• Nenhum resultado encontrado

EDUCAÇÃO

No documento Caderno de Resumos (páginas 173-177)

REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL: IMPLANTAÇÃO DO DSPACE NA FATEC GARÇA CRISTIAN LEONEL MOMA OLANDE, NELSON JULIO DE OLIVEIRA MIRANDA

Pensando na preservação e disseminação da produção acadêmica e científica da Faculdade de Tecnologia de Garça, apresenta-se o presente trabalho que se justifica pelo fato desta produção atualmente se encontrar exclusivamente em suporte de papel, o que limita o acesso a tais informações, fazendo com que se busquem autores fora da ins-tituição. O presente trabalho tem como objetivo implantar um Repositório Digital Institucio-nal a fim de facilitar o acesso a estas informações, preservando e valorizando a produção acadêmica interna. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica buscando identificar os requisitos funcionais e não-funcionais dos principais softwares para repositórios digitais disponíveis. Entre os existentes, o escolhido foi o DSpace, pois possui uma arquitetura aberta (open source), como todos os Softwares Livres, capaz de ser modificado para atender as necessidades e ser utilizado em bibliotecas universitárias. Como resultados espera-se incentivar a produção acadêmica.

A ÉTICA NO ENSINO SUPERIOR: O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR NA FIXAÇÃO DE VALORES

RAFAEL CORREA DE ALBUQUERQUE SILVA, SOLANGE APARECIDA DEVECHI ORDONES Em se tratando de Educação, vale ressaltar a importância dos sistemas de ava-liação de ensino que envolve a disseminação e absorção do conhecimento. Ética e edu-cação caminham juntas na trajetória e formação da natureza humana. Em princípio, a educação é a única coisa que é fim e meio ao mesmo tempo, dentro da sociedade e, portanto, reconhece-se a importância do educador ao contribuir na formação de conceitos e valores, sentindo-se partícipe fundamental no desenvolvimento social. O objetivo geral do estudo visa analisar a importância da ética nas instituições de ensino superior no Bra-sil, verificando em que medida o professor influencia na fixação de valores essenciais à formação humana. A metodologia é exploratória, descritiva e analítica. Ainda, pesquisa de campo que aborda a aplicação da disciplina de Ética em seus conteúdos programáticos no âmbito acadêmico em instituições de ensino. O estudo apresenta os conceitos de ética e moral, ética na educação superior, ética individual etc.

A IMPORTÂNCIA DO DIREITO COMO TEMA DAS REDAÇÕES E A EFETIVIDADE DO DIREITO À EDUCAÇÃO

FRANCISCO ANTONIO MORILHE LEONARDO, RAQUEL CRISTINA FERRARONI SANCHES O texto procura refletir a relevância jurídica como tema das redações que vem sendo constantemente enfatizado nas coletâneas das principais bancas avaliadoras dos

vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio. O direito à educação é tutelado pela Constituição Federal de 1988, potencialmente igualitário, apresenta tensão significativa no contexto educacional brasileiro contemporâneo. Argumenta-se a busca de mais igualdade na efetivação a esse direito, pressupondo uma ação mais efetiva para o suprimento das deficiências regionais, sendo absolutamente necessário o empenho do Estado para am-pliar substantivamente os investimentos em educação, proporcionando aos jovens conhe-cimentos que dizem respeito aos direitos de todo cidadão, pois é papel da educação e do Estado contribuir para o processo de solidificação dos Direitos Humanos e da construção da cidadania cujo fundamento também se encontra no texto constitucional brasileiro.

A HUMANIZAÇÃO DO ENSINO POLICIAL

VIVIANE BOACNIN YONEDA SPONCHIADO, RAQUEL CRISTINA FERRARONI SANCHES Tendo em vista que os policiais, sejam civis ou militares, não atuam apenas em situações de conflito armado, mas lidam diretamente com cidadãos, prestando esclareci-mentos, apoio e servindo à população, vislumbra-se a necessidade de humanizar os cursos de formação policial, aliando-se às matérias comuns (como armamento e tiro, sobrevivência e gerenciamento de crises) aquelas de caráter social, abrangendo direitos humanos, cida-dania e relacionamento. Neste viés, já existe o Projeto de Lei 193/2015 do Estado de São Paulo. A presente pesquisa objetiva demonstrar que investimentos direcionados à humani-zação dos cursos de formação policial podem resultar em profissionais mais preparados, aptos para trabalhar em prol de uma sociedade contemporânea, sem discriminações e sem abusos de poder. Trata-se de pesquisa teórica, com revisão bibliográfica e utilização do método dedutivo.

