• Nenhum resultado encontrado

100 TABELA PARA INDICAÇÃO DE SOBREPOSIÇÃO – CONFORME O FABRICANTE

100 TABELA PARA INDICAÇÃO DE SOBREPOSIÇÃO – CONFORME O FABRICANTE

Referência Galvanofer* ou EQUIVALENTE, desde que com autorização da FISCALIZAÇÃO

As chapas deverão ser estampadas e soldadas de topo. As zonas de soldaduras recebem nova galvanização, agora a frio, com a finalidade de garantir a durabilidade do produto.

No caso de telhas autoportantes, que dispensam estruturas auxiliares de sustentação, as peças serão transportadas sobre o piso da edificação, imediatamente abaixo dos pontos de apoio. As telhas serão içadas desse nível até às cotas de apoio, onde será efetivado o assentamento.

Se o vão de cobertura for superior ao comprimento das telhas, o levantamento será realizado após a ligação das peças. As telhas serão ancoradas pelas extremidades, de conformidade com os detalhes de projeto.

As telhas serão fixadas às estruturas de sustentação por meio de parafusos ou ganchos providos de roscas, porcas e arruelas, de conformidade com os detalhes do projeto. O assentamento deverá ser executado no sentido oposto ao dos ventos predominantes. Os acabamentos e arremates serão executados de conformidade com as especificações do fabricante e detalhes do projeto.

Todas as etapas do processo executivo deverão ser inspecionadas pela FISCALIZAÇÃO, de modo a verificar a perfeita uniformidade dos panos, o alinhamento e encaixe das telhas e beirais, bem como a fixação e vedação da cobertura.

6.4 Cobertura com Telhas de Alumínio

6.4.1. Materiais, Armazenamento e Manuseio

As telhas de alumínio, onduladas ou trapezoidais, serão de procedência conhecida e idônea, com superfície polida, cantos retilíneos, isentas de rachaduras, furos e amassaduras. Os tipos e as dimensões obedecerão às especificações de projeto.

Ao receber o lote, deve-se verificar se as telhas estão devidamente cobertas e sem danos. Se as telhas chegarem molhadas devem ser enxugadas na medida que forem descarregadas, antes do armazenamento.

De preferência, o armazenamento será realizado com as peças na posição vertical, apoiadas sobre calços de madeira. Na impossibilidade, o empilhamento poderá ser efetuado com as telhas na posição horizontal, ligeiramente inclinadas, com espaço suficiente para a ventilação entre as peças, de modo a evitar o contato das extremidades com o solo.

CADERNO DE ENCARGOS – DEPRO – UTFPR

101

As peças de acabamento e arremate serão armazenadas com os mesmos cuidados, juntamente com as telhas. Os conjuntos de fixação serão acondicionados em caixas, etiquetadas com a indicação do tipo e quantidade e protegidas contra danos.

Por não serem desenhadas e dimensionadas para cargas concentradas, recomenda-se não caminhar diretamente sobre a cobertura de telhas de alumínio. Caso seja necessário, deve-se utilizar uma tábua apoiada sobre as terças.

6.4.2. Características Técnicas

Referência:

Sistema com telha de alumínio trapezoidal tipo sanduíche, Referência Alcoa, Linha Alcoflon, ou EQUIVALENTE, desde que com autorização da FISCALIZAÇÃO. Composto por duas telhas de alumínio trapezoidal com 0,6mm de espessura, separadas por perfil extrudado (espaçador), com miolo interno constituído por material isolante termo-acústico - admitindo-se lã de rocha, lã de vidro ou poliuretano. O miolo das telhas deve ser vedado lateralmente com contrarufo indicado pelo fabricante. A face externa das telhas terá acabamento pré-pintado na cor especificada no Projeto Arquitetônico e a face interna será de alumínio anodizado natural. Instalação com todas as peças e acessórios complementares (cumeeira, rufo, pingadeira, terminal, placa de ventilação, entre outros), prevendo aplicação de fita e/ou massa de vedação na fixação das peças complementares e recobrimentos longitudinais conforme especificação do fabricante.

CADERNO DE ENCARGOS – DEPRO – UTFPR

102

6.4.3. Processo Executivo

Antes do início da montagem das telhas, será verificada a compatibilidade da estrutura de sustentação com o projeto da cobertura. Se existirem irregularidades, serão realizados os ajustes necessários.

