• Nenhum resultado encontrado

Organização do Estado e da Administração Pública

VI. Critérios de mérito para atribuição de responsabilidades e evolução na carreira VII Autoridade derivada de normas racionais–legais.

4. Organização do Estado e da Administração Pública

61. (ESAF / APO – 2015) São características das autarquias, exceto: a) criação por lei de iniciativa do Chefe do Poder Executivo.

b) personalidade de direito público, submetendo–se a regime jurídico administrativo quanto à criação, extinção e poderes.

c) capacidade de autoadministração, o que implica autonomia referente às suas atividades de administração ordinária (atividade meio), bem como às suas atividades normativas e regulamentares.

d) especialização dos fins ou atividades, sendo–lhes vedado exercer atividades diversas daquelas para as quais foram instituídas.

e) sujeição a controle ou tutela, o que não exclui o controle interno.

62. (ESAF / Mtur – 2014) Suponha que o Ministério do Turismo esteja planejando o estabelecimento de uma sociedade de economia mista, com a finalidade de administrar hotéis ao redor do Brasil. Discussões internas no âmbito ministerial foram travadas, com a

finalidade de avaliar questões específicas daquele tipo de entidade da Administração Indireta. Logo abaixo, são trazidas algumas das conclusões derivadas desses debates, de sorte que deve ser assinalada a opção correta, no tocante às características da sociedade de economia mista.

a) A sua criação é efeito direto da lei, tornando–se desnecessário ato posterior. b) A sociedade de economia mista, por ser entidade federal, possuiria personalidade jurídica de direito público.

c) A sociedade de economia mista não poderia ser sociedade anônima.

d) Os trabalhadores da sociedade de economia mista seriam contratados pelo regime estatutário.

e) A sociedade de economia mista estaria sujeita à fiscalização do Tribunal de Contas.

63. (ESAF / AFRFB – 2014) Em se tratando dos Consórcios públicos, Terceiro Setor e o disposto na Instrução Normativa SLTI/MP n. 02 de 2008, é correto afirmar:

a) a lei que rege os consórcios públicos prevê dois tipos de contratos a serem firmados pelos entes consorciados: o contrato de rateio e o contrato de cooperação.

b) o serviço deverá ser executado obrigatoriamente pelos cooperados, vedando– se qualquer intermediação, quando se tratar da contratação de cooperativas.

c) o terceiro setor compreende as entidades da sociedade civil de fins públicos e lucrativos coexistindo com o primeiro setor, que é o Estado, e o segundo setor, que é o mercado.

d) é vedado ao consórcio público a possibilidade de ser contratado pela administração direta ou indireta dos entes da Federação consorciados, com dispensa de licitação.

e) no caso de extinção do consórcio público, os entes consorciados responderão subsidiariamente pelas obrigações remanescentes, até que haja decisão que indique os responsáveis por cada obrigação.

64. (ESAF / DNIT – 2013) A respeito do terceiro setor, analise as afirmativas abaixo, classificando–as como verdadeiras ou falsas. Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.

( ) Integram o terceiro setor as pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, que exercem atividades de interesse público, não exclusivas de Estado, recebendo fomento do Poder Público.

( ) As entidades do terceiro setor integram a Administração Pública em sentido formal.

( ) O terceiro setor coexiste com o primeiro setor, que é o próprio Estado e com o segundo setor, que é o mercado.

( ) Integram o terceiro setor as organizações sociais de interesse público e as organizações sociais. a) V, V, F, V b) V, F, V, V c) F, F, V, V d) V, F, F, V e) V, V, V, F

65. (ESAF / DNIT – 2013) A respeito das agências reguladoras e das agências executivas, analise as assertivas abaixo, classificando–as como Verdadeiras (V) ou Falsas (F). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.

( ) A agência executiva é uma nova espécie de entidade integrante da Administração Pública Indireta.

( ) O grau de autonomia da agência reguladora depende dos instrumentos específicos que a respectiva lei instituidora estabeleça.

