• Nenhum resultado encontrado

ELEMENTOS DE FIXAÇÃO – DIMENSÃO E USO:

110 Corte de cantos: Recobrimento longitudinal: 140mm ou 200 mm Recobrimento lateral: 44 mm

ELEMENTOS DE FIXAÇÃO – DIMENSÃO E USO:

Gancho com rosca reto L: Comprimento desenvolvido A + B + 40 onde: A = altura do apoio + 165 mm. Apoio : Metálico ou de concreto.

CADERNO DE ENCARGOS – DEPRO – UTFPR

111

Gancho com rosca reto simples: Comprimento desenvolvido A + 42 onde: A = altura do apoio + 165 mm. Apoio : Metálico .

Conjunto de vedação elástica: Constituído de uma arruela de aço inoxidável e uma de PVC preto. Usado com parafusos com rosca soberba, ganchos com rosca e pinos com rosca.

Separador de espuma: De espuma plástica com betume . Deve ser colocado na cava de todas as telhas no recobrimento longitudinal como mostra a figura abaixo:

CADERNO DE ENCARGOS – DEPRO – UTFPR

112

Fixador de abas. Para telhas de 4,10 e 4,6m. Prever dois fixadores de abas na onda de recobrimento lateral , espaçados de modo a dividir o vão livre em partes iguais e travá-los após a fixação das telhas.

6.8.2. Processo executivo:

Antes do inicio da montagem das telhas , será verificada a compatibilidade da estrutura metálica de sustentação com o projeto de cobertura. Se existirem irregularidades , serão realizados os ajustes necessários. Não se dispondo de elevador de carga , desde que o número de pavimentos da edificação não seja superior a três , as telhas poderão ser içadas manualmente , amarradas com cordas , na posição vertical.

Caso se disponha de guindaste , o transporte vertical poderá ser realizado em pilhas , apoiadas sobre vigas metálicas ou de madeira , cujas extremidades serão utilizadas para amarração aos cabos de levantamento.

O corte das telhas será realizado sempre que possível antes do transporte vertical, através de serrote, serra manual ou elétrica. O assentamento deverá ser executado no sentido oposto ao dos ventos predominantes, de calha ou beiral para a cumeeira. As telhas serão fixadas às estruturas metálicas mediante ganchos especiais, chatos ou providos de roscas, de conformidade com os detalhes de projeto.

O assentamento das telhas será realizado cobrindo-se simultaneamente as águas opostas do telhado, a fim de efetuar simetricamente o carregamento da estrutura de sustentação.

Os furos deverão ser executados com broca, vedada a utilização de pregos ou outros dispositivos à percussão. Os diâmetros dos furos para a colocação dos grampos e parafusos serão ligeiramente maiores do que os diâmetros destes dispositivos e nunca deverão ser localizados a uma distancia inferior a 5 cm das bordas das telhas.

Deverá ser evitados o aperto dos parafusos ou roscas contra as telhas.

A pressão será suficiente para a vedação e para permitir a dilatação do material.

As arruelas de chumbo serão colocadas com a quantidade suficiente de massa de vedação , de modo a garantir a sua penetração no furo durante o aperto.

Os furos de fixação deverão estar sempre localizados na face superior das ondas das telhas. Para cada tipo de telha deverão ser utilizadas as peças acessórias recomendadas pelo fabricante.

Se for necessário, interromper os trabalhos de cobertura antes da sua conclusão , as ultimas telhas deverão ser provisoriamente fixadas.

CADERNO DE ENCARGOS – DEPRO – UTFPR

113

O transito sobre o telhado somente será permitido sobre tábuas ou chapas de madeira adequadamente apoiadas nas telhas.

Todas as etapas do processo executivo deverão ser inspecionadas pela FISCALIZAÇÂO , de modo a verificar a perfeita uniformidade dos panos, o alinhamento e encaixe das telhas e beirais , bem como a fixação e vedação da cobertura.

CADERNO DE ENCARGOS – DEPRO – UTFPR

114

7 LIMPEZA DA OBRA E VERIFICAÇÃO FINAL

7.1 Limpeza da Obra

A obra será entregue em perfeito estado de limpeza e conservação, devendo apresentar funcionamento perfeito de todas as suas instalações e aparelhos e com as instalações definitivamente ligadas.

Todos os pisos deverão ser totalmente limpos, e todos os detritos que ficarem aderentes deverão ser removidos, sem danos às superfícies. Durante a limpeza da obra deve-se ter o cuidado de vedar todos os ralos para que os detritos provenientes da limpeza não venham a obstruí-los posteriormente.

Todos os metais, ferragens e louças deverão ficar totalmente limpos, polidos, tendo sido removido todo o material aderente que se obtenha suas condições normais. Todas as ferragens serão limpas e lubrificadas, substituindo-se aquelas que não apresentarem perfeito funcionamento e acabamento.

Deverá haver cuidado especial com a limpeza dos vidros, sobretudo junto às esquadrias, removendo os resíduos.

Será removido todo o entulho da obra, sendo cuidadosamente limpos e varridos os acessos.

A obra deverá ser entregue limpa, para que a FISCALIZAÇÃO efetue o recebimento da mesma.

