• Nenhum resultado encontrado

DINÂMICA SÍNDROME.

No documento Abraham Maslow.pdf (páginas 170-200)

A NATUREZA DE DADOS PSICOLÓGICOS E METHODSl O DADO FUNDAMENTAL DE PSICOLOGIA

É difícil de dizer só o que este dado fundamental é, mas é fácil dizer o que não é. Existe muitos "nada além de" tentativas, mas todos reductive esforços falharam. Nós sabemos que o dado de princípio psicológico não é um estremeção de músculo, não um reflexo, nem uma sensação elementar, nem um neurônio, nem até um pedaço observável de comportamento público. É uma unidade muito maior, e cada vez mais psicólogos pensam que é pelo menos tão grande uma unidade quanto um adjustive ou contendendo ato, que

necessariamente envolve um organismo, uma situação, e uma meta ou propósito. Devido ao que nós dissemos sobre unmotivated reações e expressão pura, até este parece muito limitado.

Em uma palavra, nós acabar com a conclusão paradoxal que o dado fundamental de psicologia é a complexidade original que psicólogos deixaram eles mesmos para analisar em elementos ou unidades fundamentais. Se nós usarmos o conceito de dado fundamental mesmo, é certamente um pecu- 1 Este apêndice apresenta um conjunto de conclusões teóricas emergindo diretamente de dados de

pesquisas na organização da personalidade humana, sendo. Por assim dizer, só se ande à frente dos dados e firmemente baseados neles.

296 Apêndices

Mentiroso tipo de conceito, para ele se referir a um complexo e não um simplex, um todo em lugar de uma parte.

Se nós ponderarmos este paradoxo, nós devemos logo vir a entender que a procura por um dado

fundamental é propriamente uma reflexão de uma visão mundial inteira, uma filosofia científica que assume um atomistic mundo-um mundo em que coisas complexas são construídas fora de elementos simples. A primeira tarefa de s126uch um cientista então é para reduzir o assim chamado complexo para o assim chamado simples. Isto é para ser feito por análise, por boa e boa separando até que nós venhamos para o irreduzível. Esta tarefa teve sucesso bem suficiente em outro lugar em ciência, por um tempo pelo menos. Em psicologia não tem.

Esta conclusão expõe a natureza de essencialmente teórico do inteiro reductive esforço. Deve ser entendido que este esforço não seja da natureza essencial de ciência em geral. É simplesmente uma reflexão ou implicação em ciência de um atomistic, visão mundial mecânica que nós agora temos boa razão para duvidar. Atacando tais reductive esforços é então não um ataque em ciência em geral, mas bastante em um dos possíveis atitudes em direção a ciência. Nós ainda temos, porém, o problema original com que nós começamos. Vamos agora reformule a frase isto para perguntar, não O que é o princípio (irreduzível) dado de psicologia?, Mas bastante, O que é o assunto de assunto de estudo psicológico? E O que a natureza de é dados psicológicos e como poder eles ser estudado?

METODOLOGIA de HOLISTIC ANALÍTICA

Como devemos nós estudar nosso individual se não o reduzindo para seu "partes simples"? Pode ser demonstrado que isto é um problema muito mais simples que é considerado como por algum que rejeita o reductive esforço.

É necessário para entender primeira aquela objeção é feita não análise em geral mas só para o tipo particular de análise que nós chamamos redução. Não está em todo necessário para negar a validez dos conceitos de análise, de partes, etc. Nós precisamos simplesmente redefine estes conceitos de forma que eles podem permitir que nós façam nosso trabalho mais validamente e mais fruitfully.

