• Nenhum resultado encontrado

EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL FORMAÇÃO E DOCÊNCIA

O capítulo aqui delineado apresenta as principais informações detectadas, através da pesquisa realizada, sobre a formação de docentes para atuação na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.

Inicialmente, procedeu-se uma breve descrição das características gerais da Instituição investigada quanto a sua estrutura de ensino. Em seguida são analisados os dados obtidos por meio da análise documental e dos questionários aplicados aos sujeitos da pesquisa.

3.1 Características gerais da Instituição estudada

Os dados apresentados a seguir datam do ano de 2003, ocasião em que esta pesquisa começou a ser desenvolvida. Assim, nesse ano, a Instituição contava com um número de 19 cursos de graduação na Capital do Estado do Pará, onde somavam-se 12.793 estudantes, sendo que os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Direito foram iniciados em agosto de 1974, data em que a Instituição começou sua trajetória.

Em 1988, foram criados os cursos de especialização, os quais, até 2003, somavam 22, com um número total de 802 estudantes na pós-graduação, sendo que somente em 1994 a Instituição inaugurou os programas de mestrado em Direito e Economia, que contavam com 103 estudantes no ano de 2003.

Um importante feito da referida Instituição foi a criação do processo de interiorização, iniciado em 2000, quando já contava com 1009 estudantes matriculados nos cursos de Licenciatura em Letras, Matemática e Pedagogia. Em

2003 a Instituição estava presente em 16 municípios do Estado, contando com um número de 1.975 estudantes matriculados nos cursos de Letras e Pedagogia no sistema chamado de interiorização.

Nesse mesmo ano, o número total de estudantes, distribuídos pelos três campus da cidade de Belém chegava a 18.515, distribuídos nas diversas

modalidades já descritas anteriormente, além da seqüencial (formação específica), que foi iniciada em 2000, contando com 12 cursos em 2003 e 2.842 estudantes.

Até o ano de 2002, a Instituição contava com um número de 33.698 concluintes dos cursos de graduação, sendo o curso de Administração, desde sua implantação até esse ano, o que mais apresentou concluintes, chegando a um número de 6.544.

Em um de seus relatórios, a Instituição apresenta o número de matrículas realizadas e o volume de egressos, assim como a diminuição das matrículas, e conseqüentemente dos concluintes, além de informar sobre a evasão de um número considerável de estudantes.

Quanto a essa última informação, em 2002, os cursos que mais apresentaram o abandono dos estudantes foram Matemática (51,37%), Artes Visuais/Educação Artística (48,69%) e Ciências Sociais (45,63%), o que resultou na preocupação da Instituição quanto a tal problemática, exposta na composição de seu Plano Qüinqüenal de Desenvolvimento (PQD/2003), no qual solicita que as causas da evasão devam ser estudadas de forma aprofundada pela Instituição, com vistas a indicar as melhores soluções para seu equacionamento.

As características apresentadas aqui, sobre a IES investigada, tentam dar uma visão panorâmica da estrutura acadêmica da mesma, quanto à sua abrangência, no que se refere ao ensino desenvolvido pela mesma, no espaço da

cidade de Belém, a fim de que se possa identificar sua influência no meio acadêmico da referida cidade.

3.2 O Curso de Pedagogia

3.2.1 Historia e configuração

O curso de Pedagogia foi inaugurado na IES, no ano de 1980, quando era caracterizado apenas como bacharelado e tinha a duração de quatro anos, vinculado ao Centro de Ciências Humanas e Educação, onde o mesmo funcionava em apenas um dos campus da Instituição.

Vale ressaltar que o curso foi autorizado pelo Decreto Lei nº. 84.695, de 12 de maio de 1980, implantado em agosto de 1980. Seu reconhecimento ocorreu pela Portaria Ministerial nº. 556/MEC, de 26 de dezembro do ano de 1984.

