• Nenhum resultado encontrado

Distribuir os eixos e eixos-árvore entre os diferentes canais

No documento CNC. Canais de execução. (Ref: 1304) (páginas 35-40)

PARTE I. CONFIGURAÇÃO

2.1.2 Distribuir os eixos e eixos-árvore entre os diferentes canais

Alguns destes parâmetros correspondem aos parâmetros gerais comuns enquanto que outros pertencem aos parâmetros gerais de cada canal.

CONFIGURAÇÃO DOS EIXOS DO SISTEMA.

NAXIS

Número de eixos que governa o CNC.

Valores possíveis: De 1 até 28 Valor por default: 3.

Variável associada (V.)MPG.NAXIS

Este parâmetro fixa o número de eixos-árvore do sistema, estejam servo-controlados ou não. Para o cálculo de eixos não consideraremos os eixos-árvore.

É necessário lembrar que o número de eixos não depende do número de canais. Um canal pode ter associado um, vários ou nenhum eixo.

AXISNAME n Nome dos eixos.

Valores possíveis: X, X1··X9, ·· , C, C1··C9.

Valor por default: Começando por AXISNAME1; X, Y, Z... Variável associada (V.)MPG.AXISNAMEn

O nome do eixo estará definido por 1 ou 2 caracteres. O primeiro caractere deve ser uma das letras X - Y - Z - U - V - W - A - B - C. O segundo caractere é opcional e será um sufixo numérico entre 1 e 9. Desta maneira o nome dos eixos poderá ser qualquer um da faixa X, X1…X9,...C, C1…C9. Por exemplo X, X1, Y3, Z9, W, W7, C...

Na hora de definir os eixos , é necessário considerar que a ordem na qual se definem estabelece o seu número lógico. O primeiro eixo da tabela será o eixo lógico ·1· e assim sucessivamente. Da mesma forma que o nome do eixo, o número lógico permite identificar o eixo em variáveis, marcas de PLC, etc.

Parâmetro. Tipo de parâmetro.

NAXIS Parâmetro de máquina geral. AXISNAME Parâmetro de máquina geral. NSPDL Parâmetro de máquina geral. SPDLNAME Parâmetro de máquina geral. CHNAXIS Parâmetro de máquina geral do canal. CHAXISNAME Parâmetro de máquina geral do canal. GEOCONFIG Parâmetro de máquina geral do canal. CHNSPDL Parâmetro de máquina geral do canal. CHSPDLNAME Parâmetro de máquina geral do canal.

AXISNAME n Ordem lógica.

AXISNAME 1 Número lógico ·1·. AXISNAME 2 Número lógico ·2·. AXISNAME 3 Número lógico ·3·.

CNC 8070

2.

CONFIGURA R UM SISTEMA MULTICANA L. (REF: 1304) Con fig urar os parâmetros má qui na.

CONFIGURAÇÃO DOS EIXOS-ÁRVORE DO SISTEMA.

NSPDL

Número de eixos-árvore que governa o CNC.

Valores possíveis: De 0 até 4. Valor por default: 1.

Variável associada (V.)MPG.NSPDL

Este parâmetro fixa o número de eixos-árvore do sistema, estejam servo-controlados ou não.

É necessário lembrar que o número de eixos-árvore não depende do número de canais. Um canal poderá ter associado um, vários ou nenhum eixo-árvore.

SPDLNAME n

Nome dos eixos-árvore.

Valores possíveis: S, S1··S9.

Valor por default: Começando por SPDLNAME1; S, S1... Variável associada (V.)MPG.SPDLNAMEn

O nome do eixo-árvore estará definido por 1 ou 2 caracteres. O primeiro caractere deve ser a letra –S–. O segundo caractere é opcional e será um sufixo numérico entre 1 e 9. Desta forma o nome dos eixos-árvore poderá ser qualquer da categoria S, S1…S9.

Na hora de definir os eixos-árvore, é necessário considerar que a ordem na qual se definem estabelece o seu número lógico. A numeração lógica dos eixos-árvore continua a partir do último eixo lógico; desta maneira, num sistema com 3 eixos, o primeiro eixo-árvore da tabela será o eixo-árvore lógico ·4· e assim sucessivamente.

CONFIGURAÇÃO DOS EIXOS DO CANAL.

CHNAXIS

Número de eixos do canal.

Valores possíveis: De 0 até 28. Valor por default: 3.

Variável associada (V.)[ch].MPG.CHNAXIS

Este parâmetro fixa o número de eixos do canal, estejam servo-controlados ou não. Um canal poderá ter associado inicialmente um, vários ou nenhum dos eixos definidos no sistema. Em qualquer caso, o número de eixos atribuídos ao canal não pode ser maior que o número de eixos do sistema, definido no parâmetro NAXIS. A soma dos eixos atribuídos aos canais tampouco poderá exceder o número de eixos do sistema.