Se nós tomarmos um exemplo, como blushing ou trêmulo ou gago, é fácil ver que nós podemos estudar este comportamento em dois modos diferentes. Por um lado nós podemos estudar isto como se estava um fenômeno isolado, discreto, auto-suficiente e compreensível nele mesmo. Por outro lado, nós podemos estudar isto como uma expressão do organismo inteiro, tentando entender isto em sua riqueza de inter- relacionamentos com o organismo e com outras expressões do organismo. Esta distinção pode ser feita clara se nós fizermos a analogia com os dois modos possíveis de estudar um órgão gostar do estômago: (1) pode ser cortado do cadáver e deitado no dissecar mesa, ou (2) pode ser estudado em situ, isto é, no vivo, func-

298 Apêndices

Ligious sentimento significa uma necessidade para apoiar-se em alguma outra fonte de força, deve se saber o individual é treinamento religioso, as compulsões externas várias para e contra religião que toca sobre o assunto, se ou não seu sentimento religioso é superficial ou fundo, se é externo ou sincero. Em uma palavra, nós devemos entender o que religião designa para ele como um individual. Então uma pessoa que vai para igreja regularmente realmente pode ser avaliada como menos religiosa que uma que não vai para igreja mesmo, porque talvez (1) ele vai evitar isolamento social, ou (2) ele vai para por favor sua mãe, ou (3) religião representa para ele não humildade mas uma arma de dominação acima de outros, ou (4) o marca como um membro de um grupo superior, ou (5) como em pai de Dia de Clarence, "Serve para as massas ignorantes e eu devo tocar junto," ou ... , e assim por diante. Ele pode em uma sensação dinâmica não estar em todo religiosa e ainda se comportam como se ele fosse. Nós obviamente devemos saber o que religião designa para ele como um individual antes de nós poder analisar seu papel na personalidade. Empinado behavioral indo para igreja pode significar praticamente qualquer coisa, e então, para nós, praticamente nada.

Outro exemplo, talvez mais notável, porque o mesmo comportamento pode significar coisas exatamente opostas psicologicamente, é aquele de politicaleconomic radicalismo. Se ele for tomado por se, quer dizer behaviorally, discretely, fora de contexto, nós conseguimos o mais confundindo resultados quando nós estudarmos sua relação para segurança . Alguns radicais estão no extremo de segurança, outros estão no extremo de insegurança. Mas se nós analisarmos este radicalismo em seu contexto total que nós podemos aprender facilmente que uma pessoa pode ser um radical porque vida não o serve para, porque ele é amargo, desapontou, ou frustrado, porque ele não tem o que outros têm. O estudo cuidadoso de tais pessoas freqüentemente mostra a eles para ser muito hostil para seus membros da raça humana em geral, às vezes conscientemente, às vezes inconscientemente. Foi dito habilmente deste tipo de pessoa que ele tende a perceber suas dificuldades pessoais como uma crise mundial.

Mas existe outro tipo de radical que é um muito diferente um tanto quanto individual embora ele vota, se comporta, e conversas da mesma maneira como os que nós acabamos de descrever. Para ele, porém, radicalismo pode ter um completamente diferente, até motivação oposta ou querendo dizer. Estas pessoas são seguras, feliz, pessoalmente contented pessoas que, porém, fora de um amor fundo para seus membros da raça humana, sinta impelido para melhorar o lote do menos afortunado, lutar injustiça ainda que não toca neles diretamente. Tais pessoas podem expressar este desejo em ninguém dos modos de uma dúzia de: Por filantropia pessoal, ou exortação religiosa, ou ensino paciente, ou atividade política radical. Suas

convicções políticas tendem a ser independentes de flutuações de renda, de calamidade pessoal, e semelhantes.

300 Apêndices

Isto. Se se veja o mundo como uma coleção de entidades intrinsecamente independentes, lá permanece ser resolvida o fato muito óbvio fenomenal que estas entidades não obstante têm que fazer um com o outro. A primeira tentativa para resolver este problema ocasionar a noção do simples billiardball tipo de causalidade em qual a coisa separada faz algo outra coisa para separada, mas em que as entidades envolvidas continuam a reter sua identidade essencial. Tal visão é fácil suficiente para manter, e realmente pareceu absoluta tão longa como a física velha deu a nós nossa teoria mundial. Mas o avanço em física e química fizeram modificação necessária. Por exemplo, a normalmente mais sofisticada fraseando hoje é em termos de causação múltiplo. É reconhecido que os inter-relacionamentos que seguram dentro do mundo são muito complexos, muito complicados para descrever da mesma maneira como nós fazemos o clicar de bolas de bilhar em uma mesa. Mas a resposta é mais freqüentemente simplesmente um complexifying da noção original em lugar de uma reestruturação básica disto. Em vez de uma causa, existem muitos, mas eles são concebidos para agir da mesma maneira-separadamente e independentes de um ao outro. A bola de bilhar está agora não batida por uma outra bola, mas por dez simultaneamente, e nós simplesmente temos que usar uma aritmética um pouco mais complicada para entender o que acontece. Os procedimentos essenciais estão ainda adição de entidades separadas em umas "e-soma" usar frase do Wertheimer. Nenhuma

