• Nenhum resultado encontrado

DIRETOR ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO – FEVEREIRO 2008 ATÉ ATUALIDADE

4. Análise SWOT da Experiência Profissional

4.3. DIRETOR ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO – FEVEREIRO 2008 ATÉ ATUALIDADE

Em fevereiro de 2008 foi-me proposta a coordenação e direção do Departamento Administrativo e Financeiro.

52 3. Caracterização da Entidade Empregadora

Uma das ideias da administração seria cessar o contrato de outsourcing para a área contabilístico-financeira, mantido até então, para que essas funções passassem a ser desempenhadas internamente. Várias áreas da empresa como a contabilidade analítica, compras, relacionamento com a banca e processamento salarial, eram dirigidas e efetuadas por diversas pessoas, tanto em Portugal, como em Espanha, quer a nível interno e externo.

Com a renovação administrativa e financeira que me propunham, a principal ideia foi criar um departamento na empresa que desempenhasse todas essas funções, para assim aproveitar bastantes ganhos de sinergias no âmbito financeiro e de desempenho.

Uma das minhas primeiras funções como Diretor Administrativo e Financeiro foi a implementação de um novo software de gestão, o PHC, em toda a estrutura administrativa da FOCSA.

Foi um dos desafios mais difíceis, até agora, na minha vida profissional, mas, como todos os outros, consegui ultrapassar e superar todas as espectativas da Administração.

4.3.1. FUNÇÕES

Como Diretor Administrativo e Financeiro, as principais funções que desempenho enquadram-se nas áreas financeira, contabilística, controlo de custos e recursos humanos. Assim, compete-me:

- Coordenar uma equipa de seis pessoas, todas elas do Departamento Administrativo e Financeiro da FOCSA. Em cada delegação (Mirandela, Moncorvo, Vila Real, Marco de Canaveses e Porto) existe um colaborador responsável pelos processos administrativos e financeiros, como por exemplo, lançamentos de gestão, preenchimento de folhas de horas para processamento de salários, controlo de consumos e stock, etc.

- Responsável de, no final de cada mês, receber toda a documentação de gestão de cada delegação e contabiliza-la, utilizando o software PHC.

- Responsável por, uma vez encerrada a contabilidade do mês, proceder ao envio dos dados para a sede da FCC em Madrid, já com a consolidação para a contabilidade espanhola efetuada. É importante referir que temos, também, contabilidade analítica, onde podemos analisar os gastos e as vendas por centro de custo. Esta informação é, também, reportada por mim para a sede da FCC em Madrid, para que possa ser agrupada com todas as outras contabilidades da totalidade das empresas

53 3. Caracterização da Entidade Empregadora

do Grupo FCC. Deste modo, mais do que ser o responsável pela elaboração de toda a informação contabilística da empresa, sou, também, responsável pela sua análise e monotorização.

- Coordenar, liderar e organizar mensalmente uma reunião, com os responsáveis pela gestão, onde é analisada toda a informação contabilística resultante da atividade mensal /acumulada e da atividade orçamental. Nesta reunião são analisados possíveis desvios, que são estudados ao pormenor, procurando a sua resolução, sendo, para tal, definidos processos de controlo.

- Coordenar e realizar o contacto com os Revisores Oficiais de Contas da empresa, que, atualmente, são da Pricewaterhousecoopers.

- Coordenar e realizar o contacto direto com os bancos, Estado, fornecedores e clientes. - Elaborar, no final de cada mês, o processamento salarial da empresa, que engloba, atualmente, 180 funcionários.

- Responsável pelo pagamento dos impostos e da Segurança Social. - Administrar e coordenar o Departamento Central de Compras.

- Elaborar todos os Projetos de Investimento e, em colaboração com a área de produção, realizar os diferentes estudos para os concursos públicos.

4.3.2. APLICAÇÃO DE CONTEÚDOS

Nesta minha função na empresa, que desempenho até hoje, foi, sem dúvida, onde a aprendizagem obtida nas diferentes disciplinas, da licenciatura em Economia, mais me apoiou.

Utilizo, quase na totalidade, os conhecimentos de todas as disciplinas frequentadas na licenciatura, mas destaco as seguintes:

Contabilidade Geral I e II – na organização e contacto com fornecedores e clientes ter

apreendido conhecimentos na área contabilística proporcionou em mim uma maior facilidade em resolver problemas de pagamentos, faturação a clientes e de fornecedores.

