• Nenhum resultado encontrado

DIAGNÓSTICO DO SISTEMA DE LIMPEZA URBANA E MANEJO DOS

Caracterização operacional do SLUMRS

4.8.1.1 Limpeza de pública

O serviço de limpeza pública engloba os serviços de varrição de vias e logradouros públicos e serviços especiais como, capina, poda, limpeza de cemitérios, dentre outros. A Figura 4-20 apresenta as atividades do serviço de limpeza pública informando os responsáveis pela execução no município.

Figura 4-20 – Responsáveis pelos serviços de limpeza urbana no município.

Varrição Acondicionamento Limpeza de boca de lobo Limpeza de sarjetas e pintura de meio-fio Limpeza de cemitérios Limpeza de feiras

Poda capina, roçada

Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Transporte

Varrição de vias e logradouros públicos

O serviço de varrição de vias logradouros públicos, feito de forma manual ou mecânica tem a finalidade de remover do ambiente público os resíduos dispostos por vias naturais como folhas e galhos de árvores, areia e terra advindas de terrenos vizinhos ou pelas águas da chuva e por via antrópica como guimbas de cigarro, embalagens, papéis, entre outros.

No município de Muniz Freire, o serviço de varrição de logradouros públicos é realizado por agentes públicos vinculados a Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Transporte. O serviço de varrição é executado de segunda à sábado de 05h às 11h na Sede e nos distritos. Os resíduos coletados são encaminhados para a aterro controlado no próprio município, segundo estimativa da Prefeitura são gerados cerca de 36 m³ por mês de resíduos de varrição. A Prefeitura informou não possuir Plano de Varrição.

Serviços especiais

No município de Muniz Freire o serviço de Limpeza de praças e feiras consiste na varrição manual, coleta e transporte dos resíduos gerados nas praças e logradouros públicos. O serviço de limpeza de feiras é executado por um gari e ocorre Parque de Exposições Dyrcéo Santos, às sextas-feiras após às 19 horas. Os resíduos coletados são acondicionados em sacos plásticos para posterior encaminhamento para o aterro controlado.

Os serviços de capina, roçada são executados cerca de 3 vezes por ano enquanto a pintura de meio-fio ocorre cerca de 2 vezes por ano, sendo executados por 4 agentes públicos.

Os outros serviços especiais também são realizados pela Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Transporte, porém não possuem cronograma e são realizados de acordo com a demanda.

Acondicionamento

No município de Muniz Freire os RSU ficam acondicionados em sacos plásticos que geralmente ficam dispostos no chão e em alguns locais existe uma estrutura metálica que faz com que os resíduos fiquem suspensos, em bags e PEVs (recicláveis) ou em caixas estacionárias (entulhos), existindo ainda lixeiras públicas para pequenos volumes.

Figura 4-21 – Contenedores de resíduos do município de Muniz Freire. (a) Sacos plásticos dispostos nas ruas.

(b) PEVs para coleta seletiva. (c) Bags para coleta de recicláveis.

Coleta, transporte e transbordo

4.8.5.1 Coleta

No município de Muniz Freire, a coleta convencional é realizada pela Prefeitura Municipal com uma equipe de 2 motoristas e 4 coletadores. Já a coleta seletiva é realizada pela associação de catadores com uma equipe de 1 motorista e 4 coletadores. A Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Transporte não possui nenhum sistema de controle de quilometragem e velocidade percorrida pelos veículos coletores.

4.8.5.2 Roteiros de Coleta

No município de Muniz Freire não existe um roteiro de coleta definido, o que existe é uma Tabela de horários da coleta, e a rota na prática feita pelo motorista do caminhão. O Quadro apresenta os locais e horários de coleta de RSU no município.

Quadro 4-13 - Horário de Coleta de RSU em Muniz Freire.

Distribuição Geográfica Frequência de Coleta Horário

Sede Segunda a Sexta 15:00 as 19:00

Sede Sábado 13:00 as 17:00

Vieira Machado Terça e Sexta 13:00 as 14:00 Piaçu Segunda a Sábado 09:00 as 13:00 Itaici Segunda e Sexta 07:00 as 08:00 Menino Jesus Segunda, Quarta e Sexta 08:00 as 09:00 São Pedro Segunda e Sexta 08:00 as 09:00 Alto Norte Quinta Feira 07:00 as 09:00

Fonte: Prefeitura Municipal de Muniz Freire (2016).

