída, aplique um fator de diluição à leitura de instrumento (seção 5.7.1 na página 36).

2. Encontre o fator de diluição com base no intervalo selecionado (Tabela 6 na página 27).

Exemplo: se o intervalo de amostra selecionado foi de 0 a 350 mg/L de DBO, o

fator de diluição é de 1,45.

3. Calcule os resultados corrigidos:

mg/Lde DBO = mg/L de DBO (leitura de instrumento) x fator de diluição

Exemplo:

Leitura de instrumento = 200 mg/L, fator de diluição de DBO = 1,45 200 mg/L x 1,45 = 290 mg/L de DBO (Resultado corrigido)

Procedimentos do BODTrak™ II

31

4. Quando as amostras forem disseminadas, calcule os resultados usando esta equação e os resultados corrigidos:

Onde:

A = DBO corrigida da amostra disseminada B = DBO corrigida da amostra de semente

SA = volume de semente na amostra (a amostra também pode ser GGA) SB = volume de semente na amostra de semente

Exemplo: A= 290 mg/L de DBO B= 120 mg/L de DBO SA= 20 mL SB= 110 mL mg/L de DBO = 268 mg/L BOD mg/L( ) A B x SA SB --- ⎝ ⎠ ⎛ ⎞ – = BOD mg/L( ) 290mg/L 120mg/L x 20mL 110mL --- ⎝ ⎠ ⎛ ⎞ – =

Procedimentos do BODTrak™ II

5.6 Curvas típicas

Curvas típicas em um período de teste de 10 dias são mostradas emFigura 4 Para curvas incorretas, consulte Figura 5 na página 41.

Figura 4 Curvas típicas

1 Típicas com variação de substrato 3 Típicas com atraso de tempo 2 Típicas

Procedimentos do BODTrak™ II

33

5.7 Considerações especiais

5.7.1 Diluição de amostra

O efluente de DBO de amostra desconhecido está normalmente no intervalo de 0 a 70 mg/L. O afluente de DBO de amostra desconhecido está normalmente no itnervalo de 0 a 700 mg/L. Quando o requisito de oxigênio de uma amostra for superior a 700 mg/L, dilua a amostra com água deionizada ou destilada de alta qualidade.

Calcule os resultados para incluir o fator de diluição adicional. Exemplo: se a DBO da amostra for 1.000 mg/L, dilua a amostra 1:1 com água deionizada ou destilada. Agora a DBO estimada é de 500 mg/L. Use o volume de amostra especificado na tabela para o intervalo de 0 a 700 mg/L do procedimento selecionado. Multiplique o resultado da leitura de instrumento por 2. Se estiver usando o procedimento Hach Standard Method, continue com os cálculos restantes.

5.7.2 Disseminação de amostra

Alguns tipos de amostras de DBO não contêm bactérias suficientes para oxidar a matéria orgânica na amostra. Muitos resíduos industriais são desse tipo. Alguns efluentes da rede de tratamento de esgotos são clorados e principalmente esterilizados. Não é possível realizar um teste de DBO na ausência de bactérias viáveis. Para testar essas amostras, dissemine cada recipiente de fonte conhecida por conter população víavel de bactérias.

O afluente da rede de tratamento de esgoto doméstica ou o efluente purificador primário, são as fontes preferidas de semente da maioria de amostras. A solução misturada ou o efluente não desinfectado pode ser usado para disseminação, mas é recomendável incluir um inibidor de nitrificação. Fontes de disseminação comerciais às vezes são adequadas. Para o preparo, consulte as instruções do fabricante.

5.7.3 Temperatura da amostra

O Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 21a Ed., 2005, 5210 D recomenda uma temperatura de incubação de 20 ±1°C (68 °F) para o teste de DBO. Coloque o instrumento BODTrak II em uma incubadora ajustada para 20 ±1°C. Uma incubadora de DBO aplicável está disponível na Hach (seção 8.1 na página 45). Esquente ou esfrie amostras a 20 ± 1 °C.

Nota: O desempenho do instrumento não foi validado em temperaturas diferentes de 20ºC.

5.7.4 Materiais tóxicos

Amostras industriais e cloradas contêm freqüentemente substâncias tóxicas e requerem considerações especiais durante a realização de testes de DBO. Materiais tóxicos na amostra ocasionarão valores de DBO reduzidos. Dilua a amostra para minimizar os materiais tóxicos ou respectivos efeitos. Consulte o Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 21a edição, 5210 D.

Procedimentos do BODTrak™ II

5.7.5 Cloro

Qualquer cloro na amostra deve ser removido antes do teste. Mantenha a amostra em temperatura ambiente por 1 a 2 horas antes do teste para dissipar baixas concentrações de cloro. Se permanecer algum cloro após incubar por 2 horas ou se a concentração de cloro for alta, adicione tiossulfato de sódio para remover o cloro:

1. Em um frasco de Erlenmeyer de 250 mL, adicione 100 mL de amostra.

2. Adicione 10 mL de solução de hidróxido de sódio de 100 g/L e 10 mL de solução padrão de ácido sulfúrico de 0,02 N ao frasco de Erlenmeyer.

3. Adicione 3 conta-gotas da solução do indicador de amido e agite para misturar.

4. Execute a titulação de azul escuro para descolorir com solução padrão de tiossulfato de sódio 0,025 N.

5. Calcule a quantidade da solução padrão de tiossulfato de sódio necessária para fazer a declorinação da amostra restante:

6. Adicione a quantidade necesária de solução padrão de tiossulfato de sódio 0,025 N à amostra e misture totalmente. Após 10 a 20 minutos, execute o teste de DBO.

5.7.6 efeito pH

Reultados baixos de teste de DBO ocorrem quando o pH da amostra estiver fora do intervalo de 6 a 8. Mantenha esse pH para simular as condições de amostra de origem ou para ajustar o pH para neutralidade (tamponado em pH 7). Use ácido sulfúrico 1,0 N (ou mais fraco para neutralizar as amostras cáusticas. Use hidróxido de sódio 1,0 N (ou mais fraco) para neutralizar as amostras de ácido. Quando as amostras são ajustadas ao pH, elas também podem ser disseminadas.

5.7.7 Supersaturação

Equilibre amostras frias supersaturadas (contendo mais de 9 mg/L de oxigênio dissolvido em 20ºC) para saturação.

1. Aqueça ou esfrie a temperatura da amostra a aproximadamente 20ºC.

2. Encha pela metade um recipiente de amostra com amostra.

3. Agite por 2 minutos ou areje com ar comprimido filtrado por 2 horas. mL tiossulfato de sЊdio (mL usado) mL sample to be dechlorinated( )

100

--- =

39

Seção 6

Manutenção

PERIGO

Apenas o pessoal qualificado deve realizar as tarefas descritas nesta seção do manual.

6.1 Limpando o instrumento

Limpe derramamentos no instrumento BODTrak™ II com um pano macio que tenha sido umedecido com água desionizada ou destilada.

6.1.1 Garrafas de amostra

Após cada teste, esvazie os recipientes de amostra e lave-os meticulosamente com água quente. Use uma escova, água quente e sabão para remover resíduos. O resíduo cria uma DBO. Lave os recipientes meticulosamente com água morna e finalmente, com água distilada ou desionizada para remover todo o detergente.

Documentos relacionados