• Nenhum resultado encontrado

Efeitos Medicamentosos

Prática História

6.2 SIGNIFICADOS DE CONSUMO DA ÁGUA (PERSPECTIVA DAS MARCAS ENGARRAFADORAS E DO CONSUMIDOR)

6.2.2 Efeitos Medicamentosos

Juntamente com a construção simbólica de “fonte especial”, os efeitos medicamentosos são os mais explorados pelas empresas engarrafadoras de água. Algumas marcas apresentam os benefícios da água ao corpo humano de forma mais intensa (como Sarandi, Ouro Fino e Aquarel). Já a Fonte Ijuí apenas anuncia que a água proporciona efeitos medicinais.

[A primeira] estrutura de engarrafamento de água [foi construída em] um hotel para hospedar as pessoas que buscavam os efeitos medicinais propiciados pela fonte de água mineral (FONTE IJUÍ, 2009).

O significado de medicamento associado à água foi construído pelas marcas por meio da apresentação de benefícios ligados à saúde e hidratação do organismo. A marca Sarandi ressalta a importância da ingestão diária de água e salienta os benefícios em relação à prevenção de doenças. “As águas minerais têm comprovadamente fatores terapêuticos e seu consumo diário pode eliminar o uso de medicamentos” (SARANDI, 2009). A associação da água à saúde é a principal construção simbólica apontada pela Sarandi, fato que pode ser observado tanto em seu slogan “O hidratante para o lado de dentro do seu corpo” quanto pelos seus anúncios publicitários (Figura 13).

Figura 13: Anúncios da água Sarandi

Fonte: SARANDI (2009)

Estes anúncios demonstram a preocupação da marca em citar órgãos responsáveis pela fiscalização da qualidade da água engarrafada, sugerindo assim que a sua água atende de forma impecável as exigências legais para ser comercializada, o que transmite segurança ao consumidor em relação aos aspectos ligados à saúde.

Para ilustrar cada benefício proporcionado pela água, a Sarandi apresenta a sua composição química e detalha a contribuição de cada substância constante na água para o melhor funcionamento do corpo humano (Quadro 7). Esta explicação oportuniza que o consumidor identifique, dentre todos os benefícios, aquele(s) que atende(m) a sua necessidade. Da mesma forma, oportuniza que as pessoas bebam água como uma forma de prevenção destas enfermidades. Trata-se de uma tentativa de desvincular a água da ideia de satisfação da sede e agregar benefícios específicos ao organismo, fazendo com que o propósito de beber água seja modificado.

Quadro 7: Benefícios da água Sarandi

Características da Água Mineral Sarandi:

Alcalina Diminui a acidez estomacal e é bom hidratante para a pele. Bicarbonatada Sódica Indicada contra gastrites e úlceras, hepatite e diabetes. Fluoretada Mantém a saúde dos ossos e dos dentes.

Sulfatada Atua como anti-inflamatório e anti-óxido.

Sulfatada Sódica Combate à prisão de ventre, colite e problemas hepáticos. Cálcica Indicada para consolidação de fraturas. Auxilia em casos de

asma, eczemas, dermatoses e bronquites. Tem ação diurética.

Magnesiana Atua como regulador do fígado e intestino.

A marca Ouro Fino também apresenta os efeitos medicamentosos das suas águas; seu slogan – presente na tela principal do website – retrata os benefícios que a água proporciona ao organismo: “Sua saúde merece Ouro Fino”. Além disso, a marca enfatiza a adequação de sua água à terceira idade e apresenta os componentes específicos da água que beneficiam este público, como a hidratação, reposição de minerais essenciais para o fortalecimento do coração e dos ossos e o auxílio no combate à osteoporose (Figura 14).

Figura 14: Imagem da Água Ouro Fino sendo consumida por uma pessoa idosa

Fonte: OURO FINO (2009)

O significado de efeito de medicamento também foi identificado na marca Aquarel, que dispõe de uma seção em seu website destinada a alertar os consumidores quanto aos cuidados com a saúde. Nesta seção, encontra-se uma explicação que visa diferenciar o ato de hidratar-se do ato de simplesmente saciar a sede. Assim, a Aquarel menciona a importância da hidratação do organismo e apresenta a figura do corpo humano com os principais órgãos em destaque e os seus respectivos percentuais de água constantes em cada um (Figura 15). A ideia desta figura é mostrar a quantidade significativa de água presente no organismo humano e salientar a importância da sua reposição para a regulação do sangue; o transporte de nutrientes, vitaminas e minerais e o melhor funcionamento das células.

