• Nenhum resultado encontrado

Contudo, devido ao crescimento o projeto do PET enfrenta algumas dificuldades relacionadas à pequena quantidade de alunos, apenas dois, para fazer a coleta do material em todo o bairro do Planalto Pici. Como também a resistência de alguns comerciantes em abrigar os coletores, principalmente, a aderência de grandes redes de supermercado, em sua maioria por questões burocráticas (ABREU et al 2014).

36

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O objetivo geral deste trabalho era analisar, a luz da logística reversa, o projeto do PET para o recolhimento das pilhas, uma vez que o mesmo atua no combate ao descarte inadequado desses produtos em alguns Campus da Universidade Federal do Ceará e na comunidade do bairro Planalto Pici. Este objetivo foi alcançado ao analisar a importância da destinação correta das pilhas, uma vez que as mesmas ao serem descartadas no lixo comum, podem causar danos tanto ao homem quanto ao meio ambiente.

Os objetivos específicos também foram atingidos. Primeiramente, realizou-se um levantamento bibliográfico acerca dos conceitos de logística direta e logística reversa. Constatou-se que o projeto realizado pelo PET se caracteriza como logística reversa de pós- consumo, já que recolhe pilhas exauridas. Em seguida, foi analisado o projeto do PET para a coleta e encaminhamento do material recolhido para a reciclagem, que fica a cargo de terceiros, mapeando o processo de coleta utilizado.

Em seguida, foram analisadas as dificuldades para a continuidade do projeto. Com a divulgação do projeto o número de adesões cresceu e com isso verificou-se que a maior dificuldade consiste no pequeno número de alunos que fazem a coleta nos pontos onde existem coletores, atualmente, o PET conta apenas com dois alunos para a realização desta atividade.

Com isso, sugere-se que o PET busque parcerias com PETs de outros cursos a fim de que a abrangência do projeto seja maior; informar aos alunos dos outros Campus da Universidade Federal do Ceará sobre o projeto, pois observou-se que os alunos da mesma instituição desconhecem o projeto. Bem como buscar a colaboração da iniciativa privada, uma vez que as empresas têm interesse em melhorar sua imagem institucional através de práticas ambientalmente corretas.

A principal limitação do presente trabalho foi o acesso a documentos oficiais no PET.

Este trabalho permitiu um aprofundamento na temática da logística reversa como uma prática que traz benefícios ao ambiente, já que leva a uma reflexão sobre maneiras corretas de descarte.

Como sugestão para pesquisas futuras propõe-se que sejam analisadas outras práticas ambientalmente corretas nas Universidades e como a comunidade colabora com elas.

37

Adicionalmente, pode-se aprofundar a questão sobre como é feita a gestão da integração destas práticas por parte das Instituições de Ensino Superior.

38

REFERÊNCIAS

ABREU, L.A; QUEIROS, A.R.S.; CAMPANA, L.S.; GONÇALVES, M.B.Q.C.; STEFANUTTI. Logística Reversa associada à reciclagem de pilhas e baterias. 2014 ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA. Projeto ABINEE recebe pilhas. 2015. Disponível em

<http://www.gmcons.com.br/gmclog/admin/VisualizarPostosMapaCliente.aspx> Acesso em 20 dez. 2015

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA. Pilhas e baterias: programa de recolhimento atende Resolução Conama 401, 2011. Disponível em <http://www.abinee.org.br/noticias/com78.htm> Acesso em 03 jan. 2016

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil, 2014. Disponível em

<http://www.abrelpe.org.br/panorama_apresentacao.cfm> Acesso em 12 set. 2015

BALLOU, R.H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: planejamento, organização e logística empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2001.

BOWERSOX, D.J.; CLOSS, D.J. Logística Empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimentos. São Paulo: Atlas, 2007.

BRASIL. Lei nº 12.305 de 02 de agosto de 2010. Institui Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm> Acesso em 03 nov. 2014.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente, Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução CONAMA n° 401 de 04 de novembro de 2008. Estabelece os limites máximos de chumbo, cádmio e mercúrio para pilhas, baterias comercializadas no território nacional e os critérios e padrões para o seu gerenciamento ambientalmente adequado, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 5 nov. 2008.

BRUM, Z. R.; SILVEIRA, D. D. Educação ambiental no uso e descarte de pilhas e baterias. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. Rio Grande do Sul, v. 2, n. 2, p. 205-213, 2011.

CAVALCANTE, R.D.; NASCIMENTO, E.V.; ALMEIDA, E.S; MOITA, M.H. Logística Reversa como ferramenta para a redução dos impactos ambientais: um exemplo a ser seguido no tocante a reciclagem química e o descarte de pilhas no estado do Amazonas. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 29, 2009. São Paulo. Anais.

COUNCIL OF SUPPLY CHAIN MANAGEMENT PROFESSIONALS (CSCMP). Supply Chain Management: Terms and Glossary. 2013. Disponível em: <

http://cscmp.org/sites/default/files/user_uploads/resources/downloads/glossary-2013.pdf> Acesso em 18 nov. 2014

39

CRESWELL, J.W. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

DEMAJOROVIC, J.; HUERTAS, M.K.Z.; BOUERES, J.A.; SILVA, A.G.; SOTANO, A.S. Logística Reversa: como as empresas comunicam o descarte de baterias e celulares? Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 52, n.2, mar/abr, p. 165-178, 2012.