4.8.5.3 Coleta seletiva e reciclagem

No município de Muniz Freire, a coleta seletiva é realizada pela associação de catadores nos bairros Santa Terezinha, Cohab, São Vicente e Centro. O Quadro 4-14 apresenta os horários da coleta seletiva por localidade.

Quadro 4-14 – Quadro de horários da coleta seletiva.

Distribuição Geográfica Frequência de Coleta Horário

Santa Terezinha, Cohab, São Vicente e Centro Segunda e Quinta 09:00 as 13:00 Centro Segunda a Sexta 16:30 as 19:00

4.8.5.4 Transbordo

No município, os resíduos coletados são levados diretamente para o aterro sanitário pelos próprios caminhões compactadores quando estes de encontram cheios.

4.8.5.5 Transporte

Em Muniz Freire, o serviço de transporte de resíduos é realizado pela Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Transporte, até o aterro controlado do município.

Tratamento e disposição de RSU

No município de Muniz Freire os RSU coletados pela coleta convencional são destinados diretamente para o local de disposição final, sem nenhum tratamento prévio. Os Resíduos secos coletados seletivamente são destinados à associação de catadores.

Disposição final dos rejeitos

A forma de disposição final dos RSU do município é em aterro controlado de propriedade do município (coordenadas: WGS 84 - Zona 24 K - 249552 E / 7740206 S), conforme mostram as figuras abaixo. O município não possui controle da massa aterrada por dia.

Figura 4-22 - Aterro controlado municipal.

(c) Area do aterro (d) Pilha de resíduos

Fonte: Autoria própria.

Resumo da infraestrutura dos SLUMRS

Para uma correta gestão do Sistema de Limpeza Urbana e Manejo dos Resíduos Sólidos (SLUMRS) é necessária uma infraestrutura mínima de equipamentos e recursos humanos que abarquem as atividades de limpeza pública, coleta, transbordo e transporte dos resíduos sólidos.

4.8.8.1 Equipamentos

São considerados equipamentos do SLUMRS os veículos utilizados para a limpeza urbana e para a coleta de resíduos como, por exemplo, caminhões compactadores, baú, basculantes, poliguindaste, tratores e carretas.

O Quadro 4-15 apresenta os equipamentos utilizados no SLUMRS de Muniz Freire.

Quadro 4-15 - Equipamentos utilizados no transporte de resíduos sólidos.

Tipo de resíduos Descrição do tipo de veículo

Quantidade Modelos Ano Capacidade

Resíduos Sólidos

Domiciliares (RSD) 01 Compactor

Volkswagen

15/190 2010/2011 10 m³ Limpeza Pública 01 Retroscavadeira e 01

Caminhão Caçamba

Volkswagen

13/180 1989 06 m³ Construção Civil 01 caminhão com

guindaste Mercedes 83/83 03 m³ Resíduos de Saúde 01 Caminhão Baú - - -

Coleta seletiva 01 Caminhão Baú Mercedes 608 1989 - Fonte: PMMF (2016).

4.8.8.2 Equipe operacional

A equipe operacional do SLUMRS compreende os servidores próprios e privados que executam os serviços de limpeza urbana, coleta e destinação de resíduos sólidos. A quantidade total de pessoas envolvidas no manejo de RSU em Muniz Freire é estimada em 29 pessoas, tanto do setor administrativo quanto do setor operacional. A Tabela 4-40 apresenta o resumo das informações sobre a equipe operacional do SLUMRS do município.

Tabela 4-40 - Dimensionamento equipe operacional do SLUMRS.

Fonte: Autoria própria.

Identificação de áreas de disposição inadequada de

resíduos e áreas contaminadas

4.8.9.1 Lixões

Existem no município três áreas que já foram utilizadas como lixão, mas que estão desativadas e em processo de recuperação e uma quarta área transformada em aterro controlado, mas que também representa uma área contaminada.

Quadro 4-16 - Área inadequada de recebimentos de resíduos a serem recuperadas.