Desde o programa peça se poderá modificar a configuração de eixos de um canal (definindo uma nova configuração, acrescentando ou tirando eixos) mediante as instruções #SET AX, #FREE AX e #CALL AX.

CHAXISNAME n Nome dos eixos.

Valores possíveis: Qualquer eixo definido em AXISNAME. Valor por default: Começando por CHAXISNAME1; X, Y, Z... Variável associada (V.)[ch].MPG.CHAXISNAMEn

Pode pertencer ao canal qualquer eixo definido no parâmetro AXISNAME.

Na hora de definir os eixos , é necessário considerar que a ordem na qual se definem estabelece o seu índice no canal. O primeiro eixo da tabela terá índice ·1· e assim

AXISNAME SPDLNAME Ordem lógica.

AXISNAME 1 Número lógico ·1·.

AXISNAME 2 Número lógico ·2·.

AXISNAME 3 Número lógico ·3·.

CNC 8070

CONFIGURA R UM SISTEMA MULTICANA L.

2.

(REF: 1304) Con fig urar os parâmetros má qui na.

sucessivamente. Da mesma forma que o nome do eixo, o índice no canal permite identificar o eixo em variáveis, marcas de PLC, etc.

A ordem dos eixos e os planos de trabalho (modelo fresadora).

A ordem na qual se definem os eixos do canal estabelece quais serão os planos de trabalho principais, os que selecionamos com as funções G17, G18 e G19. Com a função G20 podemos formar qualquer plano de trabalho com os eixos do canal.

A ordem dos eixos e os planos de trabalho (modelo torno).

A ordem na qual se definem os eixos do canal e o parâmetro GEOCONFIG estabelecem quais serão os planos de trabalho principais. Consulte este parâmetro para obter mais informação.

GEOCONFIG

Configuração geométrica dos eixos do canal.

Valores possíveis: Plano / Triedro. Valor por default: Triedro.

Variável associada (V.)[ch].MPG.GEOCONFIG

Sem função no modelo fresadora. No modelo torno, este parâmetro indica a configuração de eixos da máquina, triedro ou plano.

Configuração de eixos tipo "triedro".

Esta configuração dispõe de três eixos formando um triedro cartesiano tipo XYZ como numa fresadora. Podem existir mais eixos, além dos que formam o triedro, que poderão formar parte do triedro ou ser eixos auxiliares, rotativos, etc.

Com esta configuração, o comportamento dos planos é igual como numa fresadora, a não ser que o plano habitual de trabalho seja G18 (se se configurou assim no parâmetro IPLANE). A ordem na qual se definem os eixos do canal estabelece quais serão os planos de trabalho principais, os que selecionamos com as funções G17, G18 e G19. Com a função G20 podemos formar qualquer plano de trabalho com os eixos do canal.

CHAXISNAME n Índice no canal.

CHAXISNAME 1 Índice ·1·. CHAXISNAME 2 Índice ·2·. CHAXISNAME 3 Índice ·3·.

Plano. Eixo de abcissas. Eixo de ordenadas. Eixo longitudinal.

G17 CHAXISNAME 1 CHAXISNAME 2 CHAXISNAME 3

G18 CHAXISNAME 3 CHAXISNAME 1 CHAXISNAME 2

G19 CHAXISNAME 2 CHAXISNAME 3 CHAXISNAME 1

Configuração de eixos tipo "plano". Configuração de eixos tipo triedro.

Plano. Eixo de abcissas. Eixo de ordenadas. Eixo longitudinal.

G17 CHAXISNAME 1 CHAXISNAME 2 CHAXISNAME 3

G18 CHAXISNAME 3 CHAXISNAME 1 CHAXISNAME 2

G19 CHAXISNAME 2 CHAXISNAME 3 CHAXISNAME 1

X+

Z+

X+

Z+

Y+

CNC 8070

2.

CONFIGURA R UM SISTEMA MULTICANA L. (REF: 1304) Con fig urar os parâmetros má qui na.

O CNC visualiza as funções ·G· associadas aos planos de trabalho.

Configuração de eixos tipo "plano".

Esta configuração possui de dois eixos formando o plano habitual de trabalho em torno. Pode haver mais eixos, mas não podem formar parte do triedro; deverão ser eixos auxiliares, rotativos, etc.

Com esta configuração o plano de trabalho sempre é G18 e estará formado pelos dois primeiros eixos definidos no canal. Se se definiram os eixos X (primeiro eixo do canal) e Z (segundo eixo do canal), o plano de trabalho será ZX (eixo Z como abcissas e eixo X como ordenadas).