mudança é sentida para ser necessária no fundamental envisagement dos acontecimentos complexos. Não importa o quão complexo o fenômeno pode ser, nenhum essencialmente novo coisa está acontecendo. Deste modo a noção de causa é estirada cada vez mais para ajustar novas necessidades até às vezes parece não ter nenhuma relação mas um histórico para o conceito velho. Realmente, porém, diferentes entretanto eles podem parecer, eles permanecem em essência a mesma, desde que eles continuam a refletir a mesma visão mundial.

É particularmente com dados de personalidade que a teoria de causalidade cai mais completamente. É fácil demonstrar aquela dentro de qualquer síndrome de personalidade, relação diferente de causal existe. Quer dizer, se nós tivéssemos que usar vocabulário causal que nós devíamos ter que dizer que toda parte da síndrome é ambas uma causa e um efeito de toda outra parte como também de qualquer agrupamento destas outras partes, e que além disso nós devíamos ter que dizer que cada parte é ambas uma causa e efeito do inteiro do qual é uma parte. Uma conclusão tão absurda é a única isto é possível se nós usarmos só o conceito de causalidade. Ainda que nós tentamos encontrar a situação introduzindo o mais novo conceito de causalidade circulara ou reversíveis nós não podíamos completamente descrever as relações dentro da síndrome nem as relações da parte para o todo.

Nem é esta a única negligência de vocabulário de causalidade com que nós devemos negociar. Existe também o problema difícil da descrição da

302 Apêndices

De convencionais causa-efeito noções é para mostrar que o organismo não é um agente passivo para que causa ou estímulos fazem algo, mas que é um agente ativo entrando em uma relação mútua complexa com a causa, fazendo algo para isto também. Para leitores da literatura psicanalítica isto é uma trivialidade, e é necessário só para lembrar ao leitor dos fatos que nós podemos ser cegos para estímulos, nós podemos torcer eles, reconstrua, ou reformem eles se eles forem torcidos. Nós podemos buscar eles fora ou evitar eles. Nós podemos peneirar eles fora e selecionar de entre eles. Ou finalmente, nós podemos até criar eles se for necessário.

Os restos de conceito de causalidade na suposição de um atomistic mundo com entidades que permanecem discreto, embora eles interagem. A personalidade, porém, não é separada de suas expressões, efeitos, ou os estímulos que encontram nisto (causas) e então pelo menos para dados psicológicos deve ser substituído por outra concepção.S Este concepção-holisticdynamics--não pode ser declarado simplesmente, desde que ele envolve reorganização fundamental de ponto de vista, mas deve ser exposto passo por passo.

DEFINIÇÃO DO CONCEITO de SÍNDROME

Concedido que um tipo mais válido de análise é possível, como então pode nós prosseguir adicional neste estudo do organismo inteiro? É claro que a resposta para esta pergunta deve depender da natureza da organização dos dados para ser anlayzed e nós devemos agora perguntar: Como a personalidade é

organizada? Como um antecedente para uma resposta de total para esta pergunta deve vir uma análise do conceito de síndrome.

Em tentar descrever as características relacionadas de selfesteem, eu obtive emprestado a síndrome de termo de medicina. Neste campo está acostumado a significar um complexo de sintomas que são normalmente achados para acontecer junto e isso são então dados nome de um unificar. Usado deste modo, a palavra tem suas negligências como também suas vantagens. Para uma coisa normalmente conota doença e anormalidade em lugar de saúde ou normality.

