• Nenhum resultado encontrado

4 MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: FONTE DE INFORMAÇÃO PARA A COMUNICAÇÃO

4.1. IMERSÕES AO CAMPO DE PESQUISA

4.1.1. Documentação e sistematização do estudo de caso

A pesquisa documental iniciou-se pela análise da Constituição Federal de 1988, que prevê a existência e a estruturação dos MPs. A partir da Carta Magna, prosseguiu- com a análise dos demais documentos que se encontram disponíveis no portal virtual da instituição, a principal fonte de informação e canal de comunicação entre instituição e sociedade.

Nesse portal registram-se informações noticiosas e a movimentação dos setores. Também encontram-se ali as normas e os princípios legais do MPMS, a exemplo das denominadas leis orgânicas da instituição, seu regimento interno e, finalmente, os documentos relacionados à Assessoria de Comunicação do MPMS, a Assecom. Por esses registros, há como conferir os documentos de criação, de alteração e, ainda, as projeções da Assecom em acompanhar o planejamento de gestão estratégica nacional e aquele específico à unidade de MS. Essas projeções favoreceram fazer imersões a campo, sempre com cuidado na avaliação da relação desses planejamentos externos com a rotina dos profissionais de comunicação do MPMS.

Os esforços concentraram-se na metodologia do estudo de caso para concretizar o caráter exploratório-descritivo desta pesquisa (YIN, 2005, p.19; DUARTE, 2005, p.228; GIL, 1991, p.45, 121s).

Com relação ao portal institucional, foram estruturados e executados passos para analisar o ambiente da assessoria de comunicação. Em seguida, foram adaptadas algumas técnicas recomendadas por Yin (2005, p.26, 116), com ênfase para a técnica da observação e da entrevista em profundidade. Para tanto, buscou-se maior suporte em explanações metodológicas de Quivy e Campenhouldt (2003), de modo que, por suas explicações, conseguiu-se intercalar o uso da observação direta com a indireta.

Na observação direta, viu-se que “o próprio investigador procede diretamente à recolha das informações, sem se dirigir aos sujeitos interessados” (QUIVY; CAMPENHOUDT, 2003, p.163s). Isto resultou em maior direcionamento para coletar os depoimentos e investigar o cotidiano da assessoria de comunicação, bem como explorar o portal do MPMS e ali coletar informações para as análises.

Quanto à observação indireta, esta foi efetivada como técnica adequada para se dirigir aos investigados, buscando obter maiores informações pelo uso de questionários (QUIVY; CAMPENHOUDT, 2003, p.164). Acerca deste instrumento, utilizou-se a entrevista em profundidade, técnica qualitativa prevista por Jorge Duarte (2005, p. 62s), unindo-a às esquematizações indicadas por Fortes (1990) para a produção de dois modelos semi- estruturados. Estes foram sistematizados com a finalidade de posterior análise e abordagem descritiva deste estudo (YIN, 2005, p.143).

Esses modelos de questionário foram elaborados com o intento de obter especificações sobre as atividades da assessoria na instituição. As principais abordagens (abril/2010) foram feitas com os responsáveis pelas atividades da Assecom, configurando-os como as pessoas-chave que o estudo de caso deve contemplar (YIN, 2005, p.97), entre eles o assessor de comunicação, um jornalista assistente, a publicitária e a supervisora geral do setor. Para essa fase, foi utilizado um questionário com perguntas abrangentes, visando provocar conversas com direcionamento investigativo com essa população alvo da pesquisa (YIN, 2005, p.116s; GIL, 1992, p.92).

O outro modelo de questionário, mais extenso, produzido com itens pormenorizados e específicos sobre gestão da informação e produção noticiosa, foi aplicado somente na entrevista com o assessor de comunicação e o seu jornalista assistente. A aplicação foi feita na íntegra em outubro de 2010, com alguns pontos retomados com o assessor em abril de 2011. Nesse questionamento, buscou-se saber quais as responsabilidades e os afazeres relacionados ao jornalismo, os procedimentos de comunicação e de informação, incluindo as condições estruturais físicas e de pessoal relacionadas à demanda da Assecom.

Nas constatações diretas, conferiram-se itens dos depoimentos relacionados aos meios e às formas de acesso da sociedade à informação do MPMS, e também quanto ao uso das TICs, por estas se integrarem às situações circundantes. Do levantamento sobre a organização e as atividades da assessoria de comunicação, foi possível conferir itens de gestão da comunicação e da informação inerentes às atividades de assessoria, perpassando pela compreensão das necessidades da informação, busca e coleta, tratamento, distribuição e a avaliação de uso que possibilita constatar a necessidade da informação inicialmente prevista.

