• Nenhum resultado encontrado

2. DELINEAMENTO EXPERIMENTAL COMO MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO

2.5 Procedimentos

a) Escolha dos sujeitos

Para compor os grupos homogêneos e heterogêneos foram selecionados dezesseis alunos dentre quatro cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, sendo quatro alunos (dois homens e duas mulheres) por curso. O critério utilizado para a definição da fase em que os alunos deveriam estar cursando está baseado na suposição de que na última fase do curso os alunos, provavelmente, já desenvolveram as principais capacidades para exercerem suas profissões. Com o objetivo de garantir a homogeneidade entre os participantes, apenas foram selecionados os alunos que apresentaram as características pré-definidas como critério de seleção: faixa etária entre 21 a 28 anos, brasileiros, brancos, dois homens e a duas mulheres (para cada curso), e que não fossem formados em outro curso de graduação (ou fizessem simultaneamente outro curso em outra universidade).

b) Escolha dos cursos

Os cursos foram selecionados (Administração, Computação, Psicologia e Medicina) a partir dos Centros em que os cursos da UFSC estão separados (conforme as áreas que compreendem: Centro de Ciências Agrárias, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Centro de Ciências Biológicas, Centro de Ciência da Saúde, Centro de Ciências

Jurídicas, Centro Tecnológico, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Centro de Comunicação e Expressão, Centro de Ciências da Educação, Centro Sócio-Econômico, Centro de Desportos). As áreas dos cursos foram escolhidas com base no critério de acessibilidade e intenção de escolher cursos de diferentes centros, considerando aqueles que pesquisadora teria maior acesso.

c) Contato com os sujeitos e seleção dos mesmos

Os contatos com os alunos dos cursos escolhidos foram feitos nas salas de aulas dos mesmos, no momento em que assistiam aula (foi necessário pesquisar em cada departamento os dias em que os alunos estariam reunidos com suas turmas em sala de aula). Foi solicitado a cada professor que estava ministrando a aula alguns minutos para a apresentação da proposta de pesquisa aos alunos. A apresentação foi feita de forma breve, direcionada a esclarecer alguns aspectos do fenômeno a ser estudado e alguns objetivos com a pesquisa, além é claro das características das pessoas que deveriam ser selecionadas (para que apenas os que se enquadrassem nelas se interessassem em participar) e do compromisso que eles deveriam ter ao decidirem participar (enfatizando a necessidade de participarem dos dois encontros que constituiriam o experimento).

Durante a apresentação houve cuidado em não evidenciar detalhes da pesquisa, a fim de evitar que os sujeitos soubessem dos objetivos da mesma e agissem de acordo. Apenas foi dito que se pretendia estudar o fenômeno grupal e, nesse sentido, as pessoas que participassem desenvolveriam algo em grupo. Porém, não foi explicitado quais aspectos do fenômeno seria examinado, nem mesmo a atividade que seria aplicada aos grupos que fossem formados. Também foi dito aos alunos que os participantes da pesquisa seriam filmados durante as atividades que desenvolveriam em grupo, e que as gravações seriam utilizadas somente pela pesquisadora, com fins de coleta de dados. Além disso, foi exposto sobre a importância de uma pesquisa científica à sociedade, à comunidade acadêmica e à ciência, mostrando o quanto a conscientização e colaboração deles é imprescindível para o desenvolvimento científico.

Após a apresentação da pesquisadora foi solicitado aos alunos interessados em participar da pesquisa que se identificassem. Nos quatro cursos não houve mais de quatro

alunos interessados, em virtude disso, não foi necessário fazer sorteio. Foram entregues, aos quatro alunos interessados, fichas para que preenchessem com seus nomes, telefones, e-mails, idades e horários disponíveis durante a semana. A partir dessas fichas é que foram cruzados os horários e marcados os encontros com cada grupo. Os alunos também foram informados de que seriam contatados pela pesquisadora com uma semana de antecedência quando o primeiro e o segundo encontro fossem marcados.

d) Critérios para formação dos grupos: delineamento experimental

Utilizando como critérios a maximização da participação dos indivíduos durante as atividades em grupo e o equilíbrio da quantidade de homens e mulheres, foram formados pequenos grupos com quatro integrantes, dois do sexo masculinos e dois do sexo feminino.

Foram formados quatro grupos homogêneos, conforme a distribuição descrita na Tabela 2.1, sendo cada um deles composto por quatro estudantes do mesmo curso de graduação e da mesma fase. O número de grupos que seriam formados foi definido a partir do número de sujeitos que cada grupo seria composto. Nesse sentido, quando foi decidido o número de pessoas (4) para formar os grupos, foi necessário escolher quatro cursos diferentes para ser possível fazer o arranjo (delineamento) dos sujeitos posteriormente, a fim de misturar e colocar cada um deles em um novo grupo – formado por sujeitos de cursos diferentes.

Tabela 2.1

Distribuição dos sujeitos escolhidos para formar grupos homogêneos Grupo da Administração Grupo da Computação Grupo da Medicina Grupo da Psicologia

Suj. Sexo Idade Suj. Sexo Idade Suj. Sexo Idade Suj. Sexo Idade

A1 M 24 C1 M 23 M1 M 23 P1 M 23

A2 F 28 C2 M 21 M2 F 23 P2 F 23

A3 F 23 C3 F 22 M3 M 23 P3 F 21

Os mesmos sujeitos que formaram os quatro grupos homogêneos, foram

rearranjados para formar os quatro grupos heterogêneos, conforme descrito na Tabela 2.2,

também constituídos por quatro integrantes. Os grupos heterogêneos também foram formados respeitando o critério de equilíbrio na quantidade de homens e mulheres, sendo constituídos por um aluno de cada curso selecionado (um da psicologia, um da medicina, um da engenharia da computação e um da administração).

Tabela 2.2

Distribuição dos sujeitos rearranjados para formar os grupos heterogêneos

Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3 Grupo 4

Suj. Sexo Idade Suj. Sexo Idade Suj. Sexo Idade Suj. Sexo Idade

A3 F 23 A2 F 28 A1 M 24 A4 M 26

C1 M 23 C2 M 21 C3 F 22 C4 F 26

M3 M 23 M4 F 25 M1 M 23 M2 F 23

P3 F 21 P1 M 23 P2 F 23 P4 M 23

Outro critério que também norteou a formação dos grupos heterogêneos foi a disponibilidade de horários de cada sujeito, objetivando agrupar os sujeitos que poderiam participar das atividades nos mesmos dias e horários.

e) Elaboração dos instrumentos de coleta de dados