( ) Ao contrário das agências reguladoras, as agências executivas não têm área específica de atuação.

( ) As agências executivas podem ser autarquias ou fundações públicas. a) V, F, V, V

b) F, V, V, V c) F, F, V, V d) V, V, V, F e) F, F, F, V

66. (ESAF / RFB – 2012) Não compõe a Administração Pública Federal Direta:

a) a Secretaria da Receita Federal do Brasil. b) a Presidência da República.

c) o Tribunal Regional Eleitoral. d) o Ministério dos Esportes

e) a Caixa Econômica Federal.

67. (ESAF / RFB – 2012) Quanto às autarquias no modelo da organização administrativa brasileira, é incorreto afirmar que:

a) possuem personalidade jurídica.

b) são subordinadas hierarquicamente ao seu órgão supervisor. c) são criadas por lei.

d) compõem a administração pública indireta.

e) podem ser federais, estaduais, distritais e municipais.

68. (ESAF / SMF–RJ – 2011) Sobre a organização da administração pública brasileira, é correto afirmar que:

a) por serem qualificadas como autarquias de natureza especial, as agências reguladoras integram a administração direta.

b) ao contrário do que ocorre em relação às autarquias, a lei não cria empresas públicas, apenas autoriza sua instituição.

c) agências reguladoras e agências executivas são categorias de entidades pertencentes à administração indireta.

d) a Constituição Federal veda, aos municípios, a criação de autarquias.

e) no âmbito federal, as empresas públicas subordinam–se, hierarquicamente, aos ministérios a que se vinculem.

69. (ESAF / CVM – 2010) São características comuns às empresas públicas e às sociedades de economia mista, exceto:

a) estão sujeitas ao controle finalístico do ente da administração direta que as instituiu.

b) podem ser exploradoras de atividades econômicas ou prestadoras de serviços públicos.

c) criação autorizada por lei específica.

d) na composição do capital social, exige–se a participação majoritária do poder público.

e) embora possuam personalidade jurídica de direito privado, o regime de direito privado a elas aplicável é parcialmente modificado por normas de direito público.

70. (ESAF / MPOG – 2010–ADAPTADA) O Contrato de Gestão, quando firmado com OSCIPs, prescinde do estabelecimento de padrões de desempenho.

71. (ESAF / MPOG – 2010–ADAPTADA) O Termo de Parceria, quando firmado com Organizações Sociais, obriga ao estabelecimento de padrões de desempenho.

72. (ESAF / MTE – 2010) Um consórcio público, com personalidade jurídica de direito público, composto por alguns municípios, pelos respectivos governos estaduais e pela União, integra:

a) nos municípios e nos estados, a administração direta; na União, a administração indireta.

b) nos municípios, nos estados e na União, a administração indireta.

c) nos municípios, a administração direta; nos estados e na União, a administração indireta.

d) nos municípios, nos estados e na União, a administração direta.

e) nos municípios e nos estados, a administração indireta; na União, a administração direta.

73. (ESAF / SUSEP – 2010) Acerca do tema "Agências Executivas e Agências Reguladoras", é correto afirmar:

a) a denominação "Agência Executiva" designa um título jurídico que pode ser atribuído a autarquias e fundações públicas, não traduzindo uma nova forma de pessoa jurídica pública.

b) as Agências Reguladoras gozam de uma autonomia precária, conferida pela simples contratualização de suas atividades.

c) as Agências Executivas surgem da descentralização do Estado e da substituição da sua função empreendedora, o que requer o fortalecimento das funções de fiscalização.

d) na União, o título de Agência Reguladora é conferido mediante decreto do Presidente da República.

e) em geral, as Agências Reguladoras implementam as políticas públicas, sem se ocuparem de disciplinar a atuação de outras entidades.