Como estratégia analítica (YIN 2055, 149-170), investigou-se qual o caminho da informação diante da demanda de trabalho desses gestores da informação. Tal como preveem os procedimentos do estudo de caso, buscou-se compreender toda a complexidade da organização escolhida, investigando quais os afazeres da instituição. Por ser uma estrutura de grande porte, foi preciso sistematizar as possibilidades que se abriam diante da dimensão estrutural da unidade estadual de MP. Obtiveram-se melhores definições após as análises dos documentos institucionais, por meio do material obtido na pesquisa exploratória e pelos depoimentos coletados.

Apesar de não ser órgão do sistema judiciário, o Ministério Público é estruturado de maneira equivalente, concretizando sua missão a partir da compreensão jurídica de processos e aparatos do poder judiciário brasileiro. Dessa maneira, havia infindáveis possibilidades de estruturação de dados e uma sucessão de termos e princípios legais, o que impelia recorrer à matéria jurídica, sob o risco de ultrapassar a fronteira do campo da comunicação.

Para evitar isso sem prejuízo dos resultados, examinou-se minuciosamente a missão de Ministério Público de acordo com as necessidades do campo comunicacional, com uso de terminologias do Direito somente quando essenciais. Viu-se que, sendo instituição defensora da democracia, o Ministério Público é parte ativa em muitos processos cíveis e criminais em trâmite no sistema judiciário. Contudo, há muitas situações em que, antes de acionar o judiciário, a instituição justifica sua atuação ministerial com apurações e tentativas de resolver os problemas que emergem da sociedade de maneira mais direta. Entre os meios de que dispõe para isso, constam as medidas extrajudiciais, também conhecidas como medidas administrativas, como as relacionadas aos procedimentos que visam reunir evidências sobre alguma situação ilegal.

A abertura desses procedimentos é comunicada por edital publicado no Diário Oficial do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, DOMP, disponibilizado no portal do MPMS. O edital oficializa a existência de algum fato que precisa ser apurado e demonstra, publicamente, que toda a instituição está comprometida com essa apuração, pois

os casos só podem ser encerrados quando encontrada alguma solução, passando pelo crivo de um conselho de representantes do MP, ou convertidos em peças processuais, e aí sim, o caso vai para o sistema judiciário.

São editais que atendem ao que se propôs pesquisar, pois possibilitam interpretar como a missão da instituição é praticada em dados acerca da atuação do MPMS em todas as comarcas do Estado. Com isso, o conteúdo desses editais originou um parâmetro para a análise da produção noticiosa disseminada no portal virtual pela Assecom. Concebeu maior rigor e validade científica para a obtenção de resultados, de maneira a conduzir a pesquisa pela recomendação de que “cada pesquisador de estudo de caso deve trabalhar com afinco para expor todas as evidências de forma justa” (YIN, 2005, p. 29).

Pelo alerta anteriormente analisado acerca da informação que pouco comunica, ou que satura o espaço público, a apuração dos editais dá condições de como proceder a uma análise voltada para a qualidade dos temas tratados, com abordagem da informação inerente aos afazeres da instituição em relação a sua missão constitucional.

Devido ao volume de atividades do MPMS, foi necessário fazer uso do que esclarece Bauer e Aarts (2007) para encontrar a melhor maneira científica de catalogar os temas encontrados nos editais publicados no DOMP. Por certo, o método do estudo de caso não prevê a técnica da amostragem, mas não se fecha a alternativas que conduzam ao seu bom desempenho, de modo que foi preciso elaborar uma “amostragem representativa” (BAUER, AARTS, 2007, p.39) dos diários. Assim, foi preciso selecionar, nas publicações de janeiro, fevereiro e março de 2011, três dias escolhidos aleatoriamente em cada um desses meses, sob a condição de terem editais publicados.

Com isso, despontaram dados suficientes para analisar o produto final das atividades jornalísticas da Assecom - a notícia veiculada no portal do MPMS. Por seu conteúdo afere-se principalmente, se há indicações para as características do que a instituição faz para o benefício da sociedade e atendimento aos interesses públicos. Da mesma forma, na construção de critérios para tabular os editais, foram selecionadas as publicações noticiosas do portal nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2011, sendo três dias aleatórios de cada mês.

Ao longo de toda essa pesquisa, os dados foram organizados com revisões minuciosas (YIN, 2005, p.149), das quais se destacam duas: uma para conferir a necessidade de novas imersões a campo e para produzir o relatório da dissertação e outra, para constatar se os levantamentos atendiam à proposta do projeto, com finalização da pesquisa nesta explanação analítica.