• Nenhum resultado encontrado

5.1 Patrocinador da Copa do Mundo: Banco Itaú

5.1.3 Análise das peças

5.1.3.6 Dois amigos

a) dados de identificação e descrição da peça Formato: spot publicitário ou anúncio

Duração: 60”

Anunciante: Banco Itaú Agência responsável: África

Produção: Rodrigo Ferrari/ Alessandra Pais Veiculação: junho de 2013.

O filme retrata a relação de dois amigos que cresceram jogando futebol. Assim, o spot conta a história em que um dos meninos era sempre o titular do time, enquanto o outro ficava no banco, torcendo pelo amigo. E no final um se torna jogador profissional e o outro permanece o apoiando, mas agora trabalhando no banco Itaú.

O narrador da história é um dos meninos (o que era banco), e vai desenvolvendo cronologicamente, desde pequenos, jogando futebol de botão dentro de casa, passando pelo futebol de rua, futebol de mesa, de salão na escola, já adolescentes no futebol de campo, e, por fim, um atleta profissional jogando pelo time brasileiro, o outro profissional no banco Itaú.

O narrador, também ator da historia, afirma durante o vídeo É, a gente cresceu jogando bola junto, e desde pequeno ele era titular e eu banco. O tempo passou e a gente continuou junto, ele titular, eu banco. E sempre foi assim, ele titular, eu banco. Hoje... bom, hoje não mudou muita coisa, ele é titular, e eu banco, e a gente continua jogando junto.

Por fim, um locutor diferenciado, afirma Itaú, o banco da Copa do Mundo é brasileiro, enquanto as imagens intercalam entre os dois atores crianças, jovens e adultos, encerrando com a tela laranja, contendo a logo do Itaú (centro), do CBF (direita) e da Copa do Mundo no Brasil (esquerda).

b) relação extratextual: nível comunicativo

O filme tem referência à Copa do Mundo, que será realizada no Brasil em 2014, evento em que o Itaú é um dos patrocinadores. A peça busca explicitar os sujeitos envolvidos na relação comunicativa: é o banco Itaú, empresa integrante do pool responsável pela candidatura do Brasil à Copa, interpelando o povo brasileiro em geral a respeito da realização do evento máximo do futebol.

Destaca-se que, quanto à temporalidade do vídeo relativa à campanha do anunciante, a peça se encaixa no terceiro momento, ou seja, Divulgação do anunciante como patrocinador oficial. Nesse sentido, percebe-se a intenção do anunciante de apresentar aos telespectadores participação como apoiador e patrocinador da Copa do Mundo.

Nesse sentido, a peça busca demonstrar como o futebol está presente na vida das pessoas, mesmo que amadoramente, e que o banco sempre estará ao lado de quem se envolve com o esporte. É preciso destacar o período de divulgação do spot, que se deu inicialmente no

dia 15 de junho, no intervalo do jogo de abertura da Copa das Confederações, entre Brasil e Japão.

Assim, é estratégia do anunciante prender o público, e colar sua marca ao evento, tanto da Copa das Confederações, como da Copa do Mundo. Esse relativo comprometimento do banco com o público evidencia que a marca se propõe a ser presença decisiva no acontecimento.

Essa efetiva relação entre Itaú e o povo brasileiro se faz pela mídia televisiva, que é reconhecidamente a mídia de maior penetração, chegando a 98,53% do território nacional, como é o caso da Rede Globo de Televisão, emissora oficial do evento.

Em relação às redes sociais, a peça foi exibida no Youtube, durante o mesmo período, e até hoje pode ser acessada (atualmente conta com 63.355 visualizações).

c) relação intertextual: paradigmática

No plano paradigmático, referente ao modelo obedecido, a peça pertence ao gênero promocional e, dentro dele, ao subgênero spot publicitário ou anúncio, que consiste em peça veiculada no intervalo comercial dos programas ou eventos, com duração de 60”, exibindo a marca do patrocinador, com a finalidade de divulgação do evento, de reforço da marca e de interpelação do telespectador para o consumo daquele produto (evento).

Com a peça Dois amigos, o banco Itaú busca reforçar sua imagem como empresa integrante do pool de patrocinadores da Copa do Mundo 2014. Como já se ressaltou anteriormente, o patrocínio constitui-se em um subgênero que se atualiza em outros subgêneros, no caso o spot publicitário (ou anúncio), para então manifestar-se no formato Dois amigos. É um caso especifico do subgênero patrocínio detectado neste trabalho, quando se buscou classificar os subgêneros e o formato na perspectiva do patrocínio.

d) relação intertextual: sintagmática

No plano sintagmático, referente à interação com outros textos, na sua articulação de imagens, tipografia e trilha sonora, a peça adota procedimentos discursivos de caráter intertextual, que se manifestam pelas seguintes estratégias:

• sobreposição de imagens que retratam dois amigos crianças ligadas por uma firme amizade e pelo futebol: da infância à vida adulta;

• delegação de voz, em boa parte do vídeo, a um narrador (menino que é banco), que, em off, explica como se desenrola a história da amizade;

delegação de voz à um locutor (na parte final do vídeo), que, em off, explicita o papel do banco;

• inserção de elementos na cor laranja compondo os cenários do vídeo (abajur, armazém, camiseta, navio, chuteira);

• inserção da logomarca do anunciante no final do vídeo, quando o menino que era banco, se mostra trabalhando no banco Itaú;

• adoção de uma trilha sonora instrumental, que imprime um efeito de sentido de convocação e de cadência;

• inserção das logomarcas da CBF e da Côa do Mundo no Brasil, ao final do vídeo;

Essas foram, em síntese, as estratégias predominantes da peça em relação a outras, de natureza similar.

e) relação intratextual • temas e valores

O tema predominante da peça, construída em torno de dois meninos é a amizade, a parceria. A peça retrata um clima de cumplicidade, animação e euforia, acompanhando a trajetória de vida dos dois meninos. E é justamente na esteira dessa mesma relação entre os meninos, que o anunciante busca ser reconhecido pelo público.

Figura 18. Amizade entre dois meninos.

Retrata ainda uma relação que valoriza as diferentes atividades, remetendo diretamente ao próprio banco e à Copa do Mundo de futebol.

• figuras e atores

Os atores que aparecem na peça são jovens comuns envolvidas nos seus afazeres diários. Todos têm, como traço comum, a juventude: no fundo elas representam as pessoas jovens deste país.

Figura 19. Jovens da peça Dois amigos.

Nessa figurativização, o anunciante pretende mostrar que o público é heterogêneo e que o traço comum que o une parece ser o interesse pelo futebol, o que eventualmente também poderá ser estabelecido com o banco.

• tempo, espaço e tom

Em relação ao tempo, pode-se considerar dois aspectos: o tempo de exibição da peça e o tempo representado. Com duração de 60” a peça explora a realidade atual, pois todos os atores parecem estar simultaneamente envolvidos nas suas atividades, porém resgatando imagens e fatos anteriores, pertencentes ao histórico de amizade dos dois meninos.

O espaço de ação dos atores é bem delimitado e diferenciado, configurando ora espaço aberto (campo de futebol, rua), ora espaços fechados (sala, salão de colégio, escritório de banco), assim apresentando diferentes composições e cenários típicos das pessoas comuns brasileiras.

Figura 21. Atores no banco Itaú.

Por fim, a tonalização empresta à peça um ar de alegria, conquista e companheirismo. E é com esse sentimento que o banco espera ser lembrado pelo telespectador, como parceiro na conquista dos sonhos dos brasileiros, principalmente comemorando nos jogos da Copa do Mundo.