• Nenhum resultado encontrado

FILOSOFIA E ÉtICA

No documento Caderno de Resumos (páginas 197-200)

AVANÇOS BIOTECNOLÓGICOS E BIOÉTICA: RELAÇÃO E TENSÃO.

A BIOÉTICA COMO PONTE ENTRE ÉTICA E CIÊNCIA RICARDO DE SOUZA ABRAHAM, LUIZ ANTONIO LOPES RICCI

No século XX o mundo foi estimulado por uma profunda mudança cultural, com ela, diversos fatores que levam a responder aos questionamentos onde surge a bioética.

Ela se preocupa com as incidências da intervenção tecnológica do ser humano no am-biente natural e com ela dilemas éticos provocados pelas novas descobertas da biologia e avanços da medicina. A tecnologia faz parte da vida do ser humano, que na ânsia de acompanhar os avanços tecnológicos e seu progresso não levamos em conta suas impli-cações sociais e éticas nos hábitos, limites morais, políticos e individuais. A Igreja com sa-bedoria nos ilumina através de seus documentos que as obras produzidas pelos talentos e energias humanas não estão em oposição ao poder de Deus e aponta que as vitórias do gênero humano são um sinal da grandeza de Deus e consequências dos desígnios Dele.

Apesar da heterogeneidade da tecnologia, a bioética se preocupa pela dimensão da vida humana que é impossível de ignorar na sociedade contemporânea.

CÉLULAS TRONCO, A LUZ DA CIÊNCIA E DA ÉTICA TEOLÓGICA.

COMO INTEGRAR CIÊNCIA E ÉTICA?

VANIA APARECIDA BERTUCCINI RIBEIRO, LUIZ ANTONIO LOPES RICCI

Este trabalho é uma pesquisa na área de Bioética direcionado à pesquisa com células-tronco. De um lado trata-se de uma pesquisa que promete a cura de muitas doen-ças, e de outro, está a preocupação da Igreja que não é contra as pesquisas, mas vigia e zela pelo ser humano mesmo que este, seja ainda um embrião. A Igreja entende que o ser humano deve ser respeitado desde a sua concepção até a sua morte natural. Entende-se que o embrião é uma pessoa humana, portanto, a lei lhe dá o direito à vida e a dignidade e por ser detentor desse direito deve ser protegido. A Igreja Católica se preocupa com a vida, pois ela é um dom de Deus. A Igreja não vai contra as pesquisas, mas defende o uso com células-tronco adultas, pois estas não apresentam problemas éticos. Nunca é lícito partir do mal para se chegar ao bem. Nem tudo que é legal, é moral. Fazer com que tudo aquilo que é tecnicamente possível, seja também, eticamente possível.

MAXIMIZANDO RESULTADOS E A VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO CONTÁBIL NO EXERCÍCIO DA CONDUTA ÉTICA EMPRESARIAL

JOSE RAFAEL BRAGANTE, SOLANGE AP. DEVECHI ORDONES

Ética, na essência do que traduz a palavra é a ideia de compromisso dentro de um contexto que define a interação social de direitos e deveres. Não só para o profissional de contabilidade, mas de maneira geral, para todos os profissionais o conceito de com-prometimento ético respalda eficiência e satisfação profissional e fundamenta sua legitimi-dade perante a socielegitimi-dade. O desconhecimento do Código de Ética gera atitudes que dão origem ao descrédito e estimulam a desvalorização da profissão. O código de ética profis-sional da categoria contábil esta definido na Resolução CFC n° 803 de 10 de Outubro de 1996, que estabelece os deveres e proibições. Os profissionais devem exercer sua função com zelo, diligência e honestidade, observada a legislação vigente, devem ainda guardar sigilo sobre as informações que tiveram acesso. Atualmente as pessoas apresentam com-portamentos que contraria as normas estabelecidas pela sociedade, onde que se depara diariamente com cenas nas quais a falta de ética é facilmente visualizada. A contabilidade evoluiu e hoje se situa entre as mais requeridas e as mais difundidas, pois toda empresa necessita de tais serviços em que o profissional contábil exerce seu trabalho e uma forma objetiva na prestação de informações dos fenômenos patrimoniais, em vista dos cumpri-mentos de deveres sociais, legais, econômicos, tão como a tomada de decisões admi-nistrativas. O profissional contábil necessita de uma consciência profissional que possa guiar seus trabalhos considerando a imensa responsabilidade de tais tarefas. Além das constantes atualizações para seguir a legislação vigente, existe o Código de Ética que re-gulamenta a profissão e mostra a maneira como o profissional de contabilidade desenvol-ve a conduta ética sem perder sua autonomia para trabalhar. Assim, o profissional contábil deve defender os princípios e valores éticos, pois o reconhecimento profissional se cons-trói passo a passo. Diante do exposto o objetivo do estudo é apresentar a importância da conduta ética no exercício da profissão contábil. A metodologia é exploratória, descritiva e analítica. Ainda, será realizada pesquisa aplicada junto aos profissionais da área como forma de enriquecer os conceitos da temática. É fato, que o mercado encontra-se cada

