• Nenhum resultado encontrado

4. REALIZAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL

4.2.4 Dia do Desporto Adaptado

Esta atividade foi sugerida por mim, surgindo através do contacto anterior com uma aula de Tópicos da Educação Física e do Desporto I, que teve como tema o Desporto Adaptado. Foi realizada pelo núcleo de estágio, contando com o auxílio do grupo de EF, e pretendia abordar o Goalball e o Basquetebol em Cadeiras de Rodas. Tal não foi possível, dada a impossibilidade de requisitar as cadeiras, o que levou a alterar o planeamento e a substituir a mesma pelo Voleibol Sentado. É uma modalidade bastante

positiva e não requeria a requisição de nenhum material, dado que era possível adaptar a altura da rede e o tamanho do campo, sendo utilizada a bola de Voleibol.

Inicialmente, estava prevista para a segunda semana do terceiro período, no entanto face a um imprevisto, nomeadamente a ação de sensibilização de Esgrima, foi adiada para cerca de duas semanas depois. A responsabilidade de requisitar o material necessário ao Goalball ficou a meu cargo. Com antecedência dirigi-me ao Gabinete de Atividade Física Adaptada e solicitei a requisição da bola de Goalball e das vendas para colocar na face, a que acederam prontamente e ao qual estou bastante agradecido. Esta bola é bastante peculiar, contendo guizos no seu interior e emitindo um som que permite aos jogadores estimarem onde a mesma se encontra. Quanto às linhas, que devem ter um pequeno relevo para os praticantes se orientarem no espaço, utilizámos tiras antiderrapantes de forma a que fossem facilmente detetadas pelo tato.

Foi com imenso gosto que proporcionámos um momento diferente aos alunos da escola, pelo que logicamente que ao nível da organização a preocupação foi imensa. Nos dias antecedentes ao evento foi definida a organização dos espaços para cada modalidade e os elementos que ficariam nos mesmos. Para o Goalball apenas pudemos definir um campo, devido ao material disponível, tendo sido disponibilizados três campos para o Voleibol Sentado. A primeira teve lugar no ginásio, dadas as semelhanças ao nível das dimensões, ao passo que a segunda decorreu no pavilhão. Além disso, com este número de campos em atividade, a grande maioria dos alunos poderia estar em atividade em todos os momentos.

Durante a manhã fomos definindo um tempo para a realização de cada atividade por cada turma, embora sempre que possível tivéssemos prolongado um pouco mais o Goalball, pois os alunos aderiram bastante e pediam para que fosse repetido. Tal foi possível, essencialmente, nas turmas que tinham aulas de 90 minutos, uma vez que nas restantes o tempo era escasso.

O ambiente vivido foi muito positivo, sendo de destacar o empenho e a alegria que os alunos demonstraram.

Esta atividade foi muito importante para a minha formação, pois por um lado permitiu-me conhecer um pouco mais estas modalidades e o Desporto Adaptado em si. Além disso, também tive a oportunidade de estar envolvido em toda a organização do evento, desde a planificação até à realização, desempenhando funções que podem ser úteis no futuro, até em eventos de outra natureza.

4.2.5 Dia da Escola

Este dia foi, sem dúvida, um dia especial para a escola, um dia de celebração. Para essa comemoração, várias atividades foram dinamizadas, a destacar a prova de Orientação, as Barraquinhas e um Flash Mob.

A nossa principal função foi desempenhada na organização da primeira, onde cada grupo de dois professores esteve responsável por um ponto de controlo e aí tinha que validar a prova das várias equipas. Alunos do 4º ano das escolas do Agrupamento também participaram, contando com monitores que eram alunos voluntários do 9º ano, promovendo um ambiente acolhedor e de convívio entre as diversas faixas etárias. A mesma contou com perguntas de todos os anos de escolaridade, mas também com a tarefa de recolher determinados objetos no recinto da escola. Além disso, a pista para o ponto de controlo seguinte era sempre um símbolo alusivo ao pavilhão onde esse ponto estava localizado. Desta forma, para além de promovermos um dia diferente para a escola, conseguimos fazê-lo no âmbito desportivo e no sentido de aumentar o conhecimento sobre as matérias dos respetivos anos e da escola em si.

As Barraquinhas foram bastante dinâmicas, com os alunos a demonstrarem uma boa colaboração entre todos, tendo a comunidade educativa aderido em massa, incluindo encarregados de educação e familiares

dos alunos. Tinham comida e refrigerantes para venda, procurando incessantemente promover o seu produto para tentarem angariar fundos. Em muitos casos, para uma futura viagem de finalistas, portanto uma boa iniciativa, considero.

Outra atividade realizada foi um Flash Mob, com a participação de toda a comunidade educativa, em especial dos alunos. A coreografia escolhida foi a lecionada durante as aulas de Dança, tanto curriculares como no Programa de Educação para a Saúde, tendo sido realizada duas vezes e teve imenso sucesso, com uma moldura humana considerável.

Por fim, considero ser de destacar o ambiente bastante informal e descontraído que se viveu durante este dia, onde recordo a preocupação dos alunos em agradar às pessoas que participaram neste evento, tornando-o um momento de convívio saudável.

Este evento teve bastante importância na minha formação, em boa medida devido às funções de organização que pude desempenhar e a experiência que pude obter, pois nunca tinha colaborado numa prova de Orientação. Sensibilizou-me, também, para a necessidade de promovermos momentos de convívio e de comemoração na escola, pois muitas vezes neles surgem situações em que a criatividade e entreajuda são muito acentuadas e esses são valores que a instituição também deve, na minha opinião, fomentar.

Documentos relacionados