• Nenhum resultado encontrado

DIREITO CONSTITUCIONAL

No documento TRT TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO (páginas 28-34)

DIREIT

O

C

ONSTITUCIONA

l

FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA

1. (TRT 15ª REGIÃO-SP – ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA – FCC – 2018) Nos termos da Constituição Federal e de acordo com a jurisprudência

do Supremo Tribunal Federal (STF), sendo o Ministério Público instituição perma-nente, essencial à função jurisdicional do Estado,

a) não possui legitimidade para a propositura de ações judiciais em defesa dos interesses da população indígena, cabendo tal prerrogativa aos procurado-res da autarquia federal incumbida dessa defesa.

b) o princípio da independência funcional garante aos seus membros liberda-de liberda-de convicção, cabendo à chefia a edição liberda-de normas liberda-de orientação para a padronização da atuação jurídica da instituição.

c) a seus membros é garantida vitaliciedade após três anos de efetivo exercí-cio, não podendo perder o cargo senão por sentença judicial transitada em julgado.

d) possui legitimidade para promover ação civil pública para proteção de in-teresses coletivos, inclusive com a finalidade de impugnar a cobrança de tributos ou pleitear sua restituição.

e) a seus membros é vedado o exercício da advocacia perante o juízo ou tribu-nal no qual tenham atuado, antes de decorridos três anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração.

2. (TRT 1ª REGIÃO-RJ – ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA – INSTITU-TO AOCP – 2018) Os litígios entre organismos internacionais, de um lado, e Estados

membros da Federação brasileira, de outro, são de competência

a) originária do Superior Tribunal de Justiça e, mediante recurso ordinário, do Supremo Tribunal Federal.

b) do Superior Tribunal de Justiça, mediante recurso ordinário, e do Supremo Tribunal Federal, nas hipóteses de cabimento de recurso extraordinário. c) do Superior Tribunal de Justiça, nas hipóteses de cabimento de recurso

es-pecial, e do Supremo Tribunal Federal, nas hipóteses de cabimento de recur-so extraordinário.

d) ordinária da Justiça Federal.

e) originária do Supremo Tribunal Federal.

3. (TRT1ª REGIÃO-RJ – ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA – INSTITUTO AOCP – 2018) O Ministério Público do Trabalho, órgão bastante atuante junto à

Justiça do Trabalho, está sujeito ao controle da atuação administrativa e financeira exercido pelo Conselho Nacional do Ministério Público. Acerca do exposto, de acor-do com o que dispõe a Constituição Federal, assinale a alternativa correta.

a) O Conselho Nacional do Ministério Público compõe-se de doze membros nomeados pelo Presidente da República.

DIREIT O C ONSTITUCIONA l 256

b) O Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ofi-ciará junto ao Conselho Nacional do Ministério Público.

c) Os mandatos dos membros do Conselho Nacional do Ministério Público terão duração de três anos, admitida uma recondução.

d) Compete ao Procurador-Geral da União presidir o Conselho Nacional do Ministério Público.

e) O Conselho Nacional do Ministério Público será composto, dentre outros membros, de três advogados, indicados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

4. (TRT 24ª REGIÃO-MS – TÉCNICO JUDICIÁRIO-SEGURANÇA – FCC – 2017) De

acordo com a Constituição Federal, o Ministério Público

a) é instituição permanente, com os seguintes princípios institucionais: unida-de, indivisibilidade e independência funcional.

b) possui autonomia funcional, não havendo autonomia administrativa, em ra-zão da sua subordinação ao Poder Executivo.

c) possui autonomia funcional, não havendo autonomia administrativa, em ra-zão da sua subordinação ao Poder Judiciário.

d) elaborará sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei Orgânica da Magistratura.

e) elaborará sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos no Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal.

DIREITOS DA NACIONALIDADE

5. (TRT 15ª REGIÃO-SP – ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA – FCC – 2018) O vínculo jurídico político que liga um indivíduo a um certo e determinado

Estado, fazendo deste indivíduo um componente do povo e capacitando-o a exigir sua proteção e sujeitando-o ao cumprimento de deveres impostos é denominado.

a) soberania. b) nacionalidade.

c) dignidade humana. d) legitimidade ativa. e) elegibilidade.

6. (TRT 24ª REGIÃO-MS – TÉCNICO JUDICIÁRIO-SEGURANÇA – FCC – 2017)

Cra-vo Carvalho, 50 anos de idade, é brasileiro naturalizado, brilhante adCra-vogado com seis livros publicados e mais de quinze anos de efetiva atividade profissional, com notável saber jurídico e reputação ilibada. De acordo com a Constituição Federal, Cravo Carvalho poderá ocupar cargo de

a) Ministro de Estado da Defesa. b) Oficial das Forças Armadas.

c) Ministro do Supremo Tribunal Federal. d) Ministro do Superior Tribunal de Justiça. e) Presidente do Senado Federal.

DIREIT O C ONSTITUCIONA l GABARITO COMENTADO 1.

