• Nenhum resultado encontrado

De acordo com a SEEDUC-RJ, com o intuito de melhorar a gestão pedagógica e a qualidade do ensino, e considerando a necessidade de atender de forma mais imediata e dinâmica às necessidades regionais, com ênfase na descentralização de rotinas, racionalização dos recursos humanos e um melhor acompanhamento do trabalho técnico-pedagógico, o Governador do Estado do Rio de Janeiro, através do Decreto nº 42.838 de 04 de fevereiro de 20118, transformou a estrutura básica da Secretaria de Estado de Educação de 30 (trinta) coordenadorias regionais em 14 (quatorze) Diretorias Regionais9 Administrativas e Pedagógicas, além da Diretoria Especial de Unidades Escolares e Socioeducativas (DIESP).

Segundo o referido decreto em seu Art. 7º, as Regionais Pedagógicas terão as seguintes atribuições:

I- acompanhar a implantação da metodologia de gestão escolar;

II- participar do processo das avaliações externas e diagnósticas, acompanhando permanentemente os resultados dos indicadores;

III- supervisionar a implantação de programas e projetos pedagógicos; IV- supervisionar o cumprimento do regimento, calendário escolar, matrícula

e frequência, em consonância com as diretrizes da SEEDUC; V- supervisionar as inspeções realizadas nas Unidades Escolares, de

acordo com as diretrizes da SEEDUC;

VI- acompanhar e oferecer suporte à formação dos profissionais da rede estadual de sua área de abrangência;

VII- realizar a interface com a Regional Administrativa e áreas técnicas da SEEDUC, apontando as necessidades das Unidades Escolares, com foco pedagógico.

Já as Regionais Administrativas, apesar de trabalharem em consonância com as Regionais Pedagógicas, pois acumulam as atribuições, são definidas no Art. 8º, as atribuições específicas:

I- orientar e acompanhar a aquisição de bens e serviços pelas Unidades Escolares;

II- planejar a distribuição dos recursos financeiros de acordo com as necessidades da Regional Administrativa, da Regional Pedagógica e das Unidades Escolares, em consonância com as diretrizes da SEEDUC;

8 Disponível em: <http://download.rj.gov.br/documentos/10112/374646/DLFE- 23505.pdf/decreto428382011.pdf>. Acesso em: 22 set. 2016.

9 Regionais: Baixadas Litorâneas, Centro Sul, Médio Paraíba, Metropolitana I, Metropolitana II, Metropolitana III, Metropolitana IV, Metropolitana V, Metropolitana VI, Metropolitana VII, Noroeste Fluminense, Norte Fluminense, Serrana I e Serrana II. (RIO DE JANEIRO, 2014 b)

III- orientar e acompanhar a prestação de contas dos recursos financeiros da Regional Administrativa, da Regional Pedagógica e das Unidades Escolares, em consonância com as diretrizes da SEEDUC;

IV- controlar e orientar os processos administrativos e de pessoal das Unidades Escolares a partir das diretrizes da SEEDUC;

V- supervisionar as obras da rede física e controle patrimonial nas Unidades Escolares, de maneira a garantir a execução conforme padrão de qualidade da SEEDUC;

VI- realizar a interface com a Regional Pedagógica e áreas técnicas da SEEDUC, apontando as necessidades das Unidades Escolares, (Administrativa, Financeira, Pessoal, Infraestrutura e Tecnologia com foco pedagógico).

VII- supervisionar e acompanhar os serviços e bens contratados cuja execução e entrega, respectivamente, sejam nas Unidades Escolares ou nas sedes das Regionais, em colaboração com o gestor do contrato.

Neste novo formato, a SEEDUC-RJ distribuiu as 1357 escolas pelas Regionais para que esse acompanhamento fosse mais próximo possível da realidade regional de cada município.

Na figura 4 é apresentado o mapa geográfico do estado do Rio de Janeiro com a divisão das Regionais Administrativas e Pedagógicas, conforme determinado pelo Decreto 42.838, de 04 de fevereiro de 2011. As 14 diretorias regionais estão distribuídas entre a região metropolitana, totalizando sete, e os municípios do interior, mais sete.

Figura 4: Regionais Administrativas e Pedagógicas / SEEDUC-RJ

A Regional Serrana I10, com sede em Petrópolis, atende sete municípios, com um total de 75 escolas públicas nas modalidades de Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Curso Normal, Ensino Médio Integrado, Dupla Escola e Educação de Jovens e Adultos. Contudo, por motivos operacionais, os municípios de Guapimirim, Itaboraí, Magé e Tanguá, pertencentes à região metropolitana segundo a Lei Complementar Estadual n. 130/2009, integram a regional Serrana I.

O presente estudo de caso se passa em Teresópolis, município localizado na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, ocupando uma área de 770.601km² e, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população em 2015 era de 175.060 habitantes, sendo então o 18º município mais populoso do estado. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,730.

A região onde atualmente situa-se Teresópolis era habitada no século XVI por índios timbiras, antes mesmo da chegada dos portugueses. Certo progresso foi visto quando os escravos que fugiam das plantações de cana da Baixada formaram o Quilombo da Serra. A fazenda de Santo Antônio, como foi chamada, posicionava-se no caminho que ligava a Corte Real até a província das Minas Gerais, onde o primeiro povoamento de maior importância foi formado. Após ser escolhido como ponto de repouso aos comerciantes que vinham de Minas até o Porto da Estrela, o povoado começou o seu lento processo de progressão. Em 6 de julho de 1891 elevou a freguesia à condição de município, emancipando-a de Magé e nomeando-a de Teresópolis, em homenagem à imperatriz Teresa Cristina, que havia falecido dois anos antes. Desde então, a cidade se desenvolveu rapidamente, após a chegada e, posteriormente, a desativação do trem, para dar lugar à rodovia Rio-Teresópolis, que liga a cidade até a capital. [...] Formada por três distritos, 49 bairros oficiais e outras localidades mais afastadas do centro urbano, tem sua identidade ligada diretamente ao turismo natural, abrigando uma sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e Estadual dos Três Picos, além de ser sede do Centro de treinamento da Seleção Brasileira de Futebol, no bairro da Granja Comary, e de contar com outras edificações com valor histórico, cultural ou ambiental, embora muito da história não tenha sido preservada nesses monumentos. (TERESÓPOLIS, 2016).

Município de pequeno porte, Teresópolis, conta com 09 escolas estaduais no atendimento ao Ensino Fundamental II e Ensino Médio e uma dessas escolas está situada no centro da cidade, com 89 anos de atividades: o Colégio São Pedro – CSP, objeto desta pesquisa.

10 A Regional Serrana I é composta pelos municípios de Teresópolis, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Magé, Guapimirim, Itaboraí e Tanguá.

O presente estudo de caso privilegia a análise dos dados do Colégio São Pedro através da composição da equipe gestora e docente, da estrutura física, dos projetos desenvolvidos, dos resultados de proficiência na avaliação do SAERJ de Língua Portuguesa e Matemática, da distribuição dos alunos da 3ª série do ensino médio por padrão de desempenho, das taxas de rendimento, com apresentação dos percentuais de aprovação, reprovação e abandono ao longo da série histórica de acompanhamento, de 2011 a 2015.