S cientistas Mais sofisticados e filósofos agora substituíram a noção de causalidade com uma interpretação em termos de "relações funcionais, isto é, Um ser uma função de B, ou Se Uma, então B. Muito fazendo, parece mim que eles desistiram dos aspectos nucleares do conceito de causa, quer dizer, de necessidade, e de agir em. Os coeficientes lineares simples de correlações são exemplos de declarações funcionais, que são, porém, freqüentemente usado como contrastantes com causa-efeito relações. Não serve nenhum propósito para reter a causa de palavra" se quiser dizer o muito oposto do que costumava querer dizer. Em todo caso, nós somos então partidos com os problemas de relação necessária ou intrínseca, e dos modos em que mudança acontece. Estes problemas devem ser resolvidos, não abandonados nem negou nem liquidado.

304 Apêndices

Specificities ou nós podemos estudar eles em sua unidade ou inteireza. O problema de idioma é um difícil aqui. Como nós devemos etiquetar esta unidade em diversidade? Existem várias possibilidades.

Nós podemos introduzir o conceito "sabor psicológico," usando como um exemplo um prato composto de elementos diferentes e ainda tendo um caráter próprio, por exemplo, uma sopa, um guisado, um guisado, etc.1S Em um guisado nós temos uma mistura de muitos elementos que não obstante tem um sabor sem igual. Seu sabor penetra todos os elementos do guisado e pode ser falado de separadamente de seus ingredientes isolados. Ou, se nós tomarmos a fisionomia humana que nós reconhecemos prontamente que um homem pode ter um nariz disforme, olhos muito-pequenos, orelhas muito-grandes, e ainda estão bonitas. (Uma graça atual diz, "Ele tem um rosto feio, mas nele parece bom.") Hen126u novamente nós podemos considerar qualquer um os elementos separados tomados additively, ou o todo, que, entretanto compostas de partes, ainda tem um "sabor" diferente de qualquer coisa trouxe para a inteira por qualquer parte única. A definição de síndrome que nós poderíamos derivar aqui é que é organizado de diversidades que têm um sabor psicológico comum.

Uma segunda abordagem para o problema de definições podia ser em termos de significado psicológico, um conceito que é feito muito de em atual dinâmico psychopathology. Quando sintomas de doença parecerem ter o mesmo significado (noite suando, perda de peso, certos sons em respirar, etc., toda tuberculose média) a implicação é que eles são todas as expressões diversas do unificar causa putativa faladas de acima de. Ou em discussões psicológicas os sintomas de sentimento de isolamento e de sentimento de serem repugnados ambas insegurança média porque eles são vistos como sendo incluídos neste conceito maior, mais inclusivo. Quer dizer, dois sintomas significarão a mesma coisa se eles forem ambas as partes do mesmo todo. Uma síndrome pode então ser definida em uma moda um pouco circulara como uma coleção organizada de diversidades, todas as quais tem o significado psicológico mesmo. Estes conceitos de

interchangeability, sabor, e querendo dizer, úteis entretanto eles podem ser (por exemplo na descrição do padrão de uma cultura), tenha dificuldades certas específicas teóricas e práticas que im pel procura adicional por uma satisfatória fraseando. Algumas destas dificuldades poder ser resolvidas se nós introduzirmos em nossas considerações os conceitos funcionais de motivações, metas, propósitos, ou contendendo pontarias. (Mas quietos outros problemas exigem o conceito de expressão, ou unmotivation para sua solução.) 5 "eu tive que dizer a história, não como se desenha uma linha de partiu para direito, marcando nascimento à esquerda, e morte no direito; Mas como se pondere enquanto ele vira uma relíquia em suas mãos." (Taggard, VIDA de G. e Mente de Emily Dickinson, Knopf, 1934, pág. 15.)

