• Nenhum resultado encontrado

Documentos Básicos Necessários para a Indenização de Sinistros

No documento CHUBB DO BRASIL CIA DE SEGUROS (páginas 57-105)

VII. COBERTURA ADICIONAL DO SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS DE

6. Documentos Básicos Necessários para a Indenização de Sinistros

6.1. Além dos descritos no subitem 9.1. das Condições Especiais do Seguro de Acidentes Pessoais de

Passageiros:

6.1.1. Comprovantes originais das despesas. 6.1.2. Relatório Médico, se necessário no caso.

6.2. A Seguradora se reserva o direito de solicitar documentos complementares, em caso de dúvida

fundada e justificável, sendo suspensa a partir da solicitação e reiniciada, a partir do dia útil posterior a entrega de toda a documentação e informações necessárias, a contagem do prazo remanescente para pagamento de indenizações, previsto no subitem 7.12. das condições especiais deste seguro.

Condições Gerais de Seguro Individual de Perda e Roubo de Cartão de

Crédito e Saque

Processo SUSEP: 15414.0000143/2005-40 - Adequação Carta 862- 2006. Válido a partir de Setembro de 2007.

ÍNDICE

DEFINIÇÕES GERAIS ... 60 Condições Gerais

Cláusula 1ª - Objetivo do Seguro... 66 Cláusula 2ª - Forma de Contratação ... 66 Cláusula 3ª - Riscos Cobertos ... 66 Cláusula 4ª - Riscos Excluídos ... 67 Cláusula 5ª - Aceitação da Proposta... 68 Cláusula 6ª - Início da Vigência da Apólice e das Alterações ... 68 Cláusula 7ª - Renovação ... 69 Cláusula 8ª - Concorrência de apólices ... 71 Cláusula 9ª - Limite de Responsabilidade e Importância Segurada ... 73 Cláusula 10ª – Alteração e atualização de Valores Contratados ... 73 Cláusula 11ª - Reavaliação de Taxas ... 74 Cláusula 12ª - Pagamento de Prêmio ... 74 Cláusula 13ª - Atualização das Obrigações Decorrentes do Contrato de Seguro ... 76 Cláusula 14ª - Franquia... 77 Cláusula 15ª - Liquidação de Sinistro e Obrigações do Segurado... 77 Cláusula 16ª - Reintegração da Importância Segurada ... 79 Cláusula 17ª - Perda de Direitos ... 79 Cláusula 18ª - Rescisão Contratual e Cancelamento ... 81 Cláusula 19ª - Sub-rogação de Direitos... 82 Cláusula 20ª - Prescrição ... 82 Cláusula 21ª - Foro... 83

DEFINIÇÕES GERAIS

TERMOS TÉCNICOS DO SEGURO

A seguir damos as palavras e expressões que têm objetivo elucidar as dúvidas que porventura possam existir na leitura e interpretação das Condições Gerais, Condições Especiais e Cláusulas Especiais que regem este contrato de seguro.

Aceitação

Aprovação da proposta apresentada pelo Segurado e a emissão da competente apólice. A aceitação do seguro estará sujeita à análise do risco.

Agravação do Risco

São circunstâncias que aumentam a intensidade ou a probabilidade da ocorrência do risco assumido pelo segurador, independente ou não da vontade do Segurado.

Apólice

É o documento que discrimina o bem segurado, suas coberturas e garantias contratadas pelo Segurado.

Associado

Esta palavra é empregada como sinônimo de Segurado.

Ato Doloso

É o ato intencional, mediante ação ou omissão, com características de dolo, no qual fica demonstrado que o agente que o praticou – (segurado, seu beneficiário ou o representante de um ou de outro) – quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo com o objetivo de fraudar o contrato de seguro.

Ato Ilícito

É toda ação ou omissão voluntária, negligência, imperícia ou imprudência que viole direito alheio ou cause prejuízo a outrem.

Aviso de Sinistro

É a comunicação à Seguradora da ocorrência do evento previsto na apólice.

Beneficiário

É a pessoa que detêm legalmente o direito à indenização.

Cancelamento

É a dissolução antecipada do seguro, de comum acordo, ou em razão do pagamento de indenização ao Segurado.

O cancelamento decidido só pelo Segurado ou pela Seguradora, quando o contrato o permite, chama-se rescisão.

Cancelamento Automático

É o que resulta da falta de pagamento do prêmio nos prazos estipulados.

Cancelamento Integral

É a dissolução do contrato de seguro antes que tenha produzido qualquer efeito. Este cancelamento obriga a devolução de prêmio.

