• Nenhum resultado encontrado

DIRETRIZES AMBIENTAIS

No documento RELATÓRIO ANUAL E DE SUSTENTABILIDADE2013 (páginas 39-42)

A ESTRATÉGIA DE GESTÃO AMBIENTAL DA ITAUTEC CONTEMPLA TODAS AS ETAPAS DO PROCESSO PRODUTIVO, DA CONCEPÇÃO DE PRODUTOS QUE CONSUMAM MENOS ENERGIA DURANTE O FUNCIONAMENTO AO DESCARTE RESPONSÁVEL DOS EQUIPAMENTOS PÓS-CONSUMO.

Essa postura consciente está em processo de constante aprimoramento e é pautada pelas diretrizes definidas na Política Ambiental, voltada para a administração de aspectos e impactos ambientais resultantes de suas operações. Os compromissos assumidos na Política são:

• Cumprir a legislação ambiental aplicável, as normas regulamentares e os demais requisitos subscritos pela Organização que se relacionem aos aspectos ambientais;

• Prevenir a ocorrência de danos ambientais decorrentes de suas atividades buscando a utilização de tecnologias ambientalmente adequadas no gerenciamento dos processos e na concepção de novos produtos;

• Estabelecer canais permanentes de comunicação das questões do meio ambiente com as partes interessadas;

• Criar normas e registrar ações relativas à conservação do meio ambiente de forma auditável e transparente;

• Evitar o desperdício de água e energia;

• Promover o treinamento e a conscientização de seus colaboradores internos e externos para atuarem com responsabilidade na conservação do meio ambiente e na busca de melhorias contínuas;

• Estabelecer, revisar e acompanhar, anualmente, os objetivos e as metas ambientais específicos de suas atividades.

Desde 2006, a Itautec adota um processo de fabricação livre de chumbo e substâncias químicas nocivas ao meio ambiente nas suas linhas de produção. Tal postura resultou, em 2012, na certificação das linhas de

desktops, notebooks e monitores comercializados com a

marca Itautec com base na diretiva Restriction of Certain

Hazardous Substances (RoHS), da Comunidade Europeia,

que restringe o uso de substâncias químicas nocivas na fabricação dos equipamentos.

As principais iniciativas da Companhia para minimizar os impactos ambientais resultantes de suas operações estão detalhadas ao longo deste capítulo. Os públicos interessados nas práticas socioambientais da Itautec ainda podem entrar em contato com a Itautec por meio do canal sustentabilidade@itautec.com.

ÁGUA Desde 2004, a Companhia monitora o consumo

de água na Unidade Industrial, nas filiais com medidores individuais e nos prédios administrativos. Em 2013, o consumo total foi de 35.962 m³, volume 21,5% menor em relação a 2012. Essa redução é reflexo de adequação no quadro funcional em razão da desativação paulatina do segmento de Computação. De forma geral, o consumo está diretamente ligado ao uso do recurso para higiene pessoal e alimentação.

As unidades da Companhia também utilizam dispositivos hidráulicos de baixo consumo de água, como modelos dual fluxo, visando reduzir o consumo desse recurso. O abastecimento de água é 100% oriundo de concessionárias públicas e, após o uso, o efluente é descartado no sistema público de tratamento de esgotos.

A cidade de Jundiaí, onde está localizada a Unidade Industrial, integra o Comitê de Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. De acordo com as informações da concessionária, os mananciais de abastecimento do município são provenientes do complexo da barragem do Rio Jundiaí-Mirim, que não é significativamente afetado pela retirada de água realizada pela Companhia.

RELATÓRIO ANUAL E DE SUSTENTABILIDADE 2013

40

CONSUMO DE ÁGUA M3 CONSUMO DE ENERGIA 50.403 45.840 35.962

1 Consumo da Unidade Industrial, dos prédios administrativos e de 15 filiais.

2 Consumo da Unidade Industrial, dos prédios administrativos e de filiais (de janeiro a julho: 16 filiais; de agosto a outubro: 15 filiais; de novembro a dezembro: 14 filiais).

3 Consumo da Unidade Industrial, dos prédios administrativos e de 30 filiais.

EFLUENTES Em 2013, a Companhia

gerou 35.962 m³ de efluentes domésticos, encaminhados à rede pública de coleta e tratamento. Esse número considera o volume gerado na Unidade Industrial, nos prédios administrativos e em suas filiais. Devido à natureza de suas operações, a Itautec não produz efluentes industriais.

ENERGIA Em 2013, o consumo

total de energia elétrica da Itautec – considerando a Unidade Industrial, filiais e prédios administrativos – foi de 33.345 GJ (9.262 MW/h), uma redução de 26,9% em relação a 2012 devido ao menor volume de produção no segmento de Computação. 44.799 12.444 45.623 12.673 33.345 9.262 Giga Joules MW/h

1 Consumo da Unidade Industrial, dos prédios administrativos e de 25 filiais.

2 Consumo da Unidade Industrial, dos prédios administrativos e de filiais (de janeiro a julho: 32 filiais; de agosto a outubro: 31 filiais; de novembro a dezembro: 30 filiais).

3 Consumo da Unidade Industrial, dos prédios administrativos e de 30 filiais.

201112012

2 2013

3

GESTÃO DE RESÍDUOS E RECICLAGEM

Com a preocupação em manter a postura ambientalmente responsável em todas as etapas do processo de produção, a Itautec foi a pioneira em seu segmento de atuação a desenvolver um programa voltado para o descarte de resíduos eletroeletrônicos.