Contabilidade Analítica I e II – Estando a contabilidade da empresa subdividida em centros

de custo, os conhecimentos em contabilidade analítica ajudaram-me a entender melhor todo o processamento contabilístico das receitas e gastos da empresa.

54 3. Caracterização da Entidade Empregadora

Técnicas de Análise Económica - Na elaboração de rácios financeiros, económicos e para

cálculos de juros, os conteúdos da disciplina de Técnicas de Análise Económica ajudaram-me a melhorar esta divisão na empresa.

Informática para Economistas – disciplina importante como facilitadora na utilização das

diversas ferramentas de trabalho na área informática.

Marketing – Todos os conhecimentos adquiridos na disciplina de marketing foram

importantes sempre que fui solicitado a opinar sobre este assunto na empresa.

Economia do Ambiente – Dado o setor de atividade da minha carreira profissional, esta

disciplina ajudou-me a assimilar a grande importância das questões ambientais na criação de valor de uma empresa e na própria sociedade.

Introdução ao Direito e Direito Economico e Comercial – É sempre importante o

conhecimento na área do direito económico e comercial quando lidamos diariamente com cruzamentos de interesses entre vários intervenientes nos negócios.

Economias dos Recursos Humanos – Os conhecimentos no âmbito do funcionamento dos

recursos humanos foram importantes na resolução de problemas que surgiram no desempenho desta minha função e da otimização das práticas adotadas nesta área.

Fiscalidade da Empresa e Auditoria – Os conteúdos programáticos destas disciplinas

também foram importantes no dia-a-dia do desempenho das minhas funções.

Introdução à Economia I e II – As bases que esta disciplina criou em mim na compreensão

de todo o mecanismo económico facilitou o meu relacionamento com profissionais do mesmo setor. Análise de Programas e Projetos Económicos – Ajudou-me bastante na elaboração do meu próprio ficheiro de Projetos de Investimento os primeiros conhecimentos adquiridos com a frequência desta disciplina.

4.3.3. ANÁLISE SWOT 4.3.3.1 PONTOS FORTES

55 3. Caracterização da Entidade Empregadora

- Forte desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades de liderança de Equipas de Trabalho.

- Autonomia na Gestão de todo o processo Administrativo e Financeiro na empresa.

4.3.3.2 PONTOS FRACOS

- Ser responsável por funções nunca antes desempenhadas.

4.3.3.3 OPORTUNIDADES

- Crescimento da empresa.

- Possibilidades de internacionalização dentro do GRUPO.

4.3.3.4 AMEAÇAS

- Não conseguir realizar, com aprovação superior, o trabalho que me foi confiado.

- A empresa ser vendida na reestruturação que está a ser implementada dentro do GRUPO FCC.

4.3.4. AVALIAÇÃO FINAL

Com apenas 26 anos foi-me dada a responsabilidade de ser o máximo responsável do Departamento Administrativo e Financeiro de uma empresa com uma faturação a rondar os 7.000.000 € e com aproximadamente 200 colaboradores.

Até ao dia de hoje, desempenhei com sucesso a função para a qual fui escolhido e confiado. Desenvolvi muitas mais capacidades do que estava à espera, e abarquei a responsabilidade de muitos mais departamentos, como o de compras, recursos humanos e auditoria.

56 3. Caracterização da Entidade Empregadora

Neste momento e com a reestruturação do Departamento Administrativo e Financeiro quase concluída, procuro outras metas para poder atingir. Enveredar pela área comercial poderá ser uma possibilidade.

5. Notas Conclusivas

Toda a minha experiência profissional decorreu na empresa FOCSA, Serviços de Saneamento Urbano de Portugal, S.A., detida a 100% pelo Grupo espanhol FCC – Fomento de Contrucciones y Contratas S. A.

Numa primeira fase como Trainee, no aterro localizado em Vila Flor. Passando depois para Marco de Canaveses como Chefe de Serviços e em 2008 abraçando a direção e coordenação do Departamento Administrativo e Financeiro da empresa.

Se tentasse desenhar uma carreira ótima, no final da licenciatura, para chegar ao posto onde cheguei e que desempenho na atualidade, dificilmente seria diferente da que na realidade percorri.

57 3. Caracterização da Entidade Empregadora

A passagem pelo aterro sanitário, durante aproximadamente um ano, fez-me vivenciar de perto a frente de trabalho não só por parte dos cantoneiros de recolha, limpeza e motoristas como também dos mecânicos, e serralheiros.

