• Nenhum resultado encontrado

DIAGNÓSTICO DO SISTEMA DRENAGEM E MANEJO DAS ÁGUAS

Caracterização operacional do SDMAPU

4.7.1.1 Sistema de Macrodrenagem

A área urbana da Sede do município de Muniz Freire, está mais precisamente inserida nas bacias hidrográficas (Ottobacia nível 7) números 1, 2, 3, 4 e 5, conforme a Figura 4-18 a seguir. Os bairros da Sede do Município são cortados principalmente pelo Ribeirão Vargem Grande, o qual recebe contribuição das águas do Córrego Lajinha e outros quatro afluentes. Estes cursos d’água, ao passar pelo perímetro urbano, apresentam trechos com baixa declividade quando comparado com a declividade média do curso d’água na bacia hidrográfica. Além disso, o relevo do Município cria 5 sub bacias dentro do perímetro urbano e vizinhança.

Figura 4-18 - Sub bacias urbanas da Sede e seus bairros.

Fonte: Autoria própria.

A Prefeitura não possui o cadastramento das redes de drenagem existentes para a Sede e demais áreas urbanas consolidadas, sendo que desta forma, as análises a seguir contemplaram informações de campo, de mobilização social. As referidas informações de campo foram colhidas em reuniões técnicas realizadas junto com funcionários da Prefeitura e da Defesa Civil.

4.7.1.2 Sistema de Microdrenagem

Para caracterização do município de Muniz Freire foram utilizados os dados obtidos na Base de Informações do Censo Demográfico 2010 (BRASIL, 2011), uma vez que o Município não conta com cadastro de redes de drenagem. A microdrenagem do setor censitário de determinada região é visualmente identificada pela presença de estruturas como bueiros ou bocas de lobo. Através do cálculo do percentual de domicílios que possuem bueiros ou bocas de lobos (%DBBL) foi obtida a Figura 4-19.

Figura 4-19 - Distribuição espacial do indicador %DBBL do Município.

Desta forma, o Município possui rede de microdrenagem (presença de Bueiros e Bocas de Lobo) com atendimento próximo a 80% nas áreas do perímetro urbanos de Menino Jesus; 90 % em Vieira Machado; 60 % em São Pedro; de 45% a 85% em Itaici; de 85 a 100% em Piaçu; e, por fim, no distrito Sede variando de 70 a 100%.

4.7.1.3 Separação entre os sistemas de Drenagem e de Esgotamento

Sanitário

Com base no diagnóstico realizado em campo, e nos projetos disponibilizados pela Prefeitura, observou-se que o Município não dispõe de um cadastro da rede de drenagem pluvial existente, deste modo, torna-se difícil estabelecer indicadores de cobertura e características que representem a realidade local. Em todas as ruas da Sede existem rede de esgoto funcionando o que diminui a pressão de lançamentos indevidos de efluentes sanitários na rede de drenagem. As redes de esgotamento sanitário são do tipo separador absoluto. O que ocorre, porém, segundo relatos da equipe da Prefeitura e das reuniões de mobilização social, é a existência de diversos pontos com o lançamento de esgotos domésticos na rede de drenagem urbana.

Caracterização Institucional do SDMAPU

O principal responsável pelas atividades de manutenção das redes de drenagem é a Secretaria Municipal de Obras. Informou também que existem ações preventivas antes dos períodos das chuvas, de setembro a outubro e também ações corretivas de acordo com a demanda da população ou pela detecção de condições precárias de operação da infraestrutura de drenagem. Além disso, as informações também indicaram que a Prefeitura realiza limpeza anual na desobstrução de galerias, informando que a última manutenção foi entre setembro e outubro de 2015 e faz uso de uma retroescavadeira e um carro pipa da Prefeitura para tais obras. Em relação a limpeza ou dragagem dos corpos d’água também foi informado ser anual. Foi informado que a última limpeza do Ribeirão Vargem Grande foi entre setembro e outubro de 2015.

A Prefeitura informou que os maiores problemas de convivência com o sistema de drenagem estão relacionados a drenagens antigas e pouca manutenção da rede. Foi informado que há previsão de implantação de rede de drenagem em todas as ruas da Sede ainda não atendidas. Algumas ruas não pavimentadas próximo as áreas urbanas contribuem para o assoreamento da rede de drenagem, ou mesmo para a sobrecarga do sistema a jusante.

Ainda, conforme informações coletadas na reunião técnica com a Prefeitura, a coleta de resíduos é realizada nas áreas urbanas da Sede e de Piaçu de segunda à sábado, nos distritos de Vieira Machado, Itaici, São Pedro e Alto Norte a coleta de resíduos sólidos é feita duas vezes por semana e em Menino de Jesus três vezes na semana. Assim, a pressão exercida pelo impacto da destinação inadequada de resíduos sólidos na rede de drenagem é minimizada no Município. A Prefeitura informou que não ocorre entupimentos de rede de drenagem devidos à presença de resíduos sólidos urbanos.

Por outro lado, foi informado que, em alguns trechos dos córregos e rios da Sede, ocorre obstruções por construção de casas e pontes.

Demandas do SDMAPU

O Quadro 4-11 apresenta as principais demandas identificadas de forma técnica para o Município, listando as possíveis causas levantadas apesar da escassez de dados base.

Quadro 4-11 - Quadro resumo abrangendo as demandas técnicas identificadas.

Distrito Perímetro urbano/ comunidade Demandas apontadas pela reunião técnica / visita a campo Demandas levantadas segundo dados secundários (CPRM, PDAP, ...) Possíveis causas SEDE SEDE Inundação às margens de um afluente do Córrego Vargem Grande (CPRM, 2014) Ocupação indevida às margens do córrego, risco de inundação agravado pelo assoreamento da manilha sob a ponte. Obstrução de rede no bairro Centro no caminhamento do Córrego Lajinha Estreitamento do córrego devido a presença de ocupações indevidas.

Distrito Perímetro urbano/ comunidade Demandas apontadas pela reunião técnica / visita a campo Demandas levantadas segundo dados secundários (CPRM, PDAP, ...) Possíveis causas MENINO JESUS MENINO JESUS Inundação e solapamento de margens do córrego Polígono localizado nas adjacências do Rio Braço Norte Esquerdo (CPRM,

2014)

Ocupações indevidas às margens do

córrego

Fonte: Autoria própria.

Diagnóstico Participativo do SDMAPU

O Quadro 4-12 apresenta as principais demandas identificadas pela mobilização social para o Município, listando as possíveis causas levantadas apesar da escassez de dados base.

Quadro 4-12 - Quadro resumo abrangendo as demandas apontadas pela mobilização social.

Distrito

Perímetro urbano/ comunidade

Mobilização social Possíveis causas

SEDE

SEDE

Obstrução da rede na rua Manoel Alonso Portela, bairro Centro

Obstrução de rede devido ao lançamento

de resíduos Alagamento na Rua Con. José

Bazzarella em frente ao posto de saúde.

Prefeitura não possui cadastramento da rede, portanto não é possível diagnosticar a sua capacidade de atendimento LOCALIDADE PEDRA BONITA

Alagamento na região quando há ocorrência de chuvas intensas impedindo o acesso a escolas e

hospitais da região

Não foi possível precisar o local citado

MENINO JESUS

MENINO JESUS

Inundação próximo a ponte quando há a ocorrência de chuvas de alta intensidade, atrapalhando o acesso

a equipamentos públicos.

Ocupações indevidas às margens do córrego Fonte: Autoria própria.

4.8 DIAGNÓSTICO DO SISTEMA DE LIMPEZA URBANA E MANEJO