• Nenhum resultado encontrado

Eficiência e eficácia são excelentes parâmetros para a medida do desempenho organizacional por indicarem, respectivamente, ênfase no alcance

e ênfase nos meios utilizados para alcançar um objetivo.

a) E - E - C b) C - E - E

c) C - C - E d) C - E - C e) E - C - E

100. (ESAF / MPOG – 2009) Ao avaliar um programa de governo, é necessário lançar mão de critérios cuja observação confirmará, ou não, a obtenção de resultados. Assim, quando se deseja verificar se um programa qualquer produziu efeitos (positivos ou negativos) no ambiente externo em que interveio, em termos econômicos, técnicos, socioculturais, institucionais ou ambientais, deve-se usar o seguinte critério: a) eficiência. b) eficácia. c) sustentabilidade. d) efetividade. e) satisfação do beneficiário.

101. (ESAF / ATRFB – 2009) Para uma adequada prática da função controle, é necessário saber que:

a) todos os possíveis objetos devem ser controlados de forma censitária. b) o controle prescinde do estabelecimento de padrões.

c) controlar é, eminentemente, comparar. d) o controle prévio não gera feedback.

e) a avaliação quantitativa é preferível à avaliação qualitativa.

102. (ESAF / MPOG – 2009) Como ação administrativa, um mecanismo de controle será considerado eficientemente correto se:

a) possuir caráter eminentemente repressor. b) permitir a identificação de desvios positivos.

c) for levado a efeito ainda que seu custo supere o do objeto controlado. d) for censitário, quando poderia ser por amostragem.

e) evitar o uso de padrões físicos, prestigiando, apenas, os monetários. 103. (ESAF / RFB – 2009) Assinale a afirmativa correta.

a) Tudo que é efetivo também é eficiente. b) Tudo que é eficaz também é eficiente.

c) Algo não pode ser efetivo se não for eficiente. d) Algo pode ser eficaz e não ser eficiente.

e) Algo não pode ser eficaz se não for eficiente.

104. (ESAF / MPOG – 2009) Ao avaliar um programa de governo, é necessário lançar mão de critérios cuja observação confirmará, ou não, a obtenção de resultados. Assim, quando se deseja verificar se um programa qualquer produziu efeitos (positivos ou negativos) no ambiente externo em que interveio, em termos econômicos, técnicos, socioculturais, institucionais ou ambientais, deve-se usar o seguinte critério: a) eficiência. b) eficácia. c) sustentabilidade. d) efetividade. e) satisfação do beneficiário.

105. (ESAF / MPOG - 2008) A avaliação de desempenho governamental – em suas várias dimensões e modalidades – representa um poderoso instrumento gerencial, capaz de subsidiar o processo decisório e de lançar luz sobre a lógica das intervenções públicas em geral: políticas, programas e projetos. Abaixo encontram-se alguns enunciados sobre os conceitos de eficácia e efetividade, centrais à avaliação do desempenho governamental. Identifique os que são Falsos e Verdadeiros e depois assinale a resposta correta.

( ) Objetivo é a situação que se deseja obter ao final da implementação de uma política, programa ou projeto, mediante a aplicação dos recursos e da realização das ações previstas.

( ) O conceito de eficácia se refere ao grau em que se alcançam os objetivos e metas do projeto na população beneficiária, em um determinado período de tempo, em relação aos custos implicados.

( ) Efeito é todo comportamento ou acontecimento que se pode razoavelmente dizer que sofreu influência de algum aspecto da política, programa ou projeto.

( ) Os efeitos procurados correspondem aos objetivos que a intervenção pretendia atingir, sendo, por definição, previstos e positivos.

( ) Os efeitos não procurados são diretos, podendo ser positivos ou negativos, e resultam de falhas na elaboração do programa ou projeto e/ou a limitações do conhecimento disponível sobre uma determinada área ou assunto. ( ) Efetividade constitui a relação entre os resultados obtidos e o objetivo. a) V, F, V, V, V, V

b) V, F, V, V, F, V c) V, F, V, V, V, F d) V, F, F, V, V, V e) V, V, F, F, F, V

106. (ESAF / CGU-AFC - 2006) Escolha a opção que completa corretamente a frase a seguir:

Falar em eficiência no âmbito do modelo gerencial da administração pública significa ...

a) centrar esforços na avaliação de resultados das políticas públicas. b) centrar esforços na participação do cidadão que define metas de ação. c) centrar esforços na diminuição de custos, de modo a produzir mais com menos.

