• Nenhum resultado encontrado

Dimensionamento de um Bordo de linha 93

III. CASO DE ESTUDO 72

2. D IMENSIONAMENTO DE POSTOS DE TRABALHO PADRÃO 73

2.4. Dimensionamento de um Bordo de linha 93

A realidade da fábrica mostrou que os bordos de linha existentes para a preparação dos kits apresentam diversos problemas tais como alturas excessivas, falta de espaço livre para acesso às caixas e consequentemente dificuldade na visualização das peças que se encontram dentro das mesmas.

Daqui nasceu a necessidade de se definir um novo bordo de linha standard para a fábrica, que além de permitir o fácil alcance às caixas permitisse a visualização das peças que se encontram dentro das mesmas.

Cada kit possui diferente material conforme o tipo de esquentador, mas no geral levam garantia, manual de instruções, acessórios e pilhas. Sendo assim, os colaboradores fazem o picking das respectivas peças necessárias para um saco plástico sendo este posteriormente selado.

Apesar do objectivo principal do estudo de caso se basear na definição de postos standard, o dimensionamento do bordo de linha permitiu optimizar o local de trabalho para estes colaboradores que fazem a preparação dos kits. Desta forma, conseguiu-se abranger grande parte dos colaboradores que trabalham na fábrica permitindo, através da ergonomia e antropometria, uma maior qualidade de vida, conforto e segurança para os mesmos na realização das suas tarefas diárias.

Sendo assim, definiu-se um bordo de linha com rampa de retorno e outro sem rampa de retorno para conseguir satisfazer todas as necessidades. Estes dois tipos de bordos de linha devem sem intercalados um com o outro não devendo ser utilizados independentemente. Se tal acontecer, deve ser prevista uma rampa para colocação das caixas vazias.

Na figura 54 pode-se ver o bordo de linha sem retorno e na figura 55 o bordo de linha com retorno.

Figura 54 – Bordo de linha sem retorno

Figura 55 – Bordo de linha com retorno

2.4.1. Número Máximo de Rampas e respectiva Inclinação

De acordo com as normas já referidas anteriormente, o alcance máximo não deve ultrapassar os 1600mm assim como o alcance mínimo deve ser superior a 707mm.

De acordo com esta informação e tendo em conta a inclinação das rampas, a altura das caixas (120mm) e que o último nível possui uma chapa mais inclinada determinou-se que o número máximo de rampas para o bordo de linha sem retorno é de 4.

Para o bordo de linha com retorno o número máximo de rampas é 3 visto que existe a rampa de retorno no nível superior.

De acordo com o conceito de bordo de linha, o objectivo é trabalhar directamente em todos os níveis, ou seja, o colaborador tem de ir buscar a peça ao nível em que a mesma se encontra de cada vez que necessita dela. Desta forma, para facilitar a visualização e o alcance à caixa que se encontra no nível superior do bordo de linha, definiu-se uma chapa mais inclinada do que as restantes.

Em relação ao acesso às peças que se encontram dentro das caixas, determinou-se que seria necessário haver um espaço livre de 150mm, como se pode ver pelas figuras 54 e 55, de modo a não magoar a mão de cada vez que se retira uma peça da caixa.

Em relação à inclinação das rampas estas seguem a mesma lógica do ponto 2.1.3. e portanto as rampas do bordo de linha possuem uma inclinação de 4º enquanto as chapas mais inclinadas possuem uma inclinação de 20º tanto para o bordo de linha com ou sem retorno. No caso do bordo de linha sem retorno a chapa mais inclinada possui uma profundidade de 200mm para acomodar a caixa que se encontra a ser utilizada no momento, sem que as outras lhe batam por trás. No caso do bordo de linha com retorno a chapa mais inclinada possui uma profundidade de 300mm para conseguir acomodar caixas de maiores dimensões.

Em relação às alturas das diferentes rampas e tendo em conta o comprimento das mesmas, nas tabelas 22 e 23, encontram-se todos estes dados dependendo de ser o bordo de linha sem ou com retorno.

Tabela 22– Alturas das rampas para bordo de linha sem retorno Nível Comprimento da rampa Altura da rampa para

o colaborador

Altura da rampa para o milk-run

1º Nível 1720 940 820

2º Nível 1570 1100 980

3º Nível 1420 1260 1140

4º Nível 1270 1320 1365

Tabela 23 – Alturas das rampas para bordo de linha com retorno

Nível Comprimento da rampa Altura da rampa para o colaborador

Altura da rampa para o milk-run

1º Nível 1720 940 820

2º Nível 1570 1100 970

2.4.2. Alcances às caixas

As distâncias de alcance posterior às peças que se encontram nas caixas para os bordos de linha sem ou com retorno de acordo com os diferentes níveis podem ser vistos nas tabelas 24 e 25.

Tabela 24 – Alcances posteriores para o bordo de linha sem retorno Bordo de linha

sem retorno Alcance Posterior (mm)

1º Nível 150

2º Nível 300

3º Nível 450

4º Nível 500

Tabela 25 – Alcances posteriores para o bordo de linha com retorno Bordo de linha com

retorno Alcance Posterior (mm)

1º Nível 150

2º Nível 300

3º Nível 450

4º Nível 400

2.4.3. Power Point e Construção da Mock-up

Foram definidos em Power Point a representação do bordo de linha com e sem retorno como se pode ver pelas figuras 54 e 55.

Visto este conceito ser bastante diferente de um posto de trabalho, construiu-se uma mock-up para representar este bordo de linha e verificar a sua viabilidade em termos de alturas e alcances. De acordo com a opinião das pessoas, este novo conceito de bordo de linha irá facilitar o trabalho a ser realizado devido ao espaço que existe para aceder às peças e a altura do bordo de linha facilitar o alcance às mesmas. A foto da mock-up encontra-se no apêndice D.

Documentos relacionados