Coação

É o emprego de força física ou de grave ameaça moral contra pessoas ligadas afetivamente ao SEGURADO, compelindo-o a praticar certo ato de maneira irresistível e insuperável.

Condições Gerais

É o instrumento que disciplina os direitos e obrigações das partes contratantes, bem como define as características gerais do seguro.

Contrato de Seguro

É o contrato com elemento essencial de boa-fé, firmado entre a seguradora e o segurado, cujo objeto é garantir um interesse legítimo deste último contra riscos predeterminados entre as Partes, visando satisfazer as necessidades do segurado mediante o pagamento de uma indenização pela seguradora, na forma contratada e indicada na Apólice.

Corretor de Seguro

É o profissional habilitado e autorizado a angariar e promover contratos de seguros, remunerado mediante comissões estabelecidas nas tarifas. O Segurado poderá consultar a situação cadastral de seu corretor de seguros, no site da www.susep.gov.br, por meio do seu número de registro na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), nome completo, CNPJ ou CPF.

Dano

No seguro, é o prejuízo sofrido pelo Segurado e indenizável ou não, de acordo com as condições do contrato de seguro.

Dano Corporal

Qualquer doença ou dano físico sofrido por pessoa, inclusive morte ou invalidez;

Dano Material

Qualquer dano físico à propriedade tangível, inclusive todas as perdas materiais relacionadas com o uso dessa propriedade.

Dolo

Artifício fraudulento empregado pelo Segurado para constituir à Seguradora uma obrigação que a mesma não assumiu. Se provado, cancela automaticamente o seguro.

Endosso

È o documento expedido pela Seguradora, durante a vigência do contrato, pelo qual esta e o Segurado acordam quanto a alteração de dados, modificam condições ou objeto da apólice ou a transferem a outrem.

Estipulante

É toda pessoa física ou jurídica que contrata o seguro por conta de terceiros.

Franquia

É o valor ou percentual definido na apólice pelo qual o Segurado fica responsável em caso de sinistro.

Furto

É o ato de apoderar-se de coisa alheia; subtrair fraudulentamente (coisa alheia), sem deixar vestígios. Para efeito deste seguro é a subtração por outrem dos cartões de crédito ou de saque, sem ameaça ou violência física.

Garantia

É a designação genérica dos riscos assumidos pelo segurador. Também é empregada como sinônimo de cobertura.

Importância Segurada

É a quantia manifestada na apólice para o valor do contrato, representando o limite máximo de responsabilidade do segurador.

Indenização

É o pagamento feito pela Seguradora quando da ocorrência do evento coberto

Internet

É o conjunto de redes de computadores de âmbito mundial ligados entre si.

Limite Máximo de Indenização (LMI)

É o valor-limite máximo de garantia, previsto por Lei e determinado na apólice, que enseja o limite máximo da indenização a ser pago pela seguradora quando da liquidação do sinistro.

Limite de Responsabilidade

É o limite máximo de responsabilidade da Seguradora por sinistro, assim como o total máximo indenizáveis pelo contrato de seguro.

Liquidação de Sinistros

É o processo de apuração dos prejuízos sofridos pelo Segurado e tem por finalidade fixar a responsabilidade do segurador e as bases das indenizações.

Prêmio

É a importância paga pelo Segurado, à Seguradora em troca da transferência do risco a que ele está exposto.

Prescrição

No seguro, é a perda da ação para reclamar os direitos ou a extinção das obrigações previstas nos em razão do transcurso dos prazos fixados em lei.

Processo SUSEP

É o registro do Plano na SUSEP, porém não implica por parte da Autarquia, em incentivo ou recomendação a sua comercialização.

Proponente

É a pessoa que pretende fazer o seguro, preenchendo e assinando uma proposta.

Proposta

É o documento preenchido e assinado pelo proponente formalizando seu interesse em efetuar o seguro, e que contem todos os elementos essenciais à análise do risco. A Proposta é documento formal integrante do Contrato de Seguro.

Pró-rata

É o cálculo do prêmio do seguro, com base nos dias de vigência do contrato.

Rescisão

É o rompimento do seguro antes do término.

Rateio

Na cláusula de rateio, sempre que a importância segurada for menor do que o valor em risco, o Segurado será considerado segurador da diferença e, em caso de sinistro, aplicar-se-á o rateio percentual entre eles, salvo na hipótese de perda total, quando a indenização será igual a 100% (cem por cento) da importância segurada.

Risco

É o evento cuja ocorrência desperta a responsabilidade do segurador.