vez mais exigente e seletivo e, assim, o profissional contábil deve reunir atributos que ve-nham a contribuir para a valorização da profissão, qualidade das informações e respeito à sociedade. Palavras-chave: Ética empresarial. Valores e conduta. Profissão contábil.

ÉTICA EM SAÚDE: UMA OBSERVAÇÃO MORAL E BIOÉTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA CONTEMPORÂNEA

GIANLUCA LOYOLLA MONTANARI LEME, CRISTIANE RODRIGUES PEDRONI

Com o crescimento da produção científica e a popularização da ciência, encon-tramos atualmente uma Comunidade Científica que burla sua própria ética para alcançar seus objetivos. Desta forma, este estudo pretende enunciar as práticas utilizadas pela Co-munidade Científica (conhecidas como torpezas acadêmicas), principalmente na Área da Saúde, que acabam fugindo dos princípios éticos estabelecidos, mas que acabam sendo aceitos pela moral desta Comunidade, tais como: fraudes de aprovações de Comitês de Ética em Pesquisa (CEP), grupos de pesquisas antiéticos, plágios e autoplágios, a busca pela quantidade e não pela qualidade, utilização de testes estatísticos inadequados e publicações com dados e resultados alterados. Por motivos como os enunciados, refletir, analisar e modificar a maneira como a ciência está sendo realizada são fundamentais para criarmos futuros cientistas éticos, comprometidos com a melhora e o desenvolvimento da saúde, da ciência e da humanidade.

“O IMPERATIVO CATEGÓRICO A SEU FAVOR”: A ÉTICA PÓS-MODERNA DE ZYGMUNT BAUMAN

VINÍCIUS LAURIANO FERREIRA, SELMA APARECIDA BASSOLI

Busca-se traçar as principais características da ética da contemporaneidade tra-tada por Zygmunt Bauman, tendo como ponto de partida e de comparação a moral ilumi-nista de Immanuel Kant. Após o estabelecimento do conceito de Imperativo Categórico como emblemático da Modernidade, elaboramos um breve itinerário histórico que evi-dencie a passagem de época para a pós-modernidade, que Bauman chama de “líquida”.

Busca-se salientar o individualismo e o desejo individual como características primordiais da moral deste período, para, enfim, investigar algumas consequências desta mudança no novo panorama ético.

O DIREITO CONSTITUCIONAL A UM MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO SOB O PONTO DE VISTA ÉTICO EM TEMPOS DE

CRESCIMENTO INDUSTRIAL

LARISSA ALVES CUNHA BARRIENTO, LETÍCIA ALVES CUNHA BARRIENTO, EDINILSON DONISETE MACHADO

O presente projeto tem o escopo de estudar, por meio do método hipotético dedu-tivo, de extrações bibliográficas e coletânea de informações constantes em artigos científi-cos, os procedimentos éticos e sustentáveis utilizados por empresas no tocante a preser-vação do meio ambiente, fazendo com que os efeitos negativos do crescimento industrial possam ser diminuídos ou até mesmo neutralizados. Ademais, cumpre informar também a respeito da possibilidade de uma nova postura da sociedade que tenha o objetivo de

No documento Caderno de Resumos (páginas 197-200)

Documentos relacionados