Desde o ano em que o curso foi criado como bacharelado até 1987, tendo os seus coordenadores e docentes desenvolvido discussões acerca de sua proposta curricular, baseou-se nos pressupostos da educação libertadora, segundo observado no texto de seu Projeto Pedagógico. As discussões favoreceram, assim, a criação do Departamento de Pedagogia, em 1982, o qual ficou responsável pela consolidação das discussões sobre a reformulação do curso.

A partir das discussões realizadas pelo departamento de Pedagogia, foram implantadas, em 1991, alterações curriculares, o que culminaram na reformulação do Projeto Pedagógico do curso, inspirado numa perspectiva metodológica que visasse

ordenar o processo de formação em torno de dois pólos:

- a produção do conhecimento, baseado na relação teoria e prática, ação e reflexão, experiência pedagógica e pesquisa;

- a participação dos educadores integrados no processo de formação mediante execução, avaliação e redefinição dos rumos que venham assumir essa formação. (Guia Acadêmico, 2003, p. 34)

Somente em 1994, a Instituição incorporou ao curso a modalidade licenciatura plena, passando o mesmo a fornecer também a habilitação em Educação Pré- Escolar e 1ª a 4ª série do Ensino de 1º Grau, o que atualmente corresponde à habilitação Magistério da Educação Infantil à 4ª série do Ensino Fundamental e Supervisão Escolar (Educação Infantil).

Em 1999 ocorreu uma alteração curricular no curso, através da Resolução do Conselho Pleno de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da mesma IES, de nº. 058/98, de 30 de dezembro de 1998, com o intuito de compatibilizá-lo com as determinações da LDB aprovada em 1996. Assim, o curso passou a oferecer mais uma habilitação, caracterizando-se como Pedagogia – Ciência da Educação, com habilitação em magistério das disciplinas pedagógicas do Ensino Médio e especialista em educação para o exercício das funções de Administração, Supervisão e Orientação Educacional (Ciência da Educação).

As discussões em torno do referido curso continuaram a se desenvolver, ainda relacionadas à sua configuração, o que acabou por culminar, em 1996, na realização de reuniões entre alguns docentes do curso, incentivados pelo Pró-Reitor de Ensino de Graduação e pela Diretora do Centro de Ciências Humanas e Educação da Instituição, objetivando refletir sobre a reformulação do curso de Pedagogia a partir do repensar sobre a formação inicial, do questionamento sobre as práticas institucionais ou não institucionais de formação do educador.

A intenção maior do grupo que se dispôs a levar adiante as discussões sobre a reformulação do curso baseava-se na

Necessidade de formação de um novo educador, enquanto pessoa, intelectual, cidadão profissional com sólida e ampla formação, capaz de uma atuação como articulador da atividade educativa, apto a intervir na realidade educacional de maneira lúcida e crítica. (Guia Acadêmico, 2005, p. 12)

Em 2003 houve uma nova reformulação do Projeto Pedagógico do curso, para que o mesmo pudesse atender à implantação do regime semestral na Instituição, uma vez que anteriormente ocorria o regime anual.

Nesse período, foi designada pelo Reitor uma nova coordenação para o curso de Pedagogia, competindo à mesma gerenciar o curso com competência administrativa e pedagógica, atuando nas áreas docente e discente, de acordo com

o Regimento Geral da Instituição bem como, implementar as diretrizes curriculares

definidas pelo MEC. (Guia Acadêmico, 2003, p. 34).

A coordenação, atualmente, é composta por uma coordenadora de curso, uma coordenadora adjunta e duas assistentes de coordenação, ressaltando-se que a coordenadora de curso e a coordenadora adjunta trabalham em prédios separados, tendo cada uma delas uma assistente.

As coordenadoras do curso contam ainda com o apoio da Assessoria Pedagógica da IES, que tem, dentre outras responsabilidades, o desenvolvimento de atividades de orientação e apoio pedagógico aos docentes, o assessoramento pedagógico aos Diretores de Centros, Coordenadores de Curso e Superintendentes do Núcleo de Ensino a Distância (NEAD) e Interiorização.

