• Nenhum resultado encontrado

Dieta Cetogênica

No documento Dieta Flexivel e Nutricao - Caio Bottura (páginas 109-113)

Vamos começar falando sobre a dieta cetogênica. Se você recorda bem, eu a citei brevemente na parte sobre a separação de macros por porcentagens. Achei interessante citá-la no livro, pois considero-a o exemplo “supremo” de uma dieta baixa em carboidratos. Como dito antes, nada o impede de fazer a dieta cetogênica usando os princípios da flexível, porém eu não recomendo a dieta cetogênica para a grande maioria das pessoas, pois não vão ter o melhor desempenho físico e psicológico fazendo esse tipo de dieta. De qualquer forma, eu o encorajo a pesquisar sobre isso e fazer testes caso tenha o interesse.

A dieta cetogênica é uma dieta à base de proteínas e gorduras, em que você reduz ao mínimo o seu consumo de carboidratos. Por isso, você pode ter uma queda no desempenho físico e cognitivo, já que o cérebro e os músculos preferem carboidratos como fonte de energia. Nossa principal fonte de energia seria o açúcar no sangue, pois já está disponível para uso; outras fontes seriam o glicogênio dos músculos e do fígado. O glicogênio é uma forma de estoque de açúcar (glicose) no corpo.

O cérebro usa glicose como energia, mas ele é um tecido condicionado, ou seja, se a glicose estiver presente, ele a usa; senão, precisa mudar de combustível. Os músculos e o fígado também são tecidos condicionados, já o seu sistema nervoso central e as hemácias são obrigados a usar glicose.

Quando você passa a consumir mais gorduras e menos carboidrato, o seu corpo precisa se adaptar e começar a usar a gordura como fonte de energia, mas isso NÃO significa que você vá perder mais gordura. Lembre-se: você só perde peso se você estiver em déficit calórico, não importa o quão saudável seja sua alimentação; a lei do balanço energético é irrefutável. Note que para exercícios anaeróbicos (de alta intensidade), você precisa de glicose, e para exercícios aeróbicos, pode usar corpos cetônicos, que eu vou explicar logo mais.

Então, quando você passa a consumir mais gorduras (com pouco carboidrato, se a quantidade de carboidrato estiver alta, a dieta não funciona), começa a produzir mais corpos cetônicos, que serão a nova fonte de energia do seu corpo. Esse processo leva alguns dias para acontecer e quando ele acontece, nós dizemos que seu corpo entrou em cetose.

O problema é que o que se vê por ai hoje em dia, não é uma dieta cetogênica de verdade e sim uma low carb (baixo carbo). A dieta cetôgenica consiste em aproximadamente:

• 70-75% gorduras • 20-25% proteínas • 0-5% carboidratos

Se você fizer uma dieta muito alta em proteínas, você não entrará em cetose (usar corpos cetônicos como energia), porque a proteína é glucogeogênica (pode ser convertida em glicose). Por isso é mais interessante usar porcentagens para fazer esta dieta: quanto mais altas forem suas calorias, mais perto de ingerir 20% de proteínas você deve ficar. Apenas em casos extremos de consumo diário de 5000 calorias ou mais, você pode usar gramas por quilo de proteínas e continuar usando porcentagens para gorduras e carboidratos. De qualquer modo, a maioria das pessoas que fazem a dieta cetogênica querem perder ou manter o peso, e por isso, o número de calorias raramente chega a ser tão alto. É possível, sim, construir massa magra durante a dieta cetogênica a curto prazo; não sei se existem evidências disso a longo prazo. Isso porque você não precisa de carboidratos para estimular a síntese proteica muscular, e de qualquer maneira, você deixa de lado vários benefícios anabólicos do carboidrato. Então a pergunta seria: “É ideal construir massa magra em uma dieta cetogênica”?. A resposta provavelmente será “não”.

Muita gente propõe que essa dieta aumenta bastante a queima de gordura, mas alguns estudos compararam essa dieta com uma normal e igualaram a ingestão calórica. O problema desse experimento foi que a dieta cetogênica tinha uma quantidade de proteína maior do que a da dieta normal, e a proteína é termogênica (o efeito térmico da proteína é muito alto, e é mais fácil queimar mais calorias comendo proteínas). Quando a quantidade de proteína foi equivalente, nenhuma vantagem foi percebida em termos de queima de gordura na dieta cetogênica. Essa crença vem do fato de que, durante o início de uma dieta escassa em carboidratos, você tem uma queda brusca de peso corporal, e isso é devido à perda de água e glicogênio. Lembre que glicogênio é o estoque

de carboidratos nos músculos e fígado, e cada grama de glicogênio se liga a cerca de três gramas de água, então quanto menos carboidrato, menos glicogênio e menos água.

Eu tenho algumas razões para não gostar muito da dieta cetogênica, mas ela tem seus benefícios para algumas pessoas. Algumas pessoas se sentem bem, e acham que é uma dieta mais fácil de fazer, e se isso se aplicar a você, tudo bem; sempre indico fazer o que lhe for mais conveniente. Não adianta fazer a melhor dieta do mundo (que não existe), se você só aguenta segui-la por três dias. A dieta cetogênica beneficiaa pessoas que têm:

• Epilepsia • Alzeimer • Câncer

Estudos sugeriram que pessoas com epilepsia têm o número de convulsões reduzido grandiosamente quando entram em dieta cetogênica. Uma das causas do mal de Alzeimer seria a resistência à insulina do cérebro, ou seja, a glicose não está entrando nas células do cérebro, deixando o cérebro ficar sem combustível. E, como ele é um tecido condicionado, você pode entrar em uma dieta cetogênica e fazer com que seu cérebro mude a sua fonte de energia para uma que ele possa usar.

Existem milhares de tipos de câncer, mas existe uma hipótese que sugere que as células de câncer só usem glicose como fonte de energia. Trocando a

fonte de combustível do seu corpo para corpos cetogênicos, e diminuindo a quantidade de glicose, as células cancerígenas não vão ter combustível, e vão se multiplicar menos. Isso é o que muitos estudos têm sugerido.

NÃO estou sugerindo que você faça isso se tem alguma dessas doenças; apenas converse com o seu médico e olhe os estudos. Não sou médico e não estou usando este artigo para diagnosticar ninguém.

No documento Dieta Flexivel e Nutricao - Caio Bottura (páginas 109-113)