• Nenhum resultado encontrado

Liquidação de Sinistro e Indenização do Seguro

No documento CHUBB DO BRASIL CIA DE SEGUROS (páginas 36-39)

III. CONDIÇÕES ESPECIAIS DO SEGURO DE AUTOMÓVEL

7. Liquidação de Sinistro e Indenização do Seguro

Se o sinistro ocorrer dentro do prazo de pagamento do prêmio à vista ou de qualquer uma de suas parcelas, sem que tenha sido efetuado, o direito à indenização não ficará prejudicado.

Quando o pagamento da indenização acarretar cancelamento do contrato de seguro, as parcelas vincendas do prêmio deverão ser deduzidas do valor da indenização, excluído o adicional de fracionamento.

Caberá a Seguradora, optar por:

7.1. Indenização em dinheiro; 7.2. Mandar reparar os danos; ou

7.3. Substituir o veículo ou acessório por outro equivalente, obedecendo ao estado em que se encontrava

imediatamente antes do sinistro.

7.4. Prejuízos Parciais

O Segurado não poderá dar início aos reparos do veículo sem antes ter a Seguradora aprovado o orçamento preparado pela oficina de escolha do Segurado.

Sendo necessária substituição de parte ou peças do veículo, não existentes no mercado brasileiro, a Seguradora poderá pagar em dinheiro o valor das mesmas, fixado de acordo com:

7.4.1. O preço constante da última lista de fornecedores tradicionais no mercado brasileiro; ou

7.4.2. O preço calculado pela última lista do respectivo fabricante no país de origem, ao câmbio de

venda em vigor na data do sinistro mais as despesas inerentes à importação; ou

7.4.3. O preço de partes ou peças similares existentes no mercado brasileiro; ou 7.4.4. Apresentação de orçamento da compra ou fabricação da peça pelo Segurado.

Se a Seguradora optar pelo pagamento do valor de partes ou peças avariadas, o Segurado não poderá argumentar a inexistência das mesmas para pleitear o reconhecimento da indenização integral do veículo.

7.4.5. Havendo alguma alteração nas informações prestadas no questionário de avaliação de risco, no

decorrer da vigência da apólice, e não sendo a Seguradora formalmente comunicada, será deduzida do pagamento da indenização, além da franquia prevista na apólice, a diferença entre o prêmio recebido e o prêmio que deveria ter sido pago à Seguradora e a apólice será endossada para a devida correção do risco desde que tal alteração do questionário não seja um item previsto no tópico “ Perdas e Direitos”.

7.5. Indenização Integral

Será considerada a “indenização integral” do veículo, em caso de danos ou acidente, se ele for recuperável, quando:

7.5.1. Em caso de contratação a Valor de Mercado Referenciado, o valor dos prejuízos somados às

mercado do veículo segurado constante da tabela de referência estabelecida na apólice, conjugado com o fator de ajuste contratado.

7.5.2. Em caso de contratação a Valor Determinado, o valor dos prejuízos somados às despesas previstas

atingirem ou ultrapassarem a 75% (setenta e cinco por cento) do valor estipulado na apólice por ocasião da contratação do seguro.

7.5.2.1. Para constatação da indenização integral em veículos blindados, deverá ser somado ao valor do

veículo descrito nos itens 7.5.1 ou 7.5.2 o valor da blindagem, contratado em cobertura específica.

7.5.3. O roubo/furto total será caracterizado após decorridos 30 (trinta) dias de aviso às autoridades

policiais, mediante comprovação hábil de não apreensão ou localização oficial do veículo, ou mediante apresentação da certidão de não localização do veículo, salvo disposição em contrário na apólice.

7.5.4. A indenização somente será paga mediante apresentação dos documentos que comprovem os

direitos de propriedade do Segurado sobre o(s) veículo(s), livre e desembaraçada de qualquer ônus, e, no caso de veículos importados, provas da liberação alfandegária definitiva.

7.5.5. No(s) caso(s) de veículo(s) com Reserva de Domínio, Alienação Fiduciária ou por força de

contrato, o Segurado receberá o saldo remanescente, ou seja, a Seguradora pagará ao Segurado a diferença entre o valor do prejuízo e a liquidação do referido débito.

7.5.6. Em caso de contratação a Valor de Mercado Referenciado e de veículos zero quilômetro, a

indenização corresponderá ao valor do veículo, de características idênticas ao coberto, na coluna zero quilômetro da Tabela de Referência especificada na apólice, multiplicado pelo fator de ajuste escolhido na contratação deste seguro, na data da liquidação do sinistro, desde que satisfeitas, simultaneamente as seguintes condições:

• A cobertura do seguro tenha iniciado na mesma data da saída do veículo da concessionária; • Seja o primeiro sinistro com o veículo segurado;

• O acidente tenha ocorrido dentro do prazo de 180 dias, seguintes ao da data de saída da concessionária, e esteja em vigor a garantia concedida pelo mesmo.

Na hipótese de o veículo deixar de ser fabricado e não se encontrar disponível no mercado, a indenização máxima corresponderá ao valor da última tabela do fabricante.

7.5.7. A indenização, incluindo despesas de socorro e salvamento e os valores referentes aos danos

materiais comprovadamente causados pelo Segurado e/ou por terceiros na tentativa de evitar o sinistro, minorar o dano ou salvar a coisa, se houver, não ultrapassará:

a) Em caso de contratação a Valor de Mercado Referenciado, garante ao segurado, no caso de indenização integral, o pagamento de quantia variável, em moeda corrente nacional, determinada de acordo com a tabela de referência, previamente fixada na proposta de seguro, conjugada com o fator de ajuste, em percentual, a ser aplicado sobre o valor de cotação do veículo, na data de liquidação de sinistro;

b) Em caso de contratação a Valor Determinado, garante ao segurado, no caso de indenização integral, o pagamento de quantia fixa, em moeda corrente nacional, estipulada pelas partes no ato da contratação do seguro.

7.5.8. Indenização para acessórios ou equipamentos segue a forma de contratação estabelecida para o(s)

veículo(s) segurado(s).

7.5.9. As indenizações devidas pelo seguro serão pagas no prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados a

partir da apresentação, por parte do Segurado, de toda a documentação e informações necessárias à comprovação do sinistro e apuração dos prejuízos.

7.5.10. A Seguradora se reserva o direito de solicitar documentos complementares, em caso de dúvida

fundada e justificável, sendo suspensa a partir da solicitação e reiniciada, a partir do dia útil posterior a entrega de toda a documentação e informações necessárias, a contagem do prazo remanescente para pagamento de indenizações, previsto em 7.5.9 das condições especiais deste seguro.

7.5.11. Havendo no decorrer da vigência da apólice, alguma alteração nas informações constantes da

proposta de seguro bem como nas respostas do questionário de avaliação do risco e não sendo a Seguradora formalmente comunicada, será deduzida do pagamento da indenização a diferença entre o prêmio recebido e o prêmio que deveria ter sido pago à Seguradora desde que tal alteração do questionário não seja um item previsto no tópico “Perda de Direitos”.

No documento CHUBB DO BRASIL CIA DE SEGUROS (páginas 36-39)

Documentos relacionados