74. (ESAF / ANA – 2009) Sobre as Agências Reguladoras, é correto afirmar que integram a:

a) Administração Direta e são obrigadas a adotar a forma de autarquia.

b) Administração Direta e são obrigadas a adotar a forma de autarquia em regime especial.

c) Administração Indireta e são obrigadas a adotar a forma de autarquia.

d) Administração Indireta e são obrigadas a adotar a forma de autarquia em regime especial.

e) Administração Indireta e, embora esse tenha sido o lugar–comum até hoje, não são obrigadas a adotar a forma de autarquia, muito menos em regime especial.

75. (ESAF / ANA – 2009) "No setor de atividades exclusivas de Estado, deverão ser introduzidas as Agências como novo modelo institucional, na forma de Agências Executivas e Agências Reguladoras, que revitalizarão as autarquias e fundações, resgatando a sua autonomia administrativa e assimilando novos instrumentos e mecanismos de gestão voltados para a assimilação em profundidade da administração gerencial, por meio da introdução da avaliação de desempenho, do controle por resultados, da focalização da satisfação do usuário e do controle de custos." (In: BRASIL. Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado. Os avanços da reforma na administração pública: 1995–1998. Brasília: MARE, 1998. 127 p. – Cadernos MARE da reforma do estado; Caderno 15, p. 18–19.) Quanto às características das agências reguladoras federais no ordenamento jurídico brasileiro, assinale a opção correta.

a) Como integrantes da administração pública federal direta, as agências reguladoras surgiram no Brasil com a finalidade primeira de regular e controlar os serviços públicos que passaram a ser prestados pela iniciativa privada na década de 1990.

b) Sem uma legislação que discipline as características gerais das agências reguladoras brasileiras, as leis especiais que instituíram cada uma delas acabaram por conferi–las as mais diversas naturezas: empresas públicas, sociedades de economia mista, autarquias e fundações.

c) A independência decisória conferida às agências reguladoras no Brasil trouxe o conceito de jurisdição administrativa ao ordenamento jurídico brasileiro, de maneira que, em seu âmbito de atuação, essas instituições possuem competência para dirimir conflitos de interesses que envolvam a administração pública, com força de coisa julgada.

d) Entre as garantias asseguradas a fim de conceder às agências reguladoras maior autonomia e independência, estão, em regra, a formação de quadro próprio de servidores, receitas próprias e dirigentes escolhidos pelo chefe do Poder Executivo, aprovados pelo Senado Federal e com mandato fixo.

e) Enquanto entidades da administração pública federal indireta, as relações de trabalho das agências reguladoras são regidas pela Consolidação das Leis de Trabalho – CLT, em regime de emprego público.

76. (ESAF / ATRFB – 2009) Marque a opção incorreta.

a) O contrato de gestão, quando celebrado com organizações sociais, restringe a sua autonomia.

b) Quanto à estrutura das autarquias, estas podem ser fundacionais e corporativas.

c) Os serviços sociais autônomos são entes paraestatais que não integram a Administração direta nem a indireta.

d) Organização social é a qualificação jurídica dada a pessoa jurídica de direito privado ou público, sem fins lucrativos, e que recebe delegação do Poder Público, mediante contrato de gestão, para desempenhar serviço público de natureza social.

e) A Administração Pública, ao criar fundação de direito privado, submete–a ao direito comum em tudo aquilo que não for expressamente derrogado por normas de direito público.

77. (ESAF / CGU – 2006) O Banco Central do Brasil é: a) um órgão autônomo da Administração Direta Federal.

b) um órgão do Ministério da Fazenda.

c) um órgão subordinado à Presidência da República. d) uma entidade da Administração Indireta Federal.

e) uma instituição financeira, sem personalidade jurídica própria, integrante do Conselho Monetário Nacional.

78. (ESAF / MRE – 2004) Conceitualmente, o que assemelha autarquia de fundação pública é a circunstância jurídica de ambas:

a) serem órgãos da estrutura do Estado. b) serem um patrimônio personificado. c) serem um serviço público personificado. d) serem entidades da Administração Indireta. e) terem personalidade de direito privado.