Descrição Localização Coordenadas

Lixão desativado Distrito Vieira Machado, Zona Rural, s/n 256032 E / 7731989 S Lixão desativado Distrito Itaici, Zona Rural, s/n 238111 E / 7727577 S Lixão desativado Sede, Zona Rural, s/n 250019 E / 7739921 S

Aterro Controlado 249552 E / 7740206 S

Fonte: Autoria própria.

Atividades Número de funcionários

Coleta e Transporte de RSU 6

Limpeza Pública (Varrição) 17 Limpeza Pública (Capina, Roçada e pintura de meio-fio) 4

Figura 4-23 – Lixão desativado. (a) Distrito Vieira Machado

(b) Distrito Itaici

(c) Sede

Fonte: Autoria própria.

4.8.9.2 Pontos viciados

Pontos viciados são aqueles locais comumente utilizados pela população para descarte e acúmulo de resíduos sem, no entanto, conter as estruturas necessárias

para condicionar os resíduos. Em geral, ocorrem em terrenos desocupados e calçadas prejudicando o paisagismo da cidade e atraindo animais.

Durante a visita de campo não foram constatados pontos viciados no município de Muniz Freire. Entretanto, a população relatou a presença de alguns pontos viciados nos Distritos.

Aspectos sociais relativos à inclusão social no manejo de

resíduos

A inclusão dos catadores de materiais recicláveis é uma premissa da PNRS, requerendo das Prefeituras municipais o comprometimento com a inclusão desses trabalhadores a sua inserção efetiva nos programas de coleta seletiva, além do conhecimento das externalidades sociais e ambientais envolvidas em sua atividade.

No município de Muniz Freire os resíduos coletados são triados e comercializados pela Associação de Catadores e Gerenciamento de Resíduos Recicláveis (ACAGERR) que está devidamente formalizada. O galpão está localizado na Av Helia de Assis Martins, S/N, Centro (coordenadas UTM WGS 84 – Zona 24 k – 248737 E / 7736062 S). A associação possui como equipamentos: uma prensa, uma balança, uma esteira, um elevador de carga e carrinhos de transporte (Figura 4-24). Dispõem ainda de um caminho com motorista cedido pela Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Transporte.

Figura 4-24 – Equipamentos da ACAGERR.

(c) Prensa

(d) Esteira

Fonte: Autoria própria.

Trabalham na associação 7 catadores, sendo 4 homens e 3 mulheres com uma renda média de R$ 880,00, proveniente exclusivamente da comercialização dos resíduos triados.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos foram comercializadas mais de 49 toneladas de resíduos até maio de 2016, conforme mostra a Figura 4-25.

Figura 4-25 - Histórico de quantidade de resíduos comercializados.

Fonte: PMMF (2016). 103.281,00 103.551,00 49.373,00 0,00 20.000,00 40.000,00 60.000,00 80.000,00 100.000,00 120.000,00 2014 2015 2016 (até maio) Em k g

4.8.10.1 Caracterização Institucional do SLUMRS

Em Muniz Freire, os serviços de limpeza urbana e manejo de RSU estão sob responsabilidade da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Transporte, que possui contratos com as seguintes empresas:

 Fortaleza Ambiental e Gerenciamento de Resíduos LTDA ME, CNPJ nº 31.736.796/0001-79, para coleta, transporte e destinação final de resíduos de serviço de saúde.

A Figura 4-26 apresenta o fluxograma do gerenciamento de resíduos no município de Muniz Freire, por tipologia. Na cor azul estão os processos gerenciados pela Prefeitura Municipal e em verde os serviços prestados por empresas particulares.

Figura 4-26 – Gerenciamento de resíduos em Muniz Freire, por tipologia.

Coleta Convencional Coleta Seletiva realizada pela associação de catadores Associação de Catadores e Gerenciamento de Resíduos Recicláveis (ACAGERR) Aterro Controlado do município Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) Resíduos Volumosos (RV) Resíduos Verdes Resíduos de Construção Civil (RCC) Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) Empresa de coleta e destinação final Coleta pela

Prefeitura Municipal Bota Fora municipal

Fonte: Autoria própria.

Os RCC são encaminhados para um bota fora municipal localizado na Rodovia ES 181, Km 6 (coordenadas UTM WGS 84 – Zona 24 k – 249621 E / 7740247 S), conforme mostra a Figura 4-27. Posteriormente os RCC são utilizados na recuperação de estradas vicinais.

