• Nenhum resultado encontrado

6. COMPORTAMENTOS ENVOLVIDOS NAS CATEGORIAS GERAIS

7.3 Durações das verbalizações 129

Conhecer as durações dos comportamentos permite melhor compreender as frequências dos mesmos (quantidade de comportamentos) apresentadas pelos grupos investigados, pois, por exemplo, as frequências consideradas baixas podem ser relacionadas a comportamentos com durações mais longas.

Na Figura 6.2 estão expostos as frequências relativas das categorias referentes às durações das verbalizações sobre o total dos comportamentos apresentados pelos sujeitos dos grupos homogêneos e heterogêneos. Isso significa que para cada comportamento

registrado foi identificada sua duração (porém, nessa figura, as distribuições das categorias de duração não estão separadas por categoria de comportamento, os percentuais das durações têm como base à soma de todas as categorias de comportamentos). Foram criadas quatro categorias qualitativas para identificar a duração dos comportamentos observados: a) curta (para comportamentos que duravam de 1 a 2 segundos), b) média (para os que duravam entre 3 a 5 segundos), c) longa (de 6 a 12 segundos) e d) prolongada (mais de 13 segundos).

Figura 7.2. Distribuição das frequências relativas das categorias referentes às durações das verbalizações sobre o total de comportamentos apresentadas pelos grupos homogêneos e heterogêneos

Observando os valores distribuídos na Figura 6.2 é possível notar que as distribuições entre os grupos homogêneos são muito parecidas, quando examinadas isoladamente cada uma das categorias de durações das verbalizações (curta, média, longa,

Grupos Homogêneos 38,19 39,76 6,30 15,75 5,13 15,75 46,89 32,23 3,64 14,55 46,67 35,15 2,52 20,50 42,09 34,89

Curta Média Longas Prolongada

Administração Computação Medicina Psicologia Grupos Heterogêneos 23,53 29,41 31,5 10,23 47,62 17,69 4,76 50,48 3,92 43,14 14,77 43,75 29,93 0,95 13,33 35,24

Curta Média Longas Prolongada

Categorias de durações das verbalizações

Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3 Grupo 4 Fr eq nc ia s Re la ti va s (% )

prolongada). De modo geral, os sujeitos ao pertencerem aos grupos homogêneos, apresentaram mais vezes comportamentos com durações “médias” (Administração, 39,76%; Computação, 46,89%; Medicina 46,67% e Psicologia, 42,09). Uma outra parte significativa das verbalizações que correspondem entre 32% e 38%, aproximadamente, tiveram durações “curtas”. Poucas foram às vezes que os sujeitos dos grupos homogêneos apresentaram comportamentos de “longa” duração (de aproximadamente 14% a 15% na maioria dos grupos, com exceção de um grupo, que apresentou 20%). Apenas de 2% a 6% das verbalizações, aproximadamente, tiveram uma duração mais “prolongada”.

Entre os grupos heterogêneos, as distribuições são um pouco mais variadas do que entre os homogêneos. Ainda assim é possível identificar que os comportamentos apresentados pelos sujeitos dos grupos heterogêneos também tiveram, para a maioria deles, durações “médias”, com percentuais que variaram entre 35% e 47%, aproximadamente. Houve um grupo (Grupo 4) que praticamente metade dos comportamentos (50,48%) foram apresentados em “curta” duração, sendo que os outros três grupos apresentaram bem menos vezes comportamentos de “curta” duração em relação a ele (G1, 23,53%; G2, 31,50%; G3, 29,93%). Em geral, os grupos heterogêneos apresentaram distribuições parecidas na categoria de “longa” duração dos homogêneos (corresponderam entre 13% a 17% do total, aproximadamente), com exceção do Grupo 1, que apresentou quase 30% de comportamentos de “longa” duração. Quanto à categoria referente à duração “prolongada" a maioria dos grupos heterogêneos apresentou poucos comportamentos com esta duração.

De modo geral, os dois tipos de grupos analisados apresentaram distribuições muito parecidas, mas para isso é preciso analisar os dados sempre considerando o comportamento da maioria. Pois se analisar as variações entre os dois tipos de grupos, é possível identificar algumas diferenças entre homogêneos e heterogêneos. As diferenças entre os grupos heterogêneos são maiores do que entre os grupos homogêneos e isso pode ser constatado quando se observa que tais grupos apresentaram percentuais que oscilaram (aproximadamente) de 13% a 29%, na categoria de “longa” duração, ou de 23% a 50%, na categoria de “curta” duração, ou ainda de 1% a 10% na “prolongada”. É nítido que os extremos apresentados pelos grupos heterogêneos são mais distantes do que nos homogêneos. Mas, o que mais vale ressaltar aqui são as semelhanças encontradas entre eles. Tanto nos grupos homogêneos quanto nos grupos heterogêneos a grande maioria dos grupos apresentaram uma concentração de mais de 75% dos comportamentos totais,

aproximadamente, nas categorias “média” (com maior concentração) e “curta”. Os restantes dos comportamentos se concentraram nas categorias referentes à “longa” duração (com maior concentração) e “prolongada”. Ou seja, as distribuições nas categorias de duração apresentam a mesma sequência de ocorrência (1º média, 2º curta, 3º longa e 4º prolongada) entre grupos homogêneos e heterogêneos.

7.4 Grande parte dos comportamentos verbais observados tem duração rápida

É preciso deixar claro antes de qualquer exame e inferência, que as durações das verbalizações se referem às durações de cada tipo de comportamento (categoria) observada, e não do tempo que uma pessoa fala sem dar pausa e sem ser interrompida por outro integrante. Pois uma pessoa pode falar por cinco minutos continuamente, sem ser interrompida por outro integrante, no entanto, durante esse tempo ela pode apresentar mais de um tipo de comportamento (ela pode discordar de uma idéia, em seguida, apresentar uma nova idéia e defendê-la; nesse caso, seria considerado que ela apresentou três comportamentos diferentes). Portanto, as durações se referem a cada unidade de comportamento registrado.

Como mais de 75% das verbalizações apresentadas pelos sujeitos de todos os grupos investigados tiveram uma duração “curta” e “média”, é possível afirmar que os comportamentos verbais eram, de modo geral, comportamentos breves ou, quando não tão breves, de duração rápida.

Os outros 25% se dividem entre verbalizações “longas” e “prolongadas”, de forma parecida para os grupos homogêneos e heterogêneos. A maior parte desses 25% se refere a comportamentos com durações “longas”, e uma pequena parcela somente se refere a comportamentos de duração mais “prolongada”. Não é possível dizer quais são os comportamentos com durações mais demoradas, mas é possível ter uma idéia de que sejam comportamentos como defesas de idéias ou esclarecimentos. O importante a destacar é que, de modo geral, os grupos apresentaram distribuições muito parecidas, o que permite supor uma certa regularidade de durações das categorias de comportamentos registrados. A maioria delas possuem durações curtas e médias.