• Nenhum resultado encontrado

2 ESTADO DA ARTE

2.4 Discussão sobre a RSL

Após a análise de cada artigo encontrado de acordo com os critérios de inclusão adotados, chegou-se a um universo de publicações que foram consideradas relevantes, em algum aspecto, para o desenvolvimento da pesquisa e aplicação no estudo de caso. A seguir, estão listadas as publicações e ordenadas seguindo o critério de maior relevância para a pesquisa.

 “A heuristic checklist for an accessible smartphone interface design”: artigo estendido que fornece uma lista de heurísticas para avaliação de interfaces no contexto de smartphones, desenvolvido por meio da revisão dos padrões e diretrizes de design existentes e da validação dessas diretrizes com o envolvimento do usuário.

 “A Set of Heuristics for Usable Security and User Authentication”: o artigo apresenta um set de 153 heurísticas como ferramenta de avaliação do grau de segurança, usabilidade, acessibilidade, desempenho, operabilidade e confiabilidade.

 “The Tangible Desktop: A Multimodal Approach to Non-visual Computing”: baseado na observação do uso de leitor de tela em uma escola de treinamento em informática voltado para adultos cegos e com baixa visão. Os autores identificaram três áreas problemáticas em interfaces, apenas com uso de áudio: efemeridade, interação linear e comunicação unidirecional.

 “Using WCAG 2.0 and Heuristic Evaluation to Evaluate Accessibility in Educational Web Based Pages”: Combinando diretrizes de acessibilidade ao conteúdo da Web 2.0, a norma ISO / IEC 24751 e a abordagem de avaliação heurística, este artigo apresenta uma forma inovadora de avaliação de sites.  “When industrial robots become social: on the design and evaluation of a

multimodal interface for welding robots”: o artigo apresenta o projeto e avaliação de uma interface multimodal que se conecta a um robô inteligente e funciona como uma máquina de solda automática. Por meio de avaliações quantitativas e qualitativas, os resultados mostram um valor positivo no uso de um conceito multimodal para os usuários interagirem com o robô.

 “Accessibility and Usability Assessment of a Web Platform: DADS (Doctors And Dyslexic System)”: neste artigo, é apresentada uma avaliação de acessibilidade e usabilidade de uma plataforma web que permite que crianças disléxicas façam exercícios e que seus médicos acompanhem sua evolução por meio de gráficos e estatísticas detalhadas, permitindo a realização de testes e registro de variáveis em plataforma online.

 “Accessibility of MOOCs for Blind People in Developing Non-English Speaking Countries”: o objetivo do artigo é avaliar o nível de acessibilidade de um MOOC (Massive Open Online Courses) e apresenta os achados por meio de três diferentes métodos de avaliação: teste de usabilidade, checagem automática de acessibilidade e avaliação heurística.

 “Accessibility and Usability Evaluation of Rich Internet Applications”: artigo que versa sobre os conceitos mais importantes no desenvolvimento acessível, avaliação de acessibilidade e usabilidade de RIAs (Rich Internet Applications) através de heurísticas e revisão de guidelines.

 “Evaluation of e-commerce websites accessibility and usability: an e-commerce platform analysis with the inclusion of blind users”: o artigo reporta uma avaliação de usabilidade e acessibilidade de uma plataforma web de e- commerce. Realizada em vários estágios, contou com avaliação automática de acessibilidade e usabilidade através de uma ferramenta chamada SortSite, avaliação manual, avaliação heurística e testes com usuários cegos.

 “Accessibility of audio and tactile interfaces for young blind people performing everyday tasks”: este artigo apresenta um estudo sobre como jovens cegos usam computadores para tarefas cotidianas, auxiliados pelas ferramentas e tecnologias assistivas, com o objetivo de entender quais são os obstáculos encontrados ao interagir com um computador usando os sentidos individuais.  “Accessible Multimodal Media Center Application for Blind and Partially Sighted

People”: o artigo apresenta uma interface multimodal de um media center projetado para pessoas cegas e com deficiências visuais. A interface utiliza opções de zoom, leitor de tela e feedback tátil, tendo sido desenvolvida e avaliada por meio de design participativo, em estreita cooperação com representantes dos grupos de usuários-alvo.

 “A novel multimodal interface for improving visually impaired people’s web accessibility”: este artigo apresenta uma nova interface projetada para ajudar cegos e deficientes visuais a explorar e navegar na Web. Uma série de experimentos foi realizada com intuito de realizar uma avaliação da usabilidade da interface e comparar seu desempenho com o de um leitor de tela tradicional. Os resultados mostraram as vantagens que a nova interface multimodal oferece às pessoas cegas e deficientes visuais.

 “A Systematic Review on the Effectiveness of Web Usability Evaluation Methods”: o artigo trata de uma revisão sistemática com o intuito de mapear avaliações heurísticas de usabilidade Web. Um total de 18 estudos foram selecionados a partir de um conjunto inicial de 206, a fim de extrair, codificar e sintetizar dados empíricos sobre a eficácia dos métodos de avaliação de usabilidade para a Web.

 “Artificially inteligent conversational agents in libraries”: este artigo procura investigar o desenvolvimento atual e aplicações de agentes de conversação com intuito de aplicar a tecnologia em bibliotecas canadenses.

 “Scoping Analytical Usability Evaluation Methods: A Case Study”: o artigo parte da hipótese de que métodos analíticos de avaliação de usabilidade podem complementar a avaliação empírica dos sistemas. Eles podem ser usados no desenvolvimento do produto e, assim, antever possíveis dificuldades dos usuários.

 “Evaluating the Usability on Multimodal Interfaces: A Case Study on Tablets Applications”: este artigo apresenta um novo conjunto de heurísticas de usabilidade para interfaces multimodais, especialmente as que utilizam interação multitoque e são baseadas em fala, a partir de heurísticas existentes. Foi realizado um estudo de caso comparativo entre o conjunto de heurísticas proposto e as heurísticas de Nielsen.

 “Proceso de evaluación de usabilidad en aplicaciones colaborativas con interfaces de usuario multimodal”: o artigo apresenta uma proposta de avaliação de usabilidade para aplicações colaborativas com interfaces multimodais aplicadas aos quatro elementos de uma aplicação colaborativa: comunicação, colaboração, coordenação e regulação. Contempla a avaliação em três etapas: planejamento, execução e análise e relatório.

 “Developing and evaluating Web multimodal interfaces - a case study with Usability Principles”: o artigo descreve uma abordagem para facilitar o projeto de interfaces web multimodais com o objetivo de melhorar tanto a usabilidade quanto a experiência do usuário. Uma proposta de avaliação de usabilidade é apresentada, baseada em avaliação heurística e considerando o padrão de interface multimodal.

 “Usability Studies on Mobile User Interface Design Patterns: A Systematic Literature Review”: este artigo fornece uma revisão sistemática da literatura sobre estudos existentes a respeito de padrões de design para interface de dispositivos móveis, com intuito de fornecer uma visão geral de estudos recentes sobre o assunto e uma análise sobre os tópicos e áreas com informações insuficientes para desenvolvimento de trabalhos futuros.