• Nenhum resultado encontrado

O resultado positivo calculado para o valor da opção real na seção 5.1 indica que a possibilidade de abandonar aumenta o valor do campo, como esperado. O resultado também mostra numericamente qual é o valor estimado do aumento do valor do campo ao se considerar a opção de abandono: US$ 87 milhões, que representam aproximadamente 25% do valor do campo sem considerar as opções.

Neste exemplo, a valoração do campo resultou positiva em ambos os cenários: considerando ou não a opção real de abandono. Ou seja, nesse caso a empresa continuaria produzindo mesmo se seu método de valoração ignorasse a opção. No entanto, em algumas circunstâncias específicas, o valor do campo sem opções reais pode ser negativo, enquanto o valor do campo com opções reais é positivo. Nesses casos, o modelo apresentado sugeriria

5 Resultados e Discussões

continuar produzindo enquanto os métodos tradicionais sugeririam abandonar. Em outras palavras, a escolha do método de valoração e suporte pode levar a diferentes decisões empresariais, com consequências bastante relevantes para o negócio.

Todo o exemplo apresentado foi calculado de forma simples na aplicação de planilha eletrônica Microsoft Excel ®. Caso seja necessário alterar alguma entrada do modelo, o usuário pode atualizar os campos correspondentes da planilha sem muito esforço. Caso se deseje fazer uma análise de sensibilidade do resultado final com relação às entradas, é possível usar diferentes valores para uma das variáveis e registrar o resultado final correspondente de forma bastante transparente.

Capítulo 6

6 Conclusão

6 Conclusões e Sugestões para Futuros Trabalhos

Esta tese apresenta um modelo de suporte à decisão de abandono de um campo de petróleo utilizando opções reais (OR). Como relevante contribuição científica, este trabalho aponta uma inconsistência no Fuzzy Payoff Method (FPOM) original e propõe o Center-of-

Gravity Fuzzy Payoff Method (CoG-FPOM) como método alternativo para avaliação de OR. O

método utiliza o centro de gravidade em vez do valor esperado possibilístico como forma de obter o valor representativo de um número fuzzy. A proposta tem validade geral, mesmo nas situações em que o FPOM original gera resultados teoricamente inválidos. No Teorema 1, os números fuzzy não precisam ser triangulares, ampliando as possibilidades de uso da técnica para outros problemas e modelos.

Uma aplicação do modelo proposto foi feita a um campo petrolífero hipotético. Usando o CoG-FPOM foi possível calcular o valor do campo com e sem OR e, consequentemente, o valor da própria opção. Além disso, a aplicação, feita em uma planilha eletrônica, mostra como o modelo é simples e transparente.

O exemplo mostrou a utilidade da proposta no apoio a decisões empresariais difíceis, levando em consideração a incerteza e a flexibilidade presentes. Ficou evidenciado que diferentes decisões podem ser tomadas a depender do método de valoração e suporte escolhido.

O desenvolvimento desse trabalho originou, até o momento, dois itens de produção científica:

 Um artigo publicado no periódico Fuzzy Sets and Systems, intitulado: Fuzzy payoff

method for real options: The center of gravity approach with application in oilfield abandonment (https://doi.org/10.1016/j.fss.2018.03.008) (Borges, Dias, Dória Neto & Meier, 2018).

 Um capítulo aceito para o livro Applying Fuzzy Logic for the Digital Economy and

Society, a ser publicado em 2019 pela Springer na série International Research Fuzzy Management Methods, com título: Oilfield Abandonment Decision by Applying a Fuzzy Payoff Method for Real Options (https://doi.org/10.1007/978-3-030-03368-2) (Borges, Meier, Dias & Dória Neto, 2019).

Além disso, como consequência da inconsistência descoberta e publicada, o grupo de pesquisadores que propôs o FPOM original enviou um artigo para publicação se aprofundando na comparação entre o centro de gravidade e a média possibilística (Luukka, Stoklasa & Collan,

6 Conclusão

41

Roberto Evelim Penha Borges, Fevereiro de 2019

Como trabalho futuro, outras formas de aproximação de um intervalo fuzzy por um único número podem ser comparadas ao centro de gravidade, para serem usadas no framework FPOM. Por exemplo, é possível calcular o intervalo médio de um número fuzzy e depois escolher o valor dentro desse intervalo com base em algum grau de otimismo do tomador de decisão, como em (Ibáñez & Muñoz, 1989). Também é possível usar diferentes α-cuts com base em algum critério, e ainda outras alternativas para se obter um único valor de um número fuzzy. Ainda com relação ao CoG-FPOM, um ponto a ser considerado no método é que este simplifica as possibilidades de valores entre os cenários por uma linha reta. Mesmo supondo que não seja possível modelar perfeitamente essa transição, pode ser interessante estudar as variáveis e usar uma forma diferente para cada uma das distribuições de possibilidades.

