• Nenhum resultado encontrado

Art. 31

A ligação de unidade consumidora deve ser efetuada de acordo com os prazos máximos a seguir fixados:

I - 2 (dois) dias úteis para unidade consumidora do grupo B, localizada em área urbana;

II - 5 (cinco) dias úteis para unidade consumidora do grupo B, localiza-da em área rural; e

III - 7 (sete) dias úteis para unidade consumidora do grupo A.

Parágrafo único. Os prazos fixados neste artigo devem ser contados a partir da data da aprovação das instalações e do cumprimento das demais condições regulamentares pertinentes.

Seção IV

Do Orçamento e das Obras para Viabilização do Fornecimento Art. 32

A distribuidora tem o prazo de 30 (trinta) dias, contado da data da solici-tação de fornecimento, de aumento de carga ou de alteração da tensão de fornecimento, para elaborar os estudos, orçamentos, projetos e informar ao interessado, por escrito, quando:

I - inexistir rede de distribuição que possibilite o pronto atendimento da unidade consumidora;

“II - a rede necessitar de reforma ou ampliação;

III - o fornecimento depender de construção de ramal subterrâneo; ou IV - a unidade consumidora tiver equipamentos que, pelas caracterís-ticas de funcionamento ou potência, possam prejudicar a qualidade do fornecimento a outros consumidores.”

(Redação dada pela Resolução Normativa ANEEL nº 479, de 03.04.2012)

§ 1º No documento formal encaminhado pela distribuidora ao interes-sado, devem ser informados as condições de fornecimento, requisitos técnicos e respectivos prazos, contendo:

I - obrigatoriamente:

a) relação das obras e serviços necessários, no sistema de distribuição;

b) prazo de início e de conclusão das obras, observado o disposto nos arts. 34 e 35; e

c) características do sistema de distribuição acessado e do pon-to de entrega, incluindo requisipon-tos técnicos, como tensão nominal de fornecimento.

II - adicionalmente, quando couber:

a) orçamento da obra, contendo a memória de cálculo dos custos orça-dos, do encargo de responsabilidade da distribuidora e da participação financeira do consumidor;

b) cronograma físico-financeiro para execução das obras; c) cálculo do fator de demanda, conforme o § 7° do Art. 43;

d) detalhamento da aplicação dos descontos a que se refere o § 9° do Art. 43;

e) detalhamento da aplicação da proporção entre a demanda a ser atendida ou acrescida, no caso de aumento de carga, e a demanda a ser disponibilizada pelas obras de extensão, reforço ou melhoria na rede, conforme disposto no Art. 43.

f) informações gerais relacionadas ao local da ligação, como tipo de terreno, faixa de passagem, características mecânicas das instala-ções, sistemas de proteção, controle e telecomunicações disponíveis; g) obrigações do interessado;

h) classificação da atividade; i) tarifas aplicáveis;

j) limites e indicadores de continuidade;

k) especificação dos contratos a serem celebrados; e

l) reforços ou ampliações necessários na Rede Básica ou instalações de outros agentes, incluindo, conforme o caso, cronograma de execu-ção fundamentado em parecer de acesso emitido pelo Operador Na-cional do Sistema Elétrico - ONS.

§ 2º Havendo necessidade de execução de estudos, obras de reforço ou ampliação na Rede Básica ou instalações de outros agentes, o prazo de que trata este artigo deverá observar as disposições estabelecidas pe-los Procedimentos de Distribuição ou Procedimentos de Rede.

“§ 3º Faculta-se ao interessado formular à distribuidora, previamen-te à solicitação de que trata o caput, consulta sobre aumento de carga, alteração do nível de tensão ou sobre a viabilidade do fornecimento, em um ou mais locais de interesse, a qual deverá ser respondida a titu-lo de informação, no prazo e nas demais condições estabelecidas nes-te artigo, podendo ser realizada de forma estimada, connes-ter outras infor-mações julgadas necessárias pela distribuidora e ser atualizada quando da efetiva solicitação.”

(Redação dada pela Resolução Normativa ANEEL nº 479, de 03.04.2012)

Art. 33

O interessado tem o prazo máximo de 30 (trinta) dias, após a data do recebimento das informações de que trata o Art. 32. , para manifestar, por escrito, à distribuidora sua opção por:

I - aceitar os prazos e condições, estipulados pela distribuidora; II - solicitar antecipação no atendimento mediante aporte de recursos;ou III - executar a obra diretamente, observado o disposto no art. 37. § 1° No caso do atendimento sem ônus de que tratam os arts. 40 e 41, a não manifestação do interessado no prazo estabelecido no caput caracteriza sua concordância com relação a prazos e condições informados pela distribuidora.

§ 2° Findo o prazo de que trata o caput deste artigo, sem que haja ma-nifestação do interessado sobre a sua opção pela forma de execução da obra, ressalvado o caso previsto no § 1º, o orçamento apresentado pela distribuidora perde a validade.

§ 3° O pagamento da participação financeira do consumidor caracteri-za a opção pela execução da obra de acordo com o orçamento e o crono-grama apresentados pela distribuidora.

Seção V

Dos Prazos de Execução das Obras Art. 34

Satisfeitas, pelo interessado, as condições estabelecidas na legislação aplicável, a distribuidora tem o prazo máximo de 45 (quarenta e cinco) dias para iniciar as obras, observado o disposto no Art. 33.

Parágrafo único. Tratando-se de obras enquadradas no § 2 º do Art. 32. devem ser observadas as disposições estabelecidas nos Procedimentos de Distribuição ou Procedimentos de Rede.

Art. 35

Os prazos estabelecidos ou pactuados, para início e conclusão das obras a cargo da distribuidora, devem ser suspensos, quando:

I - o interessado não apresentar as informações sob sua responsabilidade;

II - cumpridas todas as exigências legais, não for obtida licença, autori-zação ou aprovação de autoridade competente;

III - não for obtida a servidão de passagem ou via de acesso necessária à execução dos trabalhos; ou

IV - em casos fortuitos ou de força maior.

Parágrafo único. Os prazos continuam a fluir depois de sanado o mo-tivo da suspensão.

Seção VI

Da Antecipação do Atendimento com Aporte de Recursos Art. 36

Com o objetivo de antecipar o atendimento, o interessado, indivi-dualmente ou em conjunto, e a Administração Pública Direta ou Indire-ta podem aporIndire-tar recursos, em parte ou no todo, para a distribuidora.

§ 1º (Revogado pela Resolução Normativa ANEEL nº 479, de 03.04.2012)

§ 2º (Revogado pela Resolução Normativa ANEEL nº 479, de 03.04.2012)

§ 3º (Revogado pela Resolução Normativa ANEEL nº 479, de 03.04.2012)

“Parágrafo único. As parcelas do investimento de responsabilidade da distribuidora antecipadas pelo interessado devem ser atualizadas pelo IGP-M, acrescidas de juros à razão de 0,5% (meio por cento) ao mês pro rata die

e restituídas, no prazo de até 3 (três) meses após a energização da obra, por meio de depósito em conta-corrente, cheque nominal, ordem de pagamen-to ou crédipagamen-to na fatura de energia elétrica, conforme opção do consumidor.”

(Redação dada pela Resolução Normativa ANEEL nº 479, de 03.04.2012)

Seção VII