FROTA, R.R. Análise do fluxo reverso dos bens pós-consumo de uma indústria de beneficiamento de coco: desenvolvimento de um método sustentável. 2010. Dissertação (Mestrado em Logística e Pesquisa Operacional) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. ________. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. – São Paulo: Atlas, 2010. GUARNIERI, Patrícia et al. A caracterização da logística reversa no ambiente empresarial em suas áreas de atuação: pós-venda e pós-consumo agregando valor econômico e legal. 2005. Disponível em:

<http://www.pg.utfpr.edu.br/ppgep/Ebook/ARTIGOS2005/E- book%202006_artigo%2057.pdf>. Acesso em: 06 abr. 2015.

HERNÁNDEZ, C.T. Modelo de gerenciamento da logística reversa integrado às questões estratégicas das organizações. 2010. 173f. Dissertação (Doutorado em Engenharia Mecânica na área de transmissão e conversão de energia). Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Universidade Estadual Paulista, Guaratinguetá, 2010. Disponível em

<http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra =187302> Acesso em 03 abr. 2015

INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA. Pilhas Alcalinas e zinco. Disponível em:

<http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/pilha.asp>. Acesso em 21 abr. 2015 KRAEMER, M.E; BEHLING, G.; REBELO, H.;GOEDE, W. As instituições de ensino superior rumo ao desenvolvimento sustentável. In: Simpósio Internacional de Gestão de Projetos; Simpósio Internacional de Inovação e Sustentabilidade, 2, 2013, São Paulo. Anais do II SINGEP e I S2IS. São Paulo.

LACERDA, Leonardo. Logística Reversa: uma visão sobre os conceitos básicos a as práticas operacionais. In: FIGUEIREDO, Kleber Fossati; FLEURY, Paulo Fernando; WANKE, Peter (orgs.). Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento do fluxo de produtos e recursos. São Paulo: Atlas, 2006. Cap. 39, p. 475-483.

LAKATOS, E.M; MARCONI, M.A. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed.- São Paulo: Atlas, 2010.

LEITE, P. R. Logística Reversa: meio ambiente e competitividade. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

________________. Pesquisa em Marketing: uma orientação aplicada. 6.ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

40

MILANO, C.B.; LIZARELLI, F.L. Mapeamento da Logística Reversa de pilhas e baterias: estudo de caso de um projeto proposto por uma instituição bancária. GEPROS. Gestão, Produção, Operação e Sistemas, Bauru, Ano 9, nº 1, jan-mar/2014, p.115-130

MUCELIN, C.A.; BELLINI, M. Lixo e impactos ambientais perceptíveis no ecossistema urbano. Sociedade & Natureza, Uberlândia, p. 111-124, jun.2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/sn/v20n1/a08v20n1>. Acesso em 18 nov. 2014.

NOVAES, A.G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

PEIXOTO, M. C. S. Análise dos problemas ambientais decorrentes do uso de pilhas e baterias e desenvolvimento de uma rota processual para tratamento das baterias Ni-Cd. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.

PONTINI, J. Logística Reversa: um estudo de caso do pós-venda no E-commerce da Empresa X. 2011. Disponível em

<http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/39223/000823580.pdf?sequence=1> Acesso em 07 set. 2015.

PONTINI, J; JANISSEK-MUNIZ,R. Logística Reversa: um estudo de caso do pós-venda no e-commerce de uma rede varejista. Revista Mundo Logístico, Ano 8, nº 39, mar-abr/2014. PRODANOV, C.C; FREITAS, E.C. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: <https://www.feevale.br/cultura/editora-feevale/metodologia-do- trabalho-cientifico---2-edicao> Acesso em 12 out. 2015.

SANTOS, I. E. Manual de métodos e técnicas de pesquisa científica. 9. ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2013.

SOUZA, M.A.P.; SOUZA, S.J.O.; CASTRO, M.N.; CASTRO, R.M.; MESQUITA, G.M.; SOUZA, P.C. Revista Eletrônica de Educação da Faculdade Araguaia, Goiânia, v.5, p. 130-149, 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Projeto da Engenharia Ambiental recolhe pilhas e baterias para reciclagem. Disponível em <http://www.ufc.br/noticias/noticias-de- 2014/4858-projeto-da-engenharia-ambiental-recolhe-pilhas-e-baterias-usadas-para-

reciclagem> Acesso em 10 ago. 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Pilhas coletadas por alunos de Engenharia Ambiental são enviadas para reciclagem. <http://www.ufc.br/noticias/noticias-de- 2015/6250-pilhas-coletadas-por-alunos-de-engenharia-ambiental-sao-enviadas-para- reciclagem> Acesso em 07 set. 2015.

WOLFF, E.; CONCEIÇÃO, S.V. Resíduos Sólidos: A reciclagem de pilhas e baterias no Brasil. 2001. Disponível em <

http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2001_TR104_0146.pdf> Acesso em 07 set. 2015.

41

APÊNDICE A – QUESTIONÁRIO APLICADOS AOS ALUNOS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL DA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Histórico do projeto

1. Como surgiu o projeto?

2. Há quanto tempo o projeto existe? Funcionamento do projeto

1. Como o projeto do PET é informado aos alunos da UFC e nos outros pontos de coleta? 2. Como você analisa a aceitação e colaboração da comunidade com o projeto?

3. Quais as dificuldades existentes para a implantação e continuidade do projeto? 4. Como se dá o processo de recolhimento e encaminhamento das pilhas?

 Quais são os pontos de coleta das pilhas?  Quem recolhe as pilhas nos pontos de coleta?

 Qual a frequência de recolhimento e envio do material?  Para onde as pilhas são encaminhadas após o recolhimento?  Que a empresa recebe esse material?

Documentos relacionados