Cabe à coordenação do curso a competência de dirigi-lo, juntamente com as coordenações de Estágios e TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), a partir das diretrizes definidas pela congregação do Curso de Pedagogia (que reúne todos os docentes do curso) e pela representação dos estudantes.

3.2.2 Perfil do profissional que se pretende formar

Mesmo em se tratando de duas habilitações diferentes: Pedagogia - Magistério da Educação Infantil à 4ª série do Ensino Fundamental e Supervisão

Escolar Pedagogia (Educação Infantil) e Pedagogia – Ciência da Educação, com habilitação em magistério das disciplinas pedagógicas do Ensino Médio e especialista em educação para o exercício das funções de Administração, Supervisão e Orientação Educacional (Ciência da Educação), o curso, em si, apresenta um Projeto Pedagógico único, tendo apenas a estrutura das matrizes curriculares como diferentes, as quais serão apresentadas mais adiante.

Aproposta pedagógica do curso, segundo o que está explícito em seu Projeto Pedagógico/2003, é desenvolver uma educação problematizante, criadora, reflexivo- crítica, permanente, oferecendo um embasamento teórico-prático necessário para a formação de futuros docentes, propondo, assim, a formação desse profissional numa perspectiva globalizante e crítica dos fenômenos educacionais, com o objetivo de relacionar o processo ensino-aprendizagem com as dimensões sociais, econômicas e políticas do contexto em que se dá o processo educativo, o que vem a se aplicar nas duas habilitações propostas pelo curso. Ou seja, apesar de cada habilitação possuir, à priori, características distintas, existe uma proposta única para as mesmas.

Observando-se ainda os princípios do curso de Pedagogia, apresentado de maneira independente das habilitações as quais se propõe, os mesmos apresentam- se da seguinte forma:

I – superação da fragmentação das habilitações e formação do professor e do pedagogo como articulador da atividade educativa;

II– ampla formação cultural e reflexão sobre a formação do professor e sobre suas condições de trabalho;

III– superação da dicotomia teoria-prática de modo que as questões práticas, distribuídas ao longo do curso, sejam pensadas compreendidas pela teoria e condizentes à transformação e modificação da prática.

IV– trabalho coletivo e integrado de docentes, em torno de temas norteadores, seja nos temas já existentes em cada disciplina, nos temas específicos das funções de administração, supervisão e orientação, seja em novas temáticas emergentes, de modo a oportunizar uma visão de totalidade do processo educacional;

V– reconhecimento de que conteúdo e metodologia não existem isoladamente, logo não há sentido em trabalhá-lo separadamente;

VI– possibilidade de trabalho interdisciplinar de articulação entre os docentes e destes com diferentes grupos de pesquisa;

VII– organização de disciplinas eletivas por eixos temáticos flexíveis, para aprofundar e ampliar conhecimentos sobre diferentes temas educacionais.

VIII– sólida formação teórica, com bases histórica, filosófica, psicológica e sociológica, que se integra à formação técnico-metodológica, permitindo compreensão concreta dos problemas do processo ensino-aprendizagem e da educação em todas as suas dimensões, de modo a responder às exigências da realidade atual em relação à educação – formal e não formal – e também às necessidades e problemas sociais e às demandas da escola pública e privada;

IX– assumir as atividades de pesquisa e extensão como mecanismo de atualização e integração do currículo com a educação formal e não formal, através da inclusão de Atividades Complementares como componente curricular;

X– concepção de formação continuada, permitindo que o aluno retorne à Universidade via cursos de extensão e especialização, a partir de seu contato com o mundo do trabalho, possibilitando ao aluno antes de concluir o curso, optar por uma área na qual vá buscar aprofundamento e aperfeiçoamento em nível de especialização;

XI– no processo de formação, dotar o aluno de ferramentas básicas para lidar com uma realidade profissional em mutação, que conduza a um perfil de educador- professor-consultor e pesquisador, que tenha condições de interagir com a realidade da escola e do sistema, potencializando as qualidades de cada face de sua formação e com isso consiga uma ação interativa na realidade.