d) centrar esforços na motivação dos funcionários e agentes públicos. e) centrar esforços na transparência da administração perante os cidadãos. 11. Trabalho em equipe

107. (ESAF / RFB – 2012) Considerando-se que uma equipe é um conjunto de pessoas com conhecimentos complementares, que trabalham em conjunto, partilhando a responsabilidade, é correto afirmar que

a) o resultado obtido seja menor ou igual à soma das contribuições individuais alcançadas.

b) haja aumento da satisfação psicológica e das dificuldades de comunicação interpessoal.

c) a tomada de decisões melhore em função do aumento do número de alternativas de solução.

d) haja um aumento gradual do controle exercido pelo coordenador para garantir a disciplina do grupo.

e) o comprometimento seja diluído em função das tarefas delegadas embora a solidariedade aumente.

108. (ESAF / ATRFB – 2009) O trabalho em equipe pressupõe que a (o):

a) equipe trabalhe, simultaneamente, no mesmo locus. b) líder delegue responsabilidade.

c) líder seja sempre democrático. d) crítica seja evitada.

e) diversidade seja respeitada. 12. Motivação

109. (ESAF / ANAC – 2016) É possível admitir que alguns procedimentos podem ser adotados para motivar pessoas. Entre as possibilidades podemos destacar os itens abaixo, exceto:

a) reconhecimento e recompensa pelo bom trabalho. b) remuneração como fator único.

c) perspectivas de crescimento profissional.

d) investimento no desenvolvimento dos indivíduos e das equipes.

e) benefícios que assegurem o bem-estar físico e psicológico dos funcionários.

110. (ESAF / ANAC – 2016) Analise as teorias da motivação do comportamento humano na primeira coluna, correlacione com a correspondente explicação na segunda coluna e assinale a opção correta. FASES DETALHAMENTO 1 - Teoria da Motivação - Higiene de Herzberg

( ) As necessidades subjacentes a toda a motivação humana podem ser organizadas numa escala crescente de necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidades do ego ou da autoestima e necessidade de realização pessoal.

2 - Teoria do Condicionamento

e Reforço

Operantes

( ) A motivação é composta de duas dimensões não relacionadas: os aspectos e atividades do trabalho que podem impedir a satisfação, mas que não influenciam os empregados a crescerem e se desenvolverem, e os aspectos e atividades relacionados ao trabalho que efetivamente encorajam esse desenvolvimento.

3 –

Hierarquia das necessidades de Maslow

( ) As pessoas são motivadas a produzir quando percebem que seus esforços as levarão a um desempenho bem-sucedido e à obtenção das recompensas almejadas, tendo clareza do “caminho” para uma meta ou objetivo.

4 – Teoria da

Equidade inicialmente aleatório, à medida que o indivíduo ( ) Embora o comportamento possa ser explora o meio ambiente e reage a ele, certos

comportamentos serão reforçados e

subsequentemente repetidos. 5 – Teoria

das Expectativas função de três componentes: uma expectativa de ( ) O modelo supõe que a motivação é uma esforço-desempenho, no sentido de que um esforço maior trará um bom desempenho; uma percepção de desempenho resultado, no sentido de que um bom desempenho trará certos resultados ou recompensas; e o valor ou atração de uma certa recompensa ou resultado para a pessoa.

6 - Teoria da Motivação pelo Caminho-Meta

( ) As pessoas comparam a proporção entre esforços e recompensas com as relações input- resultados de outras pessoas que sejam vistas como comparáveis. Se o indivíduo enxergar a relação como desigual, haverá uma tentativa de restaurar a igualdade, seja trabalhando com uma eficácia reduzida, ou tentando obter recompensas maiores através de outros meios.

a) 1, 2, 3, 4, 5, 6. b) 3, 1, 6, 2, 5, 4. c) 3, 2, 4, 5, 1, 6. d) 2, 6, 5, 4, 3, 1. e) 4, 6, 1, 2, 5, 3.

111. (ESAF / MIN. TURISMO – 2014) Herzberg propôs a Teoria dos Dois Fatores como uma forma de explicar como o ambiente de trabalho e o próprio trabalho interagem para produzir motivação. Uma importante aplicação da Teoria dos Dois Fatores é a técnica de enriquecimento do trabalho também proposta por Herzberg. Avalie as afirmativas a seguir e assinale a opção correta.

I. O enriquecimento de tarefas consiste em uma constante substituição de