• Nenhum resultado encontrado

ESTADOS EMOCIONAIS RESPOSTAS

2.4.2 Dimensões do fluxo

O fluxo não é uma variável única. Na verdade, seria melhor definido como um construto composto de diversas dimensões. Csikszentmihalyi (1990) apresenta o alto desafio e alta habilidade como fatores fundamentais para a ocorrência do fluxo. O autor afirma ainda que o fluxo depende tanto de características individuais que o antecedem quanto das conseqüências de sentimentos resultantes deste processo.

Novak et al. (2000) apresentam algumas dimensões que auxiliam no entendimento da experiência de consumo on-line, tais como: uso da internet, nível de estímulo, desafio, controle, comportamento exploratório, fluxo, atenção, nível de interatividade, grau de envolvimento, diversão, habilidades, telepresença e distorção do tempo. Várias destas dimensões se misturam com o conceito de fluxo e auxiliam na sua identificação e entendimento.

Segundo Ghani e Deshpande (1994), os dois principais elementos que caracterizam o fluxo são: concentração total em uma atividade e o prazer que deriva da mesma.

Para um melhor entendimento das dimensões do fluxo, estudadas em um ambiente virtual, buscou-se basear nas afirmações de Hoffman e Novak (1996) e Novak et al. (2000) e Ghani e Deshpande (1994), por já terem testado estas dimensões em estudos anteriores. Os autores as dividem em dois grandes grupos, sendo o primeiro denominado de antecedentes do fluxo, representado pela telepresença, interatividade, habilidade, controle, desafio, ativação e foco e o segundo conseqüentes, onde o comportamento exploratório e o efeito positivo são seus representantes.

2.4.2.1 Antecedentes do fluxo

Diversos autores que estudam o estado de fluxo afirmam que se faz necessário alguns fatores antecedentes, que permitirão a sua ocorrência, tais como:

• Telepresença - Pode ser explicada pela capacidade das pessoas se imaginarem dentro do ambiente virtual, considerando-o mais real ou dominante que o meio físico (COSTA, 2004);

• Interatividade – Experiência mediada pela rede, sem qualquer interação face-a-face com o vendedor (WU; CHANG, 2005). Definida como sendo a facilidade que o indivíduo navega pelo site, além da capacidade de resposta do mesmo, ou seja, quanto maior for à velocidade de resposta do site, maior a interatividade e consequentemente a probabilidade de se alcançar o estado de fluxo (HOFMAN; NOVAK, 1996; NOVAK et al., 2000);

• Habilidade - Se relaciona com a capacidade de navegação, nível de conhecimento do indivíduo (HOFMAN; NOVAK, 1996);

• Controle – Segundo Csikszentmihalyi (1990), para que fluxo ocorra se faz necessário se perceber no controle da situação, sem qualquer preocupação com relação à falhas e erros;

• Desafio – Na opinião de Hofman e Novak (1996), o desafio se relaciona com a capacidade de ação do indivíduo, devendo estar alinhado a habilidade, ou seja, alta habilidade e alto desafio são necessários para que o estado de fluxo ocorra;

• Ativação - Desafio e ativação são dimensões que atuam em conjunto, pois os indivíduos precisam que suas habilidades estejam compatíveis com o desafio apresentado para que possa ser levado ao estado de fluxo;

• Atenção focalizada ou concentração - Para que o fluxo ocorra se faz necessária a atenção focalizada em determinados campos. As funções de tela de computador se delineiam como um campo de estímulo delimitado e a interação entre as pessoas e o computador apresentam características com capacidade hipnótica (HOFMAN; NOVAK 1996). Ainda segundo estes autores, a atenção focalizada deriva para o envolvimento, formado pela presença relevante do ego;

Após o conhecimento dos fatores que antecedem o fluxo, e que são condicionantes para a ocorrência do mesmo apresenta-se a seguir os fatores conseqüentes do fluxo.

