• Nenhum resultado encontrado

Determinação de Valores

Seção 5 – Condições Gerais da Apólice

5.24 Determinação de Valores

Na hipótese de qualquer reclamação por perda ou dano material causados por um Risco Segurado a Bens segurados, a determinação dos valores dos Bens segurados será feita com base no valor de reposição no local e no momento do dano, menos o valor residual, exceto conforme observado a seguir. O valor de reposição incluirá os efetivos custos dos honorários de contadores, arquitetos, auditores, engenheiros ou outros profissionais do Segurado necessariamente incorridos para reintegração ou substituição dos Bens segurados, na condição que tais custos sejam adequadamente declarados à Seguradora pelo Titular da Apólice.

5.24.1 Prédios

O valor de reposição dos prédios será o custo de construção habitual (valor de novo). O valor de reposição incluirá os efetivos custos dos honorários de

40 Zurich Empresarial Prime RC

Processo SUSEP nº 15414.900176/2018-14

contadores, arquitetos, auditores, engenheiros ou outros profissionais do Segurado necessariamente incorridos para reintegração ou substituição dos Bens segurados, na condição que tais custos sejam adequadamente declarados à Seguradora pelo Titular da Apólice.

Se o prédio não for reconstruído no mesmo local, na mesma extensão e para as mesmas finalidades, no prazo de 2 (dois) anos após a data do sinistro, o valor de reposição não poderá ultrapassar o valor de mercado atual do momento em que a perda ocorreu. Isso também se aplica se a reconstrução não for feita pelo Segurado, seu sucessor legal nos termos de direito familiar ou direito sucessório ou por uma pessoa que tenha direito legal de adquirir o prédio no momento do sinistro. Para prédios condenados, o valor de reposição é o valor de demolição. 5.24.2 Instalações Elétricas e Mecânicas

O valor de reposição de instalações elétricas e mecânicas é o valor correspondente ao valor de aquisição ou o valor de reposição dos bens do mesmo tipo ou similares e, no caso de perda parcial, não ultrapassando o custo dos reparos. Os resíduos existentes serão calculados pelo seu valor de novo. O Preço de Custo de reposição de equipamentos elétricos ou mecânicos irreparáveis, incluindo equipamentos de informática e equipamentos que sejam funcionalmente equivalentes aos danificados ou destruídos, mesmo se tais equipamentos tiverem vantagens tecnológicas, ou representarem uma melhora nas funções, ou formarem parte de um programa de melhoria do sistema. Para itens que não possam mais ser usados, será pago apenas o Valor Atual.

O reparo ou reposição devem acontecer dentro de um prazo razoável, mas no máximo 2 (dois) anos após a perda ou dano. Se o reparo ou reposição não tiverem sido iniciados no prazo de 2 (dois) anos após a data da perda ou dano material direto, a Seguradora não será responsável por mais do que o Valor Atual dos bens destruídos.

5.24.3 Obras de Arte

O valor de reposição de Obras de Arte será o menor entre os seguintes: a) O custo razoável e necessário para consertar ou restaurar tais bens à

condição física existente na data da perda; ou

b) O custo de reposição do artigo ou do valor se indicado na tabela arquivada junto à Seguradora.

Se as Obras de Arte não puderem ser substituídas e não houver disponível uma avaliação, a determinação de valor será o valor de mercado com base nas condições existentes no momento da perda ou dano.

5.24.4 Estoque de Produtos Acabados

O valor de reposição do Estoque de Produtos Acabados será o preço da nota fiscal, sujeito a um máximo de preço de mercado. Ao calcular o valor de reposição do Estoque de Produtos Acabados, os custos fixos administrativos ou de distribuição e o lucro serão acrescentados ao custo de fabricação. O sinistro será regulado com base no método de avaliação aplicável imediatamente antes da Ocorrência da perda, em conformidade com os livros contábeis do Segurado. 5.24.5 Benfeitorias Involuntárias

Na hipótese de qualquer reclamação por perda ou dano material causados por um Risco Segurado a instalações elétricas ou mecânicas, e os equipamentos de reposição do mesmo tipo e valor não forem obteníveis, equipamentos novos, os

41 Zurich Empresarial Prime RC

Processo SUSEP nº 15414.900176/2018-14

mais semelhantes possível aos equipamentos que tenham sofrido o dano e que forem capazes de realizar a mesma função serão considerados equipamentos novos do mesmo tipo e valor, sendo que em hipótese alguma serão considerados uma melhoria para o Segurado.

A Seguradora também pagará o custo de compra e instalação de equipamentos tecnologicamente atuais necessitados pela incompatibilidade entre os novos equipamentos instalados para substituir os equipamentos danificados e outros equipamentos não danificados no mesmo Local Segurado ou em Local Segurado interdependente, na condição que:

a) A Seguradora seja responsável apenas pelo valor suficiente para permitir que o Segurado retome as Operações de forma similar à existente antes do dano; b) A Seguradora será responsável apenas pelas diferenças entre o Maior Valor de Venda do equipamento existente não danificado no mesmo Local Segurado ou em Local Segurado interdependente e o Custo Instalado dos equipamentos tecnologicamente atuais.