Risco Absoluto

É aquele em que o segurador responde pelos prejuízos, integralmente, até o montante da importância segurada não se aplicando, em qualquer hipótese, cláusula de rateio.

Risco Agravado

É aquele que, em virtude de qualquer deficiência ou característica intrínseca, apresenta maiores probabilidades de sinistro.

Riscos Excluídos

São os riscos que o contrato retira da responsabilidade do Segurador. Os riscos excluídos podem ser genéricos, quando enumerados nas Condições Gerais da apólice e específicos quando constam das Condições Especiais.

Roubo

É o ato de subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça de violência à pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência.

Salvados

São as coisas com valor econômico que escapam ou sobram do sinistro.

Seguro

É o contrato mediante o qual uma pessoa denominada segurador se obriga, mediante o recebimento de um prêmio, a indenizar outra pessoa, denominada Segurado, do prejuízo resultante de riscos futuros, previstos no contrato.

Segurado

É a pessoa física ou jurídica que tendo interesse segurável contrata o seguro em seu benefício.

Seguradora

É a empresa devidamente autorizada que emite uma apólice, assumindo a responsabilidade dos riscos nela constantes, e garante a indenização em caso de ocorrência de sinistro mediante o pagamento de prêmio pelo Segurado.

Sinistro

É a concorrência de acontecimento gerador de prejuízo previsto no contrato de seguro.

Sub-rogação

A sub-rogação tem lugar no seguro quando, após o sinistro e paga a indenização pelo segurador, este substitui o Segurado nos direitos e ações que o mesmo tem de demandar o terceiro responsável pelo sinistro.

SUSEP

Superintendência de Seguros Privados - é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda.

Taxa

Terceiro

Pessoa que, envolvida no sinistro, não represente nenhuma das partes do contrato de seguro (segurado, seguradora e estipulante). Não se incluem na definição de terceiro os parentes que dependam economicamente do segurado, cônjuge, funcionários, sócios, companheiro(a) ou representantes do segurado, bem como objetos ou bens de sua propriedade e posse.

Vigência

Condições Gerais

Seguro Individual de Perda e Roubo de Cartão de Crédito e Saque

Processo SUSEP: 15414.0000143/2005-40 - Adequação Carta 862-2006. Válido a partir de Setembro de 2007.

Cláusula 1ª - Objetivo do Seguro

1. O presente seguro tem por objetivo garantir, exceto se decorrentes de riscos excluídos, dentro do

Limite Máximo de Indenização por Cobertura Contratada e de conformidade com o estabelecido nestas Condições Gerais ou Cláusulas Particulares, todas as transações irregulares ocorridas com os cartões de crédito ou de saque do Segurado. e/ou processados por administradoras de cartões de crédito ou bancos sediados no Brasil, tudo de conformidade com o estabelecido nestas Condições.

2. O âmbito geográfico das coberturas será de 24 horas por dia em todo o globo terrestre, salvo

disposição em contrario descriminados nas Condições Especiais da respectiva apólice.

2.1. Encargos de Tradução

Quando for o caso, eventuais encargos de tradução, referentes ao reembolso de despesas efetuadas no exterior ficarão totalmente a cargo da Seguradora.

Cláusula 2ª - Forma de Contratação

Este seguro será contratado a 1o. risco absoluto.

Cláusula 3ª - Riscos Cobertos

1. Estão cobertas as despesas realizadas de maneira irregular, quando da ocorrência de:

a) Perda, Furto ou Roubo do cartão de saque e cartão de crédito do Segurado e Saques feitos pelo segurado / titular do cartão, sob Coação, desde os 3 (três) dias anteriores à comunicação do fato à Central de Bloqueio da administradora ou da Instituição Financeira. Nesse período, o Segurado ficará isento de arcar com as despesas que tenham sido feitas indevidamente por terceiros até o valor de seu limite de crédito ou de saque junto à instituição financeira.

b) Fica expressamente estipulado pela presente que, tendo sido pago o Prêmio adicional convencionado na Apólice incluem-se neste seguro, e passam a manter a mesma garantia do Segurado, os cartões de seus Familiares Diretos.

1. O segurado está obrigado a comunicar à sociedade seguradora, logo que saiba, qualquer fato suscetível de agravar o risco coberto, sob pena de perder o direito à indenização, se ficar comprovado que silenciou de má-fé.

2. A Seguradora, desde que o faça nos 15 (quinze) dias seguintes ao recebimento do aviso de agravação do risco, poderá dar-lhe ciência, por escrito, de sua decisão de cancelar o contrato; ou,

3. Mediante acordo entre as partes, restringir a cobertura contratada e na hipótese de continuidade do contrato, a Seguradora cobrar a diferença de prêmio cabível.