Logo no primeiro princípio observa-se que há intenção em se unir as habilitações em prol de uma articulação da atividade educativa, o que não deixa de ser louvável, uma vez que nas duas instâncias se deve ter um profissional que precisa estar apto a responder por tais questões. Porém, não de pode perder de vista que cada profissional, ou seja, o docente e o especialista, insere-se em um contexto educacional diferente, com funções distintas.

O quarto princípio sugere ainda que o egresso constitua a ampliação dos saberes relacionados às duas habilitações, sob a justificativa de que o trabalho docente deve estar integrado aos temas específicos das funções de supervisão, administração e orientação escolar. Ora, é evidente que o docente precisa reconhecer todas as funções desenvolvidas por seus pares no ambiente escolar, no entanto isso não pode ser objeto de uma investigação muito aprofundada visto que

existem outros temas muito mais pertinentes, como conteúdos específicos da função docente, os quais merecem maior dedicação do estudante.

Os demais princípios deixam transparecer uma idéia muito clara do papel da formação inicial no desenvolvimento da prática educativa do profissional da área de educação, trazendo aspectos ligados à identidade docente, relações interativas entre os docentes e seus pares, saberes sobre a profissão, educação continuada, entre outros, o que se aplicaria, tranqüilamente, a qualquer uma das habilitações que o curso oferece.

Sendo um curso voltado para a formação de licenciados em Pedagogia, não importando qual habilitação desenvolva, a Proposta de Diretrizes Curriculares do curso, de 06/05/1999, afirma que o mesmo deve formar um profissional que esteja habilitado a atuar nas áreas de ensino, organização e gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais e ainda na produção e difusão do conhecimento em várias áreas da educação, porém, tendo a docência como base obrigatória de sua formação e identidades profissionais.

Tal afirmação expõe a multiplicidade de funções educativas, proporcionadas pelo curso, uma vez que confirma as intenções de que se desenvolva a formação de um docente que também tenha possibilidades de exercer funções de administrador, orientador e supervisor educacional. Cabe, então observar a configuração das matrizes curriculares apresentada pelo curso, para suas duas habilitações propostas, analisando-as posteriormente.

3.2.3 Matrizes curriculares do Curso de Pedagogia

Tanto a matriz curricular, apresentada pelo curso de Pedagogia com habilitação em Educação Infantil quanto para a habilitação em Ciência da Educação,

têm como base dois eixos norteadores, onde o primeiro relaciona o Projeto Pedagógico do curso ao ensino, pesquisa e extensão, apontando esses segmentos como um tripé de sustentação que viabiliza a identidade do curso e da universidade. O segundo eixo é caracterizado pela interdisciplinaridade, a qual deve consistir na interação das diversas disciplinas que o compõe.

O currículo pleno do curso de Pedagogia é composto por um conjunto de atividades de ensino/aprendizagem, abrangendo um núcleo epistemológico, com componentes curriculares que compreendem as disciplinas, as práticas, os estágios e outras atividades.

Vale aqui, a intenção de apresentar as matrizes curriculares vigentes no curso de Pedagogia, em suas duas habilitações, a fim de se analisar alguns elementos que se mostrem mais questionáveis quanto ao que é proposto e ao que se apresenta realmente.

Ressalta-se que as matrizes curriculares apresentadas dizem respeito às atuais, sendo que a matriz referente ao curso de Pedagogia – Ciência da Educação, entrou em vigor a partir do ano de 1999, através da Resolução CONSEPE n° 058/98 de 30/12/1998.