Em respeito ao Decreto Nº 7404/10 e à Lei Nº 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a Itautec recebe equipamentos pós-consumo em todas as suas filiais.

Com Centro de Reciclagem em Jundiaí (SP), a Companhia recebe computadores e equipamentos de computação e automação pós-consumo, que são desmontados, descaracterizados, segregados e encaminhados para empresas especializadas e homologadas para reinserção como matéria-prima em outras cadeias produtivas.

Em 2013, a Itautec registrou 2.918,8 toneladas de resíduos sólidos gerados pelas suas operações, um volume significativamente menor se comparado ao ano anterior, quando a Companhia gerou 3.446,4 toneladas.

Do total gerado, 1.891,6 toneladas correspondem a resíduos eletrônicos, que foram encaminhados à reciclagem no Brasil ou no exterior de acordo com o processo de recuperação do material e 1.027,2 toneladas referem-se a borra de solda, baterias, resíduos orgânicos, entulhos, isopor, papel e derivados. A destinação desses resíduos está detalhada na tabela a seguir:

R E S Í D U O S P O R D E S T I N AÇ ÃO TO N E L A DA/A N O RESÍDUOS ELETRÔNICOS

Destinação Tipo de resíduo 2013

Reciclagem em metalúrgicas

e siderurgias Metal 1.633,5

Reciclagem em indústrias

de plásticos Plástico 131,9

Reciclagem em empresa

especializada no exterior Placas 17,9 Reciclagem em empresas especializadas no Brasil E-WASTE (fios e cabos, componentes eletrônicos, disquetes, cinescópios etc.) 108,3 OUTROS RESÍDUOS

Destinação Tipo de resíduo

Reutilização, reciclagem e

recuperação Papelão/papel branco/isopor 555,5 Tratamento biológico Lodo da caixa de gordura 21,0 Coprocessamento/

Incineração Borra de solda, baterias, entre outros 18,0 Aterro sanitário Orgânicos, varrição e entulho 432,7

TOTAL 2.918,8

20111 2012 2 2013

RELATÓRIO ANUAL E DE SUSTENTABILIDADE 2013

41

GERAÇ ÃO TOTAL DE RESÍDUOS

5.377,9

92,7%

3.446,4

85,5%

Resíduos gerados (ton) Resíduos reciclados (%)

2011 2012 2013

2.918,8

83,8%

EMISSÕES ATMOSFÉRICAS Seguindo as diretrizes do GHG Protocol, do Intergovernmental Panel on Climate Change

(IPCC), a Itautec realizou o inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE). Em 2013, a Companhia registrou emissão de 27,2 mil toneladas de CO2 equivalente (tCO2e), número significativamente menor ante as 41,6 mil toneladas emitidas no ano anterior. A redução é consequência natural da desativação paulatina da Unidade de Computação.

20,6% 3,3% 76,1% Escopo 1 Escopo 2 Escopo 3

INVENTÁRIO DE GASES DE EFEITO ESTUFA (GEE) – 2013 EMISSÕES TOTAIS POR ESCOPO %

Todas as informações coletadas bem como a metodologia adotada para a realização do inventário foram auditadas por empresa independente. Os escopos 1 e 2 referem- se às emissões diretas e estão relacionadas às atividades da Companhia e ao consumo de energia elétrica respectivamente. Já o escopo 3 contempla emissões indiretas como viagens comerciais de executivos, disposição de resíduos e serviços de terceiros.

A Companhia também apresentou diminuição nas emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) e óxidos de enxofre (SOx), que totalizaram 123,4 toneladas e 9,4 toneladas, respectivamente, em 2013. Em comparação com o ano anterior, a redução foi de 48,1% e 38,2%, respectivamente, reflexo do processo paulatino de desativação da Unidade de Computação.

Desde 2007, a Companhia monitora as emissões da Unidade Industrial por meio de medições amostrais e manutenções periódicas. O controle se estende aos veículos de fornecedores que ingressam na área da fábrica, com informe das medições e solicitação de correção de possíveis não conformidades.

RESPONSABILIDADE NA PRODUÇÃO A Unidade Fabril da

Itautec está localizada em área industrial em Jundiaí, interior do Estado de São Paulo, a cerca de 100 metros das margens do Rio Jundiaí. A área não está inserida em unidades de conservação ou de alto índice de biodiversidade. A fabricação de equipamentos segue preceitos ambientais e rígidos padrões internacionais. As práticas e os procedimentos de produção adotados pela Itautec estão em constante processo de aprimoramento com o objetivo de garantir a segurança dos usuários e a destinação responsável pós-consumo. Desde 2009, todos os produtos da linha de computação são registrados na

Electronic Product Environmental Assessment Tool (EPEAT),

ferramenta que avalia 51 critérios ambientais em todo o processo produtivo, da concepção ao descarte.

A Companhia mantém o compromisso com o baixo consumo de energia no processo produtivo. Todos os equipamentos fabricados seguiam normas internacionais do Energy Star, programa voluntário de conservação de energia criado pela Environment

Protection Agency (EPA) e pelo Departamento de Energia

RELATÓRIO ANUAL E DE SUSTENTABILIDADE 2013

42

ENGAJAMENTO DE FUNCIONÁRIOS Consciente da preocupação

mundial em relação às questões socioambientais, a Itautec vem incorporando ações para incentivar seus funcionários ao exercício da cidadania e à postura responsável para o desenvolvimento das comunidades.

No documento RELATÓRIO ANUAL E DE SUSTENTABILIDADE2013 (páginas 39-42)

Documentos relacionados