Cláusula 4ª - Riscos Excluídos

1. Esta apólice não responderá pelos prejuízos que se verificarem em consequência, direta ou indireta de:

a) Despesas ou Saques por Perda, Roubo e Furto;

Não reconhecidas pelo correntista e efetuadas fora do período da cobertura mencionada na Cláusula 3a – Riscos Cobertos, ficando o Segurado responsável por todos os gastos ou saques realizados com o seu cartão por terceiros.

b) Terminais Eletrônicos:

Transações ocorridas em Terminais Eletrônicos cujo acesso seja feito por meio de código pessoal e secreto (senha), a menos que sejam efetuadas sob Coação e comprovadas através de Boletim de Ocorrência Policial.

c) Cartões Clonados:

Uso de cartões clonados, inadimplência do Associado no pagamento das dívidas do cartão, atos dolosos do Segurado e retiradas acima do valor limite de saque diário do cartão, conforme já previsto no seu contrato junto à instituição financeira.

d) Outros Riscos Excluídos:

Atos de hostilidade ou de guerra, rebelião, insurreição, revolução, motim, confisco, greve, nacionalização, destruição ou requisição decorrentes de qualquer ato de autoridade de fato ou de direito, civil ou militar e, em geral, todo e qualquer ato ou consequência dessas ocorrências, bem como atos praticados por qualquer pessoa agindo por parte de, ou em ligação com qualquer organização cujas atividades visem a derrubar pela força o governo ou instigar a sua queda, pela perturbação de ordem política e social do país, por meio de atos de terrorismo, guerra revolucionária, subversão e guerrilhas.

e) Extravio de cartões:

Cartões perdidos, roubados ou extraviados enquanto estiverem sob a responsabilidade do correio, empresas transportadoras ou ainda, os cartões que não foram distribuídos pela administradora do cartão.

2. Riscos Não Cobertos

Fica estabelecido que os riscos abaixo não estão compreendidos neste seguro:

a) Cartões emitidos e/ou processados por empresas sediadas fora do território Brasileiro; b) Cartões que não estejam em nome do Segurado e/ou de seus Familiares Diretos;

c) Saque com cartão de crédito ou cartão de saque, cujo acesso não exija a utilização de código pessoal e secreto – “Senha”.

3. Consideram-se como riscos excluídos, nos seguros contratados: 3.1. Por Pessoa Física:

a) Os danos causados por atos ilícitos dolosos ou por culpa grave, equiparável ao dolo, praticado pelo segurado ou pelo representante, de um ou de outro;

3.2. Por Pessoa Jurídica:

a) Os danos causados por atos ilícitos dolosos ou por culpa grave, equiparável ao dolo, praticado pelos sócios controladores, seus dirigentes e administradores legais, seus beneficiários e aos seus respectivos representantes;

Cláusula 5ª - Aceitação da Proposta 1. Prazo de Aceitação

Seguradora terá o prazo de 15 (quinze) dias para manifestar-se sobre a proposta, contados a partir da data de seu recebimento, seja para seguros novos ou renovações, bem como para alterações que impliquem modificação do risco. A aceitação do seguro estará sujeita à análise do risco.

1.1. A proposta escrita deverá conter os elementos essenciais ao exame e aceitação do risco, inclusive informando se possui este seguro com esta ou com outra Seguradora, cabendo á Seguradora fornecer ao proponente, obrigatoriamente, o protocolo com indicação da data e hora de seu recebimento, e a ausência de manifestação, por escrito, nos prazos previstos, caracterizará a aceitação tácita da proposta. 1.2. No caso de solicitação de documentos complementares o prazo de 15 dias ficará suspenso, voltando a correr a partir da data em que se der a entrega da documentação.

2. Documentos Complementares

A Seguradora poderá efetuar solicitação de documentos complementares, para análise e aceitação do risco ou da alteração proposta para o proponente:

2.1 - Pessoa física: apenas uma vez durante o prazo previsto para aceitação;

2.2 - Pessoa Jurídica: mais de uma vez durante o prazo previsto para aceitação, desde que a Seguradora

indique os fundamentos do pedido.

3. Não Aceitação da Proposta

No caso de não aceitação da proposta a Seguradora procederá à comunicação formal da não aceitação da proposta, justificando a recusa.

3.1. Caso a proposta recusada tenha sido recebida com adiantamento de prêmio:

3.1.1. O valor do adiantamento é devido no momento da formalização da recusa, e será restituído ao

proponente, no prazo máximo de 10 (dez) dias corridos, integralmente ou deduzido da parcela “pró-rata temporis” correspondente ao período em que tiver prevalecido a cobertura.