TABELA 01

Matriz Curricular do Curso de Pedagogia, habilitação em Educação Infantil à 4ª série do Ensino Fundamental e Supervisão Escolar

CARGA HORÁRIA

COMPONENTES CURRICULARES CRÉDITOS TOTAL TEÓRICA PRÁTICA

1º SEMESTRE

Português 04 72 36 36

Filosofia Geral e da Educação 06 108 108 -

Psicologia Educacional e da Aprendizagem 06 72 72 - Estatística Aplicada a Educação 04 72 72 -

Sub-Total 20 360 324 36

2º SEMESTRE

Leitura e Produção de Texto 04 72 - 72

Sociologia da Educação 04 72 72 -

História da Educação 04 72 72 -

Psicologia do Desenvolvimento 04 72 72 -

Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação I 04 72 72 -

3º SEMESTRE

Didática 04 72 72 -

Organização e Legislação da Educação Brasileira 04 72 72 - Estágio Supervisionado na Educação Infantil I 04 72 - 72 Educação e Inclusão Social 02 36 36 - Nutrição, Saúde e Higiene Infantil 02 36 36 - Fundamentos e Métodos da Educação Infantil 04 72 36 36

Sub-Total 20 360 252 108

4º SEMESTRE

Aprendizagens e Novas Tecnologias em Educação 04 72 - 72

Corporeidade e Educação 04 72 36 36

Comunicação, Linguagem e Alfabetização 04 72 72 - Estágio Supervisionado na Educação Infantil II 04 72 - 72 Política e Planejamento Educacional 04 72 72 -

Sub-Total 20 360 180 180

5º SEMESTRE

Português nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental 06 108 72 36

Arte e Educação 04 72 36 36

Currículo: teoria e planejamento 06 108 108 - Estágio Supervisionado de Ensino I (TCE) 04 72 - 72

Sub-Total 20 360 216 144

6º SEMESTRE

Ciências nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental 04 72 36 36 Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental 04 72 36 36

Educação Especial 04 72 72 -

Avaliação Educacional e da Aprendizagem 04 72 72 - Estágio Supervisionado de Ensino II (TCE) 04 72 - 72

Sub-Total 20 360 216 144

7º SEMESTRE

História nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental 04 72 36 36 Geografia nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental 04 72 36 36 Organização do Trabalho Pedagógico 06 108 72 36 Pedagogia em Ambientes Não Escolares 02 36 36 - Estágio Supervisionado de Ensino III (TCE) 04 72 - 72

Sub-Total 20 360 180 180

8º SEMESTRE

Disciplina Eletiva I 04 72 72 -

Disciplina Eletiva II 04 72 72 -

Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar (TFSE) 12 216 - 216

Sub-Total 20 360 144 216

Atividades Complementares - 216 - 216

TOTAL GERAL - 3.096 1.800 1.296

Fonte: Assessoria Pedagógica da IES investigada

Disciplinas Eletivas:

- Educação a Distância - Educação Sexual

- Educação e Meio Ambiente

- Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem - Educação e Trabalho

- Gestão Escolar

- Educação de Jovens e Adultos - Antropologia

TABELA 02

Carga horária total para habilitação magistério da Educação Infantil à 4ª série do Ensino Fundamental e Supervisão Escolar

Carga Horária Teórica 1.800 Prática Pedagógica 504 Estágio 576 Atividades Complementares 216 Total 3.096

Nota-se que apesar de uma carga horária, consideravelmente extensa, ou seja, com número de horas a mais do que as 2.800, solicitadas a partir da Resolução CNE/CP n° 02/2002, as disciplinas dedicadas às funções de supervisão escolar limitam-se, basicamente, a três períodos de estágio, onde pode-se inferir que a parte relacionada às teorias de supervisão não discutem satisfatoriamente sobre os saberes pertinentes à função, uma vez que as disciplinas dedicadas à supervisão dizem respeito à prática pedagógica desenvolvida no período do estágio, limitando, dessa forma o campo de saberes relativos à função.

Outro ponto diz respeito aos princípios, anteriormente analisados, onde o egresso deverá compreender temas também da área de gestão, sendo que a única disciplina que versa sobre a mesma é oferecida entre as eletivas.

Outras observações e análises referentes à matriz curricular da habilitação em Educação Infantil, bem como suas especificidades, serão comentadas posteriormente, juntamente com a avaliação da matriz curricular da habilitação em Ciência da Educação, a fim de otimizar as considerações.