79. (ESAF / SUSEP – 2006) As autarquias e empresas públicas se equivalem, estruturalmente, no sentido de que elas são:

a) pessoas jurídicas de direito público. b) pessoas jurídicas de direito privado c) órgãos da Administração Direta. d) entidades da Administração Indireta. e) serviços sociais autônomos.

80. (ESAF / RFB–AFRF – 2005) Assinale entre o seguinte rol de entidades de cooperação com o Poder Público, não–integrantes do rol

de entidades descentralizadas, aquela que pode resultar de extinção de entidade integrante da Administração Pública Indireta.

a) Organização social. b) Fundação previdenciária.

c) Organização da sociedade civil de interesse público. d) Entidade de apoio às universidades federais.

e) Serviço social autônomo.

81. (ESAF / CGU – 2008) No âmbito da Reforma do Aparelho do Estado de 1995, foram previstas instituições privadas, sem fins lucrativos com finalidade pública. A qualificação de uma organização por meio de Termo de Parceria, por sua iniciativa, visando ao fortalecimento da esfera pública não estatal e o aumento do estoque de capital social são características inerentes a...

Escolha a opção correta.

a) Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público. b) Organizações não–Governamentais.

c) Organizações Sociais.

d) Organizações Sociais de Classe.

e) Organizações a Serviço do Interesse Público.

82. (ESAF / CGU – 2006) O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado de 1995, introduz novos entes na administração pública brasileira. À luz deste Plano, indique a opção correta.

a) As Agências Executivas visam estabelecer regras de controle para o mercado dos serviços terceirizados.

b) As Agências Reguladoras se destinam a executar atividades típicas de Estado, por meio de entes públicos não–estatais.

c) A finalidade da Organização Social de Interesse Público (OSCIP) é produzir bens e serviços para o mercado consumidor.

d) Os conselhos são órgãos do Ministério Público, constituídos de autoridade hierárquica e poder deliberativo junto ao Congresso.

e) A finalidade das Organizações Sociais (OS) é exercer serviços não–exclusivos do Estado por meio de contratos de gestão.

83. (ESAF / CGU – 2006) Pelo sistema constitucional brasileiro, a categoria das agências reguladoras apresentam competência de natureza:

a) legislativa e administrativa. b) exclusivamente administrativa. c) exclusivamente legislativa. d) administrativa e jurisdicional.

e) legislativa, administrativa e jurisdicional.

84. (ESAF / TRT – 2005) A gestão das agências reguladoras mereceu um tratamento legislativo especial, tendo em vista a complexidade de suas atividades. Entre as inovações constantes de seu regramento, está a figura da denominada “quarentena” de seus ex–dirigentes. Sobre esse instituto, assinale a opção falsa.

a) O ex–dirigente fica impedido para o exercício de atividades no setor regulado pela respectiva agência por um período de quatro meses, contados da exoneração ou término do mandato.

b) A quarentena aplica–se, também, ao ex–dirigente que tenha sido exonerado a pedido, desde que tenha cumprido pelo menos um ano de seu mandato.

c) O ex–dirigente que violar o impedimento de exercer as atividades no respectivo setor, no período da quarentena, incorrerá na prática do crime de advocacia administrativa.

d) No período de impedimento, o ex–dirigente fará jus à remuneração compensatória equivalente à do cargo que exerceu e aos benefícios a ele inerentes.

e) Tratando–se de ex–dirigente servidor público, pode o mesmo optar pela quarentena ou pelo retorno ao seu cargo efetivo, desde que não haja conflito de interesse.

85. (ESAF / CGU – 2008) Segundo o Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado de 1995, instituiu–se novos modelos organizacionais visando à modernização da gestão da administração pública: agências executivas e agências reguladoras. Selecione, do ponto de vista conceitual, a opção correta.

a) Agências reguladoras são criadas por determinação do Presidente da República.

b) As atividades das agências executivas são definidas por Lei pelo Congresso Nacional.

d) A finalidade das agências executivas é prestar serviços públicos exclusivos do Estado.

e) Os dirigentes das agências reguladoras são de livre nomeação e exoneração do Presidente da República.