Em “a”, conforme o art. 129 – São funções institucionais do Ministério Público: V – defender judicialmente os direitos e interesses das populações indígenas. Em “b”, conforme o art. 127 , § 2º – Ao Ministério Público é assegurada

autono-mia funcional e administrativa, podendo, observado o disposto no art. 169,

pro-por ao Poder legislativo a criação e extinção de seus cargos e serviços auxiliares, provendo-os por concurso público de provas ou de provas e títulos, a política remuneratória e os planos de carreira; a lei disporá sobre sua organização e fun-cionamento.

Em “c”, conforme o art. 128, I – as seguintes garantias: a) vitaliciedade, após 2 anos de exercício, não podendo perder o cargo senão por sentença judi-cial transitada em julgado.

Em “d”, conforme o Art. 129 – São funções institucionais do Ministério Público: III – promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivo. Em “e”, conforme o art. 128, § 6º – Aplica-se aos membros do Ministério Público o disposto no art. 95, Parágrafo único – Aos juízes é vedado: V – exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos 3 anos do afastamen-to do cargo por aposentadoria ou exoneração.

GABARITO OFICIAL: E 2.

Em “a”, de acordo com o art. 127, § 1º – São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.

Em “b”, é previsto Constitucionalmente. Art. 128, §5º – I – as seguintes garantias: a) vitaliciedade, após dois anos de exercício, não podendo perder o cargo senão por sentença judicial transitada em julgado.

Em “c”, de acordo com o art. 127, § 2º – Ao Ministério Público é assegurada au-tonomia funcional e administrativa, podendo, observado o disposto no art. 169, propor ao Poder legislativo a criação e extinção de seus cargos e serviços au-xiliares, provendo-os por concurso público de provas ou de provas e títulos, a política remuneratória e os planos de carreira; a lei disporá sobre sua organização e funcionamento.

Em “d”, de acordo com o art.128, § 2º – A destituição do Procurador-Geral da República, por iniciativa do Presidente da República, deverá ser precedida de au-torização da maioria absoluta do Senado Federal.

Em “e”, de acordo com o art.128, § 4º – Os Procuradores-Gerais nos Estados e no Distrito Federal e Territórios poderão ser destituídos por deliberação da maioria absoluta do Poder legislativo, na forma da lei complementar respectiva.

DIREIT O C ONSTITUCIONA l 268 3.

Em “a”, de acordo com art. 130-A – O Conselho Nacional do Ministério Público compõe-se de quatorze membros nomeados pelo Presidente da República, de-pois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal, para um mandato de dois anos, admitida uma recondução, sendo incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004.

Em “b”, em consonância com o art. 130-A, § 4º – O Presidente do Conselho Fede-ral da Ordem dos Advogados do Brasil oficiará junto ao Conselho.

Em “c”, de acordo com o art. 130-A – O Conselho Nacional do Ministério Público compõe-se de quatorze membros nomeados pelo Presidente da República, de-pois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal, para um mandato de dois anos, admitida uma recondução, sendo incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004.

Em “d”, de acordo com o art.130-A, I – o Procurador-Geral da República que o preside.

Em “e”, de acordo com o Art. 130-A, V – dois advogados, indicados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

GABARITO OFICIAL: B 4.

Em “a”, em conformidade com o art.127 da CF de 1988 – O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo--lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. § 1º – São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.

Em “b” e “c”, de acordo com o art. 127, § 2º – Ao Ministério Público é assegurada autonomia funcional e administrativa, podendo, observado o disposto no art. 169, propor ao Poder legislativo a criação e extinção de seus cargos e serviços auxiliares, provendo-os por concurso público de provas ou de provas e títulos, a política remuneratória e os planos de carreira; a lei disporá sobre sua organização e funcionamento.

Em “d” e “e”, de acordo com o art. 127, § 3º – O Ministério Público elaborará sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orça-mentárias.

GABARITO OFICIAL: A 5.

Em “a”, a soberania é atributo apenas da República Federativa do Brasil (RFB), do Estado federal em seu conjunto. A União é quem representa a RFB no plano inter-nacional (art. 21, I), mas possui apenas autonomia, jamais soberania.

Em “b”, nacionalidade é o vínculo jurídico-político entre o Estado soberano e o indivíduo, que torna este um membro integrante da comunidade que constitui o Estado.

Em “c”, conjunto de princípios e valores que têm a função de garantir que cada ci-dadão tenha seus direitos respeitados pelo Estado. O principal objetivo é garantir o bem-estar de todos os cidadãos.

DIREIT

O

C

ONSTITUCIONA

l

Em “d”, qualquer pessoa física ou jurídica, nacional ou estrangeira pode ser legi-timado ativo.

Em “e”, A capacidade eleitoral ativa representa o direito de alistar-se como eleitor (alistabilidade) e o direito de votar; por sua vez, a capacidade eleitoral passiva re-presenta o direito de ser votado e de se eleger para um cargo público (elegibili-dade).

GABARITO OFICIAL: B 6.

Macete: MP3.COM

Ministro do Supremo Tribunal Federal; Presidente e Vice da República; Presidente do Senado Federal; Presidente da Câmara dos Deputados; Carreira Diplomática;

Oficial das Forças Armadas; Ministro de Estado da Defesa.

Cavo Carvalho poderá ocupar o cargo de Ministro do STJ. Restando as alternati-vas “a”, “b”, “c”, e “e”, incorretas.

No documento TRT TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO (páginas 28-34)

Documentos relacionados