O município estima que sejam geradas cerca de 250 toneladas por ano de RCC e arca com custos da coleta e transporte de RCC dos pequenos e grandes geradores.

Figura 4-27 - Área utilizada para disposição de RCC no município Muniz Freire.

Fonte: Autoria própria.

Já os RSS gerados no município de Muniz Freire são gerenciados pela empresa Fortaleza Ambiental e Gerenciamento de Resíduos LTDA ME que executa as atividades de coleta, transporte e destinação final de RSS. O contrato prevê a realização de 2 coletas mensais num total mensal de 400 kg, com pagamento mensal de R$ 6.400,00.

Figura 4-28 - Histórico da geração de RSS no município.

Fonte: PMMF (2016). 488,3 400 400 417,7 411,8 402,9 340,6 419,85 142,4156,9 113,5 342,5 205,6 393 383,95 365,3 387,4396 431,1 389,6 308,1 84,5 500,9 213 média; 337,3 0 100 200 300 400 500 600 ju l/14 ag o /14 se t/14 o u t/14 n o v/14 d e z/14 jan /15 fev/15 mar/15 abr/ 15 mai/15 jun /15 ju l/15 ag o /15 se t/15 o u t/15 n o v/15 d e z/15 jan /16 fev/16 mar/16 abr/ 16 mai/16 jun /16 Em k g

Os Principais geradores de RSS no município são os apresentados na Tabela 4- 41. As quantidades de geradores particulares não foram informadas pelo município.

Tabela 4-41 - Principais geradores de RSS no município de Muniz Freire.

Tipo Quantidade

Hospitais 01

Unidades básica de atendimento 08

Farmácias 10 Clinicas veterinárias 01 Clinicas médicas 02 Consultórios médicos 01 Consultórios odontológicos 07 Cemitérios 06 Fonte: PMMF (2016).

Embora o serviço de limpeza urbana seja um serviço público de caráter universal, é notório que a cobertura dos serviços, em geral, não atende a toda a população, principalmente em zonas rurais e desagregadas. A Prefeitura de Muniz Freire estima que atende 70% da população, o que representa aproximadamente 13.178 pessoas, do total de 18.826 (IBGE, 2016), coletando cerca de 300 toneladas de RSU por mês.

De forma semelhante, a frequência do serviço de coleta regular de resíduos é realizada, em geral, de maneira irregular, havendo uma maior frequência de coleta em locais de grande geração de resíduos como centro comercias e áreas com aglomeração residencial, e uma menor frequência em locais com densidade populacional baixa e em zonas rurais.

4.8.10.2 Demandas do SLUMRS

As lacunas observadas serão listadas no Quadro 4-17 de forma a direcionar as ações que deverão de formuladas nas etapas seguintes do PMGIRS.

Quadro 4-17 - Demandas observadas no diagnóstico de Muniz Freire.

Demanda Dimensão da demanda Prioridade Limpeza Pública: Os serviços são prestados

diretamente pela Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Transporte. Não existem programas e projetos específicos para a limpeza pública como

projeto de varrição contemplando mapas de varrição e medição de produtividades dos varredores. Estas lacunas fazem com que os não

Elaboração do plano de varrição que contemple mapas de varrição e medição de produtividade

dos varredores.

Médio Prazo

Demanda Dimensão da demanda Prioridade

tenham uma apuração quanto à efetividade dos serviços prestados e recursos utilizados.

Acondicionamento: Não existem projetos de

acondicionamento de resíduos. A maior parte da população dispõe os sacos de lixo em pontos

específicos, próximos a suas residências. O projeto de acondicionamento deve prever regras

para todas as tipologias de resíduos, considerando pequenos e grandes geradores, bem como regras quanto a localização de pontos fixos de recebimento, mesmo que estes resíduos sejam de responsabilidade do gerador. Desta forma o munícipio propicia uma padronização e facilita a comunicação visual por parte do usuário,

bem como pela fiscalização.

Elaboração de projeto de acondicionamento de

resíduos.

Curto Prazo

Coleta: Não existe projeto de coleta com

roteirização de forma otimizada do serviço prestado e controle de percursos realizados, mas

apenas o quadro de dias e horários da coleta.

Elaboração de roteiro de

Coleta Curto Prazo

Transporte: Todo o transporte de RSU é

realizado pela Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Transporte e não existe controle de

velocidade e percurso por parte do município.