Trabalhos futuros também podem ser desenvolvidos para aplicar o método proposto a problemas com outros tipos de opções reais, como por exemplo opções de expansão, de troca, de escala, de espera para investir, etc. Ainda, pode-se usar o CoG-FPOM em problemas de outras indústrias que não a petrolífera.

Outras possíveis melhorias futuras estão relacionadas ao modelo proposto para opção de abandono em campos de petróleo. Raramente as alternativas de decisão são interromper a produção ou seguir até o final. Assim, o modelo pode ser aprimorado para gerar também um ano de abandono esperado. Este ano é muito importante na prática, pois limita as estimativas para o campo, tornando possível calcular seu valor real. Também tem impactos na estimativa de reservas, o que influencia outros assuntos, como testes de impairment e taxa de depleção de ativos.

Pode-se, também, buscar estimar quais são os custos sociais do abandono – referentes aos impactos da redução da atividade econômica em regiões fortemente dependentes da indústria petrolífera. Essa parcela, então, pode ser adicionada aos custos com descomissionamento, arrasamento de poços e recuperação ambiental.

Outras melhorias que podem tornar o modelo mais robusto estão relacionadas às variáveis (incluir outras, como a taxa de câmbio), à estrutura dos fluxos de caixa (por exemplo, considerando as participações governamentais de países específicos) e à aplicação do modelo sugerido a um campo real.

Referências Bibliográficas

AMRAM, M.; KULATILAKA, N. Real Options: Managing Strategic Investment in an

Uncertain World. [s.l.] Harvard Business School Press, 1999.

BAI, Y.; WANG, D. Fundamentals of Fuzzy Logic Control — Fuzzy Sets, Fuzzy Rules and Defuzzifications. In: BAI, Y.; ZHUANG, H.; WANG, D. (Eds.). . Advanced Fuzzy Logic

Technologies in Industrial Applications. London: Springer London, 2006. p. 17–36.

BICKEL, J. E.; BRATVOLD, R. B. From uncertainty quantification to decision making in the oil and gas industry. Energy Exploration & Exploitation, v. 26, n. 5, p. 311–325, 1 out. 2008. BLACK, F.; SCHOLES, M. The pricing of options and corporate liabilities. Journal of

Political Economy, v. 81, n. 3, p. 637–654, 1 maio 1973.

BORGES, R. E. P.; DIAS, M. A. G.; DÓRIA NETO, A. D.; MEIER, A. Fuzzy pay-off method for real options: The center of gravity approach with application in oilfield abandonment. Fuzzy Sets and Systems, 2018.

BORGES, R. E. P.; MEIER, A.; DIAS, M. A. G.; DÓRIA NETO, A. D. Oilfield

Abandonment Decision by Applying a Fuzzy Pay-Off Method for Real Options. In: MEIER, A.; PORTMANN, E.; TERÁN, L. (Eds.). . Applying Fuzzy Logic for the Digital Economy and

Society. [s.l.] Springer International Publishing, 2019. p. XI, 207.

BOYLE, P. P. Options: A Monte Carlo approach. Journal of Financial Economics, v. 4, n. 3, p. 323–338, 1977.

CARLSSON, C.; FULLÉR, R. On possibilistic mean value and variance of fuzzy numbers.

Fuzzy Sets and Systems, v. 122, n. 2, p. 315–326, 2001.

CARLSSON, C.; FULLÉR, R. A fuzzy approach to real option valuation. Fuzzy Sets and

Systems, v. 139, n. 2003, p. 297–312, 2003.

CARLSSON, C.; FULLÉR, R. Possibility for Decision: A Possibilistic Approach to Real Life

Decisions. [s.l.] Springer Publishing Company, Incorporated, 2011.

43

Roberto Evelim Penha Borges, Fevereiro de 2019 Review, v. XVI, n. 1, p. 21–37, 2011.

COLLAN, M.; BJÖRK, K.-M.; KYLÄHEIKO, K. Evaluation of an information systems investment into reducing the bullwhip effect – a three-step process. International Journal of

Logistics Systems and Management, v. 17, n. 3, p. 340–356, 1 jan. 2014.

COLLAN, M.; FULLÉR, R.; MEZEI, J. A Fuzzy Pay-Off Method for Real Option Valuation.

2009 International Conference on Business Intelligence and Financial Engineering, p. 165–

169, 2009.

COLLAN, M.; HAAHTELA, T.; KYLÄHEIKO, K. On the usability of real option valuation model types under different types of uncertainty. International Journal of Business Innovation

and Research, v. 11, n. 1, p. 18, 2016.

COLLAN, M.; KINNUNEN, J. A procedure for the rapid pre-acquisition screening of target companies using the pay-off method for real option valuation. Journal of Real Options and

Strategy, v. 4, n. 1, p. 117–141, 2011.