A INCLUSÃO ESCOLAR DOS SUJEITOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

CAROLINE NAVARRO ZAPATERRA, ANDREA ÂNTICO SOARES

A presente pesquisa tem como tema a inclusão dos sujeitos portadores de de-ficiências intelectuais em escolas públicas regulares. O objetivo central da pesquisa é analisar se o sistema escolar, a legislação e as políticas públicas adotadas pelo Governo do Estado de São Paulo realmente promovem e dão condições para uma efetiva inclusão, bem como se essa inclusão é vista do ponto de vista do desenvolvimento das capacidades cognitivas dos alunos ou se ela limita-se apenas à socialização desses sujeitos. A pesqui-sa será desenvolvida por meio de revisão bibliográfica e legislativa. Espera-se constatar que atualmente a inclusão escolar dos alunos portadores de deficiência intelectual é na verdade uma exclusão, uma vez que a educação inclusiva somente será possível se o fundamento da educação escolar deixar de ser o atendimento das demandas do capital e passar a ser a humanização e o desenvolvimento das potencialidades de todos, tanto do ponto de vista social quanto cognitivo.

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CONSTANTE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL:

PROBLEMAS E PERSPECTIVAS DA APRENDIZAGEM NA EJA ROBERTO ANTONIO BISI, SILVANA FESTA SABES

Este trabalho busca analisar os principais preceitos legais retratados pela Cons-tituição Federal, sancionada em 1988, que ofertam a base e a manutenção da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tendo uma série de direitos contemplados na Carta Magna atual, a EJA foi sendo relegada à um segundo plano, na formulação de políticas públicas nacionais, que a partir da década de 1990, seguiu de perto os preceitos neoliberais imple-mentados no Estado brasileiro. A pesquisa é básica, o método de pesquisa é o dedutivo e as técnicas de coleta de dados são bibliografia documental e via internet. Atualmente a EJA procura conquistar maiores espaços, contudo para que isso ocorra, devemos romper com algumas práticas que marcaram a manutenção dessa modalidade de ensino no pas-sado. Palavras-chave: EJA; Ensino Fundamental; Políticas Públicas.

A APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO NO USO DA METODOLOGIA DA PRÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

LEANDRO MARQUES, LARISSA CHADI E SILVA, REINALDO DOS SANTOS MARTINS

ensino profissionalizante carece de metodologias diferenciadas. No aprimo-ramento do ensino aprendizagem, do curso Técnico de Logística da Etec Antonio De-visate o projeto explora o conhecimento adquirido em sala, as habilidades, as atitudes e valores dos alunos. A metodologia tem como objetivo a pró-atividade do aluno dentro da comunidade escolar, proporcionando um melhor aprendizado, pois as ferramentas apresentadas na teoria são aplicadas na prática. Nos processos os alunos propõem a solução de um problema no âmbito escolar, após a avaliação da viabilidade, os gru-pos são reorganizados, para a implantação. Conseguindo como resultado um melhor aprendizado, a melhoria do ambiente, aprimorando atitudes e valores, uma vez que este participa de forma ativa, na identificação do problema, na apresentação de proposta, na busca de recurso e na implantação da melhoria. Palavras-chave: Metodologia. Tecnolo-gia da Informação. Logística. Planejamento.

COACHING EDUCACIONAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BENEDITO GOFFREDO, EDUARDO DE SOUZA, SILVANA FESTA SABES

No atual cenário nos deparamos com jovens concluindo os cursos superiores sem saber ao certo o verdadeiro significado do respectivo aprendizado. Essa nova ge-ração, imediatista, tem dificuldade em priorizar atividades e definir objetivos. O presente trabalho buscou refletir sobre a Metodologia Coaching Educacional e seus benefícios, bem como procurou investigar se os cursos de Administração das IES da região de Marí-lia (SP) utilizam-se dessa metodologia como apoio no preparo dos docentes e discente.

Como resultado, verificou-se que metade das IES conhece esta metodologia, mas nenhu-ma delas a utiliza. O Coaching Educacional se apresenta como unenhu-ma ferramenta poderosa no auxílio do ensino-aprendizado na relação professor-estudante, fatos que justificariam a implementação deste método nas IES.

INOVAÇÃO E PROFIONALIZAÇÃO DE ALIMENTOS: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO MILENA CARPI COLOMBO, MÔNICA REGINA VIEIRA LEITE, JOSÉ RIBEIRO LEITE,

ANTÔNIO FRANCISCO MARQUES

Se alguém falasse de um lugar onde os habitantes não lavram e nem criam;

onde não há boi, vaca, cabra, ovelha, galinha, nem qualquer outra alimária, que faça parte do viver dos homens; de um lugar onde os homens só comem inhame que lá há muito, semente e frutos, que a terra e as árvores de si lançam; certamente você não saberia que lugar seria esse. É, esse lugar era o Brasil de apenas 500 anos aproxima-damente, conforme relata Pero Vaz Caminha. E agora, o que se cultiva, onde e quando?