3.1.2. O valor a ser restituído será corrigido monetariamente pelo índice estabelecido na cláusula 13a.

(atualização das obrigações decorrentes do contrato) destas condições gerais, da data do pagamento pelo segurado até a data da efetiva restituição.

3.2 - Em caso de recusa da proposta dentro dos prazos previstos, a cobertura prevalecerá por mais 2

(dois) dias úteis, contados a partir da data em que o proponente, seu representante ou o corretor de seguros tiver conhecimento formal da recusa.

Cláusula 6ª - Início da Vigência da Apólice e das Alterações

A apólice, os certificados e os endossos terão seu início e término de vigência às 24 hrs das datas para tal fim neles indicadas.

1. A apólice vigorará por um ano, salvo disposição em contrário nas Condições Particulares.

1.1. Para os seguros contratados por prazo inferior a 1 (um) ano, o prêmio a cobrar será calculado da

seguinte forma:

a) à base pró-rata temporis, correspondente à vigência do seguro, quando se tratar de unificação de vencimentos com outras apólices em vigor do segurado;

b) pela aplicação da tabela e prazo curto constante do item 3 da Cláusula 12ª (Pagamento de Prêmio) destas Condições Gerais, nos demais casos não enquadrados no item “a” acima.

2. A data de inicio de vigência será:

2.1. A data de aceitação da proposta ou outra, desde que expressamente acordada, quando as propostas

tenham sido recepcionadas sem pagamento de prêmio.

2.2. A data de recepção da proposta, quando a proposta tenha sido recepcionada, com adiantamento de

valor para futuro pagamento parcial ou total do prêmio.

3. Alteração do contrato de seguro

Qualquer alteração no contrato de seguro somente poderá ser feita mediante proposta assinada pelo Segurado, seu representante legal ou por seu corretor se seguros, habilitado. A referida proposta escrita deverá conter os elementos essenciais ao exame e aceitação do risco. A Seguradora fornecerá ao proponente o protocolo que identifique a proposta por ela recepcionada, com indicação da data e hora de seu recebimento, e procederá a analise, aceitação ou recusa de acordo com a Cláusula 5a (Aceitação da Proposta) destas Condições Gerais.

4. A Seguradora providenciará a emissão da apólice ou do endosso no prazo de 15 (quinze) dias úteis, a partir da data da aceitação da proposta.

4.1. São documentos do presente seguro a proposta, a apólice com os respectivos anexos e o documento

de cobrança devidamente quitado. Nenhuma alteração nesses documentos será válida se não for feita por escrito, com a concordância de ambas as partes contratantes, observadas as condições aprovadas.

4.2. Não é permitida a presunção de que a seguradora possa ter conhecimento de circunstâncias que não

constem da proposta, apólice e seus anexos, e daquelas que não lhe tenham sido comunicadas posteriormente, na forma do item anterior.

Cláusula 7ª - Renovação

1. A renovação não é automática, salvo acordo entre as partes.

1.1. O Segurado, seu representante e/ou o corretor de seguros deverá enviar à Seguradora pedido de

renovação até 30 (trinta) dias antes do final da vigência deste seguro.

1.1.1. A Seguradora fornecerá ao proponente, seu representante e/ou o corretor de seguros, protocolo

que identifique o pedido/proposta de renovação por ela recepcionado, com indicação da data e hora de seu recebimento.

2. No caso de renovação automática esta poderá ser feita uma única vez. Feita uma renovação automática, as renovações seguintes deverão ter anuência expressa do Segurado.

3. O prazo de aceitação, 15 (quinze) dias, será contado a partir da data do protocolo da proposta. 3.1. Fica suspenso o prazo estabelecido no item anterior desta cláusula, conforme os casos previstos no

item 2 da Cláusula 5ª (Aceitação da Proposta) destas Condições Gerais.

Cláusula 8ª - Concorrência de apólices

1. O segurado que, na vigência do contrato, pretender obter novo seguro sobre o mesmo bem e contra os

mesmos bens e contra os mesmos riscos, deverá comunicar sua intenção, previamente, por escrito, a todas as sociedades seguradoras envolvidas, sob pena de perda de direito.

2. O prejuízo total relativo a qualquer sinistro amparado por cobertura de responsabilidade civil, cuja

indenização esteja sujeita às disposições deste contrato, será constituído pela soma das seguintes

No documento CHUBB DO BRASIL CIA DE SEGUROS (páginas 57-105)

Documentos relacionados