7.1.1. Execução da Limpeza: Procedimentos Gerais

Os materiais e equipamentos a serem utilizados na limpeza de obras atenderão às recomendações a seguir:

- Deverão ser cuidadosamente armazenados em local seco e adequado;

- Deverão ser devidamente removidos da obra todos os materiais e equipamentos, assim como as peças remanescentes e sobras utilizáveis de materiais, ferramentas e acessórios;

- Deverá ser realizada a remoção de todo o entulho da obra, deixando-a completamente desimpedida de todos os resíduos de construção, bem como cuidadosamente varridos os seus acessos;

- A limpeza dos elementos deverá ser realizada de modo a não danificar outras partes ou componentes da edificação, utilizando-se produtos que não prejudiquem as superfícies a serem limpas;

- Particular cuidado deverá ser aplicado na remoção de quaisquer detritos ou salpicos de argamassa endurecida das superfícies;

- Deverão ser cuidadosamente removidas todas as manchas e salpicos de tinta de todas as partes e componentes da edificação, dando-se especial atenção à limpeza dos vidros, ferragens, esquadrias, luminárias e peças e metais sanitários.

Para assegurar a entrega da edificação em perfeito estado, a CONTRATADA deverá executar todos os arremates que julgar necessários, bem como os determinados pela FISCALIZAÇÃO.

CADERNO DE ENCARGOS – DEPRO – UTFPR

115

7.1.2. Execução da Limpeza: Procedimentos Específicos Serão adotados os seguintes procedimentos específicos:

- Cimentados lisos e placas pré-moldadas: limpeza com vassourões e talhadeiras; lavagem com solução de ácido muriático, na proporção de uma parte de ácido para dez de água;

- Piso melamínico, vinílico ou de borracha: limpeza com pano úmido com água e detergente neutro;

- Pisos cerâmicos, ladrilhos industriais e pisos industriais monolíticos: lavagem com solução de ácido muriático, na proporção de uma parte de ácido para dez de água, seguida de nova lavagem com água e sabão;

- Tapetes e carpetes: limpeza com aspirador de pó e remoção de eventuais manchas com solução apropriada a cada tipo;

- Pisos de madeira: raspagem com lixas grossa e média, calafetação com massa de gesso e óleo de linhaça, e raspagem com lixa fina, seguida de uma demão de óleo de linhaça aplicado com estopa;

- Azulejos: remoção do excesso de argamassa de rejuntamento seguida de lavagem com água e sabão neutro;

- Divisória de mármore: aplicação de lixa d’água fina, úmida, seguida de lavagem com água e saponáceo em pó;

- Divisórias de granilite: após o último polimento, lavagem das superfícies com sabão neutro e enceramento, depois de secas, com duas demãos de cera incolor, seguida de lustração;

- Divisória de madeira: limpeza com produto de limpeza adequado;

- Vidros: remoção de respingos de tinta com removedor adequado e palha de aço fino, remoção dos excessos de massa com espátulas finas e lavagem com água e papel absorvente. Por fim, limpeza com pano umedecido com álcool;

- Paredes pintadas com tinta látex ou de base acrílica: limpeza com pano úmido e sabão neutro;

- Ferragens e metais: limpeza das peças cromadas e niqueladas com removedor adequado para recuperação do brilho natural, seguida de polimento com flanela, lubrificação adequada das partes móveis das ferragens para o seu perfeito acionamento; - Aparelhos sanitários: remoção de papel ou fita adesiva de proteção, seguida de lavagem com água e sabão neutro, sem adição de qualquer ácido;

- Aparelhos de iluminação: remoção do excesso de argamassa ou tinta com palha de aço fina, seguida de lavagem com água e sabão neutro.

7.1.3. Transporte do Material Excedente

A carga e o transporte de material são de responsabilidade da CONTRATADA e deverão ser feitos de forma a não danificar as instalações existentes, obedecendo-se às normas de segurança do trabalho e em horário a ser determinado pela FISCALIZAÇÃO.

7.2 Verificação Final

Será procedida cuidadosa verificação, por parte da FISCALIZAÇÃO, das perfeitas condições de funcionamento e segurança das instalações elétricas, telefônicas e de alarme, de modo que o local possa ser imediatamente utilizado.

Também serão analisados os seguintes itens:

- Se foram removidas as manchas eventualmente surgidas nos pisos e revestimentos de paredes e forros;

- Se as esquadrias de madeira ou metálicas apresentam alguma mancha de tinta e se os vidros foram limpos;

- Se as louças sanitárias estão completamente isentas de respingo de tinta e papel colado;

CADERNO DE ENCARGOS – DEPRO – UTFPR

116

- Se nas calhas para águas pluviais e nas caixas de inspeção não permanece nenhum resto de material capaz de prejudicar o seu perfeito funcionamento;

- Se os produtos químicos a serem utilizados não serão prejudiciais às superfícies a serem limpas;

- Realização de acompanhamento da remoção de todo o entulho da obra e a limpeza das áreas externas.

Na verificação final deverá ser obedecida a NB-507/77 - Recebimento de serviços de obras de Engenharia e Arquitetura (NBR-5675).