• Nenhum resultado encontrado

5. Área 3 – Desenvolvimento Profissional e Investigativo em Educação Física

5.5. Discussão dos resultados

De seguida serão abordados os resultados que foram apresentados anteriormente. Através de bibliografia consultada e de acordo com os objetivos pretendidos. Este estudo foi concebido para ajudar a perceber quais os motivos que levam os jovens do Ensino Secundário a participarem ou não no Desporto Escolar. Estudo 1

De salientar que dos 106 alunos praticantes de Desporto Escolar, 66% praticam algum desporto fora do contexto escola, onde as modalidades mais praticadas são: Futebol 15,1%, Atletismo 11,3% e Futsal 9,4%, já 34% não pratica qualquer tipo de desporto fora da escola. Este é um especto bastante interessante, uma vez que para uma escola do interior do país onde a prática é mais reduzida do que em cidades do litoral, ter estas percentagens onde se percebe que existe uma maior percentagem de jovens a praticar um desporto fora da escola do que a não praticar é bastante positivo. Relativamente ao estudo 1, sustentado no QMAD (motivações para aderir ao Desporto Escolar), as motivações mais fortes para aderir ao Desporto Escolar foram as seguintes: “Estar com os amigos”, “Viajar” “Influência da família ou de amigos” “Fazer novas amizades”, “Ter alguma coisa para fazer”.

Estes resultados não vão de acordo com alguma bibliografia consultada. Uma vez que, de acordo com Viegas et al., (2009), “Fazer exercício”, “Estar em boa condição física”, “Aprender novas técnicas”, “Atingir um nível desportivo mais elevado”, “Melhorar as capacidades técnicas”, “Manter a forma” e “Espírito de equipa”, são os motivos com mais relevância para se aderir ao Desporto Escolar.

Por outro lado, Lubans D. et al (2010), concluiu que para os jovens inquiridos no seu estudo, o divertimento e a prática de atividades com amigos eram as razões mais importantes para a escolha da pratica do Desporto Escolar. Neste caso existe a motivação “Estar com os amigos” em consonância nos dois estudos.

No que diz respeito aos motivos menos relevantes para adesão ao Desporto Escolar, os motivos foram os seguintes: “Receber prémios”, “Ser conhecido”, “Ser conhecido e ter prestigio”, “Influência do professor/treinador” e “Prazer na utilização das instalações e material desportivo”.

É possível dizer-se que os resultados obtidos neste estudo estão em certa parte de acordo com os resultados obtidos por (Viegas, et al., 2009), uma vez que apresentaram também os motivos de “ser conhecido” e “ser conhecido e ter prestigio” como resultados. De acordo ainda com (Viegas, et al., 2009), os motivos relacionados

com o estatuto eram os motivos que menos motivavam os alunos para a prática de Desporto Escolar, nesse sentido é possível afirmar que os motivos menos influentes são de cariz extrínseco.

Relativamente à comparação entre géneros, a motivação mais importante para adesão ao Desporto Escolar não é a mesma entre géneros, onde nos rapazes o principal motivo é a “Influência da família ou amigos (3,84) e nas raparigas é “Estar com os amigos (3,65)”. É notório que em ambos os géneros os itens de maior relevo para adesão ao Desporto Escolar, estão ligados aos amigos, quer por influência direta ou indiretamente. No que diz respeito às idades dos alunos, é possível perceber que os motivos mais relevantes para adesão ao Desporto Escolar nos alunos com idades entre os 15 e 16 anos é o de “Fazer novas amizades” (3,58), nos alunos de 17 anos é a “Influência da família ou amigos (3,84)” e nos alunos de 18 e 19 anos “Estar com os amigos (4,69)”, neste sentido é possível perceber que tal como na comparação entre géneros, na comparação por idades a possibilidade de estar com os amigos é algo fundamental para adesão destes alunos ao Desporto Escolar.

Estudo 2

Relativamente ao estudo 2, sustentado no IMAAD (motivações para não aderir ao Desporto Escolar). Nesse sentido os motivos que os jovens dão mais importância para a não prática de Desporto Escolar são: “Falta de tempo”, “Tem outras coisas para fazer”, “Os horários disponíveis das instalações não são os mais adequados”, “Os amigos também não praticam” e “Por preguiça”. É possível então dizer que os resultados obtidos nesta pesquisa vão ao encontro do que já foi apresentado em estudos anteriores, já que (Viegas, et al., 2009; Costa, J, 2012; Silvestre, R. 2013), referem que um dos motivos mais valorizados pelos inquiridos está relacionado com a falta de tempo. No mesmo seguimento, segundo, G. Ferrando (2006, cit. por Dosil, J., 2008) onde realizaram um estudo na população espanhola, entre 1980 e 2005, concluíram que os motivos mais escolhidos para a não adesão ao Desporto Escolar são: “a falta de tempo”, “não gosta da prática desportiva” e por “preguiça/falta de vontade”.

No que diz respeito ás motivações com menos relevância para a não adesão ao Desporto Escolar, os jovens indicam que os motivos são: “Por motivos de saúde”, “Por vergonha dos outros”, “Acham que não são bons a praticar desporto”, “Por causa da idade”, “Porque não gostam de estar em grupo”. Os motivos obtidos não estão em consonância com grande parte da literatura investigada, tais como (Viegas et al., 2009, Lora, M. & Sañudo, B., 2007, Quevedo-Blasco, et. al, 2009). Por outro lado, foi possível

vão de encontro com o estudo realizado por (Duarte, L, 2012), onde estes motivos também foram os escolhidos pelos inqueridos como os menos relevantes para adesão ao Desporto Escolar.

Quanto à variável da idade, é possível verificar que as motivações com mais preponderância para a não adesão ao Desporto Escolar, nas diversas faixas etárias são: “Falta de tempo” e “Tem outras coisas para fazer”, resultados estes que vão de encontro com os resultados obtidos por (Costa, P, 2015), onde é percetível perceber que a prática do Desporto Escolar não é das primeiras escolhas dos alunos questionados.

No que diz respeito às motivações para a não adesão ao Desporto Escolar, quanto ao género, não existem grandes diferenças entre o género. Os motivos com mais influência para os inqueridos tanto do género masculino como para género feminino são: “Falta de tempo” e “Tem outras coisas para fazer”.

É possível perceber que tanto nas diversas idades como nos diferentes géneros, os motivos com mais influência para a não adesão ao Desporto Escolar são: “Falta de tempo” e “Tem outras coisas para fazer”.

Documentos relacionados