2.4.2.2 Conseqüentes do fluxo

Ao se estudar o estado de fluxo vivenciado pelos indivíduos, verifica-se que os mesmo apresentam dois comportamentos conclusivos: comportamento exploratório e distorção de tempo abaixo definidos:

• Comportamento exploratório - Para Hoffman e Novak (1996) os indivíduos que experimentam o fluxo têm maior probabilidade de desenvolver o comportamento exploratório, que segundo Koorzan (2003) é a capacidade de “surfar”, percorrer os diversos sites, explorando suas possibilidades. Ghani e Deshpande (1994) afirmam que quanto maior o comportamento exploratório, maior a extensão de uso da internet. Segundo estes autores, o comportamento de busca em si se torna divertido e prazeroso, independente a efetivação da compra do produto.

• Distorção do tempo - Quando se está em fluxo, é normal que o consumidor perca noção do tempo. Esta dimensão é denominada distorção do tempo. O estado de fluxo reduz a pressão do tempo (HOFFMAN; NOVAK, 1996), que parece passar mais rápido que o usual. Na opinião de Rittie (2001) o efeito da distorção do tempo pode funcionar como uma “cola”, que mantém os usuários conectados na rede.

Muitas são as conseqüências positivas que derivam do estado de fluxo. Considerando todas as dimensões relativas ao mesmo acontecendo em conjunto, pode-se dizer que a atividade passa a ser intrinsecamente divertida, podendo o indivíduo desenvolver o desejo efetivo de realizar a compra.

A diversão se apresenta então como uma conseqüência do estado de fluxo, fazendo com que o indivíduo sinta prazer na sua busca (COSTA, 2004; HOFFMAN; NOVAK, 1996).

Ainda não existe um consenso na forma de mensurar o fluxo. No quadro 10(2) a seguir, procurou-se apresentar um resumo das dimensões estudadas nesta dissertação, tomando como base para a escolha os estudos de Novak et al. (2000); Hofman e Novak (1996); Ghani e Deshpande (1994). Optou-se por não incluir a telepresença em função de estudos anteriores relacionados com compras on-line não apresentarem esta dimensão de forma específica (COSTA, 2007).

Dimensão Conceito Classificação Habilidades Relaciona-se com a capacidade de

navegação e nível de conhecimento do indivíduo.

Antecedente primário

Desafio Capacidade de ação do indivíduo,

relacionada à suas habilidades.

Antecedente primário

Atenção focada Atenção focalizada em um campo de estímulo específico.

Antecedente Controle Definido como a facilidade ou dificuldade

percebida em executar os comandos necessários para a realização da tarefa.

Antecedente

Distorção do tempo É normal que o consumidor perca noção do tempo quando está em fluxo.

Antecedente Comportamento

exploratório

Comportamento de busca, navegação entre sites.

Conseqüente Diversão Sentimento de prazer e diversão na atividade

realizada.

Conseqüente Quadro 10(2) – Dimensões do Fluxo

Fonte: Elaborado pela autora, baseado em Costa (2004); Novak et al. (2000); Hoffman; Novak (1996); Ghani; Deshpande (1994).

Além de mensurar as dimensões do fluxo, optou-se por utilizar a escala que Novak et al. (2000) propuseram para mensurar o fluxo de uma forma mais geral, em três itens, por julgar que apesar de ser uma forma simplista de mensuração do construto, pode contribuir para a confirmação do mesmo. Esta escala é elaborada com perguntas relativas a experiência do fluxo, trazendo perguntas referentes a experimentação do estado de fluxo, a freqüência em que este estado é experimentado e se a maioria do tempo o indivíduo sente que está em fluxo.

Segundo Hoffman e Novak (1996), consumidores que experimentam o estado de fluxo são mais propensos ao aprendizado resultante dessa experiência, sendo seguida do sentido de controle definido como a facilidade ou dificuldade percebida em executar os comandos necessários para a realização da tarefa.

Com base nas proposições teóricas apresentadas, busca-se no próximo tópico exibir de forma ilustrativa o desenho teórico do estudo.

Documentos relacionados