Elaboração de projeto de controle de velocidade e percurso dos caminhões que realizam o transporte

Longo Prazo

Coleta seletiva: A coleta seletiva no município

abrange a maioria dos bairros da sede e as partes urbanizadas dos demais distritos, porém, a

população não tem separado os resíduos e a coleta porta a porta não acorre em muitos bairros.

Elaboração de um projeto de coleta seletiva, adequado que abranja toda a sede e trabalhe educação ambiental com a

população local.

Curto Prazo

Destinação final: A destinação final é feita em

aterro controlado.

Elaboração de contrato para destinação em aterro

sanitário licenciado.

-

Compostagem: A compostagem é incipiente e

restrita a algumas escolas. A maior parte dos resíduos orgânicos é destinada para aterro

sanitário.

Elaboração de um projeto

de compostagem. Curto Prazo

Inclusão social de catadores: Existe a

associação de catadores devidamente formalizada no município que conta com 7 associados, a renda por associado em média é

R$ 880,00. Estão todos registrados no CAD Único do Governo Federal.

Elaboração de um projeto de coleta seletiva, adequado a realidade local

de contar com um número adequado de catadores de materiais reaproveitáveis.

Curto Prazo

Resíduos de Construção Civil: O município

realiza diretamente a gestão dos RCC gerados. Os RCC coletados são levados até um bota fora

municipal e posteriormente são utilizados na recuperação de estradas. Elaboração de um projeto visando o beneficiamento dos RCC. Médio Prazo

Resíduos de Serviço de Saúde: O município faz

o gerenciamento dos RSS gerados no município por meio de contratação de empresa terceirizada que coleta, transporta e dá destinação final aos

resíduos. O contrato é por mês de serviço prestado e não leva em consideração a quantidade gerada o que não possibilita a avaliação real quanto ao volume gerado e o custo

real que deveria ser cobrado.

Revisão do contrato e elaboração de legislação que diferencie pequeno e

médio gerador.

Médio Prazo

Resíduos de responsabilidade dos geradores:

O município não tem controle de gestão sobre os resíduos de responsabilidade dos geradores. Não

Elaborar projeto que vise adequação das estruturas

do município em termos

Demanda Dimensão da demanda Prioridade

possui legislação e instrumento normativo que indique quais atividades necessitam apresentar

os Planos de Gerenciamento de Resíduos, quando licenciados pelo município ou quando são

licenciados pelo órgão estadual competente, conforme a competência. Não existe sistema de

informação de resíduos.

legislativos, pessoal e infraestrutura que permita

o controle sobre o gerenciamento dos resíduos por parte dos

geradores.

Resíduos com logística reversa obrigatória: O

município não tem controle de gestão sobre os resíduos com logística reversa obrigatória.

Elaborar planejamento de ação em relação ao acompanhamento do

comprimento das obrigatoriedades da logística reversa pelos respectivos responsáveis.

Curto Prazo

Sistematização das informações: Na etapa de

coleta de dados verificou-se que os dados não estão sistematizados, e que parte das informações está sob controle da Secretaria de

Obras, Serviços Urbanos e Transporte.

Implantação de sistema de informação de resíduos que se integre ao SNIR.

Médio Prazo

Fonte: Autoria própria.

4.8.10.3 Diagnóstico Participativo do SLUMRS

Em reunião de mobilização social os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos foram avaliados pela população como sendo de regularidade e frequência compatível com a demanda de serviço. A população tem conhecimento do horário da coleta dos resíduos e esta é feita de maneira regular.

As prioridades identificadas pela população para o município de Muniz Freire são:  Educação Ambiental;

 Implantar lixeiras na sede do município e na zona rural;

 Aperfeiçoar o sistema de coleta de resíduos para evitar a perda de resíduos no trajeto;

 Implantação de locais adequados para armazenamento dos lixos domésticos (PEVS de coleta seletiva);

 Conscientização dos trabalhadores da coleta seletiva para coletarem adequadamente;

 Respeitar o horário da coleta;

 Implantação de latões na zona rural;  Implantação de compostagem;

 Intensificar a coleta da zona rural principalmente em Itaici;  Ampliar a coleta seletiva para zona rural.