306 Apêndices

Soma aditiva das partes, Então também a síndrome é qualquer outra coisa que a soma aditiva de suas partes reduzidas isoladas.7 Mas existe também uma diferença importante. Em nossa definição da síndrome, a qualidade principal que caracteriza o todo (querendo dizer, sabor, ou pontaria) pode ser vista em algumas de suas partes se estas partes são não entendidas reductively, mas holistically. Claro que isto é uma

declaração teórica e nós podemos esperar achar dificuldades operacionais com isto. A maior parte do tempo nós devemos ser capazes de descobrir o sabor ou pontaria do comportamento específico só por

compreensão a inteira da qual é uma parte. E ainda, existem suficiente exceções a esta regra para nos convencer que a pontaria ou sabor inheres na parte como também no todo. Por exemplo, freqüentemente nós podemos deduzir ou deduzir o inteiro de uma parte dada única, por exemplo, nós ouvimos uma pessoa rir uma vez só e nós estamos quase certos que ele se sente inseguro; Ou nós podemos conhecer muita sobre auto-estima da mulher em geral simplesmente por sua escolha de roupas. Está claro que concedido que tal julgamento de uma parte normalmente não é tão válido como um julgamento do todo.

O segundo critério de Ehrenfels era aquele de transposability de elementos dentro de um todo. Deste modo uma melodia retém seu identificar até quando tocou em uma chave diferente com todas as notas únicas sendo diferente nos dois casos. Este se assemelha ao interchangeability dos elementos em uma síndrome. Os elementos que têm a mesma pontaria são intercambiáveis ou dinamicamente sinônimas um com o outro; Então também são notas diferentes que têm o mesmo papel em um melody.8

Em geral ele pode ser dito que os psicólogos de Gestalt concordaram com definição original do Wertheimer, que um todo é significante quando um demonstrável, mútuo dependency existe entre suas partes. A

declaração que o todo é diferente da soma de suas partes, enquanto verdadeiras e muito freqüentemente demonstráveis, é menos útil como um conceito de laboratório de trabalho e está freqüentemente sentido para ser muito vago por psicólogos de uma tradição diferente, desde o problema de definição e

caracterização do todo permanece até depois da demonstração de sua existência.

Aparentemente o problema de uma definição positiva de um Gestalt não pode ser considerado completamente resolvido se nós também exigirmos que esta definição ser heurística, executável, e concreto, e que é capaz de forçar aceitação por psicólogos de uma tradição diferente (aderindo para um atomistic, visão mundial mecânica). existem muitas razões para esta dificuldade, mas eu

7 Ele é uma pergunta, porém, se a síndrome é qualquer outra coisa que a soma de suas partes tomados holistically. As partes por redução podem adicionar em cima só para um e-soma; As partes de um todo podem, porém, muito bem está pensado sobre como adicionando até o organizado inteiro se as várias condições desta declaração são definidas em um modo específico.

308 Apêndices

O exemplo de radicalismo seguro mencionou desejo antes, geral ajudar humanidade pode acontecer ou em radicalismo ou filantropia ou generosidade para vizinhos ou em dar níqueis para mendigos e passos pesados. Em um caso desconhecido, dos quais nós sabemos só que ele é seguro, pode se predizer com grande certeza que ele mostrará a alguma expressão de generosidade ou interesse social; Mas o que exatamente será não poderá ser predito. Tais sintomas de equivalente ou expressões podem ser chamados intercambiáveis. DETERMINAÇÃO CIRCULARA

As melhores descrições deste fenômeno vieram de psychopathological estudos, por exemplo, do Horney (197) conceito do círculo maligno que é um caso especial de determinação circulara. Horney é ser uma tentativa para descrever o fluxo ininterrupto de interação dinâmica dentro de uma síndrome, por meio de que ninguém parte está sempre afetando toda outra parte em um pouco de modo e é na sua vez sendo afetado por todas outras partes, a ação inteira simultaneamente continuando.

Complete dependência neurótica implica expectativas que devem ser contrariadas. Isto necessário contrariando cria raiva adicional para aquela provavelmente já envolvida pela admissão de debilidade e helplessness implícito em dependência completa. Esta raiva, porém, tende a ser dirigida contra a muito pessoa em quem se é dependente e por de quem ajuda uma esperanças para evitar catástrofe, e tal raiva imediatamente principal para culpabilidade, ansiedade, medo de vingança, etc. Mas estes estados estão

No documento Abraham Maslow.pdf (páginas 170-200)

Documentos relacionados