Esta estratégia adotada pela Aquarel está associada ao sentimento dos indivíduos de pertencer à água apontado no estudo de Strang (2005), pois demonstra ao consumidor o quanto a água está presente no organismo humano, buscando despertar a consciência de que o ser humano faz parte da água e por isso precisa hidratar-se sempre. O significado de efeitos medicamentosos também foi identificado no estudo de Brei (2007), que revelou a associação do consumo da água com efeitos semelhantes a remédios e medicamentos, de modo que o consumidor bebe água com o intuito de usufruir de benefícios relacionados a sua saúde.

Figura 15: Quantidade de água presente no organismo humano

Fonte: AQUAREL (2009)

Os resultados de Kunze (2008) também podem se relacionar a esta construção simbólica, pois a iniciativa das marcas de estimular o consumo de água com vista a obter benefícios ligados à saúde do organismo pode significar uma tentativa de construir um estilo de vida associado à água. Assim, o ato de beber água é visto como uma forma de mostrar à sociedade o seu cuidado com o corpo e saúde e a sua consciência em relação aos seus benefícios.

Por meio das entrevistas com consumidores de água engarrafada, percebi uma consciência geral em relação aos benefícios que a água pode proporcionar. Alguns informantes afirmaram consumir mais água quando estão com algum problema de saúde, como febre, gripes e infecções.

Justamente como estou com gripe, depois vou descer para pegar uma água porque tô [sic] com uma sinusite, então preciso de mais água. Bom, a própria ciência diz que se você está doente, está com uma gripe ou alguma coisa, você tem que ingerir mais água do que o normal. Então, quando não estou bem, eu procuro tomar mais água do que o normal [ID].

Quando eu tô [sic] gripada, tomo o dobro de água para ficar boa logo [IJ].

Assim, a água atua como um medicamento nesses casos. Isso não significa que a água substitui o uso de remédios recomendados para a cura, e sim que ela atua como um facilitador e um acelerador no processo de recuperação do indivíduo. Por isso, os informantes mencionaram que a água é um componente do seu tratamento.

Aliado a isso, existe casos em que os consumidores ingerem a água como uma medida profilática, ou seja, pessoas que possuem tendência a uma determinada

enfermidade bebem água com o intuito de amenizar os efeitos indesejados e prevenir o uso futuro de remédios, como é o caso dos relatos a seguir.

Eu acho importante. Saúde, né? O organismo é praticamente água. Então, tem que estar sempre repondo. Importante para o organismo a gente estar sempre hidratado [I9].

Eu tenho problema de intestino preso, essas coisas todas. E isso é fundamental, a água é fundamental assim, todos os médicos me falaram [IC]. [A água] me ajuda a limpar o organismo, [...] porque como eu moro sozinha, então eu consumo muita porcaria [...] e a água me ajuda a saciar um pouco desse monte de sal que eu acabo consumindo [IE].

Durante a noite eu tomo muito porque eu tenho rinite e eu durmo de boca aberta, eu assoo muito o nariz, então eu perco muito líquido com coriza [IG]. [...] depois que eu descobri que eu tenho hipertensão e aí tem que fazer o rim funcionar bastante e tal, daí eu procuro tomar no mínimo dois litros de água por dia [I12].

Também tem a questão de ajudar o organismo a funcionar bem, a água, por exemplo, faz o intestino funcionar melhor e ajuda a eliminar toxinas. Basicamente é por uma questão de [...] manutenção orgânica do corpo de uma maneira geral [I11].

Outro grupo de informantes revelou sentir algo de errado no organismo quando está com falta de água.

Quando não chego a tomar dois litros, eu tomo 2 litros de água por dia, eu percebo que falta líquido no organismo. Não é que eu sinto algo, mas parece que falta algo no corpo [ID].

Por exemplo, essa água de manhã, se eu não tomo já fico com a garganta seca e parece que está faltando alguma coisa, então eu tenho que tomar [IH]. Eu percebo quando eu tenho falta de água [...]. Pode ser coisa mais superficial, tipo uma secura na boca, nas mãos, coisas assim, entendeu? [...] Eu mantenho uma constância. [...] Eu já reparei que [a sede] vai aumentando à medida que eu vou tomando [I10].