• Nenhum resultado encontrado

4. REALIZAÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL

4.2.1 Torneio Pêro Sport

Este era um evento superior que era composto por várias competições de várias modalidades, o Atletismo (Corta-Mato e Mega Sprinter), Andebol, Basquetebol, Badminton, Futebol e Voleibol. Em anos anteriores estas realizavam-se no final de cada período letivo, no entanto, neste ano o grupo de EF decidiu realizá-los ao longo do ano, com uma modalidade por mês.

No Atletismo tivemos duas competições distintas, o Corta-Mato e o Mega Sprinter. A primeira foi realizada no primeiro período, onde nas aulas uma das capacidades que mais era enfatizada era a resistência aeróbia, e a última já no segundo período letivo. Em ambas a organização nos dias de prova ficou a cargo do grupo de EF, no entanto, toda a preparação anterior foi

No dia do Corta-Mato, o primeiro evento do ano letivo em que o núcleo de estágio participava, o nosso contributo esteve distribuído pelo registo e gestão da entrada dos alunos, marcação do percurso, atribuição de dorsais, mas também na contabilização de voltas e validação dos resultados.

A primeira competição coletiva foi a da modalidade de Andebol. Surgiu logo no mês seguinte ao Corta-Mato e a sua organização foi da responsabilidade do grupo de EF, tendo o núcleo realizado a sua preparação, nomeadamente a organização dos escalões competitivos e a estrutura da competição. Contou com a presença de muitos alunos, o que resultou em várias equipas distribuídas pelos vários escalões etários. O empenho e entusiasmo voltaram a ser notórios, tendo mesmo surgido a colaboração de alunos para desempenharem o papel de árbitro. A questão menos positiva foi a escassa presença de alunos a assistirem aos jogos, em parte devido ao facto de o dia ter sido alterado e, certamente, os professores das outras disciplinas terem já os seus planeamentos definidos.

No final do primeiro período, a competição de Basquetebol (Street Basket) foi a escolhida, sendo de destacar o excelente ambiente vivido no mesmo, realçando o espírito de convívio que o Desporto deve ter. A organização foi muito semelhante ao de Andebol, onde todo o grupo de EF e o núcleo de estágio participaram.

Já no segundo período, e referindo-me ao Mega Sprinter, o evento teve como prova única a corrida de 40 metros. A mesma foi realizada no percurso definido para essa distância, na zona central da escola onde é realizado o acesso aos diversos edifícios de salas de aula. A contribuição do núcleo foi direcionada para a preparação anterior ao dia da prova, com a definição e organização dos escalões de competição e do respetivo horário, e no dia da mesma centrada, novamente, no registo e gestão da entrada dos alunos, marcação do percurso, atribuição de dorsais e validação dos resultados.

A competição que se seguiu foi a da modalidade de Badminton. A preparação e organização da mesma foi em tudo semelhante às anteriores,

embora tenhamos tido em consideração o número de participantes e jogos que teriam que decorrer simultaneamente. Esse foi um aspeto sobre o qual tive um papel central, pois assumi a função de controlo de entrada dos alunos nos respetivos campos onde iriam jogar, alternando com outros professores do grupo de EF. Além disso, também os resultados e apuramentos passavam por mim, o que foi extremamente gratificante e enriquecedor. Foi uma boa experiência para acumular que contribuiu, certamente, para aumentar as minhas competências nesta área.

No final do segundo período, surgiu a modalidade mais aguardada de todas, o Futebol. Esta é a modalidade de eleição da generalidade dos alunos que frequentam a escola e, também, a minha preferida e sobre a qual me encontro bastante mais preparado. Para além da participação do núcleo na organização, assumi o papel de árbitro nos jogos dos escalões mais altos, no sentido de transmitir segurança e autoridade e evitar algum possível desentendimento. Admito que esta não é a tarefa que mais me agrada desempenhar, no entanto, coloquei todo o meu empenho e penso que foi uma participação positiva. Nos restantes jogos, os alunos assumiram este papel e eu estive mais disponível para a organização. Foi, contudo, um torneio competitivo e onde o respeito e amizade foram o ponto a destacar.

No terceiro período, tivemos a última competição, nomeadamente na modalidade de Voleibol.

Felizmente, em todas as modalidades os alunos da minha turma tiveram participações dignas, sendo algumas excelentes, como na competição de Basquetebol, Badminton e Voleibol. É algo que nos deixa orgulhosos e, de certa forma, é mais um motivo para continuarmos a seguir o nosso caminho durante as aulas, de forma a maximizar a aprendizagem.

O facto de poder ter tido contacto com estas competições e participado na sua organização, apesar de na minha atividade enquanto treinador já ter tido a oportunidade de colaborar na organização de vários eventos, foi muito

modalidades. Pude perceber e contribuir significativamente nos passos mais importantes a serem realizados, as questões que devemos tratar, desde a estruturação da competição, o registo e controlo dos alunos e das equipas, até a gestão da entrada das equipas para os campos definidos e a construção dos prémios. É, certamente, algo que vou relembrar e que estou certo que me vai ser bastante útil no futuro. Foram, sem dúvida, momentos deveras fundamentais de formação e aprendizagem.

Em todos os eventos os alunos demonstraram uma boa participação, com um grande número de inscrições e participações, promovendo uma competição salutar e um convívio muito bom. No Mega Sprinter, de destacar a presença de alunos do 4º ano de escolaridade pertencentes a algumas escolas do Agrupamento, que tiveram a oportunidade de visitar o estabelecimento de ensino que podem vir a frequentar no próximo ano e, simultaneamente, realizarem esta prova. Foi, assim, um dia diferente para estas crianças, com enfoque na prática desportiva.

Documentos relacionados