• Nenhum resultado encontrado

Dicas gerais sobre manutenção escolar

Atividades de Aprendizagem

Aula 8. Dicas de manutenção, in tervenções e solicitações de

8.2 Dicas gerais sobre manutenção escolar

A maioria das questões apresentadas nos tópicos anteriores depende de to- madas de decisões, ou seja, existem maneiras distintas de se resolver um mesmo problema.

Nesse sentido, a figura aponta direções distintas a serem seguidas.

E agora? Como devemos decidir diante dos problemas de manutenção es- colar?

Almeida (2009) afirma que a manutenção do patrimônio escolar também depende de tomada de decisão. Por isso, o autor esclarece que, antes de decidir sobre um conserto ou obra, deve-se levar em consideração os itens abaixo:

• Quando conseguimos estar com a manutenção sempre atualizada, con- sertando e restaurando aquilo que está quebrado, solto, descolado, trin- cado ou descascado, evitamos gastos excessivos no futuro.

• Verifique sempre se é possível efetuar um reparo sem o auxílio de um téc- nico ou até sem a autorização da Secretaria de Educação à qual a escola é vinculada ou da Secretaria de Obras e Saneamento do município. Esses processos costumam ser muito burocráticos e não compensa enfrentá- -los, caso o problema seja simples e possa ser solucionado por alguém da comunidade escolar.

• Caso a reforma, ou conserto, demande uma verba maior do que a dis- ponível, verifique as diversas formas para levantar o dinheiro. Informe-se

Figura 37 -Fonte: Ilustrador

Para melhor compreensão sobre a importância da tomada de decisão, leia o artigo disponível na página: http://www. conectandopessoas.com.br/blog/ artigos/133-a-importancia-da- tomada-de-decisao.

Rede e-Tec Brasil Aula 8 - Dicas de manutenção, intervenções e solicitações de obras

81

sobre recursos de financiamento público, como o Fundescola e o Fundeb. • Sempre que for necessário, envolva a comunidade. Gere eventos para a arrecadação de fundos e mobilize pessoas que possam contribuir com novas ideias.

• Lembre-se: a solução para uma questão de espaço nem sempre envolve uma obra. Há numerosas soluções e às vezes trocar alguns móveis, ou mesmo conseguir alguns vasos com plantas ornamentais, podem trans- formar o espaço num local agradável.

Resumo

Nesta aula, você estudou o conceito de intervenção corretiva, preventiva e como essa divisão é importante para classificar as demandas a partir de uma vistoria, visando especificar a situação da escola e o grau das ações que se- rão definidos. Pôde tomar conhecimento também de algumas dicas práticas, de manutenção e tomada de decisões, para consertos ou obras na escola.

Atividades de aprendizagem

1. Com o objetivo de deixar a escola em boas condições, as intervenções de manutenção foram divididas em duas categorias:

a. ( ) Manutenção corretiva e manutenção urgente; b. ( ) Manutenção corretiva e manutenção preventiva; c. ( ) Manutenção preventiva e manutenção urgente; d. ( ) Manutenção preventiva e manutenção necessária.

2. Poderemos classificar as demandas a partir de uma vistoria técnica que especificará a situação da escola e o grau das ações que serão definidas. Essa demanda terá seu grau de ação definido como CRÍTICO para:

a. ( ) ambiente interditado ou que oferece risco ao usuário;

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) é um conjunto de fundos contábil formado por recursos dos três níveis da administração pública do Brasil para promover o financiamento da educação básica pública. O Fundo de Fortalecimento da Escola – (Fundescola) é um programa do Ministério da Educação, elaborado em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação.

Manutenção Preventiva dos Ambientes Escolares

Rede e-Tec Brasil

82

b. ( ) evitar o surgimento de possíveis problemas; c. ( ) melhor funcionamento da unidade;

d. ( ) ambiente que prejudique a prática das atividades pedagógicas. 3. Com base no enunciado da questão 2, relacione as colunas:

a. Normal ( ) para ambiente interditado ou que oferece risco ao usuário;

b. Necessário ( ) para evitar o surgimento de possíveis problemas; c. Urgência ( ) sem necessidade de intervenção;

d. Melhoria ( ) para melhor funcionamento da unidade.

4. Sabemos que a escola precisa sempre de pequenos consertos e reparos. Nesse sentido, para a manutenção dos ambientes escolares, é indicado que tenhamos sempre por perto:

a. ( ) uma caixa de ferramentas; b. ( ) material de reposição e estoque;

c. ( ) kit completo de acessórios de segurança; d. ( ) chave de fenda, martelo, parafusos e pregos.

5. A manutenção do patrimônio escolar também depende de tomada de decisão. Por isso, antes de decidir sobre um conserto ou obra, leve em con- sideração os pontos abaixo, EXCETO:

a. ( ) Estar em dia com a manutenção, arrumando e recuperando aquilo que está quebrado, solto, descolado ou descascado evita maiores gastos no futuro.

b. ( ) Ao realizar um reparo, verifique se é possível fazê-lo sem a ajuda de um técnico e até mesmo sem a autorização da Secretaria de Educação à qual a escola é vinculada ou da Secretaria de Obras e Saneamento de seu município.

Rede e-Tec Brasil Aula 8 - Dicas de manutenção, intervenções e solicitações de obras

83

c. ( ) Caso o conserto ou a reforma exijam uma verba maior do que a dis- ponível, estude as várias maneiras para levantar o dinheiro. Informe-se sobre recursos de financiamento público, como o Fundeb e o Fundescola.

d. ( ) Sempre que preciso, envolva os alunos. Promova eventos para a arre- cadação de alimentos e mobilize pessoas que possam colaborar com novas ideias.

Prezado(a) estudante,

Finalizamos a aula que tratou da manutenção corretiva e preventiva na es- cola. Vamos agora cuidar da segurança da comunidade escolar. Você sabe como? A resposta está na próxima aula. Prepare-se para mais um conteúdo tão importante quanto os que já foram vistos até aqui.

Documentos Empresariais

Objetivos:

reconhecer a importância da prevenção para a segurança da comunidade escolar;

identificar a prevenção e a segurança na perspectiva dos Parâ- metros Curriculares Nacionais; e

utilizar dicas de manutenção dos sistemas de segurança e pre- venção de acidentes na escola.

Rede e-Tec Brasil Aula 9 - Prevenção de acidentes na escola

85

Aula 9. Prevenção de acidentes na