O plano de trabalho sempre é G18; o parâmetro máquina IPLANE não se aplica e não se permite cambiar de plano desde o programa peça. As funções ·G· associadas aos planos de trabalho têm os seguintes efeitos.

O CNC não visualiza as funções ·G· associadas aos planos de trabalho, pois sempre é o mesmo plano.

Configuração de eixos tipo "plano". Programação de arcos.

A programação do centro do arco I K depende do plano de trabalho ativo.

• Com a função G18, nas interpolações circulares o centro do arco I está associado ao primeiro eixo do canal (normalmente o X) e o K ao segundo eixo do canal (normalmente o Z).

• Com a função G20, nas interpolações circulares o centro do arco I está associado ao eixo das abscissas (normalmente o Z) e o K ao eixo das ordenadas do canal (normalmente o X).

Configuração de eixos tipo "plano". O eixo longitudinal.

Nesta configuração se considera como eixo longitudinal o segundo eixo do canal. Se foram definidos os eixos X (primeiro eixo do canal) e Z (segundo eixo do canal), o plano de trabalho será ZX e o eixo longitudinal o Z. É neste eixo longitudinal onde se aplica a compensação de comprimento quando se empregam ferramentas de fresadora. Com ferramentas de torno a compensação de comprimento se aplica em todos os eixos nos quais se tenha definido offset na ferramenta.

Quando num torno se tenham que empregar ferramentas de fresadora, pode ser mudado o eixo de compensação longitudinal com a instrução #TOOL AX ou a função G20.

Configuração de eixos tipo "plano". Intercâmbio de eixos.

É permitido o intercâmbio de eixos, porém se deve considerar que o comportamento anterior se mantém; isto é, todo o tratamento explicado anteriormente se mantém para os eixos primeiro e segundo do canal que resultem do intercâmbio.

CONFIGURAÇÃO DOS EIXOS-ÁRVORE DO CANAL.

CHNSPDL

Número de eixos-árvore do canal.

Valores possíveis: De 0 até 4. Valor por default: 1.

Variável associada (V.)[ch].MPG.CHNSPDL

Este parâmetro fixa o número de eixos-árvore do canal, estejam servo-controlados ou não. Um canal poderá ter associados inicialmente um, vários ou nenhum eixo-árvore. Em qualquer caso, o número de eixos-árvore atribuídos ao canal não pode ser maior que o

Função. Significado.

G17 Não muda de plano e mostra um warning avisando disso.

G18 Não produz nenhum efeito (a não ser que esteja ativada a função G20). G19 Não muda de plano e mostra um warning avisando disso.

G20 É permitido se não altera o plano principal; isto é, só se pode usar para mudar o eixo longitudinal.

CNC 8070

CONFIGURA R UM SISTEMA MULTICANA L.

2.

(REF: 1304) Con fig urar os parâmetros má qui na.

número de eixos-árvore do sistema, definido no parâmetro NSPDL. A soma dos eixos- árvore atribuídos aos canais tampouco poderá exceder o número de eixos-árvore do sistema.

Desde o programa peça se poderá modificar a configuração dos eixos-árvore de um canal (definindo uma nova configuração, acrescentando ou tirando os eixos-árvore) mediante as instruções #SET SP, #FREE SP e #CALL SP.

CHSPDLNAME n

Nome dos eixos-árvore.

Valores possíveis: Qualquer eixo-árvore definido em SPDLNAME. Valor por default: Começando por CHSPDLNAME1; S, S1... Variável associada (V.)[ch].MPG.SPDLNAMEn

Pode pertencer ao canal qualquer eixo-árvore definido no parâmetro SPDLNAME. Na partida do CNC e após um reset, o canal assume como cabeçote master o primeiro cabeçote definido nos parâmetros de máquina do canal (master original). Se este eixo- árvore se encontra parado ou cedido a outro canal, o canal aceita como master o seguinte eixo-árvore definido nos parâmetros de máquina e assim sucessivamente.

Na hora de definir os eixos-árvore, é necessário considerar que a ordem na qual se definem estabelece o índice no canal. O primeiro eixo-árvore da tabela terá índice ·1· e assim sucessivamente. Da mesma forma que o nome do eixo-árvore, o índice no canal permite identificar o eixo-árvore em variáveis, marcas de PLC, etc.

CHSPDLNAME Índice no canal.

CHSPDLNAME 1 Índice ·1·. CHSPDLNAME 2 Índice ·2·. CHSPDLNAME 3 Índice ·3·.

CNC 8070

2.

CONFIGURA R UM SISTEMA MULTICANA L. (REF: 1304) Con fig urar os parâmetros má qui na.

No documento CNC. Canais de execução. (Ref: 1304) (páginas 35-40)

Documentos relacionados