Nos termos deste dispositivo, a Seguradora não pagará por: i) Perda ou dano causados por Quebra de Máquinas;

ii) Perda ou dano durante os testes e entrada em funcionamento dos equipamentos de subtituição. Se uma máquina falhar durante os testes e entrada em funcionamento, a Seguradora pagará apenas pelos custos até o ponto do dano à máquina que tenha ocorrido, mas não incluindo custos de comissões ou quaisquer perdas ou danos diretamente causados pelas máquinas que estejam sendo submetidas a quaisquer testes.

iii) Os custos incorridos para necessariamente cumprir os dispositivos de qualquer legislação aplicável ou regulamento, conforme segurável nos termos das Extensões de Cobertura para a Seção 3 – 4.2.14 – Autoridades Públicas. 5.24.6 Mídia, Dados e Programação para Equipamentos de Processamento de Dados

e Produção

O valor de reposição de Mídia de Processamento de Dados Eletrônico segurada por esta Apólice será avaliado pelo custo de conserto, substituição ou restauro tal Mídia à condição que existia imediatamente antes de tal perda ou dano, incluindo o custo de reposição de quaisquer Dados Eletrônicos contidos em tal Mídia, na condição que tal Mídia seja consertada, substituída ou restaurada. Tal custo de reprodução deverá incluir todos os custos razoáveis e necessários, não devendo ultrapassar o limite aplicável para Registros e Documentos Valiosos (Custos de Reconstrução) declarado na Seção 2 – Declarações deste instrumento incorridos pelo Segurado na recriação, reunião e montagem de tais Dados Eletrônicos. Se a Mídia não for consertada, substituída ou restaurada, o valor de reposição deverá ser o custo de Mídia virgem. Contudo, esta Apólice não prevê seguro para qualquer valor relativo ao valor de Dados Eletrônicos do Segurado ou de qualquer terceiro, mesmo se tais Dados Eletrônicos não puderem ser recriados, reunidos ou montados

42 Zurich Empresarial Prime RC

Processo SUSEP nº 15414.900176/2018-14

O valor de reposição para veículos motores não registrados próprios e de terceiros, incluindo reboque, é o Valor Atual.

5.24.8 Par e Conjunto

O valor de reposição de pares e conjuntos será o custo de conserto ou reposição de qualquer parte para restaurar o par ou conjunto a seu valor antes da perda ou dano; reparar ou substituir qualquer parte para restaurar o par ou conjunto a seu valor existente antes da perda ou dano; ou pagar a diferença entre o valor do par ou conjunto antes e após a perda ou dano.

Se a liquidação for baseada em perda total construtiva, o Segurado deverá entregar as partes não danificadas de tais bens à Seguradora.

6.24.09 Gabaritos, Modelos, Moldes

O valor de reposição de gabaritos, modelos, moldes, ferramentas, plantas, desenhos, estêncis, matrizes, cortes, filmes offset, placas de e cilindros de impressão, blocos, cartões de Jacquard, e similares, será:

a) O custo real de reparo ou reposição dos bens a serem reparados ou repostos no prazo de 2 (dois) anos a partir da data da perda ou dano material;

b) O valor dos materiais dos quais são construídos, juntamente com o custo de remoção do entulho do local, para bens obsoletos que não são mais

utilizados.

5.24.10 Bens Móveis de Funcionários, Clientes ou Visitantes

O valor de reposição de bens móveis de funcionários, clientes ou visitantes é o valor correspondente ao valor de aquisição ou o valor de reposição dos bens do mesmo tipo e valor e, no caso de perda parcial, não ultrapassando o custo dos reparos. Os resíduos existentes serão calculados pelo seu valor de novo. Para itens que não possam mais ser usados, será pago apenas o Valor Atual.

5.24.11 Matérias Primas, Materiais Operacionais e Equipamentos de Escritório

O valor de reposição de matérias primas, produtos acabados, materiais operacionais, incluindo o conteúdo de tanques subterrâneos ou de superfície, equipamentos de escritório e material impresso, incluindo materiais de processamento de Dados Eletrônicos será o Preço de Custo.

5.24.12 Valores Mobiliários e Escrituras

O valor de reposição de Valores Mobiliários e escrituras é o custo do procedimento de amortização e a perda de juros e dividendos. Se o procedimento de amortização não resultar em tais Valores Mobiliários e escrituras ser declarado nulo e inválido, a Seguradora indenizará os Valores Mobiliários e as escrituras não amortizadas. A Seguradora terá o direito de substituir tais Valores Mobiliários e escrituras em espécie.

5.24.13 Produtos Semi Acabados e Matéria Prima em Processo

O valor de reposição de Produtos Semi-Acabados e Matéria Prima em Processo não deverá ultrapassar o preço de mercado. Ao calcular o valor de reposição de Produtos Semi-Acabados e Matéria Prima em Processo, serão incluídos os custos fixos administrativos e de distribuição proporcionais (dependendo do mercado) junto com os custos de produção já incorridos, dependendo da extensão na qual os produtos forem acabados.

43 Zurich Empresarial Prime RC

Processo SUSEP nº 15414.900176/2018-14

Documentos relacionados