• Nenhum resultado encontrado

Distribuição dos Municípios segundo faixas de participação no valor adicionado (VA) do setor de Serviços de Minas Gerais, 2004.

Fonte: http://www.fjp.gov.br/exibe_subproduto.php?produto=23&unidade=EG Acesso em Janeiro de 2007.

Um outro dado importante é a arrecadação em relação à Prefeitura Municipal de Uberlândia, pois este dado demonstra a relevância das empresas para o município. De acordo com o Banco de Dados Integrados30 da prefeitura, Uberlândia tem

29

São eles: Belo Horizonte, Uberlândia, Betim, Contagem, Juiz de Fora, Uberaba, Ipatinga, Montes Claros, Governador Valadares, Sete Lagoas, Poços de Caldas, Divinópolis, Varginha e Ribeirão das Neves.

30

O Banco de Dados pode ser obtido no sítio da Prefeitura: no seguinte endereço:

http://www2.uberlandia.mg.gov.br/pmu/site.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app =site&tax=178&lang=pt_BR&pg=2&taxp=178&

participação percentual na receita pública local de arrecadação em sua maioria municipal (45%), em segundo lugar estadual (33%), em terceiro lugar federal (13%) e outros (9%).

A arrecadação municipal é realizada em grande parte através de vários impostos que pertencem ou retornam em alguma parcela para o município, alguns deles: o ISS (Imposto sobre Serviços), o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), o ITBI (Imposto sobre transição de bens imóveis) e o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação).

Este faturamento faz de Uberlândia o terceiro município em arrecadação do estado, ficando atrás da capital Belo Horizonte e de Betim (localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte).

Para uma análise dos maiores responsáveis pela arrecadação municipal, selecionamos dois impostos, o ISS e o ICMS, pois estes são responsáveis pela arrecadação pelo setor de Serviços, que é o setor que mais arrecada no município como vimos anteriormente, e porque o ICMS tem relação direta com as atividades das empresas em questão, já que se trata de um imposto sobre circulação material e imaterial, além de ter um retorno municipal de 50% da arrecadação.

Os dez maiores arrecadadores de Imposto sobre Serviços31 (ISS) com sede em Uberlândia foram: Martins, CTBC, ARCOM, Peixoto, Granja Rezende, Engeset (pertencente ao Grupo Algar), Transcol, Braspelco, Uberlândia Refrescos e União32.

No que diz respeito à arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação (ICMS), segundo a Revista Negócios, a CTBC está dentre as vinte empresas de maior

Acesso em: Janeiro de 2007.

31

Fonte: Banco de Dados Integrados de Uberlândia Acesso em: Janeiro de 2007.

32

Arcom, Peixoto e União também já foram citados no presente trabalho, são eles atacadistas que surgiram após o Martins. A Granja Rezende e Uberlândia refresco pertencem à indústria alimentícia. A Transcol é uma empresa transporte de passageiros e a Braspelco uma empresa de tratamento de couro e peles.

arrecadação33. Segundo o Jornal Correio34, em 2005, os três maiores arrecadadores do município são: em primeiro lugar o setor de combustível, responsável por 270 milhões de reais em arrecadação; o ramo de cigarro ocupa o segundo lugar com 200 milhões; e em terceiro lugar está a área de comunicação responsável por 170 milhões de reais.35 Esses três grandes setores são responsáveis por 50% da receita do ICMS no município. Segundo o Superintendente Regional da Fazenda em 2005, Francisco Flávio Silva do Nascimento, o setor de combustível lidera o ranking de arrecadação porque está situada em Uberlândia a segunda maior base de distribuição do estado. O setor de cigarros é o segundo do ranking por ser a única indústria de Minas Gerais que produz e distribui a produção por todo o país e pelo fato de os impostos serem maiores em relação a essa produção. O terceiro maior representante da arrecadação de ICMS é de origem das empresas de telecomunicação, comunicação visual e televisão a cabo da cidade, empresas pertencentes ao Grupo Algar.

3.4 Os Círculos de Cooperação: a ACS e a CTBC.

A ACS Contact Center, fundada em 1999, é uma empresa do grupo Algar prestadora de serviços que oferece atendimento aos clientes. Esses novos serviços carregam novas tecnologias que somam às telecomunicações e aos novos serviços da

CTBC um novo caráter que requer nova conceituação.