Onde encontrar o “pão nosso de cada dia”, quanto custa, qual a sua composição, quais os meios necessários para produzi-los, conservá-los e prepará-los. Daí, o papel da ciên-cia e da educação. Analisar as relações existentes entre inovação, alimento e educação é o propósito desse trabalho, para tanto, fará uso de procedimentos metodológicos ado-tados para pesquisas bibliográficas e documentais: identificação, seleção e análise de dados relacionados ao tema proposto.

CRIAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIO NA PRÁTICA E APLICAÇÃO DA FERRAMENTA CANVAS COMO METODOLOGIA DIFERENCIADA NO ENSINO-APRENDIZAGEM LARISSA CHADI E SILVA, REINALDO DOS S. MARTINS, DIEGO P. MARQUES, SILVANA F. SABES

O projeto Criação do Plano de Negócio na Prática tem sido desenvolvido na Etec Antonio Devisate, no curso Técnico de Logística. A partir da disciplina Planejamento Empre-sarial e Empreendedorismo, os alunos realizam a abertura fictícia de um negócio, aplicando todo o aprendizado por meio do desenvolvimento prático. A interdisciplinaridade é requisito importante para o desenvolvimento do projeto e o aproveitamento de todo o conhecimento adquirido. O objetivo maior neste projeto é incentivar o aluno ao aprendizado, para que ele tenha uma visão holística da relação entre os componentes curriculares, por meio de uma metodologia mais participativa, uma vez que ele tem que “saber fazer”. A eficiência dessa metodologia foi comprovada pelo resultado alcançado, com apresentações de qualidade e satisfação dos alunos, que relatam o que aprenderam de forma dinâmica, contextualizando teoria e prática.

PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE A NECESSIDADE DA IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA EM SAÚDE

ELIANE AMANDA SIMOES, HISSACHI TSUJI

A qualidade da assistência em saúde é constatada pela competência dos profissionais no atendimento às necessidades de saúde do indivíduo. A Política Na-cional de Educação Permanente em Saúde visa a transformação da práxis a partir da reflexão do cotidiano. O entendimento por parte dos profissionais de saúde sobre as potencialidades da Educação Permanente é primordial para a sua implementação nos

serviços de saúde. A Aprendizagem Baseada em Problemas se mostra como o recur-so adequado para formar os profissionais, pois propicia a aprendizagem significativa.

Objetivo: Compreender a percepção dos profissionais de saúde sobre a necessidade da implantação da Educação Permanente para a melhoria da qualidade da assistên-cia em saúde. Método: Estudo de caso por meio de entrevistas semiestruturadas. Re-sultados: Os profissionais desconhecem os principais fundamentos vigentes. A com-preensão parcial pode ser fator limitante na implantação da EP e consequentemente na qualidade dos serviços prestados.

AS MAZELAS DO CÁRCERE PAULISTA PARA OS REEDUCANDOS E OS AGENTES PENITENCIÁRIOS: POSIÇÕES DIFERENTES, CONSEQUÊNCIAS SEMELHANTES OSVALDO MARTINEZ DA SILVA, JOSÉ EDUARDO LOURENÇO DOS SANTOS

Os estabelecimentos penais paulistas vêm sofrendo um esgotamento de seus reais objetivos. Suas mazelas são definidas pela superlotação carcerária, ociosidade dos reeducandos, ambiente favorável a novas práticas delitivas, consumo de entorpecentes, alto índice de reincidência, funcionários mal preparados e com problemas de ordem psi-quiátrica, legislação deficiente e desinteresse do órgão responsável. O Estado não cumpre suas próprias leis, pois retira do convívio social aqueles que não “prestam” ou não agem de acordo com o ordenamento jurídico, os “joga” dentro de presídios e lhes oferece péssi-mas condições de vida e nenhuma possibilidade de reinserção social. Os reeducandos e os agentes penitenciários sofrem com o descaso do Estado, pois ambos ficam a mercê da falta de investimentos e a precariedade encontrada nos estabelecimentos penais. Esses locais são considerados “escolas do crime”, pois não se respeita o critério individualização da pena, encontrado na Lei de Execução Penal.

No documento Caderno de Resumos (páginas 173-177)

Documentos relacionados