O assentamento deverá ser executado no sentido oposto ao dos ventos predominantes. As telhas serão fixadas às estruturas de sustentação por meio de parafusos ou ganchos providos de roscas, porcas e arruelas, de conformidade com os detalhes do projeto. O assentamento das telhas será realizado cobrindo-se simultaneamente as águas opostas do telhado, a fim de efetuar simetricamente o carregamento da estrutura de sustentação. Serão obedecidos os recobrimentos mínimos indicados pelo fabricante, em função da inclinação do telhado.

No caso de estruturas de sustentação metálicas, não será admitido o contato direto das telhas com os componentes da estrutura, a fim de evitar a corrosão eletrolítica na presença de umidade. Deverá ser interposta uma camada isolante entre as superfícies de contato, constituída por resinas sintéticas, produtos betuminosos, fibras, tinta à base de cromato de zinco ou zarcão, de conformidade com a especificação de projeto.

O espaçamento entre as terças deverá ser calculado pelos responsáveis técnicos da CONTRATADA, sendo consideradas as cargas admissíveis, as solicitações do vento e demais indicações da NBR-6123, além das indicações do fabricante e o Item 5.7 desse Caderno de Encargos – Estrutura Metálica.

O trânsito sobre o telhado somente será permitido sobre tábuas ou chapas de madeira adequadamente apoiadas nas telhas (Ver Item 7.4.1.).

Todas as etapas do processo executivo deverão ser inspecionadas pela FISCALIZAÇÃO, de modo a verificar a perfeita uniformidade dos panos, o alinhamento e encaixe das telhas e beirais, bem como a fixação e vedação da cobertura.

CADERNO DE ENCARGOS – DEPRO – UTFPR

103

6.5 Cobertura com Telhas de Policarbonato – Chapas Alveolares

6.5.1. Materiais

As telhas em policarbonato devem apresentar as seguintes características: tratamento contra ataque dos raios ultravioletas, elevada resistência ao impacto, elevada transmissão de luz, baixo peso e facilidade de instalação.

Referência: Admite-se o emprego de produto fabricado com resina LEXAN, da General

Eletric Company ou EQUIVALENTE, desde que com autorização da FISCALIZAÇÃO, com as seguintes propriedades: industrial ondulada com espessura de 1mm e comprimento de 5,80m, sendo auto-extinguível, cristal com transmissão de luz de 90%, resistência à temperatura de -30ºC a 120ºC, resistência química, garantia de 10 anos contra ataques de raio U.V, além de coloração uniforme e isenta de rachaduras.

A inclinação mínima das placas deverá ser de 10% e os alvéolos deverão ficar no sentido do caimento das águas pluviais.

As telhas serão estocadas em pilhas, calçadas de conformidade com as suas dimensões, na posição indicada pelo fabricante, de modo a evitar deslizamentos e quaisquer outros danos.

Todas as peças de fixação, como ganchos chatos e especiais, sem ou com rosca, parafusos, porcas, serão estocadas em caixas fechadas e etiquetadas com o nome do fabricante, tipo, quantidade e discriminação de cada peça.

A estrutura da cobertura deve ser aço galvanizado com características técnicas e de acabamento conforme indicado nos projetos arquitetônicos e complementares, sobretudo o projeto estrutural da cobertura.

6.5.2. Recomendações Gerais

Serão empregados vedantes de base de silicone, cura neutra, baixo módulo, referência SCS 2000 – Silpruf, Ge Plastics South Américaou EQUIVALENTE, desde que com autorização da FISCALIZAÇÃO. Na instalação serão empregados perfis em aço galvanizado e gaxetas de EPDM.

As chapas alveolares, de policarbonato, têm uma das faces protegidas contra raios U.V. Essa face ficará voltada para o lado externo e será caracterizada pelo fabricante por indicação específica na película de proteção da chapa. Essa película será retirada, logo após a instalação, para evitar que ela cole na chapa quando submetida ao calor do sol. Não utilizar produtos vedantes à base de PVC, por sua incompatibilidade com o policarbonato. Nunca utilizar rebites para fixação das chapas, pois prejudicam a vedação e não permitem as folgas necessárias para que aja a dilatação térmica.

A vedação dos alvéolos será efetuada com fita impermeável de alumínio, na parte superior, e fita porosa de alumínio, na parte inferior – ambas protegidas por perfil “U”, metálico ou de policarbonato com a mesma espessura da chapa. Esses perfis serão dotados de pequenos furos, para permitir a drenagem de condensado que se forme no interior dos alvéolos.

CADERNO DE ENCARGOS – DEPRO – UTFPR

104