• Nenhum resultado encontrado

e o seu contexto

No documento Língua Portuguesa II (páginas 93-97)

O objetivo desta aula é fazê-lo perceber que os textos estão rela- cionados diretamente ao seu contexto, ou seja, quem fala, para quem se fala e, principalmente, qual o objetivo comunicativo do texto.

O objetivo desta aula é fazê-lo perceber que os textos estão relacionados diretamente ao seu contexto, ou seja, quem fala, para quem se fala e, prin- cipalmente, qual o objetivo comunicativo do texto.

Todo texto que escrevemos e que lemos está contextualizado, está em “um lugar no mundo”, ou seja, foi escrito a partir de determinadas condições de produção.

Por exemplo, ao escrever uma carta de solicitação de cancelamento de um curso no SENAC, temos a seguinte contextualização:

a) quem escreve a carta: eu;

b) para quem eu escrevo: pessoa responsável pelas matrículas do SENAC; c) porque eu escrevo, ou seja, qual o meu objetivo comunicativo: so- licitar o cancelamento da minha matrícula e resgatar o valor que paguei pelo curso;

d) escrevo a partir de determinadas ideias (posicionamentos ideoló- gicos): encontrei um curso mais adequado em outro lugar e, portanto, não tenho mais interesse no curso do SENAC.

e) em que momento histórico eu escrevo: em 2012. A linguagem que usarei será típica desse momento em que estamos vivendo.

f) a partir de qual lugar social: o lugar é de cliente/aluno do curso. Logo, meus direitos são de cliente também. Em outros momentos históricos anteriores a lei de defesa ao consumidor talvez eu não tivesse direito ao resgate do valor pago.

g) texto registrado em que suporte: carta pode ser enviada por correio eletrônico (e-mail) ou correio comum por meio de papel e envelope.

Contexto

Inter-relação de circunstância que acompanham um fato ou uma situação, 2. o encadeam- ento do discurso. (HOUAISS)

e-Tec Brasil

Na primeira aula de Língua Portuguesa do Livro 1 você estudou o que é co- municação, lembra? Lá estudamos que se comunicar é interagir, é construir sentidos a partir de uma realidade social. Essa tal “realidade social” nada mais é do que o contexto em que os textos falados e escritos estão inseridos. Contexto este que foi apresentando ao explicarmos a carta de solicitação de cancelamento do curso.

Resumo

Nesta aula nós aprendemos que os textos são produzidos em determinados contextos, ou seja, escrito por alguém, para alguém, com determinados ob- jetivos comunicativos, em determinada situação e momento histórico. Você deve ter compreendido que os textos, a língua, são reais e cumprem determinadas funções sociais. Ninguém escreve por escrever. Produzimos textos e estudamos Língua Portuguesa porque faz parte da nossa vida.

Atividades de aprendizagem

1. Leia os textos abaixo e analise o contexto de produção em que foram escritos, ou seja, em cada um dos textos analise:

– Quem fala?

– Para quem se fala?

– Por que se fala (objetivo comunicativo)?

– A partir de quais posicionamentos ideológicos provavelmente? – Em qual momento histórico?

– A partir de qual lugar social?

e-Tec Brasil

95

a) Carta de reclamação: CARTA DE RECLAMAÇÃO Destinatário: COMPUTERLY, LTDA. Rua do equívoco, nº 2 0000-000 Campinas do Sul Campinas do Sul, 29 de Fevereiro de 2012. Assunto: computador entregue com estragos aparentes

Exmo(s). Senhor(es),

No último dia 05 de Fevereiro, dirigi-me ao seu estabelecimento, situ- ado na Rua Paula Gomes, nº 2, como endereçado, a fim de comprar um computador. Após escolher o modelo que me interessou, solicitei que a mercadoria fosse entregue na minha casa. Para tanto, assinei a nota de encomenda e paguei a taxa para que fosse realizado o serviço. No dia 10 do mesmo mês, foi-me entregue o computador encomendado, no entanto, após ligar o aparelho na tomada constatei que o mesmo emitia mais de 8 apitos e não funcionava.

Diante deste fato, recusei o computador e solicitei que me fosse en- viado outro exemplar em excelente estado, o que faria jus ao valor já pago. Entretanto, até a presente data continuo à espera.

O atraso na resolução do problema vem ocasionado vários transtor- nos ao meu cotidiano. Por este motivo, demando que outro computador de mesma marca e modelo seja entregue, sem falta, dentro de 3 dias úteis. Caso contrário, anularei a compra e exijo o dinheiro do pagamento de volta.

Sem mais,

João da Silva. Anexos: fotocópias da nota fiscal de compra e do recibo da taxa de en- trega.

Fonte do texto: http://www.brasilescola.com/redacao/carta-reclamacao.htm

b) Cálice, música de Chico Buarque: Chico buarque: Fragmento de “Cálice”

Para melhor compreender essa letra de música, faça uma pesquisa sobre a Ditadura Militar no Brasil, momento histórico em que a letra dessa música foi escrita. Peça auxílio para seu tutor a distância de Língua Portuguesa e de História.

Pai, afasta de mim esse cálice Pai, afasta de mim esse cálice Pai, afasta de mim esse cálice

De vinho tinto de sangue Como beber dessa bebida amarga

Tragar a dor, engolir a labuta Mesmo calada a boca, resta o peito

Silêncio na cidade não se escuta De que me vale ser filho da santa

Melhor seria ser filho da outra Outra realidade menos morta Tanta mentira, tanta força bruta

(refrão)

Como é difícil acordar calado Se na calada da noite eu me dano

Quero lançar um grito desumano Que é uma maneira de ser escutado

Esse silêncio todo me atordoa Atordoado eu permaneço atento Na arquibancada pra a qualquer momento

Ver emergir o monstro da lagoa (...)

e-Tec Brasil

97

No documento Língua Portuguesa II (páginas 93-97)

Documentos relacionados