Em Marco de Canaveses a responsabilidade subiu em flecha e tive que me adaptar rapidamente às necessidades da empresa, que eram a de prestar um ótimo serviço no concelho de Marco de Canavezes ao mais baixo custo e preparar tudo para que fossemos os adjudicatários no concurso público internacional para sete anos. Muitas dificuldades (logísticas, recursos humanos, materiais, etc) tive de ultrapassar para concluir com êxito a função que me foi entregue. No final, ganhámos o concurso público internacional para os próximos sete anos.

Concluindo com sucesso esta tarefa, foi-me proposta a liderança do Departamento Administrativo e Financeiro, área na qual percorri todo o meu trajeto académico e para a qual tencionava ir para obter uma experiência profissional com o objetivo de melhorar o meu currículo.

Durante o desempenho de todas estas atividades sempre procurei não descorar a vertente da formação. Além de formações em matérias específicas e pontuais destaco a Pós Graduação em Direção de Empresas na Porto Business School que juntamente com a Licenciatura em Economia na UTAD me estão a proporcionar ter conhecimentos para ultrapassar todas as dificuldades do meu dia- a-dia profissional.

Sublinho, também, que estou já inscrito e frequentarei o MBA Internacional da Católica Porto Business School que terá o seu início no dia 13 de setembro. Espero que me prepare não só para o mercado interno mas também para o mercado global.

Trabalhar numa empresa pertencente a um Grupo tão grande e eclético como FCC não só me deu/dá oportunidade de lidar com muitas pessoas de diferentes países como também conhecer a organização interna de uma multinacional.

58 3. Caracterização da Entidade Empregadora

Em suma, tenho como objetivo trabalhar na Direcção ou Administração de Empresas, e todo o meu percurso profissional, até hoje desenvolvido, proporcionou-me a oportunidade de percorrer os mais importantes sectores e departamentos de uma empresa. Espero que este ecletismo me prepare para futuros desafios.

Com a realização deste trabalho penso que consegui sintetizar todo o meu percurso profissional e toda a evolução da minha carreira, até à data.

BIBLIOGRAFIA

APA. (2008). Caracterização da Situação dos Resíduos Urbanos em Portugal Continental em 2006. Agência Portuguesa do Ambiente, MAOTDR.

ERSAR (2010). Relatório Anual do Sector de Águas e Resíduos em Portugal, vol. 1, 2 e 3. ERSAR. Lisboa

ERSAR (2012). Relatório Anual do Sector de Águas e Resíduos em Portugal, vol. 1, 2, 3 e 4. ERSAR. Lisboa

FCC (2013). Relatório de Gestão e Contas 2012 FOCSA (2006). Relatório de Gestão e Contas 2005 FOCSA (2007). Relatório de Gestão e Contas 2006 FOCSA (2008). Relatório de Gestão e Contas 2007 FOCSA (2009). Relatório de Gestão e Contas 2008 FOCSA (2010). Relatório de Gestão e Contas 2009 FOCSA (2011). Relatório de Gestão e Contas 2010 FOCSA (2012). Relatório de Gestão e Contas 2011 FOCSA (2013). Relatório de Gestão e Contas 2012

HOGG,D. Eunomia Research and Consulting (sem data). Financing and Incentive Schemes for Municipal Waste Management. Final Report to Directorate General Environment, European Commission.

60 Bibliografia

LEVY, J., CABEÇAS, A. (2006). Resíduos Sólidos Urbanos – Princípios e Processos, Associação de Empresas Portuguesas para o Sector do Ambiente, Lisboa.

LEVY, J., TELES, M., MADEIRA, L. e PINELA, A. (2002). Mercado dos Resíduos em Portugal, Associação de Empresas Portuguesas para o Sector do Ambiente, Lisboa.

MARQUES, R. (2005). Regulação de Serviços Públicos, Edições Sílabo, Lda. Neves, J. C. (2005) Análise Financeira - Técnicas Fundamentais, Texto Editora Neves, J. C. (2005) Avaliação da performance estratégica da empresa, Texto Editora Padrão, Rui (2010). Finanças Empresariais – EGP UPBS – Porto

SITES CONSULTADOS (ATÉ DIA 29-07-2013) http://www.focsa.pt/ http://www.fcc.es/fccweb/index.html http://www.ersar.pt/website/ http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_main http://www.utad.pt/vPT/Paginas/HomepageUtad.aspx http://www.ambienteonline.pt/ http://aguaeambiente.ambienteonline.pt/noticias/ http://www.interempresas.net/Equipamiento_Municipal/Articulos/109263-Empresas-privadas-y- publicas-se-reparten-el-servicio-de-recogida-de-basuras-en-Espana.html

Documentos relacionados