As empresas de telecomunicações oriundas de Uberlândia, em função de suas transformações serão, a partir de agora, tratadas como empresas de tecnologia da informação, pois houve uma diversificação dos serviços que se modernizaram em função das necessidades dos grandes clientes, do mercado local, e também devido à concorrência aberta pelas privatizações do setor.

De acordo com Castells (1999),

33

Ver lista em anexo. Disponível também em :

http://www.revistanegocios.com.br/ver_noticias.asp?cat=47&nt=621 Acesso em: Janeiro de 2007

34

Fonte: Jornal Correio. Disponível também em:

http://www.correiodeuberlandia.com.br/v2/noticia_ver.aspx?id=12614&data= Acesso em : Janeiro de 2007.

35

É importante lembrar que os Atacadistas presentes em Uberlândia não estão entre os maiores arrecadadores em função da distribuição de escritórios em outros Estados. Esta estratégia visa buscar uma diminuição dos custos relacionados aos impostos, pelas diferenças existentes entre os Estados.

[...] Entre as tecnologias da informação, incluo, como todos, o conjunto convergente de tecnologias em microeletrônica, computação (software e hardware), telecomunicações/radiodifusão, e optoeletrônica. Além disso, diferentemente de alguns analistas, também incluo nos domínios da tecnologia da informação a engenharia genética e seu crescente conjunto de desenvolvimento e aplicações. (CASTELLS, 1999 p.49)

Não consideraremos aqui a engenharia genética, pois apenas temos interesse na soma das novas técnicas e serviços que são oriundos e híbridos das telecomunicações. Segue um quadro com a relação entre os serviços oferecidos pela

ACS e suas respectivas funções.

Quadro 01: Serviços oferecidos pela empresa ACS Contact Center, Uberlândia, 2005.

Tipo de Serviço Conteúdo

Serviços de central de Atendimento aos Clientes (SAC)

Recebe ligações para tratar de produtos específicos, orienta, recebe reclamações, sugestões e etc.

Televendas ativo e receptivo.

Consiste em contatos por telefone, em que o operador pode efetuar vendas, divulgar produtos, serviços, campanhas e outros, cobranças, realizadas por contato telefônico, pesquisas e qualificação, em que a empresa realiza coleta de dados, levantamento potencial de mercado e de qualificação (perfil) de clientes, entre outros.

Help Desk,

São oferecidos serviços de suporte técnico para hardware e softaware, reparos básicos, suporte de produtos e etc.

Internet Call Center

Possibilita o contato do cliente por internet, através de chat36, imagem, voz ou e-mail. Tratamento e Resposta de E-mail e Faxes

Oferta a leitura, interpretação, e responde e- mails e faxes pelas empresas.

Atendimento Eletrônico de Mensagens

Através de unidades de respostas audíveis, reconhecimento de fala pode gerar saldos, extratos, informações diversas entre outros. Fulfillment

Auxilia no recebimento e processamento de pedidos das vendas, que participam do processo de logística e distribuição.

Consultoria em Projetos Orienta a montagem de contact center. Fonte: http://www.acs.com.br

Adaptado por: GODOI, Cíntia Neves.

Cumpre esclarecer que os serviços oferecidos pela ACS Contact Center não se confundem com Telemarketing, no qual a operação de marketing se utiliza da telecomunicação para se relacionar com seus clientes, ao passo que os call centers, ou atualmente os “Contact Centers”, incorporaram outras operações que envolvem além

36

do telemarketing, como foi visto anteriormente, atendimento por chat, resposta de e-

mails e etc.

A união da CTBC e da ACS passa a estruturar melhor o setor de tecnologia da informação do grupo Algar, que recebe um novo estímulo em função de a empresa ter sido criada e bem sucedida em pouco tempo. Para isso foram investidos mais de 100 milhões de reais em uma infra-estrutura que oferece mais de 3.750 posições de atendimento. Cabe ressaltar que este atendimento funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana, com 6 mil empregos diretos e 1500 indiretos.

A área de atuação da CTBC se dá em escalas diferentes, dependendo dos serviços em questão. Por exemplo, no que diz respeito à telefonia fixa (mapa 07) podemos perceber que a empresa oferece serviços apenas na região mais central do país, próxima à Uberlândia, abrangendo cidades como Uberaba-MG, Franca-SP, e outras localidades. Interior da ACS e atendentes trabalhando. ACS, 2005. 15