TABELA 03

Matriz curricular do curso de Pedagogia, habilitação Magistério das disciplinas pedagógicas do Ensino Médio e especialista em educação para o exercício das funções de Administração, Supervisão e Orientação Educacional

CARGA HORÁRIA

COMPONENTES CURRICULARES CRÉDITOS TOTAL TEÓRICA PRÁTICA

1º SEMESTRE

Filosofia Geral e da Educação 06 108 108 - Psicologia Educacional e da Aprendizagem 06 108 108 - Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação 04 072 072 - Leitura e Produção de Texto 02 072 - 072

SUB-TOTAL 018 360 288 072 2º SEMESTRE

História da Educação 06 108 108 -

Sociologia da Educação 06 108 108 -

Estatística Aplicada à Educação 04 072 072 - Organização e Legislação da Educação Brasileira 04 072 072 -

SUB-TOTAL 020 360 360 - 3º SEMESTRE Psicologia do Desenvolvimento 04 072 072 - Corporeidade e Educação 02 072 - 072 Didática 04 072 072 - Legislação Escolar 04 072 072 - Prática Pedagógica I 02 072 - 072 SUB-TOTAL 16 360 216 144 4º SEMESTRE

Comunicação, Linguagem e Alfabetização 04 072 072 - Fundamentos e Métodos da Educação Básica 04 072 072 - Currículo: teoria e planejamento 06 108 108 - Educação e Inclusão Social 02 036 036 -

Prática Pedagógica II 02 072 - 072

SUB-TOTAL 18 360 288 072

5º SEMESTRE

Política e Planejamento Educacional 04 072 072 - Avaliação Educacional e Escolar 06 108 108 -

Educação Especial 04 072 072 -

Estágio Supervisionado de Ensino I 03 108 - 108

SUB-TOTAL 17 360 252 108

6º SEMESTRE

Concepções e Métodos do Trabalho Pedagógico 06 108 108 - Aprendizagem e Novas Tecnologias em Educação 02 072 - 072

Gestão Escolar 04 072 072 -

Estágio Supervisionado de Ensino II 03 108 - 108

SUB-TOTAL 15 360 180 108

7º SEMESTRE

Organização do Trabalho Pedagógico na Escola 06 108 108 -

Prática Pedagógica III 02 072 - 072

Estágio Supervisionado de Gestão I 03 108 - 108

SUB-TOTAL 09 288 108 180

8º SEMESTRE

Disciplina Eletiva I 04 072 072 -

Disciplina Eletiva II 04 072 072 -

Estágio Supervisionado de Gestão II 03 108 - 108

SUB-TOTAL 11 252 144 108

Atividades Complementares 06 216 - 216

TOTAL GERAL 132 2916 1836 1080

Disciplinas Eletivas:

- Educação de Jovens e Adultos - Educação Sexual

- Educação e Meio Ambiente - Educação a Distância - Educação e Trabalho

- Fundamentos da Arte em Educação

- Literatura Infanto-Juvenil - Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem - Pedagogia em Ambientes Não-Escolares

Nota-se que as disciplinas que compõem a matriz curricular da habilitação Ciência da Educação, pouco diferem daquelas oferecidas pela habilitação em Educação Infantil, apesar de se constituírem em habilitações distintas. Vale ainda a observação de para a função de orientação escolar quase não são ofertadas disciplinas diretamente relacionadas à mesma, visto que uma das disciplinas de fundamental importância, ou seja, Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem, constam apenas como disciplinas eletivas, podendo ser ou não cursadas pelo estudante.

Quanto à sua carga horária, apesar de oferecer a formação para o exercício de quatro funções, conta com um número menor de horas que para a habilitação em Educação Infantil, que habilita para o exercício de três funções. Cabendo ressaltar que a carga horária não é fator determinante para que se garanta uma formação de qualidade, mas importante para que o estudante tenha acesso aos saberes

Documentos relacionados