• Nenhum resultado encontrado

Distribuição a doentes em regime ambulatório

Capítulo 2 Estágio curricular em Farmácia Hospitalar

4. Sistemas de distribuição

4.2. Distribuição a doentes em regime ambulatório

4.2.1. Espaço físico

A sala de ambulatório é de fácil acesso ao resto do hospital e fornece as condições estabelecidas para este serviço. Nesta, para além dos computadores e cadeiras para farmacêuticos e utentes está também presente um cofre para os MEP, um armário para a medicação, um consis e um frigorífico. O consis é um armário de dispensa automática de medicamentos que permite o armazenamento de uma grande quantidade de medicamentos num espaço pequeno e facilita a contagem do stock indicando quantas embalagens estão neste armário no entanto tem a desvantagem de medicamentos de maiores dimensões não serem passíveis de serem armazenados e não permitir a dispensa de medicamentos de validade mais curta [40].

Existe também um armário e uma estante para o armazenamento da documentação onde são guardados os termos de responsabilidade, receitas manuais, pedidos de requisição de hemoderivados, folhetos informativos e bibliografia relevante para o sector.

O controlo de temperatura na divisão e no frigorífico é realizado por termohigrómetros como já descrito para outros setores da farmácia.

4.2.2. Dispensa de medicação a doentes em ambulatório

Os medicamentos dispensados em regime de ambulatório, ou seja, cujo tratamento é realizado no domicilio, são aqueles prescritos pelas consultas externas, hospital de dia, internamento no momento alta, doentes atendidos no serviço de urgência e, no caso dos medicamentos biológicos, para além das consultas certificadas do hospital também podem ser prescritas por prescritores externos autorizados. Estes medicamentos são dispensados pelos farmacêuticos no hospital por serem patologias legisladas (exemplos no Anexo XVII), fármacos sujeitos a receita médica restrita (uso exclusivo hospitalar), fármacos adquiridos por AUE ou situações com autorização pelo conselho de administração [35], [40]. Existem também medicamentos que apesar de não serem muito dispendiosos são dispensados por serem prescritos nos serviços do hospital, como é o caso de alguns medicamentos prescritos no Planeamento Familiar.

As prescrições dos medicamentos são realizadas maioritariamente por via eletrónica desmaterializada, mas quando não é este o caso, o utente apresenta a receita no serviço de ambulatório. No caso da receita eletrónica é necessário verificar se é a primeira vez que vai fazer a terapêutica e caso contrário ver quando foi a última dispensa para verificar a adesão ou se ainda tem medicamentos no domicílio e se houve ou não alteração da medicação. É então realizado o cálculo da quantidade necessária para um mês ou, em casos excecionais (pedido ao conselho de administração ou terapêutica do serviço de planeamento familiar) é dispensado para mais que um mês, sendo no máximo dispensado para três meses. No caso da receita manual é também necessário confirmar que está presente a vinheta do médico prescritor e que este tem autorização (registo no site da DGS), para prescrever medicamentos biológicos, ao abrigo da Portaria nº 48/2016, de 22 de março, o local de prescrição e que o impresso está de acordo com as normas atuais, como é o caso do impresso para os medicamentos biológicos descrito pela Circular Normativa Conjunta n.º 6/DGS/Infarmed/SPMS) [41] [42].

A cada dispensa é necessário registar a quem foi entregue a medicação e o número do cartão de cidadão da pessoa que faz a terapêutica e de quem a recebeu. É também possível registar outras observações relevantes.

Na primeira dispensa é fornecida informação acerca do medicamento e reforçada com informação escrita, através de folhetos informativos realizados pelo farmacêutico. A informação é acerca dos principais efeitos adversos que poderá sentir para assim saber quais poderão ser associados com o medicamento, precauções especiais de utilização e conservação e que em qualquer momento poderá contactar os serviços farmacêuticos se tiver alguma dúvida. É também assinado neste momento o termo de responsabilidade em que o utente se responsabiliza pelo bom uso e conservação do medicamento e, no caso de ser uma terapêutica de elevado valor económico, é também fornecido o valor da medicação dispensada, para assim sensibilizar os utentes.

Alguma da medicação dispensada no serviço é comparticipada ao abrigo de despachos. Existe neste sector uma tabela realizada por uma farmacêutica do serviço em que está resumida a medicação comparticipada e respetivos despachos para assim facilitar na conferência. Diariamente é realizada a conferência das receitas dispensadas no dia anterior e é registado nos medicamentos sujeitos a seguimento farmacoterapêutico a data de dispensa para assim ser possível verificar a adesão e detetar facilmente casos em que o doente não esteja a levantar a medicação, para assim ser verificada a causa.

Durante o meu estágio para além de auxiliar na dispensa dos medicamentos a utentes do hospital, no seguimento farmacoterapêutico e elaborar um folheto informativo, observei também a entrega do medicamento Tafamidis utilizado no tratamento da paramiloidose, proveniente do Centro Hospitalar do Porto. Estes são casos excecionais em que o medicamento não está incluído no stock do hospital e os serviços farmacêuticos servem apenas de intermediário para entregar a medicação aos utentes da região, designada de entrega em proximidade. Todas as dispensas são registadas para assim haver um controlo, e comprovativo destas, sendo rubricada pelo utente.

Semanalmente é realizado o pedido de reposição de stock ao armazém central e este realiza a entrega no dia seguinte. Realizei durante o estágio a confirmação da satisfação dos pedidos e arrumação dos respetivos.

4.2.3. Objetivos e indicadores de qualidade

4.2.3.1. Objetivo - Monitorizar o número de regularizações efetuadas: armazém 20

Neste indicador são registadas as regularizações efetuadas, isto é, quando é necessário alterar o

stock informático por não coincidir com o stock físico.

4.2.3.2. Indicador - Monitorizar envio mensal do mapa de registo de biológicos para o Infarmed

Mensalmente é necessário enviar o registo de todos os medicamentos biológicos dispensados e respetivos utentes para o Infarmed, sendo este envio registado.

4.2.3.3. Indicador - Monitorizar a correta imputação aos centros de custos

Uma das funções do farmacêutico é também a confirmação de que os medicamentos abrangidos por despachos estão corretamente registados, para assim garantir a comparticipação destes.

4.2.3.4. Indicador - Atualizar os folhetos informativos para fornecer ao doente na dispensa

Como referido anteriormente os farmacêuticos criam folhetos informativos com as informações relevantes. Estes são sujeitos a revisões para assim manter a informação atualizada.

4.2.4. Gestão de risco

Neste sector é também aplicada a sinalética habitual utilizada no armazenamento dos medicamentos. Para além desta medida são também utilizados pictogramas e autocolantes com “Guardar no frigorífico”, se o medicamento é tomado antes ou depois de comer, para não tomar

com bebidas alcoólicas, não partir nem esmagar e também autocolantes com a posologia, para assim tentar assegurar o uso correto dos medicamentos.