COLLAN, M.; KYLÄHEIKO, K. Forward-looking valuation of strategic patent portfolios under structural uncertainty. Journal of Intellectual Property Rights, v. 18, p. 230–241, 2013. COLLAN, M.; LUUKKA, P. Evaluating R&D projects as investments by using an overall ranking from four new fuzzy similarity measure-based TOPSIS variants. IEEE Transactions

on Fuzzy Systems, v. 22, n. 3, p. 505–515, 2014.

COX, J.; ROSS, S.; RUBINSTEIN, M. Option Pricing: A simplified approach. Journal of

Financial Economics, v. 7, n. 3, p. 229–263, 1979.

COX, S. H.; MARTIN, J. D. Abandonment value and capital budgeting under uncertainty.

Journal of Economics and Business, v. 35, n. 3–4, p. 331–341, 1 ago. 1983.

DIAS, M. A. G. Valuation of exploration and production assets: An overview of real options models. Journal of Petroleum Science and Engineering, v. 44, n. 1–2, p. 93–114, 2004. DIAS, M. A. G. Análise de Investimentos com Opções Reais. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.

DIXIT, A. K.; PINDYCK, R. S. Investment under Uncertainty. [s.l.] Princeton University Press, 1994.

DUBOIS, D. Fuzzy Sets and Systems: Theory and Applications. Orlando, FL, USA: Academic Press, Inc., 1997.

DUBOIS, D. Possibility theory and statistical reasoning. Computational Statistics & Data

Analysis, v. 51, p. 47–69, 2006.

DUBOIS, D.; PRADE, H. The three semantics of fuzzy sets. Fuzzy Sets and Systems, v. 90, n. 2, p. 141–150, 1997.

FAVATO, G.; COTTINGHAM, J. A.; ISACHENKOVA, N. Blending scenarios into real options: relevance of the pay-off method to management investment decisions. Journal of

Finance and Accounting, v. 3, n. 2, p. 12–17, 2015.

HEILPERN, S. The expected value of a fuzzy number. Fuzzy Sets and Systems, v. 47, n. 1, p. 81–86, 10 abr. 1992.

HO, S.-H.; LIAO, S.-H. A fuzzy real option approach for investment project valuation. Expert

Systems with Applications, v. 38, n. 12, p. 15296–15302, 2011.

IBÁÑEZ, L. M. DE C.; MUÑOZ, A. G. A subjective approach for ranking fuzzy numbers.

Fuzzy Sets and Systems, v. 29, n. 2, p. 145–153, 30 jan. 1989.

JAFARIZADEH, B.; BRATVOLD, R. Two-Factor Oil-Price Model and Real Option Valuation: An Example of Oilfield Abandonment. SPE Economics & Management, v. 4, n. 03, p. 158–170, 2012.

JENSEN, J. L. W. V. Sur les fonctions convexes et les inegalites entre les valeurs moyennes.

Acta Math., v. 30, p. 175–193, 1906.

KUCHTA, D. Fuzzy capital budgeting. Fuzzy Sets and Systems, v. 111, n. 3, p. 367–385, 2000.

LUUKKA, P.; STOKLASA, J.; COLLAN, M. Transformations between the center of gravity and the possibilistic mean for triangular and trapezoidal fuzzy numbers. Soft Computing, 25 abr. 2018.

MATHEWS, S.; DATAR, V.; JOHNSON, B. A practical method for valuing real options: the Boeing approach. Journal of Applied Corporate Finance, v. 19, n. 2, p. 95–104, 1 mar. 2007.

45

Roberto Evelim Penha Borges, Fevereiro de 2019

OSMUNDSEN, P.; TVETERÅS, R. Decommissioning of petroleum installations—major policy issues. Energy Policy, v. 31, n. 15, p. 1579–1588, 2003.

PARENTE, V.; FERREIRA, D.; DOS SANTOS, E. M.; LUCZYNSKI, E. Offshore decommissioning issues: Deductibility and transferability. Energy Policy, v. 34, n. 15, p. 1992–2001, 2006.

SICK, G.; GAMBA, A. Some Important Issues Involving Real Options: An Overview.

Multinational Finance Journal, v. 14, n. 1–2, p. 73–123, 2010.

SUSLICK, S. B.; SCHIOZER, D.; RODRIGUEZ, M. R. Uncertainty and risk analysis in

petroleum exploration and production. [s.l: s.n.]. v. 6

TALEB, N. N. Black Swans and the Domains of Statistics. The American Statistician, v. 61, n. 3, p. 198–200, 1 ago. 2007.

TOURINHO, O. A. F. The Valuation of Reserves of Natural Resources - An Option Pricing

Approach. [s.l.] University of California, Berkeley, 1979.

ZADEH, L. A. Fuzzy sets. Information and Control, v. 8, n. 3, p. 338–353, 1965.

ZADEH, L. A. Fuzzy sets as a basis for a theory of possibility. Fuzzy Sets and Systems, v. 1, n. 1, p. 3–28, 1978.

Documentos relacionados