• Nenhum resultado encontrado

Elementos que Deverão Fazer Parte do Projeto

No documento ÍNDICE SEÇÃO TÍTULO PÁGINA (páginas 46-50)

13. REQUISITOS MÍNIMOS PARA ACEITAÇÃO DO PROJETO 1 Liberação de Carga

13.3 Elementos que Deverão Fazer Parte do Projeto

Após a análise da consulta preliminar e definida a viabilidade do atendimento, deverá ser apresentado à Celg para aceitação, o projeto elétrico (incluindo o projeto do sistema de aterramento) constituído dos seguintes elementos:

a) Memorial descritivo, constando:

nome do proprietário, localização, município, fim a que se destina, especificação dos equipamentos e materiais, carga instalada e respectivo cálculo da demanda conforme ítem 13.1 da NTD-04, cálculo da queda de tensão nos circuitos alimentadores até a medição e características gerais do sistema de geração própria.

b) Desenhos

Os desenhos das plantas, cortes e vistas, deverão ser feitos em folhas de formato A1 ou A0, padronizados pela norma NBR 5984 da ABNT, devidamente plotados, devendo ser reservado espaço para carimbo de liberação pela Celg.

Planta de situação na escala 1:500 ou 1:1000, com indicação das ruas adjacentes, rede da Celg mais próxima contendo a seção dos cabos, e indicação de um ponto de referência existente na rede (chave, transformador, etc), ponto de derivação, indicando os ramais de ligação e de entrada até a medição.

Projeto de implantação geral, incluindo: localização exata do sistema de medição, subestação, distanciamento até centrais de gás, armazenamento de combustíveis, etc.

Vistas e cortes na escala 1:25, das instalações de medição, proteção e transformação.

Quando a subestação for de propriedade da Celg não há necessidade de fazer o detalhamento da sua parte elétrica, somente da parte civil, que deve incluir grades, suportes e sistema de aterramento.

Detalhes das caixas de passagem e de aterramento, dos centros de medição e quadros de distribuição.

c) Diagrama unifilar

Diagrama unifilar de alta e baixa tensão apresentando as principais características da instalação a partir da rede da Celg, incluindo os quadros de distribuição das unidades consumidoras, circuitos terminais, além das seguintes características:

- seção dos condutores e eletrodutos de cada circuito;

- indicação do dimensionamento dos barramentos, em função das demandas parciais e totais da instalação;

- detalhamento do sistema de geração própria e do sistema de emergência. d) Quadro de distribuição de carga, constando, no mínimo:

- carregamento de cada circuito;

- demanda parcial por unidade consumidora; - demanda de cada centro de medição; - equilíbrio de fases;

- numero de cada circuito; - tipo de carga de cada circuito; - proteção.

Nota:

O diagrama unifilar e o quadro de cargas deverão estar contidos em prancha única ou individual, nelas não poderão estar contidos detalhes que não são passíveis de aprovação por parte da Celg.

e) Cálculo da demanda total

f) Cálculo da queda de tensão até o ponto mais crítico g) Ajuste da proteção, constando, no mínimo:

- memória de cálculo;

- ajuste do disjuntor de BT (quando aplicável);

- catálogo ou cópia contendo as curvas características de atuação da proteção; - coordenograma de atuação com os ajustes indicados;

- características dos TCs e TPs que serão utilizados;

- características dos relés microprocessados, indicando os ajustes possíveis e as funções disponíveis;

Notas:

1) Quando houver cargas especiais tais como: motores com potência acima de 50 cv, motores com partida simultânea, fornos a arco, etc., fazer estudo detalhado da queda de tensão e de solicitações ao sistema.

2) Para as instalações que possuam geração própria, com sistema de transferência da fonte de energia em rampa, deverá ser apresentado o diagrama funcional da geração, incluindo o tempo de transferência , bem como o modelo do relé utilizado, com todas as suas características e funções.

h) Simbologia

Todo projeto deverá possuir a simbologia e/ou convenções adotadas, identificando todos os componentes, indicando detalhadamente todas as características elétricas e/ou mecânicas de cada um deles.

i) Legenda

A legenda deverá obedecer aos critérios definidos na NBR 5984, e ficar no canto inferior direito do desenho. A lista de material e/ou equipamentos deve ser escrita preferencialmente acima da legenda, com a identificação dos componentes através de numeração.

j) Responsabilidade Técnica

Todos os elementos do projeto deverão estar assinados pelo responsável técnico pelo projeto, devidamente habilitado, e pelo proprietário. Não serão aceitas cópias de originais previamente assinados.

O responsável técnico deverá indicar nome, título profissional, número de registro no CREA, endereço e telefone.

Notas:

1) O projeto deverá ser acompanhado da sua Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) devidamente autenticada pelo CREA-GO.

2) Antes de ser efetuada a ligação da unidade consumidora uma via da ART de execução deve ser juntada ao projeto.

3) Colocar nota no projeto onde conste que a unidade consumidora somente será ligada mediante a apresentação da ART de execução das instalações elétricas.

4) Anexar laudo técnico dos equipamento e autorização de ligação da rede, emitidos pela Celg.

k) Liberação de Carga

Anexar documento de liberação de carga emitido pela Celg.

Notas:

1) O projeto deverá ser apresentado em duas vias de igual teor, das quais uma será devolvida ao interessado, após análise e liberação.

2) Somente após a apresentação de todos os elementos solicitados a Celg analisará o projeto.

3) A validade da aceitação do projeto será de 18 meses.

4) Se o projeto não for executado dentro do seu prazo de validade, submetê-lo novamente à aprovação da Celg.

5) Apresentar detalhe onde conste os afastamentos da edificação em relação à divisa com a via pública e largura da calçada.

No caso de edificações de uso coletivo onde a estação transformadora será instalada no interior da propriedade deverão constar do projeto os seguintes itens: local onde será instalada, situação em relação à divisa com a via pública, o próprio prédio, propriedades e edificações vizinhas, central de gás, etc., incluindo as respectivas cotas.

6) Para aprovação de instalações que utilizem cubículos blindados observar o seguinte:

- apresentar projeto completo do cubículo;

- se ele for de marca não cadastrada pela Celg apresentar relatório com todos os ensaios de tipo realizados em laboratório oficial;

- os compartimentos com energia não medida deverão ser providos de dispositivo para lacre.

7) O prazo para análise do projeto é de 30 dias corridos a partir da data de entrega ao protocolo.

14. SEGURANÇA

Recomenda-se os seguintes procedimentos, afim de resguardar a segurança do pessoal e dos equipamentos em subestações de consumidores.

No documento ÍNDICE SEÇÃO TÍTULO PÁGINA (páginas 46-50)

Documentos relacionados