• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3 – Metodologia

3.4 Dos métodos e instrumentos de análise dos dados

A análise dos dados foi realizada pelo método de análise estatística nos casos cabíveis ou pelo método de análise de conteúdo, quando os dados o exigiam; e sob dois ângulos: do ponto de vista bibliográfico-documental e do ponto de vista dos atores intervenientes.

3.4.1 Dados de base bibliográfica-documental

Por meio dos dados documentais conjugados com os dados coletados junto aos atores intervenientes foi possível descrever a forma como o projeto se foi estruturando ao longo do tempo até alcançar a estrutura e organização atuais.

Foi por esta via que delimitamos algumas das informações que são disponibilizadas pelo programa “Educação para a Cidadania”, apontamos e avaliamos as estratégias, táticas e mecanismos pedagógicos/informacionais adotados pelo programa para disponibilizar, dinamizar, promover e difundir essas informações. Esse também foi um dos caminhos que utilizamos para identificar quais categorias de informação para o exercício da dimensão política da cidadania são veiculadas pelo programa.

3.4.2 Dados obtidos junto aos atores intervenientes

No que concerne aos atores intervenientes, há que se referir que, em virtude das contingências de tempo para a análise do grande volume de dados que nos foi possível coletar, optamos por priorizar a análise dos dados obtidos junto aos alunos e monitores, por acreditarmos serem estes os dois grupos que responderiam diretamente ao problema de pesquisa que nos propusemos. Quanto aos demais atores, não os abandonamos, mas a análise foi mais pontual e periférica. Limitamo-nos também a fazer uma análise da posição dos atores não por escola, mas pelo tipo de participação no PJ (como aluno, monitor, professor do ensino médio ou coordenador)

Procedemos com a verificação dos dados realizando uma análise de conteúdo que comparava a fala dos alunos com a dos monitores, em busca de pontos em comum e da presença das categorias de informação para o exercício da dimensão política de cidadania.

Quanto às entrevistas, a análise foi feita a partir de uma escala dos assuntos mais relevantes para os propósitos da pesquisa. Cada pergunta foi traduzida em um tópico e a partir daí retiramos os trechos mais significativos nas falas de cada um dos entrevistados. As perguntas que não foram respondidas pela grande maioria foram excluídas da análise neste momento, não significando, todavia, que não possam vir a ser aproveitadas em outros estudos.

Por meio das anotações feitas durante a observação não-participante foi possível: apontar e avaliar algumas das estratégias, táticas e mecanismos pedagógicos/informacionais adotados pelo programa para disponibilizar, dinamizar, promover e difundir essas informações; e identificar alguns dos fatores intervenientes que podem interferir na formação, disponibilização e difusão das informações e influir no alcance dos objetivos do programa.

Quanto aos questionários, avançamos com a análise dos dados quantitativos, com recurso ao software de análise de dados estatísticos SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) que nos permitiu realizar a análise das variáveis tanto de forma isolada quanto por meio de cruzamentos.

Para os dados de caráter qualitativo adotamos as técnicas de análise de conteúdo, empreendendo um estudo minucioso das palavras e frases constantes dos questionários, procurando, como sugerem Laville e Dionne (1999, p. 214), lhes atribuir sentido, captar, suas intenções e identificar, assim, atitudes, valores, representações, mentalidades e ideologias. Trabalhamos com o recorte de estruturas sintáticas em alguns casos e com o recorte de temas, isto é, fragmentos que traduziam conceitos pertinentes, tais como: dimensão política da cidadania, exercício da cidadania e política.

Nesta etapa da análise dos dados, utilizamos a estratégia conhecida como pattern-matching (LAVILLE E DIONNE, 1999), isto é, emparelhamento, porque procuramos emparelhar e associar os dados recolhidos com a plataforma mínima de informações para o exercício da dimensão política da cidadania por nós elaborada, buscando verificar se essas informações se faziam presentes na fala dos alunos.

Após a tabulação dos dados quantitativos e análise dos qualitativos, realizamos a comparação desses com os dados obtidos por meio das entrevistas e da observação não-participante a fim de elaborar conclusões e inferências mais profundas em torno dos dados obtidos.

Dessa forma, a partir dos dados obtidos com a análise dos questionários foi que apontamos e avaliamos as estratégias, táticas e mecanismos pedagógicos/informacionais adotados pelo programa para disponibilizar, dinamizar, promover e difundir essas informações; identificamos alguns dos fatores intervenientes que podem interferir na formação,

disponibilização e difusão das informações e influir no alcance dos objetivos do programa; identificamos e contextualizamos de que forma as categorias de informação para o exercício da dimensão política da cidadania são apropriadas pelo público participante das atividades promovidas pelo programa; e levantamos algumas contribuições para o exercício da dimensão política da cidadania advindas do acesso às informações disponibilizadas e difundidas pelo programa.

Importa salientar que os questionários constituíram um dos instrumentos centrais para nossa pesquisa, visto que, como já esclarecemos, focalizamos nossa atenção nos alunos do ensino médio e nos monitores.

Por seu turno, as entrevistas dirigidas aos coordenadores do PJ contribuiram para a análise das estratégias, táticas e mecanismos pedagógicos/informacionais adotados pelo programa para disponibilizar, dinamizar, promover e difundir essas informações.

Também por meio dessas entrevistas conseguimos identificar alguns fatores intervenientes que podem interferir na formação, disponibilização e difusão das informações e influir no alcance dos objetivos do programa e identificar quais e de que forma as categorias de informação para o exercício da dimensão política da cidadania são apropriadas pelo público participante das atividades promovidas pelo programa.

As mesmas entrevistas contribuíram, ainda, para um levantamento de possíveis contribuições para o exercício da dimensão política da cidadania advindas do acesso às informações disponibilizadas e difundidas por programas de educação para a cidadania, desenvolvidos por órgãos públicos.

Podemos dizer que as entrevistas dirigidas aos monitores do PJ nos forneceram dados que vão além daqueles obtidos com os coordenadores, porque esses tiveram não só uma visão administrativa do PJ, mas também uma experiência de campo muito mais profunda, já que são eles que mantém, em grande medida, o contacto direto com os alunos das escolas do ensino médio.

Os mesmos dados obtidos com as entrevistas realizadas com os coordenadores e com os monitores do PJ foram obtidos com os professores do Ensino Médio, porém, sob um outro ponto de vista.

Importa sublinhar que esta conjugação de métodos e técnicas aqui relatada influenciou em grande medida no alcance dos resultados e na determinação do rumo das constatações a que chegamos. Por outro lado, também em virtude dos variados métodos adotados, conseguimos coletar um vasto volume de dados, todavia, em função do pouco tempo de que dispúnhamos, não nos foi possível analisar todo ele em sua plenitude. Em virtude disto, sinalizamos para a possibilidade de utilização desses dados em outros estudos que poderão acrescentar dados novos ao trabalho até aqui empreendido.