• Nenhum resultado encontrado

Elementos Preliminares para a Construção do Modelo

5. PESQUISA DE CAMPO

6.2 Elementos Preliminares para a Construção do Modelo

O modelo proposto é formado por elementos capazes de alavancar os ativos intangíveis das IES. A princípio é importante analisar o conhecimento que as IES têm a respeito da própria instituição e do ambiente no qual está inserida. A seguir veremos os elementos que compõem cada um desses ambientes: o ambiente externo e o ambiente interno das IES.

6.2.1 Ambiente Externo

Atualmente a sociedade do conhecimento gera um ambiente que muda continuamente e de maneira muito rápida. Novas tecnologias, investimento em pesquisa e desenvolvimento e as mudanças no estilo de vida dos consumidores, pressionam cada vez mais as pessoas que estão dirigindo organizações a prever e atender essas exigências das forças externas, no sentido de pensar globalmente, isso se aplica também às IES.

As organizações estão utilizando em suas práticas a abordagem sistêmica, onde é considerado que a corporação é um sistema unificado composto de várias partes relacionadas entre si e com o meio na qual está inserida. Esse comportamento permite que a organização seja vista como um todo, que também faz parte de um sistema maior que é o ambiente externo, portanto, sofre pressões causadas por elementos externos à organização.

No caso das IES, as pressões externas são geradas por elementos que se encontram no ambiente em que está inserida, ou seja, questões relacionadas com as tendências sociais,

econômicas, legais, políticas, ecológicas e tecnológicas que envolvem comportamentos e expectativas da sociedade em geral, sejam fornecedores, concorrentes ou clientes em potencial.

A sociedade pressiona as instituições para que exerçam o papel de formadoras de competências e habilidades técnicas, humanas e conceituais, a fim de que as pessoas se tornem aptas a realizarem atividades que promovam desenvolvimento pessoal e profissional que geram riquezas econômicas para a cidade, região, ou país em que esta inserida.

Pesquisas de mercado possibilitam acompanhar as tendências econômicas e as insuficiências relacionadas a um determinado tipo de profissão e de tipos de habilidades demandadas pelo desenvolvimento de setores inovadores. Essas pesquisas possibilitam inclusive a identificação de clientes em potencial, que são aqueles que provavelmente poderão ser convencidos a se tornarem clientes das IES se matricularem realizando cursos já oferecidos pelas IES ou até mesmo cursos em áreas de um segmento específico, ainda não identificado, mas futuramente poderá ser explorado.

O mercado de trabalho atualmente requer que as pessoas tenham não apenas capacitação técnica e experiência na área que pretende desenvolver as atividades, mas principalmente exige cursos de graduação e até mesmo pós-graduação no currículo como um requisito imprescindível para contratação, desta forma, as pessoas estão buscando as IES como maneira de promover a profissionalização exigida pelo mercado.

Os concorrentes são as IES instaladas na mesma região e promovem uma dinâmica no mercado, pressionam as instituições ao oferecerem tipos de cursos diversificados em várias áreas distintas, serviços com qualidade e preços diferenciados, facilidades no pagamento, e até mesmo facilidades no ingresso tais como isenção da taxa de vestibular e aceitação de transferências de outras IES, fazendo com que haja uma preocupação em proporcionar vantagens aos clientes aumentando a competitividade de mercado.

A legalidade do funcionamento das IES é controlada pela organização e utilização da LDB – Lei de Bases de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, tratam de assuntos técnicos, administrativos e burocráticos para organizar as propostas pedagógicas e as normas do sistema de ensino formando um vinculo entre a pedagogia e a administração das Instituições de Ensino de forma que atendam os preceitos legais exigidos na lei.

6.2.2 Ambiente Interno

O ambiente interno também interfere nas atividades da organização. A organização interna é formada por elementos que compõem a instituição, pelo sistema técnico que envolve

a estratégia organizacional, a estrutura composta por processos e pessoas e o sistema social que envolve a cultura, o clima organizacional e os grupos informais.

Êxito do modelo dependerá das ações voltadas para seu desenvolvimento e implantação e deve constituir um instrumento efetivo de apoio às ações estratégicas.

6.2.2.1 Estratégia Organizacional

A estratégia da IES deve conter diretrizes de apoio orientadas para o alinhamento das competências essenciais da organização utilizando Gestão do Conhecimento no desenvolvimento de qualquer atividade.

O planejamento organizacional contendo aspectos de Gestão do Conhecimento deve também ser dirigido às diretrizes de apoio e de incentivo à conscientização da importância do conhecimento. A cultura organizacional é um fator importante na condução dos processos, reflete valores, atitudes e normas, envolvendo mecanismos formais e informais e deve estar voltada à valorização do conhecimento, ressaltando a importância de compartilhá-lo entre os membros das IES.

É importante estimular o ambiente organizacional para que as pessoas se sintam valorizadas no desenvolvimento das suas tarefas e perceber a valor das atividades individuais para a consecução do propósito maior. Gerar abertura para as pessoas possam expor suas idéias, mostrar suas opiniões e promover discussões de temas e sugestão de propostas de melhorias desencadeiam na criação de projetos inovadores e conseqüentemente, no aumento de competências essenciais.

6.2.2.2 Estrutura

É a estrutura da organização que define a flexibilidade adequada para as práticas de Gestão do Conhecimento. A configuração de uma estrutura moderna aponta para uma distribuição da hierarquia, a delegação de responsabilidades e o trabalho em equipe de forma que as múltiplas competências sejam utilizadas, tornando a tomada de decisão um processo rápido e eficiente apoiado por sistemas de informação que garantem o acesso do conhecimento aos membros da IES.

A estrutura é formada por uma base que cria condições para a atuação dos colaboradores, significa desenvolver uma infra-estrutura que envolve sistemas que relacionam pessoas e processos com a finalidade de melhorar o desempenho.

6.2.2.2.1 Processos

Os processos são as formas por meio dos quais as atividades são realizadas no cotidiano das IES. Devem estar orientados para facilitarem a formação e disseminação do conhecimento.

6.2.2.2.2 Pessoas

O desenvolvimento das atividades cotidianas da instituição por si só é um desencadeador de recompensas e contribuições para cada membro da IES. As pressões internas são geradas por todos os elementos que fazem parte da organização tais como os proprietários, alunos, professores e funcionários. Existem vários tipos de contribuições e pressões internas que representam o ambiente interno.

Os proprietários investem vultuosas quantias de capital na instituição e deseja receber o retorno do investimento, seja pelo imediato recebimento do lucro gerado mensalmente pela prestação de serviços e das atividades desenvolvidas na IES ou um retorno a longo prazo, representando o fortalecimento da imagem da instituição.

Os funcionários contribuem com o trabalho realizado na sua especialidade e com o conhecimento fornecido em suas atividades e exigem como recompensa, o salário e benefícios aos quais tem direito, as condições estruturais e psicológicas para realizar seu trabalho, o desenvolvimento de uma carreira e auto-realização na profissão.

Já os alunos contribuem com o pagamento das mensalidades referentes aos serviços adquiridos e pressionam a IES no que diz respeito à qualidade do atendimento, ao suporte de profissionais experientes e renomados, à modernização dos cursos e a variação de dinâmicas de ensino, além da estrutura confortável e preços acessíveis.